Lula tem com 38% de aprovação e 29% de reprovação segundo pesquisa da Datafolha

Levantamento feito pelo instituto Datafolha não revela um cenário aprazível para os primeiros três meses do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a pesquisa, divulgada neste sábado, 1º de abril, considerado também o dia da mentira, o petista aparece com 38% de aprovação e 29% no percentual de reprovação, tecnicamente empatados com igual período do ex-governo Jair Bolsonaro (PL).

Os números se mostram inquietantes e um desafio político para a condução do governo em tempos de polarização política entre a esquerda e a extrema-direita conservadora no país.

Neste levantamento do Datafolha, 38% consideram o desempenho inicial de Lula ótimo ou bom, 30% consideram regular, 29% ruim ou péssimo e apenas 3% não souberam responder aos questionamentos.

Um dado que chama atenção e mantém o reflexo das urnas, nas eleições de outubro passado, é que o presidente Lula tem maior aprovação entre o povo nordestino, atingindo um percentual de 53% de ótimo ou bom. Pior entre os moradores do Sul, com apenas 29% de aprovação, evangélicos (28%) e ricos (30%). Isso acaba sendo um duro reflexo do desnível social no Brasil.

Com relação às promessas de campanha, 28% acredita que Lula cumprirá a maioria, 50% que ele executará boa parte delas, 21% não acredita que ele realizará as promessas feitas e 1% não souberam responder.

A pesquisa Datafolha ouviu, de forma presencial, 2.028 pessoas acima de 16 anos. As entrevistas ocorreram em 126 cidades brasileiras de 29 a 30 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo; conheça os sinais e como é feito o diagnóstico

Quanto antes iniciado o tratamento, maior qualidade de vida pode proporcionar aos portadores do transtorno

O TEA — Transtorno do Espectro Autista, refere-se a uma condição de saúde que compromete três áreas do desenvolvimento: interação social, comportamento e comunicação. O paciente portador de autismo encontra dificuldades de domínio da linguagem, socialização e desenvolve comportamentos restritivos e repetitivos, além de alteração a estímulos sensoriais.

Não há cura para a síndrome, mas o tratamento traz qualidade de vida para o portador de autismo melhorando a comunicação, a socialização e reduzindo os comportamentos repetitivos. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde como médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O número de casos identificados tem crescido e a causa do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais. “Os sintomas variam de acordo com a criança, no entanto as características mais evidentes estão ligadas à comunicação social e à presença de comportamentos disfuncionais. É preciso atenção quanto ao atraso na fala, dificuldade para responder quando chamado pelo próprio nome e dificuldade com mudança de rotinas, por exemplo. Quanto mais cedo tratado, maior a qualidade de vida do paciente com autismo”, esclarece a médica.A médica e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Denise Gonçalves Priolli, explica que ainda que o autismo seja um transtorno que não tem cura, a criança pode adquirir as habilidades funcionais esperadas para a idade e que teste feito por pais e mães de crianças de 16 a 30 meses, com pontuação alta, não descarta necessidade de avaliação médica.

Atenção aos sinais

No comportamento social, destacamos a dificuldade em estabelecer um diálogo e de entender expressões e emoções, e a falta de interesse em estar e brincar com outras crianças.

Há ainda os sinais na linguagem. A criança normalmente não atende ao ser chamado pelo nome, não estabelece ou mantem contato visual e não obedece aos comandos simples do adulto como de sentar-se, levantar-se ou pegar algo.

Quanto ao comportamento motor e sensorial, é possível notar que a crianças anda na ponta dos pés, faz movimentos apontando exaltação com as mãos, pula e grita com frequência.

A médica ressalta que, em alguns casos, o portador do transtorno faz uma seleção alimentar distinguindo por cores o que aceita ingerir, ou apresenta dificuldade em aceitar determinadas cheiros ou texturas.

Saber como diagnosticar é uma das mais frequentes dúvidas das mamães e papais. A médica menciona que não há exames laboratoriais (como de sangue ou de imagem) que confirmem o autismo. A avaliação é feita exclusivamente por métodos de observação, acompanhamento e testes clínicos padronizados e realizados por especialistas, que inclui fonoaudiólogos, psicólogos neuropsicólogos e terapeutas ocupacionais.

Além de consultórios particulares e clínicas especializadas, em todo o Brasil o atendimento a portadores de autismo pode ser realizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são centros de atendimento de saúde mental da rede pública; tanto para diagnóstico, como para tratamento.

A médica finaliza destacando que o apoio emocional aos pais e a família é fundamental, sempre em conjunto com o médico assistente e equipe que acompanha a criança.

FACULDADE PITÁGORAS  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton.

‘Café com Notícias’ – Rodrigo Lago é o entrevistado do programa de estreia, nesta segunda-feira

Apresentadora Elda Borges e o deputado Rodrigo Lago nos bastidores da gravação do ‘Café com Notícias’

Atração vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, pela TV Assembleia, com apresentação da jornalista Elda Borges

Estreia às 9h desta segunda-feira (3), na TV Assembleia, o programa ‘Café com Notícias’, com apresentação de Elda Borges. E no primeiro programa, a jornalista recebe o deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), que vai falar sobre sua trajetória na política, as expectativas do primeiro mandato e as ações que já realizou até o momento.

“É sempre um prazer estar aqui na TV Assembleia, falando do desempenho do nosso mandato. Temos um bom sistema de comunicação que garante transparência para o nosso trabalho, garante que a população tenha acesso a essas informações, para que possamos ser cobrados pela sociedade, afinal fomos eleitos pelo povo e devemos satisfação a ele”, atesta Rodrigo Lago.

A cada programa Elda Borges receberá um convidado para um bate-papo sobre política e muito mais. “O nosso Café cresceu, mudou de nome, de cenário, mas segue o mesmo na essência, trazendo boas conversas sobre temas de interesse da comunidade”, afirma a jornalista.

O programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 9h pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A atração integra a nova grade de programação da emissora, que está cheia de novidades.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima