Doações ao Hospital Aldenora Bello pelo Bilhete Premiável Maracap serão agora mais rápidas e com menos burocracia

Vice-presidente da Fundação Antonio Dino, Antonio Dino Tavares, destacou a importância da parceria com o Maracap.

Julho é mês das férias escolares e de três ótimas notícias para quem ajuda o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), por meio da aquisição do Bilhete Premiável Maracap. A primeira notícia: as doações do Maracap à Fundação Antonio Dino agora terão menos burocracia e mais agilidade. A segunda, a Raspadinha ou Riscadinha, como muita gente prefere, está de volta, e a terceira novidade é a implantação do novo Cartão Benefício Maracap, que garante descontos na rede de empresas conveniadas.

O Bilhete Premiável Maracap seguirá fazendo doações permanentes ao HCAB,  transformando vidas e realizando sonhos. Neste mês de Julho, são mais de R$ 1,5 milhões em premiações. Neste domingo (16), tem dupla chance e a premiação total será de R$ 275 mil reais. Os bilhetes podem ser adquiridos em pontos físicos e aplicativo. Em julho, o Maracap iníciou ainda a formação de uma ampla rede de parcerias com empreendedores locais, por meio da Rede Cartão Benefício, que garante descontos em comércios locais.

Empreendedorismo nos bairros – “Ao cadastrar os seus referidos pontos de vendas à rede Cartão Benefício do Maracap, os empreendedores locais terão a oportunidade de comercializar os seus produtos e serviços com mais de 100 mil consumidores potenciais, que adquirem todas as semanas o Bilhete Premiável Maracap”, disse o diretor comercial da empresa, Antônio Duarte. Os empresários locais, interessados em fazer parte da rede do Cartão Benefício do Maracap, podem se cadastrar e tirar dúvidas pelo telefone: (98) 3303-3000.

Bilhete Premiável Maracap vai continuar realizando sonhos, transformando vidas e fazendo doações ao HC Aldenora Bello.

Com caráter social, Projeto Novos Talentos reúne atletas promissores

Projeto Novos Talentos do Futebol atende cerca de 45 atletas em São Luís. (Paulo de Tarso Jr. / AP Assessoria)

O projeto Novos Talentos do Futebol: Centro de Captação e Treinamento Esportivo, iniciativa patrocinada pelo governo do Estado, pela Noroeste e pela Friobom por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, completou três meses de atividades em São Luís, dando oportunidades para jovens maranhenses que sonham em se tornar jogadores profissionais de futebol. O projeto atende cerca de 45 atletas de 13 a 19 anos, que recebem treinamento intensivo e especializado a nível dos principais clubes de formação do país, com toda a estrutura para a realização dos treinos. 

Os treinamentos do projeto Novos Talentos do Futebol estão sendo realizados semanalmente no Parque Valério Monteiro, no bairro da Cohama, em São Luís. A iniciativa conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar formada por um coordenador esportivo, um treinador de futebol, dois auxiliares de treinamento, um preparador físico e dois observadores técnicos para captação de atletas e oferta a clubes profissionais. Os jovens também receberam uniformes para serem utilizados nos treinamentos e competições em 2023. 

Além de formar atletas profissionais, o projeto Novos Talentos do Futebol também tem um caráter social. Os jovens participantes são originários de comunidades de baixa renda e que veem no esporte uma oportunidade de um futuro melhor para eles e suas famílias. 

“O projeto Novos Talentos do Futebol ainda está em seu início, mas já é um grande sucesso, pois está cumprindo o seu principal objetivo, que é unir o esporte de alto rendimento com a inclusão social. Além de transformar a vida desses jovens, a iniciativa colabora para o surgimento de atletas promissores, que vão elevar o nível do nosso futebol. Fica o nosso agradecimento ao governo do Estado, à Noroeste, à Friobom que, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, dão suporte para as atividades do projeto”, diz Fernando Campos, coordenador dos Novos Talentos do Futebol. 

Tudo sobre o Novos Talentos do Futebol: Centro de Captação e Treinamento Esportivo está disponível nas redes oficiais do projeto (@novostalentosdofutebol).

Curso profissionalizante de eletricista é ofertado pela Equatorial Maranhão com turma exclusiva para mulheres em São Luís As inscrições também estão abertas para Imperatriz, com 25 vagas mistas

Nesta quarta-feira (12), iniciam-se as inscrições gratuitas da turma exclusiva para mulheres, do programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, em São Luís, e da turma mista de Imperatriz. O curso oferece formação completa para a profissão de eletricista, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. Possui duração de 3 meses e meio e conta com ajuda de custo e mensalidades completamente custeadas pela Equatorial.

Escola de Eletricistas em números
Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano o projeto já está com duas turmas em andamento, sendo uma em São Luis e outra em Imperatriz, totalizando 4 turmas a serem concluídas em 2023.

Inscrições e processo seletivo
As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 17 de julho, no site do Senai, instituição que realizará a formação profissional: https://www.fiema.org.br/senai. Fique atento aos prazos e regulamento descritos no edital, pois poderá ser encerrado antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos por localidade.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, para aqueles que atenderem aos requisitos estabelecidos no edital, será realizada no dia 20/07/2023. As aulas do curso profissionalizante terão início na data provável do dia 25/08/2023.

Pré-requisitos

Serão 25 vagas para São Luís, sendo exclusivas para mulheres. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, possuir diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B. Já Imperatriz segue os mesmos pré-requisitos, porém com uma turma mista (homens e mulheres).

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico.

Essa iniciativa faz parte dos investimentos voltados para promoção da educação, que transforma vidas e os mais distintos cenários sociais, incluindo melhorias nas condições de empregos e renda para população. Além do mais, através da inclusão de mulheres em ambientes predominantemente ocupados por homens, abre-se oportunidades de transformação social, reafirmação do empoderamento e presença feminina no mercado de trabalho, em especial no setor elétrico. O E+ Profissional é uma iniciativa das Distribuidoras do Grupo Equatorial Energia alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Empresa é signatária e que tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.

Frigorífico Fribal completa 10 anos de operação em Imperatriz

OTOS – DIVULGAÇÃO: A planta frigorífica da Fribal em Imperatriz completa 10 anos, operando com foco em inovação e sustentabilidade

O Grupo Fribal adquiriu a planta frigorífica de Imperatriz no ano de 2013, quando a mesma encontrava-se parada. Desde a retomada da produção, a empresa investe continuamente na melhoria de seus processos, no desenvolvimento de seus colaboradores e no socioambiental, gerando centenas de empregos diretos e uma quantidade muito grande de indiretos, com forte relevância para a economia da região tocantina e do Estado do Maranhão. 

Atualmente com duas plantas frigoríficas em operação no Maranhão, nas cidades de Imperatriz e Igarapé do Meio; as indústrias frigoríficas Fribal têm capacidade de abate de 320 mil cabeças /ano, geram mais de 1.000 empregos diretos e representam cerca de 65% da capacidade de abate do Estado com certificação Federal (SIF), que é sinônimo de segurança alimentar ao longo de todo o processo.

O processo da produção de carne e subprodutos nos frigoríficos da Fribal segue um rigoroso controle de qualidade ao longo de toda a operação, que se inicia com o monitoramento socioambiental da compra de gado e termina na chegada do produto nos clientes. No Maranhão, a Fribal foi pioneira na adoção de medidas de monitoramento socioambiental dos fornecedores de gado e fazendas de origem, com a utilização da tecnologia SMGeo de georefernciamento da empresa Niceplanet. Isso significa um rigoroso rastreio da cadeia fornecedora com 1.377 pecuaristas e 1.628 propriedades monitoradas, os quais precisam atender a um rigoroso protocolo de exigências.

Vale destacar que o Grupo Fribal tem por princípios contribuir, incentivar e fomentar o desenvolvimento socioambiental sustentável nas regiões em que opera. E entre os compromissos nesse sentido, destacam-se o combate a; exploração ilegal em áreas do Bioma Amazônico e do Cerrado, invasão de terras de povos originários, práticas ilegais de trabalho e discriminação social .

“Além das rigorosas exigências praticadas junto aos nossos fornecedores na compra do gado; nosso processo industrial também prevê treinamentos contínuos de todos os colaboradores envolvidos na operação da indústria; eficiente controle dos processos e elevada exigência de qualidade. Tudo isso é o que garante a segurança alimentar dos produtos Fribal, além da responsabilidade social associada à gestão. Em todo esse processo, há muita dedicação e profissionalismo das nossas equipes na operação industrial, que resulta no reconhecimento da qualidade dos produtos Fribal que abastecem o mercado nacional e internacional ” declarou o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira.

O produto final – carnes com selo Fribal – pode ser encontrado nas mais de 180 lojas Fribal no Maranhão e Ceará, e também em varejistas de outros estados. São carnes de altíssima qualidade, distribuídas em 4 linhas – Fribal Dia a Dia,  Fribal Grill,  Fribal Selection e Fribal Dry Aged.

Equatorial Maranhão e SENAI realizam aula inaugural da Escola de Eletricistas 2023

Raimundo Arruda (Diretor do SENAI MA), José Jorge Leite (Diretor de Relações Institucionais Equatorial MA), Francila Soares (Gerente de Clientes Especiais Equatorial MA), Yasmin Oliveira (Engenheira de Estudos e Planejamento Equatorial MA) e Sérvio Túlio (Presidente Equatorial MA)

Aconteceu a aula inaugural da terceira turma da Escola de Eletricistas, uma formação proporcionada pela Equatorial Energia e ministrada pelo Senai, que tem o objetivo de capacitar novos profissionais do setor elétrico, com custo zero aos alunos.

As duas primeiras turmas, que aconteceram em 2022 em São Luís, formaram 47 profissionais e cerca de 50% destes já estão no mercado de trabalho, em empresas parceiras da Equatorial Maranhão. Ao todo, mais de 400 novos profissionais foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho pelo programa Escola de Eletricistas promovido pelo Grupo Equatorial Energia em alguns estados em que atua: Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará.

As inscrições para as novas turmas da Escola de Eletricistas já estão abertas. Serão 25 vagas para São Luís, sendo exclusivas para mulheres. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anospossuir diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho, no site do Senai, instituição que realizará a formação profissional: https://www.fiema.org.br/senai.

Rainilton Andrade, Rosângela Martins e Dayane Pereira da Equatorial MA entre Marcos Aurélio (SENAI MA)

Discentes de turismo realizam visita técnica no município de Alcântara

Estudantes de Turismo do Câmpus São Luís, realizaram, no dia 08 deste mês, uma viagem técnica ao município de Alcântara. A viagem foi organizada pela Empresa Junior de Turismo (Labotur), que realizou o planejamento e toda a parte de operacionalização dos serviços de logística, como transporte, hospedagem, alimentação e guiamento.

A viagem integra a disciplina de Tópicos Especiais 1, ministrada pela professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, e tem como finalizadade oferecer aos alunos o conhecimento in loco, em um município turístico que faz parte do polo de São Luís, de forma a aprofundar o conhecimento sobre os aspectos ambientais, culturais e urbanos da cidade de Alcântara.

A turma realizou city tour pelo centro histórico com visitas ao Museu Histórico, Museu do Divino Espírito Santo, Fonte da Miritiua, Praça Matriz, Pelourinho e outras. Além disso visitaram a Ilha do Livramento, em que tiveram a oportunidade de fazer uma roda de conversa com a dona Mocinha, a única moradora daquele espaço natural que tratou de temas como meio ambiente, turismo e novos projetos para a Ilha. Em seguida, o grupo fez o passeio Revoada dos Guarás, quando tiveram a oportunidade de observar essas aves, contemplar a paisagem e ainda avistaram golfinhos e outras aves.

A professora Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, responsável pela disciplina explica que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer vários aspectos da cidade de Alcântara, como o seu patrimônio histórico, cultural e natural além de experienciar os serviços de restaurantes, transportes e agenciamento, e, além disso, verificar os problemas da cidade com relação ao transporte e a dificuldade que os empreendedores tem com relação ao não pernoite do turista naquela localidade, o que enfraquece o mercado turístico local.

Para a aluna Rayssa Salazar Rodrigues Barros, a cidade de Alcântara é realmente um ambiente fascinante. “Desde a nossa chegada, até descobrir a história da cidade, contemplar as casas e suas cores, degustar o famoso doce de espécie, olhar as ruínas e saber que existe um passado grandioso, foi cativante. No entanto, atenta-se para o fator de extrema importância que é o Turismo. Ele traz consigo diversas posturas diante de um novo ambiente, e que pode ser benéfico ou não para os residentes, bem como para o atrativo em si”, finaliza. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima