Eccontinence Care Convatec reuniu urologistas em São Luís para debate sobre inovações no tratamento de disfunções miccionais

As anfitriãs Brenda Rocha e Giselle Araújo Pereira (Center Hospitalar) com os médicos urologistas Dra. Patrícia Canelas; Jório Barros (Pres. SBU-MA) e Dr. Aílton Fernandes (Pres. SBU) e o enfermeiro mestre Paulo Dionísio (Convatec)

Um encontro científico reuniu a classe de médicos urologistas maranhenses, na ação promovida pelas empresas Convatec e Center Hospitalar da empresária Giselle Araújo Pereira, com apoio da SBU / Sociedade Brasileira de Urologia.

O evento “Eccontinence Care Convatec” trouxe a São Luís o Pres. da Sociedade Brasileira de Urologia Dr. Ailton Fernandes (RJ), Mestre em Urologia e Membro da ICS (International Continence Society) e o enfermeiro mestre Paulo Dionísio (CE); que juntamente com a Dra. Patrícia Canelas (MA), palestraram sobre as disfunções miccionais neurogênicas (alterações e dificuldades no ato de urinar) e o que há de mais moderno e seguro no tratamento da bexiga neurogênica. Essa reunião também marcou o lançamento em São Luis do GentleCath Glide, o único cateter intermitente que possui a nova tecnologia FeelClean, projetada para tornar o auto cateterismo mais rápido, mais seguro e descomplicado para quem precisa.

A palestra do Pres. da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Ailton Fernandes, referência internacional em urologia e no tratamento de disfunções miccionais

O Pres. da SBU, Dr. Ailton Mestre Doutor em Urologia, Prof. Dr. do núcleo de Disfunções Miccionais (UERJ) ressaltou a importância do tratamento multidisciplinar para pacientes com disfunções miccionais:  

“Esse evento aqui foi muito importante, para a SBU estar mais próxima de seus associados regionais. Nessa reunião o nosso foco foram os urologistas generalistas, colegas que recebem os pacientes com incontinência urinária, disfunção miccional e bexiga neurogênica. O objetivo foi discutir o manejo, o tratamento e os cuidados com pacientes com deficiência física e outros que têm sérios problemas com o funcionamento da bexiga. A reabilitação nesse tipo de paciente dever ser diferente, envolvendo não só o urologista, mas uma equipe multidisciplinar de apoio com neurologista, geriatria e times de enfermagem, agindo em parceria e com uma comunicação bem próxima entre si e fazendo uso de novas tecnologias“ explicou o Pres. da SBU.

Em sua apresentação, o enfermeiro mestre Paulo Dionísio (CE), assessor técnico e científico da Convatec, fez questão de frisar que o ganho de qualidade de vida para os pacientes é o maior benefício da nova tecnologia apresentada no encontro:

“O GentleCath Glide representa uma nova geração de cateteres hidrofílicos, usados no esvaziamento da bexiga de pacientes cadeirantes ou com lesões medulares; com uma inovação tecnológica que diminui o risco de trauma uretral, e reduz o risco de infecções do trato urinário, beneficiando esses pacientes com mais longevidade e uma melhor qualidade de vida”.

O Pres. da SBU Dr. Ailton Fernandes e urologistas maranhenses reunidos com representantes da Convatec e Center Hospitalar no evento científico Eccontinence Care, que marcou o lançamento do cateter com tecnologia inovadora GentleCath Glide em São Luís

A urologista Patrícia Canelas explicou o diferencial de qualidade do novo produto, lembrando que há muitas pessoas precisando desse tipo de técnica cuidados no trato urinário:

“Os cateteres de esvaziamento vesical tradicionais, feitos com PVC, causam muitos traumas na uretra e provocam infecções. Com esse novo tipo de cateter do tipo hidrofílico, há um processo de esvaziamento da bexiga de forma mais segura e com menos riscos de infecções; e com menores taxas de traumas na uretra, ajudando a tratar ou reabilitar a bexiga de forma bem completa. Esse evento foi muito importante por reunir os colegas urologistas e trazer informações de qualidade; para que mais pacientes possam ser beneficiados com essas inovações, tão importantes para melhorar a vida de muita gente” disse a urologista que é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

“Os pacientes lesados medulares correspondem a 60% da população brasileira atual, vítimas principalmente de traumas e acidentes automobilísticos, e que estão hoje vivendo em cadeiras de rodas e consequentemente desenvolvendo problemas urinários. Esses problemas urinários em cadeirantes acabam levando a internações em UTIs, à insuficiência renal e até a mortes precoces. E se temos novas tecnologias, é preciso usá-las para desonerar o sistema de saúde, e de forma mais segura ajudar o paciente, diminuindo riscos e tirando os mesmos de processos como diálises ou das UTIs. E assim, podemos reabilitar o paciente e proporcionar uma melhor qualidade de vida a esse público” completou a Dra. Patrícia Canelas.

Vale lembrar que não são apenas os cadeirantes que precisam fazer uso de um cateter intermitente. Existem muitas razões pelas quais as pessoas começam a realizar o cateterismo, alguns apenas por curto período, outros para toda a vida. Há uma longa lista de razões, tais como casos de esclerose múltipla; lesão da medula espinal; derrame; diabetes; gravidez; retenção de urina; tumor de próstata, entre outros. Para todos eles, os cateteres intermitentes ajudam o paciente a retomar o controle da incontinência urinária.

O Pres. da SBU-MA Dr. Jório Barros do Carmo frisou a importância dos eventos de educação científica continuada como esse:

“Esses eventos de educação continuada são fundamentais para a reciclagem e qualificação dos urologistas das mais diversas gerações. Há muitas inovações sendo introduzidas na medicina; e são iniciativas como essa que ajudam a democratizar essas informações entre a classe médica” disse ele.

O experiente urologista maranhense e professor Dr.  José Calixto também elogiou a iniciativa:

“A urologia evoluiu muito no tratamento das disfunções miccionais, e atinge uma gama imensa de pacientes, jovens ou idosos. Esse evento é prova dessa evolução, e é muito importante que a classe médica esteja atualizada e informada sobre as soluções e alternativas nesse tipo de tratamento. A urologia é uma especialidade muito ampla e relevante, pois trata não apenas da bexiga, mas também da uretra e do rim, órgãos vitais para que possamos envelhecer bem com saúde e qualidade de vida” declarou o experiente urologista maranhense Dr. José Calixto.

O Dr. Calixto orienta que não há idade para se buscar um urologista, mas sempre que houver algum sinal de perda involuntária de urina, pressa em urinar por ansiedade, necessidade de acordar a noite para urinar toda hora, ou mesmo se perceber a roupa íntima com mau cheiro. São motivos para buscar a ajuda de um urologista o quanto antes, para melhor tratar e preservar a saúde e ainda ter ganhos de vida em geral, seja pessoal ou profissional.

A Dra. Patrícia Canelas, que palestrou sobre estratégias no tratamento de infecções urinárias em pacientes acometidos com bexiga neurogênica

Os médicos ou pacientes interessados na nova tecnologia do cateter GentleCath Glide, podem entrar em contato com a Center Hospitalar, que é a representa da Convatec no Maranhão, pelo whatsapp (98) 991972482.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima