Oitavas da Copa Bacabal prosseguem neste fim de semana

BOA VISTA (Ravelly Vieira/AP Assessoria)

As disputas da primeira edição da Copa Bacabal de Futebol Amador, competição patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, continuam neste fim de semana com a realização de mais quatro partidas válidas pelas oitavas de final. Os jogos vão ocorrer no Estádio de Brejinho, na cidade de Bacabal. Tanto no sábado (17) quanto no domingo (18), a bola começa a rolar a partir das 14h30. 

A rodada definirá os últimos quatro times classificados para as quartas de final do torneio. No sábado, Lagoa do Gino e Copem se enfrentam por uma vaga na próxima fase. A partir das 16h, é a vez de São José x Juventude entrarem em campo. 

Já no domingo, ocorrerá a definição de mais dois classificados para as quartas: o Panelinha encara o Baixo Açude, enquanto o Internacional mede forças com o Atlético Bom Jardim. Em caso de empate no tempo normal, as disputas vão para os pênaltis.  

Classificados 

A Copa Bacabal de Futebol Amador teve início na semana passada com a realização dos primeiros quatro jogos das quartas de final. Destaque para o triunfo do Aldeia de Madrid por 3 a 0 sobre o Mata Fome. Quem também venceu e segue vivo na competição é a equipe do Granada Jovem, que fez 2 a 1 sobre o El Gurys. 

Os outros times que avançaram às quartas de final são o Boa Vista, que derrotou o Alto Alegre por 1 a 0, e Os Rejeitados, que eliminaram o Core Fit nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. Tudo sobre a Copa Bacabal de Futebol Amador está disponível no Instagram oficial do torneio (@copabacabal). 

TABELA DE JOGOS // OITAVAS DE FINAL

Sábado (24.6) / Estádio de Brejinho

14h30 – Lagoa do Gino x Copem

16h – São José x Juventude 

Domingo (25.6) / Estádio de Brejinho

14h30 – Panelinha x Baixo Açude

16h – Internacional x Atlético Bom Jardim 

RESULTADOS // OITAVAS DE FINAL

Granada Jovem 2 x 1 El Gurys

Aldeia de Madrid 3 x 0 Mata Fome

Rejeitados 1 (6p) x (5p) 1 Core Fit

Alto Alegre 0 x 1 Boa Vista

O atirador de escola no Paraná é encontrado morto em sua cela na cadeia

Ele estava preso na Casa de Custódia de Londrina

Policiais militares em frente ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, Paraná 19/06/2023 REUTERS/Rei Santos

O atirador que entrou armado e matou dois jovens no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná, foi encontrado morto em sua cela, na Casa de Custódia de Londrina, na noite desta terça-feira (20).

A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-PR), por nota:

“O Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN) já instaurou procedimento interno para apurar o caso. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também iniciou investigação para apurar as circunstâncias do ocorrido.”.

O assassino, de 21 anos, estava preso desde a segunda-feira (19), após a tragédia. Em nota, o governo do Paraná informou que o ex-aluno teria entrado na escola alegando que solicitaria o seu histórico escolar. O atirador foi então detido e encaminhado para Londrina. O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou o ocorrido.

Segundo a Polícia Civil, o atirador afirmou que o objetivo do ataque aos jovens era retaliar o “sofrimento e mágoa” que guardava do tempo em que estudou no colégio.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, disse que, em depoimento, o autor dos disparos confirmou não ter vínculo com as vítimas. Segundo Teixeira, o homem já tinha feito um ataque com faca em uma outra escola, no passado, e foi denunciado pelo Ministério Público. Na época, a Polícia Militar foi acionada, mas ele fugiu.

Ataque

O crime no Colégio Estadual Professora Helena Kolody é o mais recente de um total de três ataques com mortes contabilizados em escolas brasileiras em 2023. Desde janeiro, pelo menos seis pessoas morreram em razão de atos violentos praticados em colégios no país.

O Disque 100 recebe denúncias de ameaças de ataques a escolas. As informações podem ser feitas por WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também dispõe de um canal para receber denúncias de violência escolar. Informações sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura.

As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Cristiano Zanin será sabatinado nesta quarta-feira no Senado

Indicado por Lula ao STF responderá perguntas de senadores e cidadãos

Brasília (DF) 14/06/2023 Advogado indicado para STF, Cristiano Zanin, reunido com senadores do PT. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado nesta quarta-feira (21), às 10h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O relator da indicação é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Nessa terça-feira (20), ele leu a mensagem encaminhada pelo presidente Lula. O texto formaliza a indicação do advogado à vaga no Supremo. O relatório correspondente já havia sido lido por Vital do Rêgo na semana passada. Seu parecer foi favorável à indicação.

Não são apenas os senadores que poderão questionar o indicado ao Supremo. Os cidadãos também podem enviar perguntas a Zanin, acessando uma página do Senado Federal criada com esse objetivo.

Se aprovada na Comissão, a indicação de Zanin é apreciada, por meio de voto secreto, pelo plenário do Senado. São necessários 41 dos 81 votos para que ele assuma a vaga deixada pelo ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.

A partir de um processo encabeçado por Zanin, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas reconheceu que a prisão de Lula, em 2018, violou o devido processo legal e que, por isso, a proibição de participar da eleição daquele ano violou os direitos políticos do atual presidente.

Evento sobre inovação, criatividade e empreendedorismo acontece essa semana gratuitamente e online

1ª EQT Lab WEEK é promovido pelo Casarão EQT Lab do Grupo Equatorial 

Inaugurado na última quinta-feira (15), o EQT Lab faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Aneel, e servirá como um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital.  O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com salas de reunião e de trabalho disponíveis para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo.

E como pontapé inicial desse projeto, o EQT Lab sediará a 1ª EQT Lab WEEK, que terá como convidados, parceiros como a Google, Amazon, IBM, Accenture e Oracle. A programação está disponível nas redes sociais da Equatorial e conta com palestras na área do digital, inovação, criatividade e empreendedorismo. O evento será 100% gratuito e aberto ao público. A EQT Lab Week até essa quarta-feira, dia 21 de junho, das 15h às 17h, no formato híbrido. Para mais informações, basta seguir o @eqtlab.grupoequatorial no Instagram.

Para quem quer conhecer o casarão onde o EQT Lab está instalado, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e fazer o agendamento. Em breve o local estará aberto para receber o público num espaço (térreo) que contará com uma cafeteria aberta ao público, com opções de lanches e cafés especiais, um auditório para palestras, seminários, exposições e outros eventos dentro do cenário de pesquisas da ciência e da inovação. O pátio aberto interno (com destaque para a grafitagem do artista maranhense Hagar) é uma opção ao ar livre, totalmente acessível, que faz a experiência no EQT Lab ainda mais agradável e conectada com o ambiente.

O EQT Lab é o primeiro Hub de Inovação do Grupo Equatorial Energia e está localizado na Rua do Giz, a sexta rua mais bonita do Brasil, segundo a Casa Vogue. O a execução desse projeto aproxima ainda mais o Grupo Equatorial do plano estratégico em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).  “É notório o crescimento do Grupo Equatorial e sua diversificação de empresas em todo o território nacional, por isso precisamos estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento, seja de forma autoral ou em parceria com universidades e outras instituições. O EQT Lab será, sem dúvidas, um ponto de fomento e transferência tecnológica e de know-how desses estudos em inovação do Maranhão para todo Brasil”, afirma o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.

ATLETA MARANHENSE DE MUAY THAI MILENA ASSUNÇÃO PARTICIPA DE CAMPEONATO MUNDIAL NA ITÁLIA

FOTO – DIVULGAÇÃO:A atleta maranhense de Milena Assunção, que recebeu o apoio da Maxx para disputar o campeonato mundial amador de Muay Thai (WBC) na Itália, de 21 a 26 de junho

A atleta maranhense de Muay Thai Milena Assunção vai participar do campeonato mundial amador de Muay Thai, que será realizado de 21 a 26 de junho em Veneza (Itália); em um evento da WBC (World Boxing Council) com programação de quatro dias no Palasport Arsenale.

O sonho que parecia distante se tornou realidade para Milena, graças ao apoio de amigos, familiares e de um patrocínio muito especial que veio da operadora Maxx e ajudou a viabilizar os altos custos para essa viagem. A empresa genuinamente maranhense de serviços de telefonia móvel e celular, internet fibra 100% e TV HD patrocinou a atleta, que agora promete fazer bonito e honrar o Brasil e o Maranhão na competição, sendo a única maranhense nessa disputa.

Trata-se do mais importante campeonato amador de Muay Thay do mundo, e que vai reunir mais de 600 atletas de diversos países. Essa semana a atleta fez questão de visitar a sede da operadora Maxx para agradecer pessoalmente pelo patrocínio.

“A primeira luta que foi viabilizar a viagem já vencemos, agora vamos com muita garra em busca dos melhores resultados na Itália, e com muita gratidão no coração por todos que me ajudaram nessa campanha – meus amigos, familiares, meu namorado e a operadora Maxx que juntos somaram forças e garantiram essa viagem, já me considero vitoriosa por todo esse apoio” disse a atleta.

O CEO da Maxx Augusto Diniz recebeu Milena na sede da empresa e desejou boa sorte à atleta maranhense. Ele ressaltou que o empoderamento feminino tem sido uma causa social da operadora, e que Milena vai representar na Itália a garra e o talento das mulheres maranhenses.

TREINAMENTOS E RECICLAGENS PROFISSIONAIS NO HSE / HOSPITAL DO SERVIDOR ESTADUAL

A capacitação profissional e a reciclagem continuada são características da gestão do Grupo Mercúrio à frente do HSE / Hospital do Servidor Estadual

Todos os colaboradores do HSE estão sendo treinados na técnica de Reanimação Cardiopulmonar

“Valorizamos a educação contínua das nossas equipes multidisciplinares, pois entendemos que, um time bem preparado é a base da boa prestação da saúde assistencial. No HSE seguimos um cronograma com diversos cursos e treinamentos técnicos para nossos colaboradores, sobre os mais variados temas. Todos os esforços para prestar a melhor assistência aos servidores estaduais associados ao FUNBEN seguem acontecendo” enfatizou o Diretor Geral Plínio Tuzzolo.

Exemplo disso foi o mais recente treinamento técnico de Reanimação Cardiopulmonar, uma iniciativa da Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa e que conta com a execução pelo NEP / Núcleo de Educação Permanente, a cargo da enfermeira Rebeca Cutrim, voltado para todos os colaboradores do HSE.

O objetivo é que 100% dos colaboradores – desde aqueles do administrativo, até áreas de apoio e assistenciais – sejam treinados e aprendam a técnica correta de reanimação, estando aptos a prestarem os primeiros socorros caso necessário. O treinamento foi dividido em etapas, e acontece semanalmente até o alcance da meta.

Os times de fisioterapia, enfermagem e médicos(as) do HSE participaram de treinamento sobre uso e manuseio de ventilador mecânico C-1 Hamilton

Vale destacar que, como o HSE é um hospital inclusivo e conta com pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, foi preparada uma turma exclusiva para que os colaboradores surdos também pudesses participar. A turma teve o apoio de intérpretes de libras, que auxiliaram na comunicação com os participantes.

Outro treinamento importante que aconteceu de 05 a 07 de junho na sede do HSE foi a capacitação sobre uso e manuseio de ventilador mecânico C-1 Hamilton. O curso teve como público-alvo fisioterapeutas, enfermeiros(as) e médicos(as), numa iniciativa da Coordenação de Fisioterapia do HSE, com apoio do NEP. E foi ministrado pela consultora e fisioterapeuta da White Martins Amanda Adíala.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima