Ministro Flávio Dino terá que passar por “prova de fogo” diante de oposição na Câmara Federal

O ministro da Justiça, Flavio Dino, durante coletiva no Ministério da Justiça

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comparecerá nesta terça-feira, 28, a uma audiência conjunta das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Segurança Pública da Câmara dos Deputados para responder a questionamentos feitos pelos parlamentares de oposição. Esta será a primeira participação do ministro no Legislativo enquanto chefe da pasta.

Sua visita se deve a uma série de requerimentos, a maior parte deles protocolados por deputados do PL, solicitando esclarecimentos sobre sua política de segurança pública. Dino deverá explicar os motivos da exigência de recadastramento de armas de fogo em posse de civis, bem como os da transferência da competência do controle das armas, antes realizado pelo Exército, à Polícia Federal.

O ministro ainda deverá esclarecer as condições de sua visita ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, no último dia 13, supostamente sem segurança ostensiva. Para Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição, não deveria haver como entrar na comunidade sem segurança de outra forma que não por meio de acordo com facções criminosas locais, o que configuraria prevaricação.

Com informações do Congresso em Foco

Mais de 18 mil passageiros devem passar pelo Aeroporto de São Luís na Semana Santa

A previsão é que tenha um aumento do fluxo no período entre 06 e 10 de abril

O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) terá intensa movimentação de passageiros no feriado da Semana Santa. De acordo com estimativas da CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal, mais de 18 mil pessoas deverão cruzar os portões de embarque e desembarque no período de 06 a 10 de abril.

Na Quinta-feira Santa, 06 de abril, o movimento inicia com intensidade. A previsão é de que cerca de 4 mil pessoas passem pelo terminal. Na véspera do feriado santo (06), o aeroporto segue movimentado com mais de 4.100 passageiros seguindo viagem. Já na segunda-feira, dia 10 de abril, o número de viajantes continua grande, encerrando o primeiro feriado prolongado pós-carnaval.

Com mais de 150 pousos e decolagens nesse período, a CCR Aeroportos segue trabalhando para que todos os viajantes possam ter uma experiência satisfatória em SLZ. “Nessas datas em que o fluxo de passageiros é maior, reforçamos a atenção com todos as áreas do aeroporto para proporcionar o máximo de conforto e segurança àqueles que utilizam de nossos serviços”, destaca o coordenador do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim.

Movimentação nos aeroportos pelo Brasil

Durante o período de feriado da Semana Santa, considerando as datas entre 06 e 10 de abril, a previsão de movimentação de todos os aeroportos administrados pela CCR Aeroportos é de mais de 200 mil passageiros. Já os pousos e decolagens somarão mais de 2 mil operações. Os números abrangem os aeroportos operados pela concessionária em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Teresina, no Piauí.

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano. Portal CCR Aeroportos – https://www.ccraeroportos.com.br/

Associação Comercial do Maranhão (ACM) reunirá nesta quarta-feira (29) empresários e autoridades do governo estadual e municipal para pedir segurança para o Centro Histórico de São Luís

Presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes

Nesta quarta-feira (29), às 19h, no plenário da Associação Comercial do Maranhão (ACM), no Palácio do Comércio (Centro), empresários estarão reunidos para dialogar com autoridades do estado e do município sobre os problemas que os comerciantes da área do Centro Histórico de São Luís passam nas últimas semanas com a falta de segurança no local. A classe empresarial quer ouvir dos representantes das secretarias e órgãos que tem atuação na região quais providências estão sendo tomadas para coibir a criminalidade.

No Centro Histórico de São Luís, uma das áreas que mais atrai turistas na capital, o número de furtos tem aumentado espantosamente, principalmente na madrugada, gerando prejuízos, incertezas, sensação de insegurança e de impotência aos comerciantes. Um dos exemplos da gravidade da situação é o relato de um empresário que tem restaurante no local que, em duas semanas, pelas câmeras de segurança, viu os cabos de energia da área próxima ao seu estabelecimento, sendo roubado três ve zes, ele relatou que a falta de energia no restaurante comprometeu em 45% o faturamento de três dias, funcionários tiveram que ser dispensados, assim como os músicos que tocam no local.

Para o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a reunião pode vir a definir estratégias mais viáveis ao ter a presença do estado e da prefeitura, dentre outros órgãos atuando com mais rigor pela região. “É preciso que a gente possa envolver diferentes atores na discussão da segurança pública da nossa capital e a ACM se coloca à disposição para fazer o debate, tendo em vista que estamos em busca de muitas melhorias para essa área tão pujante para a nossa economia”, declarou o presidente.

Cristiano Barroso Fernandes explica que coibir ações criminosas é um dos primeiros passos para atrair olhares de quem vê no Centro Histórico da capital como uma oportunidade. Hoje, a falta de segurança é um dos principais gargalos para quem que se estabelecer no Centro Histórico e gerar novos negócios. “De um lado, por exemplo, temos uma atuação muito comprometida de recuperação da área com ações empreendidas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) em parceria com entidades como Sinduscon, Fiema, Sebrae, mas precisamos de compromisso do poder público para darmos sequência aos investimentos que buscamos, pois, a atual situação está onerando não somente os comerciantes, mas outros segmentos”,disse.

Para a o debate foram convocados os seguintes órgãos e organizações: Secretaria Estadual de Segurança Pública, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUR), Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). Além das entidades: Sebrae e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís – CDL e a empresa Equatorial Maranhão.

Workshop gratuito na Cozinha Potiguar: Como fazer ovo de páscoa de colher

FOTO – DIVULGAÇÃO: O gastrônomo e Chef Pedro Ernani Coelho, da Chocolaccio, é quem vai ministrar o workshop sobre ovo de páscoa de colher na Cozinha Potiguar

O ato de presentear com ovos de chocolate já é uma tradição na Páscoa, e entre as variações existentes, o ovo de chocolate de colher desponta entre os favoritos, pois é duplamente delicioso, pelo chocolate e pelos recheios que se pode acrescentar. E nada melhor que aprender a fazer essas delícias, seja para presentear e comer ou mesmo para faturar uma renda extra.

Nesta páscoa, a Cozinha Potiguar recebe o chefe Pedro Ernani Coelho, da Chocolaccio. Ele que é especialista em doces, vai ensinar o público como fazer um delicioso Ovo de Páscoa de Colher no próximo workshop, que acontece no dia 01 de abril (sábado), às 9h30, na loja Potiguar Cohafuma.

Pedro Ernani Coelho é formado em Turismo (UFMA) e Gastronomia (CEUMA), é especialista em bicos de confeitar pela Wilton (Chicago – EUA), pós graduando em docência gastronômica. Além disso, é dono da Chocolaccio, empresa que produz diversos tipos de doces desde 2015.

O evento tem inscrições limitadas e gratuitas. Para mais informações sobre as inscrições acompanhem o Instagram @potiguarhomecenter.

Fecoimp 2023: Comitiva da ACII cumpre agenda nesta semana em São Luís

ACII tem agenda marcada com Governo do Estado e outras instituições públicas e privadas

Entre os dias 27 a 31 de março, a comitiva composta por 21 membros da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) estarão na capital do estado cumprindo agenda que tem como objetivo prestar contas aos seus apoiadores e patrocinadores, os resultados obtidos na 20º edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). Além de apresentar a proposta da nova edição da Feira, que já tem data marcada.

Com mais de dez reuniões marcadas na capital, a ACII se prepara para na oportunidade firmar e manter parcerias, além de mostrar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela nova gestão em prol do desenvolvimento econômico da cidade de Imperatriz.

A comitiva da ACII estará junto ao Governo do Estado do Maranhão, Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (SEINC), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Regional do Banco do Brasil, Regional do Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Sebrae, Maranhão Parceiras (MAPA) e Grupo Mateus Administrativo.

Vem aí a Fecoimp 2023!

Após o sucesso da edição histórica de 20 anos da Fecoimp, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) se prepara com grande expectativa para realizar mais uma edição da Fecoimp, que acontece entre os dias 20 a 23 de setembro no Centro de Convenções de Imperatriz.

Mantendo o firme propósito de divulgar e fomentar a economia da região, por meio da exposição de produtos, a Associação Comercial vem trabalhando para garantir o mesmo sucesso e nível de satisfação da 20° Fecoimp, que obteve recorde de visitantes e expositores.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima