
Em alusão ao Setembro Amarelo, considerado o mês de prevenção ao suicídio, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD Estadual participou de atividades alusiva a data, na Escola Sotero dos Reis, pela manhã, na rua São Pantaleão, Centro, de São Luís.
Dentre as ações, foram realizadas rodas de conversas sobre Setembro Amarelo, com participação de profissionais da área e demais pessoas convidadas, a fim de ampliar a conscientização e valorização da vida.
Durante as atividades nas Oficinas Terapêuticas, os usuários confeccionaram estampas em camisetas, por meio de pintura em tecido com o tema: “Viva a Vida!” e desenhos de girassóis. Além disso, também produziram cartões artísticos com a mesma temática.

O CAPS AD Estado tem parceria com diversos órgãos fizeram abertura do Setembro Amarelo, mês de prevenção a violência auto provocada, foi levado palestras acerca desta problematica q leva todos os anos a milhares de suicídios no mundo que na última década aumentou 60%
Foi ofertado atendimentos psicológico, rodas de conversas, exames para HIV, sífilis e hepatite viral.
“Setembro Amarelo mês alusivo a prevenção das violências auto provocadas , em decorrência do dia 10 setembro ser o dia mundial de prevenção ao suicídio, data criada desde de 2003 pela organização mundial da saúde , de 2016 a 2021 houve aumento de 46% de casos sendo que é a quarta causa de morte entre jovens de idade entre 19 e 29 anos matando mais que o Hiv , Tuberculose e guerras”, destacou o coordenador geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.
Participaram da atividade tambem: Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, por meio da delegacia da Liberdade, através do delegado Joviano Furtado, departamento de saúde mental do estado com participação do Instituto de Movimentação e Desenvolvimento Social (IMDS ), sociedade civil organizada ).
Serviço
O CAPS AD Estadual fica localizado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea. O serviço atende pacientes por demanda espontânea, encaminhados por Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de hospitais gerais.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. É um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. A unidade possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo.