POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA “OPERAÇÃO BAIXA TENSÃO” DE COMBATE AO FURTO DE ENERGIA NO INTERIOR DO ESTADO

Entre os dias 17 e 21 de julho, a Polícia Civil do Maranhão, deflagrou uma ação batizada de “Operação Baixa Tensão”, contra o roubo/furto de energia através de medidores, transformadores fraudados e rede clandestina, em seis municípios do interior do estado. Os alvos da operação foram endereços nas cidades de Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá, Pinheiro, Turiaçu e Palmeirândia.

Sob coordenação do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), e com apoio da Perícia Oficial e da Equatorial Energia Maranhão, as equipes identificaram fraudes nos medidores de energia de residências, estabelecimentos comerciais e fazendas.

Foto: Imagem da Operação Baixa Tensão.

No município de Santa Luzia do Paruá, a operação conseguiu apreender dois transformadores e três postes em área clandestina. Em outros alvos, na cidade de Governador Nunes Freire, a operação policial chegou até a casa de dois empresários e um restaurantes, onde foram identificadas fraudes nos medidores de energia. Ainda em Governador Nunes Freire, foram retirados dois transformadores de uma propriedade, sendo que um pertencia a uma serraria e outro a casa de fazenda, ambos do mesmo dono.

Foto : Imagem da Operação Baixa Tensão.

Em outro alvo, na cidade de Pinheiro, a força-tarefa chegou até a casa de um empresário, onde foram identificadas fraudes de energia, em um dos casos identificados, o empresário fornecia energia para sua mãe, que mora ao lado da sua residência.

Como resultado da Operação Baixa Tensão, quatro pessoas foram presas e levadas às delegacias para prestarem mais esclarecimentos e duas foram intimadas para depor. A Polícia Civil segue intensificando suas ações de combate ao furto de energia.

Justiça obriga Bradesco a prestar atendimento correto à população de Guimarães (MA)

Em resposta a pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Guimarães, a Justiça determinou, liminarmente, em 18 de julho, que o banco Bradesco disponibilize constantemente, em 30 dias, dinheiro em espécie nos terminais eletrônicos da instituição bancária para atender aos consumidores do município.

Também determinou que seja alocado funcionário para orientação dos consumidores no horário de funcionamento do posto de atendimento. A multa fixada é de R$ 5 mil diários. O montante deve ser transferido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

A liminar, concedida pela juíza Mara Carneiro de Paula Pessoa, acolhe as solicitações feitas, em 14 de julho, pelo promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, em Ação Civil Pública de obrigação de fazer. A manifestação foi motivada pela má prestação de serviços oferecidos pela instituição bancária aos idosos e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no município.

ABAIXO-ASSINADO

Em 4 julho de 2022, moradores de Guimarães apresentaram abaixo-assinado à Promotoria de Justiça, pedindo intervenção do órgão ministerial em relação às irregularidades do atendimento da agência do banco no município.

Segundo eles, do dia 26 de cada mês ao dia 3 do seguinte, os caixas eletrônicos travam ou ficam indisponíveis para saque, exatamente no período em que os beneficiários vão aos terminais receberem proventos. “Centenas de idosos vêm da zona rural a partir da data citada e os guichês da agência sempre apresentam problemas ou não têm dinheiro”.

No dia 27 de julho de 2022, outra consumidora registrou reclamação sobre constante ausência de dinheiro nos caixas do banco.

Pouco menos de um mês depois, o Bradesco alegou ao Ministério Público que “ausência da função saque no caixa eletrônico não configura má prestação de serviço ou violação à legislação”. Também argumentou que “não há determinação legal que a instituição bancária obrigue a disponibilizar terminais de autoatendimento ao seus clientes.”

Quase um ano após a primeira queixa, um grupo de idosos voltou à sede da Promotoria e relatou o mesmo problema. De acordo com eles, compareceram ao órgão, devido ao péssimo atendimento do banco. Também relataram insuficiência de dinheiro nos caixas eletrônicos, obrigando os aposentados a dormir na fila ou deslocarem-se a municípios vizinhos como Bequimão e Pinheiro.

Os problemas denunciados incluíram falta de funcionários para orientar aposentados, em especial, os analfabetos ou com algum problema de saúde. Isto faz os beneficiários a “pagar” terceiros para orientação. Inexiste, ainda, funcionários para organizar a fila e dar segurança aos consumidores.

“A prática do requerido vem causando sérios transtornos aos consumidores, em especial, aos idosos, que têm que se deslocar a outros municípios para ter acesso ao dinheiro de seus benefícios”, enfatiza o promotor de justiça. Ainda de acordo com ele, a qualidade do atendimento é ruim, as filas são desorganizadas e não há funcionários para auxiliar idosos a operar as máquinas. Muitos beneficiários precisam pagar terceiros para tais orientações.

LIMINAR

Na decisão liminar, a magistrada afirma que a população e, principalmente, clientes do banco (aposentados, pensionistas, servidores públicos municipais e estaduais, além dos comerciantes e empresários locais) aguardam há meses a regularização integral das atividades bancárias e não mais podem arcar com a inércia quanto à descontinuidade dos serviços.

“Como bem destacou o Ministério Público, serviços bancários são de natureza essencial e contínua, definidos pelo Banco Central. Sendo assim, não podem ser suspensos de maneira abusiva e ilegal como vem ocorrendo. ”

DANOS MORAIS

Na ACP deferida, o MPMA também solicitou que, ao final do julgamento do processo, o Bradesco seja condenado a pagar danos morais coletivos aos moradores de Guimarães, no valor de R$ 200 mil. O montante deve ser transferido ao Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

Hospital Natus Lumine realiza a maior cirurgia de sua história

Instituição tornou-se de alta complexidade recentemente, quando inaugurou emergências e UTI’s Adulto e Pediátrica

O Hospital Natus Lumine alcançou um marco significativo em sua história na noite desta quinta-feira (20), ao realizar a maior cirurgia desde a sua fundação há seis anos. O procedimento de artrodese lombar, conduzido pelo médico neurocirurgião, especialista em coluna, Eustáquio Campos, representa um feito notável para a instituição e reforça o compromisso com a excelência na área da saúde.

A artrodese de coluna lombar é uma cirurgia complexa que visa a fusão das vértebras lombares, proporcionando estabilidade e alívio para pacientes que sofrem de patologias da coluna vertebral. Neste caso, o procedimento foi realizado em paciente do sexo feminino, “que já tinha operado uma hérnia de disco há alguns anos e evoluiu para uma recorrência, ou seja, foi acometida novamente por uma hérnia no mesmo nível e já apresentava uma degeneração desse disco”, ressalta o médico.

“O procedimento visa retirar aquele disco comprometido e substituí-lo por um sistema, por um material denominado de cage, e ainda a colocação de parafusos. Para isso, foi utilizada uma técnica minimamente invasiva com o uso de parafusos percutâneos, que têm por finalidade reduzir o sangramento, a lesão muscular e, consequentemente, facilitar a recuperação pós-operatória, diminuindo, inclusive, o quadro de dor pós-operatória”, explica Eustáquio Campos.

A cirurgia, que durou cerca de três horas, foi possível em razão da estrutura de que dispõe o Natus Lumine. A unidade possui um dos centros cirúrgicos mais modernos da capital maranhense e já foi utilizado para uma quantidade expressiva de procedimentos, entre plásticos e de obstetrícia. Além disso, desde junho passado, o hospital passou a atender demandas de alta complexidade após a inauguração de uma UTI Adulto, seguida de Emergência 24h com atendimento para o público adulto e pediátrico e UTI Pediátrica.

“Essa cirurgia é um marco importante na história do Natus Lumine, é o que nos certifica como hospital geral e nos qualifica para qualquer tipo de procedimento. Temos uma equipe completa, assim como uma estrutura singular por toda tecnologia que possui, além de profissionais capacitados para prestar um atendimento humanizado e com a qualidade que a população de São Luís merece”, pontua o Diretor Executivo do Hospital Natus Lumine, Tiago Fortes.

Heinz fecha parceria com Numanice, projeto da cantora Ludmilla

Crédito Ygor Marques

A Heinz, referência em Taste Elevation, acaba de anunciar uma parceria com o Numanice, projeto da cantora Ludmilla. A marca foi uma das patrocinadoras do aplaudido show de pagode da artista, que aconteceu neste sábado, dia 22 de julho, em Salvador, na Bahia. A marca teve uma espaço especial e personalizado dentro da cobiçada área de Family & Friends, onde apenas convidados e amigos da cantora possuem acesso. Além disso, a Heinz ofereceu o “Sanduba da Lud”, uma receita da cantora, que é apaixonada por maionese, item essencial no preparo do lanche.
 

A ativação traz conceitos da nova campanha de maionese da Heinz, que busca evidenciar os atributos de qualidade e sabor do produto, feito com 100% de ovos de origem caipira e, a única maionese, com o selo certified humane – que sustenta o compromisso com boas práticas de bem-estar animal.
 

Para André Mendes, Gerente de Brand PR e Diversidade da Kraft Heinz, trata-se de um encontro de maiorais. “Toda a nossa campanha gira em torno de ser a Maioral, considerando a pesquisa realizada pelo Paladar Estadão que colocou nossa maionese em primeiro lugar no Brasil, e este mote tem tudo a ver com a Ludmilla. Primeira mulher negra a alcançar 1 bilhão de streams no Spotify, e primeira artista negra a vencer o Prêmio Multishow de Melhor Cantora, ela também é a maioral do seu ramo. Por isso, ficamos muito felizes em patrocinar o Numanice, projeto que venceu o Grammy Latino e tem ganhado cada vez mais prestígio com o público”, comenta.
 

“A Heinz é uma marca que eu já uso muito no meu dia-a-dia, então fiquei super empolgada de tê-los como apoiadores do Numanice”, comemora Ludmilla. Em 2023, a tour do Numanice teve início em junho, em São Paulo, com fim previsto para dezembro, após passar por diversos estados brasileiros de todas as regiões do país.


Sobre a Heinz  
Com mais de 150 anos oferecendo alimentos de qualidade, a Heinz está presente em mais de 200 países ao redor do mundo. Além do icônico ketchup – líder de mercado –, seu portfólio inclui outros condimentos, como maionese, mostarda e barbecue, além de molhos de tomate. Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group. Uma das maiores empresas alimentícias do mundo, a Kraft Heinz se dedica a produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, oferecendo sabor e nutrição a todas as ocasiões.   

Time maranhense patrocinado pela Fribal vence campeonato nacional de Fut7 em Maceió

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Ateltas maranhenses do projeto Alvorada, patrocinados pelo Grupo Fribal via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que conquistaram o título de Campeões do Campeonato Brasileiro de Fut7; na categoria sub13

O Projeto Alvorada, que foi criado em 2020 pelo Instituto Alvorada de Desenvolvimento Social em Imperatriz, conta com o patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Sua missão é promover o esporte e a educação para crianças e jovens maranhenses em situação de vulnerabilidade social, de 7 a 17 anos de idade; além de ofertar assistência familiares e pessoas da comunidade de forma indireta.

Atualmente o Alvorada já conta com um total de 19 polos distribuídos por 9 cidades maranhenses (São Luis, Imperatriz, Senador La Roque, Buritirana, Ribamar Fiquene, Campestre, Lajeado Novo, João Lisboa e Davinópolis), com mais de 2.500 jovens sendo beneficiados.

Esse trabalho de base desenvolvido pelo projeto tem revelado muitos talentos, em especial no futsal e futebol, e conquistado diversos títulos nessas modalidades. E nesse mês de julho, os atletas do Alvorada venceram mais um campeonato nacional.

Com uma delegação formada por 75 crianças, o Projeto Alvorada participou em Maceió do Campeonato Brasileiro de Fut7; sagrando-se campeão da categoria sub13.

“Esse foi o terceiro título nacional de campeões que nossos atletas conquistaram, sendo dois deles em 2022 e esse agora. Tudo isso só é possível graças ao patrocínio do Grupo Fribal, que desde o início do projeto acreditou em nossa proposta e tem dado todo o apoio necessário para continuarmos crescendo, fomentando o esporte, revelando talentos e conquistando títulos como esse. Somos muito gratos à Fribal” declarou o Major Alan Ferreira, coordenador geral do projeto.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima