O presidente Lula os nomes de Flávio Dino para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para ser o novo procurador-geral da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta segunda-feira (27), os nomes de Flávio Dino para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para ser o novo procurador-geral da República. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, em comunicado oficial. As indicações foram encaminhadas ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Agora, Dino e Gonet passarão por sabatina e precisarão ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. Em seguida, terão a cerimônia de  posse marcada pelos respectivos órgãos. 
Pelas redes sociais, Dino disse que está “imensamente” honrado com a indicação. “Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Doravante irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras. Sou grato pelas orações e pelas manifestações de carinho e solidariedade”, escreveu. 

Supremo

O novo ministro do STF assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos, no início do mês. Rosa foi nomeada pela então presidenta Dilma Rousseff, em 2011.
Apesar de algumas campanhas de movimentos organizados, Lula havia afirmado que não escolheria o novo ministro pautado pelo critério de gênero ou cor da pele. Com a saída de Rosa, o plenário da Corte está composto por apenas uma mulher, a ministra Cármen Lúcia.

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Flávio Dino foi juiz federal por 12 anos, período no qual ocupou postos como a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Ele deixou a magistratura para seguir carreira política, elegendo-se deputado federal pelo Maranhão em 2006. Presidiu a Embratur entre 2011 e 2014, ano em que se elegeu governador do Maranhão. Em 2018, foi reeleito para o cargo. Nas últimas eleições, em 2022, elegeu-se senador e, logo após tomar posse, foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública. Agora, aos 55 anos, é o indicado de Lula para o STF. 

Procuradoria

Já na Procuradoria-Geral da República (PGR), Gonet ocupará a vaga aberta com a saída de Augusto Aras. O mandato de Aras na PGR terminou no fim de setembro, e a vice-procuradora Elizeta Ramos assumiu o comando do órgão interinamente. 

Ao comentar a escolha do novo procurador-geral da República, Lula havia afirmado que o faria “com mais critério”. O presidente disse que sempre teve “o mais profundo respeito pelo Ministério Público”, mas que a atuação do órgão na Operação Lava Jato o fez perder a confiança. No âmbito da operação, Lula foi investigado, condenado e preso, em abril de 2018. Em março do ano passado, o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações ao entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba, sob comando do então juiz Sergio Moro, não tinha competência legal para julgar as acusações.

Católico praticante, Paulo Gustavo Gonet Branco tem 57 anos e é subprocurador-geral da República, sendo também o atual vice-procurador-geral Eleitoral. Tem 37 anos de carreira no Ministério Público. Junto com o ministro Gilmar Mendes, do STF, é co-fundador do Instituto Brasiliense de Direito Público e foi diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União.  

O nome de Gonet sofre resistência de entidades jurídicas e movimentos sociais, que, na semana passada, enviaram carta a Lula listando o que seriam posicionamentos do subprocurador contrários, por exemplo, à política de cotas em universidades públicas. Outro ponto questionado foi sua atuação na Comissão de Mortos e Desaparecidos, na década de 1990, quando Gonet votou contra a responsabilidade do Estado em casos rumorosos, como o da estilista Zuzu Angel.  

Assinaram a carta 49 entidades, entres as quais o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Grupo Prerrogativas, a Associação Juízes e Juízas para a Democracia, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Articulação dos Povos Indígenas (Apib). 
Com informações Agência Brasil

CASO ELUCIDADO : POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE ESFAQUEAR MORADOR DE RUA NA PONTA D’AREIA

Neste sábado (25) , a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a um mandado de prisão temporária contra um jovem, de 18 anos ,suspeito de ter esfaqueado um homem que dormia em uma rede em um bar localizado no bairro da Ponta D’Areia, em São Luís. O crime que teve grande repercussão, ocorreu no último dia 08 de novembro deste ano.

As investigações coordenadas pelo 9° Distrito Policial do São Francisco, com apoio da Seccional Norte, apontaram para o jovem que reside próximo ao local do crime. Além do mandado de prisão, os policiais civis também cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar na residência do investigado, onde encontraram o canivete, um par de luvas e um par de tênis pretos, utilizados no crime.

Imagem do material apreendido na ação policial.

No quarto do investigado ,os policiais encontraram nas paredes, palavras escritas como: violência, droga, faca, raiva, dentre outras.

Em seu depoimento, o preso confessou ter praticado o crime, dizendo que saiu para dar uma volta e que depois de avistar uma pessoa na rede, decidiu esfaquear sem saber quem era a vítima.

O investigado disse ainda que após o crime fugiu para sua residência, tomou banho e jogou fora sua calça e camiseta, que estavam sujas de sangue, guardando o canivete e a luva para cometer outros crimes futuramente.

 Após os trâmites na delegacia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça. As investigações seguem com intuito de esclarecer o caso.

Campeão brasileiro em formação de Oceanógrafos, curso de Oceanografia da UFMA avança com resultados inéditos

O Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA) contabiliza mais um quadriênio com avanços inéditos e conquistas históricas. Entre os principais resultados, estão a celebração dos 50 anos do LABOHIDRO, que deu origem ao curso de Oceanografia; a aprovação do primeiro Doutorado em Meio Ambiente do Maranhão, e a liderança nacional na formação de Oceanógrafos. O curso também ampliou a sua projeção acadêmica, institucional e política nesses quatro anos.

Por meio do trabalho de docentes, discentes e técnicos-administrativos, o curso de Oceanografia fortaleceu ainda a sua atuação profissional e socioambiental em comunidades maranhenses, levando novos conhecimentos científicos, serviços ecossistêmicos e conscientização sobre a importância dos oceanos. Pela primeira vez na história da Instituição, professores do Departamento foram empossados como titulares na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES).

Representação Institucional da UFMA.

O então pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Silva Soares, e o ex-assessor de Relações Institucionais, professor Arkley Marques Bandeira integraram a equipe de gestão no terceiro mandato do reitor Natalino Salgado Filho. Superando desafios com planejamento, unidade, inovação e novas tecnologias, os servidores do DEOLI-UFMA conseguiram manter a normalidade do calendário acadêmico durante a pandemia, celebrar os cinquenta anos do LABOHIDRO e garantir novos avanços na infraestrutura e na projeção nacional do curso.

A comemoração on-line do Jubileu de Ouro do Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO) foi marcada pela emoção e evolução dos relevantes resultados de sua atuação. Fundado em 1º de outubro de 1970, o LABOHIDRO, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), órgão do Governo Federal, iniciou pesquisas sobre o conhecimento da biodiversidade aquática em ambientes de transição, localizados entre o mar e o continente, e deu origem ao Curso de Oceanografia.

VEJA O PLACAR DOS PRINCIPAIS RESULTADOS (2019 E 2023), acessando:

https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/campeao-brasileiro-em-formacao-de-oceanografos-curso-de-oceanografia-da-ufma-avanca-com-resultados-ineditos

Filantropia: ferramenta poderosa na construção de um mundo mais inclusivo

André Naves, Defensor Público Federal- Foto: divulgação/Ex-libris

A filantropia transcende a mera prática de assistencialismo financeiro, revelando-se como um comprometimento emocional e racional com causas que fundamentam a construção de estruturas sociais justas. Nesse contexto, a filantropia não apenas fortalece as causas sociais, mas também propicia melhorias significativas para toda a sociedade, abrangendo e solucionando diversas mazelas sociais.

A pluralidade de causas com as quais os indivíduos se engajam cria uma rede abrangente de apoio, cobrindo uma ampla gama de desafios. Quando a sociedade se envolve em causas diversas, ocorre um fortalecimento coletivo. A prosperidade da sociedade se reflete, por sua vez, em oportunidades mais acessíveis para as individualidades, o que demonstra que a filantropia é um catalisador para o progresso e a felicidade. Sua prática não apenas impacta positivamente a sociedade como um todo, mas também tem efeitos benéficos na saúde mental e emocional daqueles que doam.

O ato de doar e de buscar um envolvimento emocional com as causas gera gratidão e promove uma terapia valiosa para a saúde mental. A conexão emocional e racional com as causas filantrópicas não apenas transforma a realidade externa, mas também proporciona um sentido mais profundo de satisfação pessoal.

Como Defensor Público Federal e Comendador Cultural, estou pessoalmente envolvido em instituições que exemplificam o comprometimento filantrópico. O Chaverim, que presta assistência e inclusão para pessoas com deficiência intelectual, mental e psicossocial; o Instituto FEFIG, que fortalece políticas públicas eficientes para incentivar a educação; o projeto Vibrar com Parkinson, focado no acolhimento e inclusão de pessoas com a Doença de Parkinson; e o Projeto Renascer, que oferece assistência e capacitação a gestantes.

A construção de estruturas sociais inclusivas é muito mais que um dever moral. Convido todos, portanto, a se envolverem com causas sociais e a considerarem a filantropia como uma ferramenta poderosa na construção de estruturas sociais justas. Por meio do comprometimento emocional e racional, podemos contribuir para um mundo mais justo e inclusivo, onde a prosperidade individual e a coletiva se entrelaçam para o bem de todos.

* André Naves é Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, e mestre em Economia Política. É também Comendador Cultural, Escritor, Professor e Palestrante.

“Vinil & Poesia” recebe Maria Spíndola

O sarau poético-musical que acontece nesta quinta-feira, 30, a partir de 18h30, na Casa de Juja (Brisamar Hotel – Ponta d´Areia) receberá a jornalista, cantora e compositora Maria Spíndola como convidada especial. 

O Vinil & Poesia tem uma premissa bastante simples, uma coleção de vinis para audições, um convidado (a) especial, e os presentes, na ocasião, podem, expontaneamente, fazer uso do microfone para recitar poemas. Para estimular a experiência tátil, alguns livros ficam disponíveis para escolha dos versos e diálogos afins estimulados pela anfitriã, jornalista e DJ Vanessa Serra.

Dessa vez, Vinil & Poesia recebe como convidada especial a jornalista, cantora e compositora Maria Spíndola. Ela tem o disco “Fogo Original”, lançado em 2012, com dez faixas autorais e parcerias com Alê Muniz, Gerude, Zé Filho, Nosly, Jorge Passinho entre outros. 

Paralelo a profícua carreira jornalística, com passagens no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e agora como Secretária Adjunta de Radiodifusão do Maranhão, Maria Spíndola traz na veia o dom artístico aflorado, principalmente, quando recebeu em 2009 duas premiações no Festival Som na Cuca, realizado pela Universidade Federal do Maranhão, como Melhor Intérprete e Melhor Música com “Cometa Ilusão”, de sua autoria em parceria com Alê Muniz. E o repertório dela vem sempre enriquecido com primorosas releituras de clássicos de Odair José, Zeca Baleiro, Fernando Mendes e Roberto Carlos.

Nesta quinta-feira, 30, no Vinil & Poesia, Maria Spíndola será acompanhada por Leônidas Costa (violão) e Mariano Rosa (percussão).

Tal como diz a música de Geraldo Azevedo: “Quantas canções parecidas, e tão desiguais, como as coisa da vida, coisas que são parecidas, feito impressões digitais, no violão esta mesma subida, na voz a rima de sempre, coração essa mesma batida, que bate tão diferente, quando acontece na gente, o mesmo amor, é um amor diferente demais, quem inventou o amor, teve certamente inclinações musicais”, a proposta de Vinil & Poesia parafraseia assim: quem inventou a poesia teve certamente inclinações musicais, lançando um olhar aos letristas e compositores maranhenses.

Casa de Juja – A atmosfera do lugar é ideal para as edições do Sarau Vinil & Poesia, onde o público se sente à vontade, inclusive, para eventuais declamações de versos. O deck da Casa de Juja no Brisamar Hotel (Ponta d´Areia) é um dos espaços mais charmosos e acolhedores de São Luís do Maranhão. Cada detalhe, desde a decoração ao cardápio gastronômico (com apetitosas iguarias com valores acessíveis), tem a áurea do legado deixado pela matriarca Ana Lula, que era também uma fervorosa entusiasta da Cultura Maranhense e apoiadora dos artistas. Sobretudo, a vista privilegiada para o mar completa os atrativos. 

Vinil & Poesia – Projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, pesquisadora e colecionadora de discos, entusiasta da Cultura do Vinil no Maranhão; ela é uma das protagonistas dessa cena artística desde 2016, quando começou a discotecar profissionalmente. É autora do programa Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, todos os domingos, às 7h da manhã, na Rádio Timbira. E DJ residente da Casa de Juja, todas às quintas-feiras.

O Sarau Vinil & Poesia teve início em 2019, atravessou a pandemia com edições virtuais; e já recebeu a participação de muitos cantores, compositores e poetas em diversas temporadas. Em 2020, com recursos da Lei Aldir Blanc, lançou seu próprio LP Vinil & Poesia – Volume 1, uma coletânea de artistas do Maranhão, disponível também nas plataformas; o disco foi contemplado com o Prêmio Papete. Em 2022, o projeto teve entre as ações, uma edição da Feira Vinil & Poesia, ocorrida no Pátio Aberto do CCVM.

Serviço

O quê: Sarau “Vinil & Poesia”

Quem: dj Vanessa Serra recebe Maria Spíndola

Quando: quarta-feira (30/11), às 18h30

Onde: Casa de Juja  (Hotel Brisamar – Av. São Marcos, Ponta d’Areia)

Quanto: R$ 15,00 (couvert artístico individual)

Outras informações e reservas: @casadejuja/ @vinilepoesia/ @vanessaserrah

Exames genéticos têm impulsionado a medicina de precisão para pacientes oncológicos 

Genômica auxilia prevenção, acompanhamento e em tratamentos individualizados e mais precisos para o câncer     

O dia 27 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao Câncer, uma data criada pelo Ministério da Saúde para aumentar a conscientização da população brasileira sobre a doença e influenciar a mobilização pelo seu controle, que é uma das principais causas de morte no país.  

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, foram registrados no Brasil 628.693 novos casos de câncer, sendo o câncer de pulmão o mais prevalente, seguido pelo câncer de mama e o câncer de próstata. E até 2025, estima-se que 704 mil novos casos da doença serão registrados no país por ano.

Um dos avanços científicos que tem potencializado resultados positivos no tratamento oncológico são os testes genéticos, capazes de auxiliar o diagnóstico de síndromes de predisposição hereditária ao câncer, proporcionando a possibilidade de acompanhamento preventivo, diagnóstico e tratamento individualizados e mais eficientes, com recomendações específicas para as condições detectadas.   
 

“Hoje os testes moleculares, tanto aqueles realizados no tumor quanto aqueles que informam sobre a constituição genética do paciente, são indispensáveis para a realização de uma abordagem mais precisa e eficiente da doença”, destaca o coordenador de genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde, Gustavo Barra.   

A médica geneticista Rosenelle Araújo faz parte da equipe de genômica do Sabin e explica que “pessoas com história familiar ou pessoal de câncer podem ter indicação para realização de exames de rastreamento diferenciados das recomendações para a população geral”. A médica ainda acrescenta, “o diagnóstico de síndromes de predisposição hereditária ao câncer, feito por meio dos testes genéticos, permite recomendações específicas, o que pode incluir necessidade de realização de exames preventivos mais precoces ou frequentes, bem como uso de protocolos diferentes dos recomendados para indivíduos de baixo risco genético, aumentando as chances de detecção precoce de tumores.”  

“Pacientes com histórico familiar ou outras características que sugiram a possibilidade de predisposição hereditária a neoplasias podem contar com exames genéticos, que podem ser indicados após avaliação dos dados clínicos”, destaca a geneticista. 

Ainda segundo a médica, dados da literatura apontam que cerca de 5% a 10% dos casos de câncer, em geral, podem estar associados a síndromes de predisposição hereditária a tumores. Os testes genéticos podem auxiliar os médicos a definir quem são os pacientes que podem se beneficiar de condutas diferenciadas.  

“A investigação genética destes pacientes fornece dados importantes, como indicação de rastreamento mais precoce, a necessidade de rastreamento de outros tipos de tumores – como o câncer de mama, que também pode acometer homens, e pode ter como fator de risco os mesmos genes associados a tumores na próstata. Por isso é importante discutir com o médico, tanto a indicação do exame quanto às condutas a partir do seu resultado”, destaca a médica.    

“Câncer é uma doença que assusta, mesmo em casos de desfecho positivo com cura, o tratamento é longo e bastante impactante sobre a vida do indivíduo. É sempre bom lembrar, que ter uma predisposição hereditária não determina que um indivíduo vai ter a doença. Sabemos que o câncer não tem uma causa única, há uma série de fatores que podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer, a predisposição genética é um deles”, conclui Rosenelle.   

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.     

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.      

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.       

Live especial da Apae de São Luís no Dia de Doar (28.11) via YouTube: Os bastidores da generosidade

A APAE de São Luís promove nessa terça – feira (28) um evento exclusivo e esclarecedor no Dia de Doar deste ano. Será uma live ao vivo no YouTube da instituição, às 11h, para apresentar os bastidores da generosidade e mostrar como as doações feitas pelas pessoas e empresas impactam diretamente a vida de quem mais precisa.

Com o tema “Bastidores da Generosidade na APAE de São Luís”, a live revelará os detalhes internos da organização, mergulhando nos processos do Setor de Captação de Recursos da entidade. A equipe mostrará como as notinhas de compra doadas são cadastradas no programa Nota Legal do Governo do Estado do Maranhão, o impacto que elas causam e como as ações sociais como venda do mingau solidário, bazar e venda de produtos personalizados fortalecem os projetos da instituição.

O evento também oferecerá um olhar profundo sobre a dinâmica do Telemarketing na APAE. A equipe de telemarketing vai mostrar como contata os doadores e coordena as visitas para coleta das doações. E mais, a instituição prestará homenagens especiais às empresas e pessoas que têm apoiado suas iniciativas ao longo do ano.

Uma seção emocionante será dedicada ao voluntariado, onde serão reconhecidos e agradecidos os voluntários que contribuíram para o sucesso das atividades da APAE de São Luís. Além disso, haverá informações detalhadas sobre como qualquer pessoa pode se tornar um voluntário na instituição.

Durante o evento, será explicado também como o público pode contribuir, destacando os diferentes canais de doação disponíveis, seja online, presencialmente ou por meio de doações de bens.

O Dia de Doar é um movimento global para promover a generosidade, e a APAE de São Luís se une a essa causa de coração aberto, revelando os bastidores de suas atividades e mostrando como cada doação faz a diferença na vida das pessoas atendidas pela instituição.

Não perca esta oportunidade de conhecer de perto o trabalho incrível realizado pela APAE de São Luís. Acompanhe essa live especial no dia 28 de novembro, às 11h, no canal oficial da instituição no YouTube: youtube.com/apaesaoluis.

Participe, doe e compartilhe usando a hashtag #diadedoar para espalhar a generosidade!

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima