Mutirão Cirúrgico do Hospital do Câncer Aldenora Bello vai zerar a fila de reconstrução tardia

Neste sábado, 28, no Hospital do Câncer Aldenora Bello mastologistas farão cirurgias gratuitas de reconstrução mamária em 10 pacientes que foram selecionadas pela equipe da mastologia do Hospital que está sob a coordenação da mastologista dra Gláucia Mesquita. Nesse dia todas as próteses serão doadas pela empresa Motiva sendo uma ação conjunta do serviço de mastologia com o serviço de cirurgia plástica. “Com essas cirurgias, estamos zerando nossa fila de reconstrução tardia” afirma Dra Gláucia. O Hospital do Câncer Aldenora Bello tem um índice de reconstrução mamária de 80%:”Com a reconstrução imediata com a prótese a recuperação da paciente é muito melhor e mais rápida. ” diz Dra Gláucia. O SUS arca com quase 50% do valor da prótese e o resto é pago com a venda das camisas e ações do Outubro Rosa realizadas pela Fundação Antonio Dino.

Participam do mutirão os mastologistas:Gláucia Mesquita, Raquel Aranha, Yara Brandão, José Guara, Jessica Mendes, Pedro Lima a residente Luana  Nogueira e as cirurgiãs plásticas Camila Polary e Socorro Moura.

A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, realiza anualmente a campanha “Outubro Rosa”, e este ano visa a conscientização da população maranhense sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Com o tema: “Eu visto o tom da Prevenção, e você?” a campanha tem o objetivo promover a conscientização da população além de incentivar a procurar um médico anualmente para realizar mamografia a partir dos 40 anos.

Ainda como parte da programação de conscientização durante todo o mês de outubro serão disponibilizadas venda de camisas da campanha onde toda a renda obtida será destinada para compra de próteses mamárias para pacientes em atendimento no Hospital do Câncer Aldenora Bello.

As camisas da campanha podem ser encontradas na sede da Fundação Antonio Dino, com um dos voluntários e através dos fones 9971.9897 ou 3089 3153.

Para a coordenadora da mastologia do Hospital do Câncer Aldenora Bello, Dra Gláucia Mesquita a campanha do outubro rosa é de extrema importância para a conscientização da população quanto à prevenção e a participação da sociedade como um todo nas doações para que se mantenha o recorrente sucesso das reconstruções mamárias: “Temos nos destacado consideravelmente na realização das reconstruções aqui no Hospital. Isso graças a um incremento que só é possível com a doação da comunidade e venda das camisas.Todos podem ajudar. Ao comprar uma camisa já ajuda na Campanha. O SUS paga uma parte da prótese, mas essa “diferença’ precisa ser repassada e só conseguimos manter o serviço com o apoio da população”, disse a Mastologista. “A conscientização e prevenção precisa ser feita durante todo o ano. Precisamos diminuir essa incidência com conhecimento e prevenção”, complementou. A equipe de Mastologista do HCAB é especializada em reconstrução mamária imediata o que diminui as conseqüências causada pelo câncer.

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, realizada durante o mês de outubro. O movimento surgiu em 1990 em Nova York com a primeira corrida pela cura, evento que se tornou anual desde então. Em 1997, outras entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover ações voltadas ao diagnóstico e prevenção do câncer de mama, elegendo o mês de outubro como epicentro de suas atividades. A iniciativa repercutiu rapidamente, e hoje diversos países e instituições endossam e promovem criativamente a iniciativa. No Maranhão, a Fundação Antonio Dino e o Hospital do Câncer Aldenora Bello promovem a campanha Outubro Rosa, visando a conscientização da população Maranhense sobre o câncer de mama, sua prevenção e diagnóstico precoce.

Sobre o câncer de mama no Maranhão

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o freqüente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de novos casos para o triênio 2023 a 2025 é de 73.610. Uma incidência 66,54% novos casos para cada 100 mil mulheres.

A incidência do câncer de mama tem subido progressivamente nos últimos anos, e já se tornou um importante problema de saúde pública. A taxa de sobrevida em 5 anos após o câncer de mama pode chegar a 89% em países desenvolvidos. Entretanto, essa realidade é bem diferente em países menos desenvolvidos, como o Brasil, reduzindo a sobrevida em 5 anos da população mundial a 61%, devido a dificuldades para o diagnostico precoce e tratamento adequados.

Fundação Antonio Dino – Fone 30893000

A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão. A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas:

– O Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão;

– As Casas de Apoio: casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;

– Hospital do Câncer Dr Antônio Dino em Pinheiro  especializado em tratamento e prevenção contra o câncer (inauguração em breve).

Palestra “Mitos e Verdades sobre câncer de mama” na sede do Hospital do Servidor Estadual

FOTO – DIVULGAÇÃO: A médica mastologista do HSE/HSLZ Dra. Yara Senna Brandão, que vai proferir a palestra “Mitos e Verdades do Câncer de Mama”, nessa quinta (26.10) na sede do Hospital do Servidor Estadual.

Com o slogan “Previna-se: O seu cuidado de hoje será o reflexo da sua saúde amanhã”, o NEP / Núcleo de Educação Permanente do Hospital do Servidor Estadual (HSE/HSLZ), está promovendo uma ampla campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Com ações educativas, rodas de conversas e palestras, tendo como público-alvo não apenas os colaboradores, mas também pacientes e seus acompanhantes.

O objetivo é reforçar a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais acomete mulheres em todo o mundo. Vale lembrar que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025; segundo dados da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A campanha terá como destaque nessa quinta – feira, 26 de outubro, uma palestra seguida de roda de conversa coordenada pela médica mastologista do HSE/HSLZ Dra. Yara Senna Brandão. Ela é Cirurgiã Geral (UFPA); Mastologista pelo Hospital Santa Marcelina – SP; Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia com Especialização em cirurgia oncoplástica e reconstrução mamária. O evento será voltado para colaboradores de todos os sexos, uma vez que p câncer de mama também atinge o público masculino e portanto, toda a informação é preciosa nessa guerra contra a doença, onde o melhor aliado da prevenção é a informação.

Entre diversos Mitos e Verdades que serão abordados pela especialista na palestra, destacamos alguns que estão entre as principais dúvidas das pessoas sobre a doença: Mulheres com prótese de silicone estão mais propensas a contraírem a doença? Mulheres que nunca amamentaram correm menos risco de ter câncer de mama? A doença só atinge as mulheres, os homens estão isentos de riscos? Essas e outras dúvidas serão tiradas pela especialista e cada colaborador que assistir a palestra será convidado a ser um multiplicador das informações entre seus familiares e amigos.

Santa Luzia do Paruá e Turiaçu vencem na 1º partida das semifinais da Copa da BR de Seleções

Foto: Santa Luzia do Paruá x Junco

Teve início no último sábado (21), as disputas da fase semifinal, da Copa da BR de Seleções 2023. Nos jogos da fase de ida, as seleções de Santa Luzia do Paruá e Turiaçu, levaram a melhor e venceram seus respectivos jogos.

Na Arena Castanhal (Turiaçu), a seleção de Turiaçu derrotou Pindaré-Mirim por 2×1. Os gols da partida foram marcados por Laércio e Pelado para a Seleção de Turiaçu, enquanto Bebê marcou para Pindaré-Mirm.

Na outra partida, disputada no estádio Serra Dourada (Santa Luzia do Paruá), a seleção da casa enfrentou Junco do Maranhão e venceu por 2×1. Os gols da partida foram marcados por Manim e Felipe Pará, para a Seleção de Santa Luzia do Paruá, enquanto Edson marcou para Junco do Maranhão.

As partidas de volta, estão programadas para o dia 28. Pindaré enfrenta Turiaçu, às 15h45 no estádio Nagibão (Pindaré) e Junco do Maranhão encara Santa Luzia do Paruá, às 15h45 no estádio Palmeirão (Governador Nunes Freire)

A Copa da BR de Seleções 2023, contou com a participação de 22 Seleções, das regiões do Alto Turi e Vale do Pindaré. A competição conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel).

CONFRONTOS DA SEMIFINAL

Dia 21/10/2023(Sábado)

Turiaçu 2×1 Pindaré-Mirim

Santa Luzia do Paruá 2×1 Junco do Maranhão

CONFRONTOS DA SEMIFINAL (VOLTA)

Dia 28/10/2023(Sábado)

Pindaré-Mirim x Turiaçu

Horário: 15h45min

Estádio: Nagibão

Cidade: Pindaré-Mirim

Junco do Maranhão x Santa Luzia do Paruá

Horário: 15h45min

Estádio: Palmeirão

Cidade: Governador Nunes Freire

Potiguar comemora Dia do Pintor com homenagem a profissionais parceiros

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Representantes do Grupo Potiguar e parceiros com o pintor homenageado João Batista Ferreira Soares. Atores do Pão com Ovo entre os pintores homenageados no Dia do Pintor, a convite do Grupo Potiguar e parceiros.

O Dia do Pintor (18 de Outubro) foi celebrado pelo Grupo Potiguar em parceria com várias marcas do setor de Tintas (Suvinil, Coral, Iquine, Hidracor, Atlas, Condor, Tigre, Quartzolit e Salvabras). A data foi marcada pela realização de um grande evento para homenagear os profissionais da área, com jantar e homenagens em um restaurante da cidade.

O evento não apenas reconheceu a importância desses trabalhadores para o setor, mas também ofereceu momentos de confraternização e reconhecimento. Um momento muito especial do jantar do Dia do Pintor foi a homenagem que a Potiguar realizou para o pintor João Batista Ferreira Soares, que se destacou ao longo do ano por participar de todos os treinamentos proporcionados pela empresa. Ele foi convidado para receber uma placa em homenagem pelo seu dia, representando todos os demais pintores profissionais


A programação contou ainda com a palestra “Descomplicando o MEI”, conduzida pelo técnico do Sebrae Florentino dos Remédios. O evento teve ainda a participação especial do “Pão com Ovo”, que arrancou gargalhadas do público. 

Para finalizar, as marcas parceiras e a Potiguar sortearam inúmeros produtos e ferramentas para proporcionar aos pintores a oportunidade conhecer esses itens e melhorar ainda mais a realização do seu serviço.

Mais que um jantar de confraternização, o evento reforça o compromisso do Grupo Potiguar em reconhecer, valorizar e agradecer a importância do pintor no cenário de construção e decoração, bem como o papel do Grupo Potiguar como um aliado e incentivador destes profissionais.

Ideias criativas e econômicas para fantasias de Halloween

Professora do curso de design de moda da Estácio explica que as tendências de 2023 vão desde a cultura pop ao clássico do terror

A celebração do Halloween tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Além de proporcionar um momento de interação social, a festividade oferece uma vasta gama de opções de fantasias para explorar a criatividade e se divertir. Em 2023, as maiores inspirações para as fantasias vêm da cultura pop, especialmente de séries e filmes como “Wandinha”, “Pearl”, “Barbie” e Ghostface.

De acordo com a professora do curso de design de moda da Estácio, Ana Carolina de Santana, é o momento ideal para pensar em fantasias que possam ser customizadas sem gastar muito. “Com um pouco de criatividade e utilizando itens que já temos em casa, podemos criar uma ótima fantasia de Halloween. Nesta data, as fantasias costumam ser assustadoras, referentes a personagens misteriosos ou ligadas a lançamentos cinematográficos e televisivos em alta”, explica.

Ana Carolina sugere que se faça uma pesquisa prévia, caso esteja em busca de fantasias mais criativas. “Muitas pessoas já estão em busca de ideias para usar em festas na escola, no trabalho ou na faculdade. E convenhamos, essa é uma ótima oportunidade para soltar a imaginação e se vestir de maneira divertida”, complementa a docente.

Para auxiliar nesse processo criativo, a professora elaborou cinco dicas práticas para aproveitar o Halloween sem gastar muito:

Inspire-se no seu Personagem Favorito: Por exemplo, crie um visual dos anos 80 com fones de ouvido e uma camiseta do Hellfire Club, em uma produção à la Eddie Munson de ‘Stranger Things’. A clássica fantasia da Harley Quinn continua sendo uma opção prática e certeira. A tradicional fantasia de Wandinha Addams com as tranças no cabelo.

Aproveite sua Duplinha de Closet: Combine um cropped com um short. Acrescente um coturno e uma maquiagem com brilho.

Ghostface: O famoso vilão da franquia “Pânico” retornou com força total após anos em um limbo criativo. Dar vida ao Ghostface não é muito difícil. Você precisa de uma capa bem preta, com detalhes esvoaçantes, e uma máscara branca do personagem.

Pearl: Ainda que tenham sido lançados no ano passado, X: A Marca da Morte e Pearl já chegaram com os dois pés na porta do imaginário cultural. Para dar vida a Pearl, você não precisa ir muito mais longe que na loja de departamentos mais próxima da sua casa. Basta comprar uma camisa azul e um macacão jeans, e finalizar o cabelo.

Barbie: Com o sucesso do filme, em 2023, arrecadou quase US$ 1,5 milhõesmundialmente. O filme de Greta Gerwig nos dá não só uma, mas váriasinspirações para fantasias – basta pensar nos looks de Barbie e Ken.

Zumbi Descolado: Transforme-se em um zumbi com estilo! Roupas rasgadas, maquiagem pálida e acessórios despojados fazem toda a diferença.

Astronauta ou Extraterrestre: Vista-se de prateado, crie um capacete com materiais simples e surpreenda-se como um astronauta pronto para explorar o espaço. Ou, usando a criatividade, se transforme em um ser de outro planeta com uma maquiagem horripilante e adereços.

Personagem de Videogame: Escolha um personagem icônico de um jogo e recrie seu visual. Pode ser Mario, Lara Croft ou qualquer outro que você admire.

Apendicite em crianças: pais e cuidadores precisam estar atentos aos sinais de alerta

Diagnóstico precoce e intervenção rápida são fundamentais para evitar complicações, reforça especialista

Faltava pouco tempo para a hora de dormir quando Paulo Heitor, de 5 anos, começou a se queixar de dor de barriga. Tomou remédio, mas acordou vomitando durante a madrugada. No dia seguinte, a situação piorou: ele começou a ter febre. “No começo, pensamos em infecção intestinal. Achei que a dor de barriga era porque ele estava fazendo força para vomitar. Ele veio para a emergência do Hospital Guarás, fez os exames e, em menos de 24h, foi encaminhado para a cirurgia”, conta a fotógrafa Angélica Ferreira Silva, mãe de Paulo. O diagnóstico: apendicite.  

A apendicite é uma condição médica que afeta pessoas de todas as idades, mas quando se trata de crianças, os pais e cuidadores devem estar especialmente atentos aos sinais de alerta. O problema é causado pela inflamação do apêndice, um pequeno órgão localizado no intestino grosso. Embora a causa exata não seja sempre clara, em crianças, essa condição geralmente está relacionada à obstrução do apêndice por fezes, aumento dos gânglios linfáticos ou até mesmo infecções virais ou bacterianas. 

A obstrução leva à inflamação, que, se não tratada, pode levar à ruptura do apêndice e a complicações graves. Hoje, passado o susto, Paulo Heitor está em plena recuperação do procedimento cirúrgico. “O médico nos disse que foi um milagre, porque não foi algo que inflamou de uma hora para outra. Provavelmente ele já vinha com essa condição, mas não tinha nenhum sintoma”, contou a mãe. 

SINTOMAS

O pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Elton Castro, aponta que a apendicite em crianças pode ser particularmente perigosa, devido à dificuldade que os pequenos têm em comunicar seus sintomas. “A dor abdominal é um sintoma muito recorrente em pediatria, mais do que entre os adultos. Mas, por mais que seja frequente, é um sintoma que deve ser valorizado. É fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais, porque muitas vezes as crianças não conseguem descrever com precisão o que estão sentindo”, explica. 

De acordo com o especialista, dor abdominal acompanhada de vômitos, febre e, especialmente, dificuldade para andar, são sintomas que podem ser característicos de um quadro de apendicite em crianças. “A gente sempre orienta os pais que, se a dor é intensa e não passou com um remédio simples, é melhor levar logo ao médico. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para garantir a recuperação completa e evitar complicações graves”, reforça. O tratamento é feito através da remoção cirúrgica do apêndice inflamado, conhecida como apendicectomia. Essa cirurgia geralmente é realizada de forma emergencial. 

Veja abaixo quais são os principais sinais de alerta para um quadro de apendicite em crianças:

Dor abdominal: geralmente localizada no lado direito inferior do abdômen, é um dos sintomas mais comuns. Mas lembre que a criança pode não conseguir apontar com precisão a localização da dor.

Febre: se a temperatura da criança aumentar repentinamente, é motivo de preocupação.

Náusea e vômitos: crianças com apendicite podem sentir náuseas e vomitar repetidamente.

Falta de apetite: a criança não vai sentir fome e pode se recusar a comer.

Mudanças nos hábitos intestinais: diarreia ou constipação inexplicável podem ocorrer.

Sensibilidade abdominal: a criança pode sentir dor ao ser tocada na área abdominal.

Corinthians e Mercado seguem 100% na Taça Grande Ilha

Disputas da Taça Grande Ilha estão ocorrendo na Arena Olynto. (Ariel Lemos/AP Assessoria)

As equipes do Corinthians do Bequimão e do Mercado seguem com 100% de aproveitamento no torneio Sub-17 da segunda edição da Taça Grande Ilha de Futebol Society, competição patrocinada pelo governo do Estado, pelo El Camiño Supermercados e pela Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Os times conquistaram duas vitórias nas duas rodadas iniciais e estão muito perto de avançar à próxima fase. As partidas ocorreram na Arena Olynto, no bairro do Olho d’Água. 

Após ter estreado com vitória por 4 a 3 sobre o Audaz, o Mercado bateu o Lyon por 5 a 3 e agora lidera o Grupo A com 6 pontos ganhos. Já o Corinthians do Bequimão, pelo Grupo B, conseguiu uma vitória apertada por 2 a 1 sobre o PAC e como também havia vencido o Madri pelo mesmo placar, assumiu a liderança da chave com 6 pontos. 

Também pelo Sub-17, o time do Audaz se recuperou do revés na primeira rodada e o goleou o Geração Alpha por 6 a 0. Já pelo torneio Sub-15, foram realizadas três partidas: Revelação 5 x 3 GM Sports, Jeito Moleque 1 x 0 CT Sports e Os Feras 7 x 0 IJC. 

Próximos jogos   

Nesta semana, seis partidas vão completar a segunda rodada dos torneios Sub-15 e Sub-17 da Taça Grande Ilha de Futebol Society. Na quinta-feira (26), a bola rola a partir das 19h45 na Arena Olynto para o seguintes jogos: Craque na Escola x Olímpica (Sub-15), Ferinhas da Vila x Flamengo (Sub-15), SLZ Soccer x Madri (Sub-17) e América x XV de Novembro (Sub-17). Na sexta-feira (27), tem CTFC x Instituto Deck (Sub-15) e Geração Jovem x RAF 07 (Sub-17). 

Taça Grande Ilha 

Vale lembrar os grupos dos torneios das categorias Sub-15 e Sub-17 da segunda edição da Taça Grande Ilha de Futebol Society, foram definidos durante a solenidade de lançamento da competição, que ocorreu no dia 19 de setembro. Ao todo, 24 times participam desta edição: 12 equipes no Sub-15 e outras 12 no Sub-17. 

Durante o lançamento desta edição da Taça Grande Ilha, todos os 24 times participantes receberam kits contendo uniforme completo (camisas, calções e meiões) e bolsas esportivas personalizados. Todo o material será utilizado pelas equipes ao longo de toda a competição. 

Ação social da Fribal no Outubro Rosa em benefício da Fundação Antonio Jorge Dino e Hospital Aldenora Bello

FOTO – DIVULGAÇÃO: A ação solidária do Outubro Rosa Fribal acontece em todas as lojas do Empório Fribal nesse mês de outubro, em prol da Fundação Antonio Dino – Hospital do Câncer Aldenora Bello.

Outubro é reconhecido internacionalmente como o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o “Outubro Rosa”. Empresas, instituições e indivíduos se unem em prol da causa, buscando não apenas conscientizar, mas também contribuir ativamente na luta contra a doença.

Em São Luís, o Empório Fribal também aderiu a essa nobre missão com uma ação solidária. Durante todo o mês de outubro, as lojas do Empório Fribal estão destinando 15% do valor das vendas de produtos selecionados para a Fundação Antonio Dino – Hospital do Câncer Aldenora Bello, que é referência no tratamento oncológico.

A iniciativa visa ajudar na manutenção dos serviços prestados pelo hospital, reforçando o compromisso da Fribal com a saúde e o bem-estar da comunidade.

Os produtos selecionados para a ação solidária são: O saboroso biscoito artesanal Zé Pereira sabor gengibre, em sua embalagem de 230g; a apetitosa geleia de pimenta Sabor da Ilha, com 300g; e a refrescante água mineral sem gás Bioleve (edição especial) de 510 ml.

“Para nós, do Empório Fribal, é fundamental abraçar causas tão importantes quanto esta. Unidos somos mais fortes e convidamos todos os clientes a se unirem a nós nesta jornada solidária”, declarou o Presidente da Fribal Carlos Francisco de Oliveira.

Citeenel: maior evento de inovação do setor elétrico começa nesta semana

O Congresso ocorrerá de 25 a 27 de outubro, em São Luís

Começa nesta quarta-feira (25) a 11ª edição do Congresso de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética do Setor Elétrico – Citeenel, promovido pela ANEEL e Equatorial Energia. O evento vai até27 de outubro e reunirá em São luís, especialistas nacionais e internacionais para discutir os resultados, os desafios e as tendências de modernização que estão transformando o setor elétrico.

Com o tema “Inovação sob a perspectiva ESG: ambiental, social e governança”, o evento acontece em momento importante para o setor em que empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia buscam alinhar sua atuação com a agenda ESG regulada e prevista pela ANEEL. O tradicional congresso contará com uma programação intensa de palestras, workshops e visitas técnicas. Serão três dias de imersão, em que profissionais e pesquisadores estarão compartilhando seus conhecimentos em pautas como transição energética, descarbonização, digitalização e sustentabilidade.

Pela primeira vez na capital maranhense, o Citeenelespera receber profissionais do setor elétrico, fabricantes, universidades, startups e instituições de pesquisa. Para isso, em sua 11ª edição o congresso oferece modalidade híbrida de participação, proporcionando experiência exclusiva em sua programação presencial. Além do networking com profissionais renomados do setor elétrico, a participação presencial garantirá acesso a atividades práticas como workshops e visitas técnicas. Já a participação virtual, que possui vagas ilimitadas, contará com a transmissão em tempo real dos painéis e palestras. 

Entre os palestrantes já confirmados para o evento estão nomes como: Agnes M. da Costa, Diretora da ANEEL; Felipe Sgarbi, especialista sênior em Energia no Banco Mundial; Ricardo Tili, Diretor da ANEEL; Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais na organização Gerando Falcões e Sonia Consiglio – Especialista em sustentabilidade e SDG Pionner pelo Pacto Global da ONU. Além de outrosimportantes nomes das principais empresas do setor elétrico.

Cores vibrantes e riqueza nutricional: saiba mais sobre as frutas cítricas

Sempre presentes na icônica tiara da eterna cantora luso-brasileira Carmen Miranda, as frutas cítricas, mesmo não tendo origem brasileira, já que são nativas do sudeste asiático, são carregadas de “brasilidade”. Itens como laranja, tangerina, morango ou abacaxi, entre outras do grupo, devem ser presença marcante na dieta semanal das famílias, como explica a nutricionista do Grupo Mateus, Paula Talita. 

Não é novidade para praticamente ninguém que as frutas cítricas ajudam no funcionamento do sistema imunológico, já que são ricas em vitaminas A e C e possuem propriedades antioxidantes. Mas a especialista acrescenta um benefício que poucos conhecem: “Essas frutas também auxiliam no bom funcionamento do intestino por serem ricas em fibras”, conta. 

A especialista reforça ainda que as frutas cítricas são importantes na redução do colesterol ruim do corpo, diminuindo, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares. Elas também combatem a anemia, pois absorvem o ferro presente no intestino. 

E, para garantir que você possa desfrutar de todos esses benefícios, a nutricionista orienta a fazer uma receita bem simples e deliciosa à base de frutas cítricas, que ainda por cima é perfeita para dias quentes. Confira:

Água saborizada de laranja com acerola e hortelã

Ingredientes:

01 xícara de chá de acerolas cortadas ao meio;

01 laranja cortada em fatias;

01 ramo grande de folhas de hortelã;

01 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Higienize corretamente as frutas e folhas. Em seguida, em uma jarra de vidro, adicione a acerola e dê uma leve pressionada com a colher para soltar um pouco do líquido das frutas. Adicione as fatias de laranja e as folhas de hortelã. 

Acrescente a água e leve à geladeira por cerca de uma hora. Aí, é só aproveitar e se refrescar.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima