Campanha Julho Amarelo do CAPS AD Estadual , mês de prevenção às hepatites virais

Este mês o caps ad por meio do núcleo de educação permanente e parceria com faculdade CEST o curso de enfermagem, estamos realizando o mês todo atividades de prevenção às hepatites virais , além de palestras e outras atividades educativas, estamos realizando testes rápidos para hepatite b e c , até porque sabemos q pacientes usuários de drogas são expostos mais a contaminação, em decorrência do compartilhamento de insumos para fazerem uso de substâncias!!

“acredito sempre q somente através da educação poderemos vencer estas patologias, quando levamos informações, fazemos exames e consequentemente diagnóstico, podemos ter um tratamento muito mais eficaz “

O CAPS-AD está desde o início dando apoio nas questões relacionadas a saúde mental da vítimas e em alguns casos dos infratores quando classificados com doenças mentais.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) discutir sobre a rede de atenção psicossocial do estado do Maranhão em uma roda de conversa que  teve a participação da Enfermeira Liziane que já esteve na instituição infantil municipal e da enfermeira e professora Raylena mediou este encontro que é promovido pela faculdade Anhanguera, Semana de enfermagem que teve como foco a saúde mental e a participação da enfermagem nos dispositivos de saúde desta rede de atenção.

“É muito gratificante poder falar para gestores e alunos em formação, pois ajudamos a construir uma estruturação de serviços com mais embasamento científico de resolução mais ampliado , principalmente no fortalecimento destes mecanismos no interior do estado “disse o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

A programação foi elaborada com a finalidade de proporcionar descontração e entretenimento, onde a equipe entende a importância de homenagear essas Mães batalhadoras e administradoras da família. “O momento foi importante também para fortalecer o nosso espírito com participação de pastores e diáconos que falaram sobre a importância bíblica do dia das mães. Tivemos ainda o coral cantando a música de Roberto Carlos, como é grande nosso amos por mães que fazem tratamento no CAPS-AD Estdo”, disse o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.

INSCRIÇÕES DE NOVAS TURMAS DA ESCOLA DE ELETRICISTAS EXCLUSIVAS PARA MULHERES SÓ ATÉ ESSA SEGUNDA (17)

Aconteceu a aula inaugural da terceira turma da Escola de Eletricistas, uma formação proporcionada pela Equatorial Energia e ministrada pelo Senai, que tem o objetivo de capacitar novos profissionais do setor elétrico, com custo zero aos alunos.

As duas primeiras turmas, que aconteceram em 2022 em São Luís, formaram 47 profissionais e cerca de 50% destes já estão no mercado de trabalho, em empresas parceiras da Equatorial Maranhão. Ao todo, mais de 400 novos profissionais foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho pelo programa Escola de Eletricistas promovido pelo Grupo Equatorial Energia em alguns estados em que atua: Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará.

As inscrições para as novas turmas da Escola de Eletricistas já estão abertas. Serão 25 vagas para São Luís, sendo exclusivas para mulheres. Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anospossuir diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de julho, no site do Senai, instituição que realizará a formação profissional: https://www.fiema.org.br/senai.

Apae de São Luís amplia Teste do Pezinho com inclusão da Testagem de Toxoplasmose

A APAE de São Luís, instituição referência estadual em Triagem Neonatal, anuncia a inclusão de mais um exame no tradicional Teste do Pezinho oferecido aos recém-nascidos. A partir de agora, todos os bebês nascidos no estado do Maranhão, abrangendo os 217 municípios, terão acesso ao teste de Toxoplasmose.

A inclusão desse novo exame é resultado de um trabalho contínuo da equipe de saúde da APAE de São Luís, que busca constantemente aprimorar os serviços oferecidos. A gestora dos serviços de saúde, Emanuele Costa, expressou sua satisfação com essa conquista: “Estamos muito felizes em poder oferecer mais um exame essencial no Teste do Pezinho. Isso demonstra nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos em todo o estado do Maranhão” disse a gestora de saúde.

A Coordenadora da Triagem Neonatal da APAE de São Luís, Rosilene Froz, destacou que a equipe responsável pela Triagem Neonatal já está totalmente apta para realizar o novo exame. “Nosso time passou por treinamentos específicos para realizar o teste de Toxoplasmose de forma eficiente e precisa. Estamos preparados para atender a demanda e contribuir para a detecção precoce dessa doença”, ressaltou Froz.

Essa importante conquista da APAE de São Luís está alinhada com a Portaria GM/MS Nº 1.369, de 6 de junho de 2022, emitida pelo Ministério da Saúde. A portaria estabelece a ampliação da Triagem Neonatal, conhecida como Teste do Pezinho, incluindo a Toxoplasmose como um dos exames obrigatórios a serem realizados em todo o território nacional. A medida visa garantir a detecção precoce de doenças e o tratamento adequado, contribuindo para a saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos.

Com essa nova adição ao Teste do Pezinho, a APAE de São Luís reforça seu compromisso com a promoção da saúde neonatal e consolida-se como uma instituição de referência no estado do Maranhão. A inclusão da testagem de Toxoplasmose amplia as possibilidades de diagnóstico precoce de doenças e possibilita o início do tratamento adequado, beneficiando milhares de famílias maranhenses.

ONDE FAZER A COLETA

Na cidade de São Luís a coleta do Teste do Pezinho pode ser realizada na sede da APAE de São Luís, nas maternidades públicas e em várias Unidades de Saúde cadastrados para realização da coleta.

Nos demais municípios do Estado do Maranhão basta procurar a APAE local ou uma Unidade de Saúde da cidade.

FOTO – DIVULGAÇÃO: A Coordenadora da Triagem Neonatal da APAE de São Luís Rosilene Froz e a Gestora de Saúde Emanuele Costa anunciam a ampliação do Teste do Pezinho com a inclusão da testagem de Toxoplasmose.

UFMA, ICMBio e Prefeitura iniciam atividades do “Projeto de Ecoturismo e Envolvimento Comunitário”, no povoado Praia dos Tatus, em Paulino Neves

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio Departamento de Turismo e Hotelaria (DETUH), e a Prefeitura de Paulino Neves (Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Turismo), em parceria com a Associação Comunitária dos Moradores do Povoado da Praia dos Tatus (ACOMPT), realizaram nos dias 6 e 7 deste mês, o curso “Turismo e Protagonismo Comunitário: estratégias para identificação e valorização de atrativos socioambientais”.

27 participantes, entre comunitários e técnicos da Prefeitura, participaram do curso. O líder da ACOMPT, Manoel Macineiro Villar, ficou satisfeito com o trabalho. “Estou muito feliz com esse curso que o pessoal do Meio Ambiente, junto com o ICMBio e a UFMA fizeram aqui. Espero que, o nosso jovem aqui do povoado, venha ter esperança e ter colhido muito aprendizado. Os resultados para a comunidade com certeza vão ser bons, porque o turismo está se expandindo aqui no nosso município”, disso o líder comunitário. 

A iniciativa faz parte do Projeto “Ecoturismo, Envolvimento Comunitário e Conservação de Fauna no Entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba”, proposto pelo ICMBio para atender uma demanda dos moradores que pretendem desenvolver o turismo de base comunitária como uma alternativa socioeconômica que valorize a conservação dos recursos naturais e culturais, as tradições locais e o estilo de vida da comunidade para que esta possa oferecer produtos e serviços de modo que o benefício econômico resultante do turismo seja direcionado para os próprios comunitários.

Para a agente de saúde e moradora da comunidade, Adelaide de Oliveira, participar do curso foi uma experiência muito boa. “O curso contribuiu para ampliarmos a nossa capacitação e vai melhorar ainda o nosso trabalho também. A gente ainda não tinha visto aqui na comunidade esses assuntos de turismo. Para mim foi uma aprendizagem muito boa”, finalizou Adelaide de Oliveira. A comunidade Praia dos Tatus encontra-se no entorno imediato oeste da APA Delta do Parnaíba, que abrange 309.593,77 hectares.

A ação visa garantir a proteção dos deltas dos rios Parnaíba, Timonha e Ubatuba, melhorar a qualidade de vida das populações residentes, e fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental. A APA Delta do Parnaíba está inserida na “Rota das Emoções”, roteiro turístico que conecta esta Unidade de Conservação e os Parques Nacionais de Jericoacoara e dos Lençóis Maranhenses. A poucos metros da comunidade encontram-se ainda os Pequenos Lençóis Maranhenses, ambiente que envolve dunas, lagoas e vegetação rasteira de exuberante beleza natural.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paulino Neves, Alessandra Araújo, destacou que o encontro com a comunidade Praia dos Tatus foi muito produtivo. “Os participantes se voltaram para perceber as potencialidades turísticas que a comunidade tem. A secretaria de Meio Ambiente de Paulino Neves estimula o fortalecimento da comunidade ao turismo de base comunitária, das atividades realizadas, principalmente pelas mulheres, tais como a produção do café de coco, o artesanato, o cultivo de ervas e a produção de óleo de coco”, disse a coordenadora.

“Assim, por meio do curso, percebemos que a culinária local também é um atrativo interessante para o turismo nessa comunidade. Despertamos ainda o olhar para a importância da conservação ambiental e conhecimento tradicional, inclusive para a garantia dos atrativos turísticos socioambientais”, concluiu Alessandra Araújo. Durante o curso, distribuído em quatro módulos, foram apresentados e discutidos conceitos introdutórios de turismo, principais segmentos (como cultural, religioso, pesca, náutico, aventura e ecoturismo), diferenças entre guias e condutores de turismo, potencialidades socioculturais, modos de ser e fazer das comunidades, produção e extrativismo, culinária, crenças e lugares sagrados, potencialidades físicas e ambientais, como as espécies da fauna e da flora, os ecossistemas e as paisagens naturais, os atrativos geofísicos, bem como aspectos relacionados à condução e interpretação do espaço socioambiental como ferramenta para a satisfação e sensibilização do visitante e das comunidades receptoras.

A instrutoria ficou por conta dos doutores Marcelo Vidal (Coordenador do projeto, CNPT/ICMBio) e Mônica Araújo (DETUH/UFMA), e Hudson Bianckinni (estudante do curso de Turismo/UFMA). Também estiveram no evento o representante da APA Delta do Parnaíba, Fernando Gomes, e o Secretário de Turismo de Paulino Neves, Frank Rodrigues. Segundo a professora Mônica Araújo, do DETUH/UFMA, há diversas possibilidades de arranjos possíveis no turismo de base comunitária quanto à maneira de se organizar e colocar em prática os princípios desse modelo de gestão do turismo.

“São várias as oportunidades de acordos, conformações, desenhos e combinações de negócios entre os envolvidos – contanto que respeitem os pilares do TBC e estejam alinhados à realidade do destino e ao que faz sentido localmente. Ademais, sabemos que não existe uma “receita” única a ser implementada igualmente em todos os lugares, e o povoado da Praia dos Tatus por certo encontrará a melhor trajetória para desenvolver o TBC e ser o protagonista do turismo local”, concluiu Mônica Araújo.

Marcelo Vidal, do CNPT/ICMBio e coordenador do projeto, ressaltou que o curso veio complementar a primeira atividade realizada no povoado Praia dos Tatus, em maio de 2023. Momento em que foi realizada uma oficina de mapeamento participativo dos atrativos turísticos ambientais e socioculturais, e a visita técnica a esses atrativos para melhor caracterizá-los, sendo a atividade guiada pelos próprios comunitários”. Vidal complementou que “os resultados do projeto contribuirão para a elaboração de um arcabouço técnico-científico para fomentar a discussão e a tomada de decisão por parte de órgãos governamentais das áreas de meio ambiente e de turismo, empresários, comunidade local e demais atores afetados ou interessados pela temática do ecoturismo”, finalizou Vidal.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima