A emoção de centenas de alunos na colação de grau da Faculdade Cest no Multicenter Sebrae
O auditório Darcy Ribeiro, no Multicenter Sebrae, foi palco de uma noite muito especial, de fortes emoções e a sensação de dever cumprido e uma grande conquista alcançada por centenas de alunos e seus familiares. Estamos falando da solenidade de Colação de Grau dos cursos de Fisioterapia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Administração, Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Logística, Estética e Cosmética e Gastronomia da Faculdade CEST que aconteceu no último dia 16 de agosto.
A abertura da cerimônia foi realizada pela Profa. Arionildes Silva, Presidente da APAE de São Luís, mantenedora da Faculdade CEST. Em seguida, o discurso da Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Diretora Geral em exercício, exaltou os 25 anos do CEST e o seu compromisso com a educação de qualidade no Estado do Maranhão. Já a outorga de grau aos formandos foi concedida pela Diretora Geral do CEST, Profa. Maria de Nazareth Mendes.
Para cada aluno e seus familiares, a formatura traz um misto de sentimentos: de dever cumprido e de superação, felicidade pela realização de um sonho, além do empoderamento que só a educação proporciona para o exitoso exercício profissional. Desejamos sucesso a todos os profissionais formados pelo CEST, que é reconhecido pela excelência de ensino e rigor acadêmico.
Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Diretora Geral em exercício, exaltou os 25 anos de excelência em ensino do CEST em seu discurso
Alunos do CAEE Eney Santana no desfile, com a mãe Zélia Pereira e a filha Emily Rebecca Pereira
A APAE de São Luís abriu com o “Desfile da Inclusão”, na sede da instituição no Outeiro da Cruz, as celebrações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023. O evento teve o apoio da Banda da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e conta com uma ampla agenda de atividades, até o dia 28 de agosto.
Com o tema “Conectar e Somar para Construir Inclusão”, a Semana visa dar mais visibilidade na defesa dos direitos, igualdade de oportunidades e na destituição das barreiras que limitam a participação plena da comunidade com deficiência na sociedade.
A Presidente da APAE de São Luís, Arionildes Silva e Silva, reforçou a importância do uso das Comunicações e Tecnologias na defesa das causas em prol das pessoas com deficiência.
Na programação da Semana da Pessoa com Deficiência 2023, que reuniu une tecnologia, conexão e comunicação, há atividades para os alunos do CAEE Eney Santana, escola mantida pela APAE, seus familiares e a sociedade em geral. O encerramento é segunda – feira (28.08) com o “Baile do TikTok”.
Ações contam com o apoio da Ligga – Porto São Luís e parceiros
FOTO – DIVULGAÇÃO: Raimundo Nonato Silva Bezerra e a família comemoram o emprego que ele acabou de conseguir, com o apoio da Ligga – Porto São Luís em parceria com a SETRES / SINE-MA. Leuzenira de Jesus Costa Alves (Elu) do Andirobal e Dorivan Oliveira do Cajueiro também foram beneficiados com trabalho e renda pela empresa
A mais recente pesquisa do IJSN, com base em dados de 2022 do PNAD / Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, coloca o Maranhão como o Estado com maior porcentagem de pessoas em situação de pobreza; com 58,9% de pessoas inseridas nessa triste realidade. O mesmo índice já foi pior, o Estado vem melhorando ano a ano, mas ainda é urgente que mais esforços sejam feitos para mudar esse quadro de extrema pobreza e falta de oportunidades.
Na esfera da iniciativa privada a Ligga – Porto São Luís tem realizado projetos sociais estruturantes, focados em mudar para melhor a realidade de muitas famílias da comunidade do Cajueiro e adjacências (Andirobal, Sol Nascente, Prainha, Rua Principal, Guarimanduba e Egito) e Mãe Chica (Vila Maranhão); vizinhas do empreendimento. As ações acontecem antes mesmo do início das obras do futuro porto privado e da futura geração de empregos diretos.
Vale lembrar que a Ligga – Porto São Luís é um dos maiores projetos de infraestrutura em processo de implantação no Maranhão e no Brasil. E como tal, baseia sua gestão em valores éticos e socioambientais. Atualmente em fase de readequação de projetos, a empresa segue comprometida com o desenvolvimento e erradicação de pobreza no Estado; priorizando as comunidades do seu entorno e atuando como uma indutora indireta de desenvolvimento nessas comunidades.
A presença da Ligga – Porto São Luís é aprovada pela comunidade e já impactou a vida de várias pessoas, com oportunidades concretas de trabalho ou fomento ao pequeno empreendedorismo e consequente aumento de geração da renda familiar e qualidade de vida.
Dorivan Oliveira é um exemplo de quem mudou para melhor. Natural do município de Cajari (MA), ele veio morar no Cajueiro em 1995. Separado e com 5 filhos para sustentar, sempre viveu de bicos, trabalhando sem carteira assinada. Somente em 2020 ele realizou o sonho de conquistar seu primeiro emprego com carteira assinada. Dorival foi contratado pela JKF, empresa terceirizada da Ligga, onde atua como servente de obras e faz serviços de manutenção.
“Eu trabalhava de sol a sol fazendo bicos como pescador, vendedor na feira ou em serviços gerais e de manutenção, mas no final do ano não tinha nada. Desde que conquistei esse emprego com carteira assinada tudo mudou. Tenho um salário fixo e posso me programar para comprar o que preciso e proporcionar estudo para os meus filhos. Meu sonho é que eles possam ter uma vida mais confortável no futuro. Com esse emprego, agora eu recebo o dinheiro das férias e outros benefícios. Um emprego formal é o sonho de todo trabalhador, pois dá mais dignidade e segurança pra gente” disse ele emocionado ao lembrar do dia em que teve a carteira assinada.
Outro que acabou de sair da informalidade com apoio da Ligga foi Raimundo Nonato Silva Bezerra. Casado com a dona de casa Jocicleide e pai de quatro filhos pequenos, ele trabalhava informalmente como pedreiro. Ao participar de uma ação social de saúde e cidadania promovida na sede do Porto São Luís, conseguiu um encaminhamento da SETRES / SINE -MA para uma empresa do seu banco de dados, e acabou tendo a carteira assinada. Raimundo Nonato e a esposa já fazem planos para o futuro com essa conquista.
“Somos muito agradecidos à Ligga que tem ajudado a comunidade de muitas formas. Além das ações sociais que a gente sempre participa, agora meu marido conseguiu esse emprego, depois de muita luta desempregado. O nosso sonho é mudar de vida, dar estudo para nossas crianças para que elas possam chegar a uma faculdade” relatou Jocicleide.
Já a Leuzenira de Jesus Costa Alves, conhecida como Elu na comunidade do Andirobal onde mora, optou pelo empreendedorismo. Com 4 filhos pequenos para sustentar junto com o marido Carlos César, ela viu uma oportunidade de montar um pequeno negócio, apoiada pela Ligga. Com o apoio da empresa, ela já se formou em dois cursos: Um profissionalizante do SENAI como Carpinteira de Obras e no Curso de Alimentação Alternativa do SENAR, onde aprendeu noções de segurança alimentar, processo de produção de alimentos e receitas nutritivas. Atualmente, integra a turma do Curso de Doces e Salgados promovido pela empresa em parceria com o SENAI, onde irá aprender técnicas para produção de novos produtos, além de reforçar orientações de higiene, manipulação dos alimentos e precificação dos produtos. Tudo isso sem precisar sair da comunidade.
Elu que já trabalhou como doméstica, manicure e vendedora ambulante, resolveu montar seu próprio negócio, vendendo lanches saudáveis que ela mesmo faz. Mesmo enfrentando as dificuldades iniciais de todo empreendedor, ela vai crescendo aos poucos. E conta com a ajuda da tia, a D. Esther que é também sua vizinha, e que empresta a cozinha para que ela prepare sanduíches naturais, bolo de cenoura, mingau de milho e sucos naturais; com todos os cuidados necessários e muito sabor.
Além de oferecer as capacitações gratuitamente, a Ligga apoia a Elu também como empreendedora. Ela se tornou fornecedora de lanches para os eventos da empresa. Atualmente possui um contrato para fornecer lanches semanais para projeto social de educação que a Ligga desenvolve na comunidade.
“Estou crescendo aos poucos e esse contrato com a Ligga aumentou meu lucro. Já sonho em investir mais e mais, até conseguir ter meu próprio espaço, com uma cozinha adequada e um trailer para vender os lanches. A maior dificuldade de um empreendedor eu acho que é começar, dar o primeiro passo. Depois é ter força de vontade para não se abater e não desistir. Eu vou longe.” conta Elu.
“Fiquei muito animada quando a Ligga me ofereceu esse contrato de fornecer lanches para 50 alunos dos projetos deles, duas vezes por semana. Além do lucro maior, essa oportunidade é importante também para eu usar no currículo, quando for oferecer meu trabalho para outras empresas, com essa referência, tudo fica mais fácil. Sou muita grata por todas essas oportunidades que a Ligga me deu. Assim como eu, a Ligga – Porto São Luís está ajudando a valorizar e a desenvolver muitas pessoas da nossa comunidade, que antes estavam esquecidas aqui, sem uma oportunidade de trabalho. Os cursos mudam a nossa vida e das nossas famílias” declarou a empreendedora.
O advogado Nélson Wilians encantou a plateia com a Palestra Magna “Empreendedorismo e Inovação na Advocacia”
A OAB-MAe aCAAMA, em parceria com a UNDB e com o Escritório Nelson Wilians Associados, promoveram em São Luís a 1ª Jornada Empreendedora da Advocacia Maranhense, que aconteceu no auditório do Centro Universitário UNDB.
O evento contou com palestras nas áreas de empreendedorismo, gestão, inovação e marketing, voltados para o Direito. O Presidente da OAB-MA, Dr. Kaio Saraiva fez a abertura e ressaltou a importância desses temas para a formação profissional na moderna advocacia.
A Palestra Magna com o tema “Empreendedorismo e Inovação na Advocacia” foi proferida pelo advogado empresarial Nelson Wilians, um dos mais conceituados profissionais do Direito contemporâneo e CEO do Nelson Wilians Advogados Associados (NW Advogados) dos maiores escritórios “full service” de advocacia empresarial do país e da América Latina; colunista da revista Forbes, empreendedor e palestrante.
A mensagem que Nelson Wilians deixou aos jovens advogados foi de “aproveitar as oportunidades da vida através dos estudos, e apostar sempre em 3 pilares: coragem, resiliência e planejamento”. Sobre o uso das tecnologias e da Inteligência Artificial, ele disse aprovar as mesmas na advocacia como ferramentas de trabalho, mas jamais como substitutas do profissional humano.
Carlos Menezes; Joana e Ivaldo Praddo; André Menescal; o Pres. da OAB-MA Kaio Saraiva; Manuela Lima (UNDB), o palestrante Dr. Nelson Wilians (NW Advogados) com a esposa Anne Wilians e Marco
O advogado Ivaldo Praddo, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA) e Presidente do Conselho Regional de Administração do Maranhão (CRA-MA) palestrou sobre Planejamento Estratégico, Marketing e Vendas na Advocacia.
FOTO – DIVULGAÇÃO: UM dos mais conceituados Chefs do mundo, o francês Laurent Suaudeau, que comanda em São Paulo a Escola das Artes Culinárias, na foto com o aluno maranhense Werther Bandeira, proprietário do restaurante Villa do Vinho Bistrô
A receita do sucesso, além de muito trabalho é também constantes investimentos no negócio, o que bem faz o proprietário da Villa do Vinho Bistrô Werther Bandeira, que está sempre em busca de novidades para implementar a experiência oferecida aos clientes do seu restaurante e casa de eventos. Ele que também cursa Gastronomia na Universidade Ceuma, atualmente tem se dividido entre São Luís e São Paulo, onde está fazendo diversos cursos de alta gastronomia com os maiores experts do ramo, a exemplo do Mestre Laurent Saudeau.
Nascido em Cholet, na França, o premiadíssimo Chef Laurent é discípulo do mestre da gastronomia mundial Paul Bocuse e foi por indicação dele, que Laurent veio parar no Brasil em 1980, com apenas 23 anos, para comandar a cozinha do Le Saint-Honoré, no Hotel Méridien, no Rio de Janeiro.
Depois de muitos prêmios no eixo Rio – São Paulo, e reconhecimento máximo pelos Governos do Brasil e da França, em 2000 Suaudeau fundou em São Paulo a Escola das Artes Culinárias Laurent EACL que é considerada como um ícone do aprendizado técnico na área da culinária. Tantos anos depois, o chef Laurent ainda mantém o “feu sacré”, o fogo sagrado que alimenta a profissão. Pois foi nessa fonte máxima de excelência em gastronomia que o restauranteur Werther Bandeira foi buscar inspiração e formação técnica. Werther está participando de uma intensa formação com o Chef Laurent na EACL.
A cada curso, Werther Bandeira diz estar ainda mais fascinado com as possibilidades da alta gastronomia, e em especial, com o talento do Mestre Laurent, que generosamente tem dividido com ele ensinamento e técnicas, que em breve serão postos em prática, como um verdadeiro presente para os clientes do restaurante Villa do Vinho Bistrô
Iniciativa fortalece competências essenciais para o mercado de trabalho e tem relação direta com a formação de empreendedores do futuro
Prefeito de Santa Rita, Hilton Coelho, entregando livros a alunos e visitando a Escola Domingues Lopes, uma das que serão beneficiadas com o JEPP
Neste ano, Santa Rita tornou-se exemplo maranhense de fomento ao empreendedorismo. Desde o dia 2 de maio de 2023, por meio de Medida Provisória, o município tornou-se o segundo do estado a ter um instrumento legal para dar suporte às ações de educação empreendedora nas escolas. O primeiro município com lições de empreendedorismo na sala de aula foi Matinha, que já tem lei municipal aprovada e em vigor desde 2019.
Com esse instrumento, Santa Rita se credencia para aplicar a temática da Educação Empreendedora de forma mais ampla, ampliando a cobertura hoje oferecida, que abrange todo o ensino básico (Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos – EJA), além de escolas técnicas do nível médio.
O programa Educação Empreendedora é uma das estratégias do Sebrae para disseminação do empreendedorismo, propiciando o primeiro contato das novas gerações maranhenses com o ensino voltado às técnicas de gestão de mercado e formação de uma nova geração de empreendedores sintonizados com a nova realidade do mercado. O programa contempla dinâmicas e atividades criativas, inovadoras, levando em conta a faixa etária dos alunos. Em Santa Rita, deverão participar do programa as 65 escolas da rede municipal. Atualmente, a cidade tem 5.650 alunos do ensino fundamental, e 834 professores. No Ensino Jovem Adulto (EJA), são 848 estudantes e 65 docentes.
O aprendizado sobre empreendedorismo deve ser disseminado por meio da orientação de professores e da oferta de conteúdos voltados ao assunto. Serão trabalhadas questões diferentes, com abordagens de acordo com a faixa etária dos alunos, porém com os mesmos referenciais pedagógicos e competências empreendedoras.
Os participantes do programa se tornarão profissionais capazes de entrar para o mercado de trabalho com facilidades e focando a geração de negócios. E, espera-se que, no futuro, os estudantes identifiquem oportunidades e que elas se revertam em benefícios para si próprios e para a cidade.
“Colaborar para o desenvolvimento integral de alunos e estimular o seu protagonismo em diversas faixas etárias é um propósito da Educação Empreendedora. Iniciativas como essa do município de Santa Rita permitem e possibilitam a construção de uma sociedade mais justa e igualitária que só começa pela educação”, informou Hildenê Maia, que é gerente de Empreendedorismo Territorial.
A implementação do programa Educação Empreendedora em Santa Rita é o resultado da parceria entre Sebrae no Maranhão e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) local. A concretização da parceria que vai levar o JEPP para Santa Rita e viabilizou a lei, conta com o engajamento direto do prefeito Hilton Gonçalo de Sousa e do secretário da Semed, Paullo Márcio Silva Gomes, além de colaboradores da secretaria municipal.
Para o gerente da Unidade de Negócios de Lençóis-Munim, David Felipe Amorim, “com esse instrumento legal, o município de Santa Rita cria condições para a formação de professores e alunos sintonizados com a nova realidade do mercado, focando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas nos dias de hoje”.
Reuniões que precederam a elaboração da lei, com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita
JEPP
A Educação Empreendedora tem ainda um portfólio de soluções direcionadas a diferentes momentos da educação formal. Do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, é oferecida a solução Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Santa Rita concluiu o JEPP neste ano, no povoado Carema. Na sede da cidade, uma escola piloto concluiu o projeto em 2022.
O JEPP existe há 18 anos em nível nacional e desde 2018 tem sido aplicado com relevância no Maranhão. Trata-se de uma das soluções da Educação Empreendedora que capacita professores, gestores e coordenadores de escolas, para que posteriormente possam aplicar os conhecimentos junto aos alunos. O JEPP atende às exigências do Ministério da Educação (MEC). É programa interdisciplinar, com os eixos: projetos de vida e comportamentos empreendedores.
Mas, o que é ser empreendedor?
Ser empreendedor é encontrar soluções inovadoras para os problemas e aplicar ideias que trazem benefícios para organizações, para o setor em que atuam e até para sociedade como um todo. O forte impacto econômico-social do empreendedorismo é confirmado pelos números. Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil representam 27% do PIB.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…