CAPS AD Estado realiza Ação Resgate na Praça Deodoro

O coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, destacou os atendimentos realizados na Ação Resgate

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) promoveu, nesta quinta-feira (27), a décima primeira edição da Ação Resgate do ano. Os atendimentos foram realizados na Praça Deodoro, região central da capital. Foram ofertados diversos serviços em saúde para as pessoas em situação de rua, usuários de entorpecentes e população em geral.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e levou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de serviços como verificação de glicemia capilar, avaliação com médico clínico, aferição de pressão arterial e a disponibilização de internação para dependência química. Também foram oferecidas vacinas contra hepatite, tétano, pneumonia e febre amarela. 

“Mais uma ação importante do CAPS AD Estado, onde levamos um braço da saúde da rede estadual para próximo da população. Realizamos atendimentos para dependência química alem de diversos exames médicos, com isso, vamos fortalecer a atenção básica e diminuir os agravos maiores na saúde”, destacou o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Os atendimentos foram realizados na Praça Deodoro, região central da capital

Serviço

O CAPS AD Estadual fica localizado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. A unidade possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima