Davi Hermes leva 4 medalhas na Copa Brasil de Natação Down

Nadador maranhense patrocinado via Lei de Incentivo ao Esporte terminou competição realizada em São Paulo com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze

Davi Hermes leva 4 medalhas na Copa Brasil de Natação Down (Divulgação)

Um dos atletas paraolímpicos de maior destaque do esporte maranhense, o nadador Davi Hermes voltou a brilhar em um evento nacional. No fim de semana, ele foi um dos destaques da Copa Brasil de Natação Down CBDI 2023, competição realizada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. No total, Davi, que é atleta da Viva Água e patrocinado pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, encerrou sua participação com quatro pódios, onde obteve duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. 

Nesta edição da Copa Brasil de Natação Down CBDI, Davi Hermes foi muito bem nas disputas dos 50m e 100m borboleta. Nas duas provas, o maranhense não deu chances aos adversários e garantiu seus dois ouros na competição. 

Nos 50m livre, o nadador da Viva Água terminou na segunda colocação e garantiu a medalha de prata. Já nos 100m livre, o jovem atleta ficou com o bronze. “Fechando o ciclo de torneios nacionais em 2023 com a Copa Brasil de Natação Down CBDI. Fiquei feliz com meus resultados. Muito obrigado pela torcida de toda a minha família, dos meus técnicos e amigos da Viva Água. Valeu, Potiguar e Governo do Maranhão pelo patrocínio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte”, afirmou Davi Hermes.     

Bom resultados em 2023 

A temporada de 2023 está sendo marcada por excelentes resultado para Davi Hermes. Referência na natação paralímpica maranhense e brasileira, ele brilhou na disputa do Meeting Brasileiro de Natação, competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), com o apoio do CPB (Comitê Paralimpico Brasileiro), em agosto. Na ocasião, ele faturou o ouro nas provas dos 100m borboleta e 200m borboleta, garantiu a medalha de prata nos 50m borboleta e foi quarto colocado na disputa dos 50m nado livre. O atleta maranhense também fez os melhores tempos da carreira nos 50m nado livre, 50m borboleta e 100m borboleta. 

Com os três pódios em 2023, Davi Hermes se consolidou como um dos maiores nomes da história do Meeting Brasileiro CBDI, faturando 13 medalhas nas últimas quatro edições da competição nacional. Na edição de 2022, o nadador maranhense havia sido medalha de ouro nos 50m, 100m e 200m borboleta, além de levar a prata nos 50m livre. 

Antes de fazer história no Meeting Brasileiro de Natação CBDI, Davi Hermes se destacou em duas competições durante o mês de junho. Além de conquistar dois ouros nas provas dos 100m borboleta e 400m livre do Campeonato Maranhense de Natação de Inverno – Troféu João Vitor Caldas, o atleta da Viva Água ganhou cinco ouros nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), vencendo as disputas dos 50m, 100m e 200m livre, além dos 50m e 100m borboleta, ajudando a Universidade Ceuma a conquistar o terceiro lugar no quadro de medalhas da natação paradesportiva dos JUBs. 

Já no Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023, realizado em abril, em São Paulo, Davi Hermes levou três medalhas de ouro – com direito à conquista do tetracampeonato nas provas dos 50m e 100m borboleta e do tricampeonato nos 200m borboleta –, e uma prata nos 50m livre. 

Também na temporada de 2023, Davi Hermes conquistou três medalhas de ouro nas provas dos 50m borboleta, 200m borboleta e 400m livre no Torneio Início, competição promovida pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA), e garantiu três medalhas no Torneio Grão-Pará da Amizade Master de Natação, com uma prata nos 50m borboleta e dois bronzes nas disputas dos 50m livre e 100m borboleta.

Projeto Ler é Viver será lançado com dose dupla de programação

Realizado pela SAB/MA, ação será lançada sábado (9), às 9h, na União dos Moradores da Vila Maruaí; e na sexta-feira (15), às 14h, na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas

O Projeto Ler é Viver, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), terá lançamento com programação em dose dupla este mês, em comunidades da zona rural de São Luís. A primeira parada será neste sábado (dia 9), às 9h, na União dos Moradores da Vila Maruaí. A segunda será na sexta-feira (dia 15), às 14h, na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, em Pedrinhas.

A programação destacará, entre outras atividades, palestra sobre o tema “A importância da Leitura” e apresentação artístico-teatral. Também haverá oficina de Criação Literária e Brincadeiras populares, tudo com o suporte do Carro Biblioteca da SAB, com seu vasto acervo literário de mais de 500 livros.

“O projeto engloba comunidades da zona rural de São Luís, localidades onde é mais difícil o acesso ao livro, e vem para contribuir com o poder público, realizando ações que buscam a construção de uma sociedade leitora e mais consciente”, afirma a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

Além de Pedrinhas e Vila Muruaí, o Projeto Ler é Viver abrange também a comunidade do Coqueiro. Ao todo, serão beneficiadas 4.000 pessoas, sendo a maioria formada por alunos e professores de cinco escolas da rede municipal de ensino instaladas nas áreas de abrangência.

O projeto conta com apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed).

PROGRAMAÇÃO – Projeto Ler é Viver

  • Neste sábado (09/12), às 9h
    Na União dos Moradores da Vila Maruaí
  • Nesta sexta (15/12), às 14h
    Na UEB Arthur Nabantino, Vila Cabral Miranda, Pedrinhas

Mais informações:

  • Rosa Maria Ferreira Lima (98) 98407-7979
  • Selma Figueiredo (98) 98111-8810

Estudantes das regiões de Lençóis e Munim e do município de Santa Rita realizam feiras para encerrar ciclo de aprendizado em educação empreendedora

As atividades encerram as ações do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae.

Os alunos participantes do JEPP dão novo uso a produtos que seriam descartados

Entre os dias 5 e 8 de dezembro, alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Bacabeira, Icatu, Barreirinhas e Santa Rita organizaram feiras onde expuseram projetos e comercializaram produtos, atividades que visam demonstrar os comportamentos empreendedores apreendidos no decorrer do ano. As ações foram a culminância do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, que capacita professores a estimularem novas aprendizagens e o espírito de coletividade dos discentes.

Um dos trabalhos apresentados pelos discentes da Francisco Pedro, que atende quase 700 estudantes do 1º ao 9º ano, foi um aplicativo para celular que auxilia alunos com dificuldade de leitura, contemplando, ainda, pessoas surdas. “Foi o JEPP que nos trouxe a ideia desse projeto e nós, alunos e professores, vimos a necessidade de criar um aplicativo para ampliar o ensino na escola”, conta Ana Paula Cabral, professora de Ciências do 8º ano.

Alunos do 8º ano de escola de Barreirinhas desenvolveram projeto de aplicativo que auxilia alunos com dificuldade de leitura

Artur Monteiro, de 15 anos, é estudante do 9º ano da escola Oswaldo Campos, em Icatu. Ele está entre os mais de 300 alunos beneficiados este ano pela implementação da metodologia na instituição de ensino. Para ele, o JEPP mostra ser possível seguir rumos diferentes na caminhada profissional, além de contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades proveitosas dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Pode nos ensinar a ter uma melhor comunicação e a ser uma pessoa mais inteirada no mundo do empreendedorismo. E isso é algo que eu acho muito importante, principalmente hoje em dia, porque as pessoas têm noção de que existe somente um caminho, quando na verdade existem diversos caminhos e diversas oportunidades. Então o JEPP me ensinou isso e me mostrou que podemos, sim, ter mais de uma escolha na nossa vida”, afirma Arthur Monteiro.

Outra estudante do 9º ano, Ieda Conceição, de 16 anos, participou da feira na escola Módulo Educacional, em Barreirinhas, e concorda que o programa colabora não apenas para que os alunos percebam sua capacidade de abrir o próprio negócio, como também em seu desenvolvimento pessoal. “Ajuda muito na nossa disciplina”, reflete.

Estudante Artur Monteiro, de Icatu, conta que o JEPP contribuiu para a sua formação

O JEPP também impacta diretamente a vida dos pais, é o que destaca a professora Ana Silma Batista, diretora da instituição de ensino Francisco Pedro Monroe Conceição, em Barreirinhas. “Isso vem mudando a nossa realidade, aproximando mais os pais da escola com esse novo projeto”, garante a gestora.

De acordo com Ramon Ferreira, da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis-Munim, que faz parte da coordenação do JEPP em Barreirinhas, a disseminação da visão empreendedora dentro das escolas do município veio para ficar. “A lei da educação empreendedora no município já está na Câmara para ser aprovada e vai perpetuar essa educação empreendedora”, ressalta.

Decoração Natalina: Equatorial Maranhão orienta sobre cuidados na escolha dos produtos e instalações elétricas

A época mais festiva do ano está se aproximando. Nas ruas e praças as luzes de natal já atraem muitas famílias que buscam por itens natalinos para decorar os mais diversos ambientes. As árvores de natal, pisca-piscas, lâmpadas, fitas coloridas de LED e outros adereços de iluminação dão o tom alegre para o ambiente e para as festas de final de ano. E para deixar tudo seguro, além de iluminado, a Equatorial Maranhão reuniu dicas importantes que podem auxiliar na hora de comprar e utilizar esses produtos.

Para o Analista de Segurança da Equatorial Maranhão, Holemberg Sales, o primeiro passo para garantir um natal seguro é adquirir produtos de boa procedência e que tenham o selo de certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, pois são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. É importante escolher cuidadosamente o tipo de material para os enfeites, o ideal é evitar marcas sem certificação e sem informação técnica na embalagem”, completa.

Outra recomendação importante em relação às lâmpadas e pisca-piscas é, na hora da instalação, evitar fazer emendas nos fios e realizar um teste em todas as lâmpadas, fazendo a troca das que estiverem queimadas. As decorações natalinas, se não forem instaladas de maneira correta, podem causar graves acidentes, como choques, sobrecargas elétricas, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. E para ajudar na economia de energia, lembre-se sempre de desligar toda a decoração que estiver ligada à energia elétrica quando ninguém estiver no ambiente.

Outros cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas. Um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin (ou “T”). O ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor). É extremamente importante realizar manutenções na rede elétrica com um profissional habilitado, antes de fazer a montagem da decoração.

Mais Dicas de Segurança:

•             Para evitar acidentes, é importante montar a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito, e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada;

•             Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período pode haver chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes;

•             Não faça decoração em lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica e nem medidores para ornamentação ou para servir de apoio;

•             Evite colocar as lâmpadas muito próximas de enfeites delicados (por exemplo, os confeccionados em papel, fita, plástico) para evitar risco de superaquecimentos e incêndios;

•             É importante que os adereços natalinos que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga elétricas local;

•             Na hora da reutilização dos enfeites elétricos é sempre importante conferir a integridade do fio;

•             Se optar pelo uso de velas na iluminação, use-as com suportes não inflamáveis e mantenha longe de crianças e animais.

•            

Por fim, a Equatorial orienta que, em situações de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU) e acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia.

Seguindo essas dicas, e mantendo a atenção redobrada na hora de decorar o ambiente, é possível aproveitar o máximo o clima natalino e das festas de fim de ano.

Prazo para contratação de Previdência Privada e seus benefícios fiscais no Imposto de Renda

Henrique Jenkins

À medida que o ano se aproxima do seu término, muitos brasileiros buscam maneiras de otimizar sua declaração de Imposto de Renda. Uma opção a ser considerada é a contratação de um plano de Previdência Privada PGBL, que não apenas proporciona benefícios financeiros a longo prazo, mas também permite deduções fiscais significativas.

“A legislação brasileira estabelece que para usufruir dos benefícios fiscais associados à Previdência Privada, é necessário contratar o plano até o último dia útil do ano fiscal em questão. Isso significa que, para a dedução no Imposto de Renda de 2023, os interessados devem formalizar a contratação de sua previdência privada até 29 de dezembro de 2023. No entanto, é importante verificar as condições específicas de cada seguradora”, explica Henrique Jenkins, executivo do setor de seguros e representante do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

As contribuições feitas aos planos de Previdência Privada podem ser abatidas do Imposto de Renda, proporcionando uma redução significativa na carga tributária. As deduções são limitadas a 12% da renda bruta tributável anual do contribuinte, desde que o investimento seja do tipo PGBL. “Dessa forma, quanto maior o investimento na Previdência Privada, maior será o valor dedutível no Imposto de Renda”, aponta Jenkins.

Planejamento financeiro a longo prazo

O executivo ainda destaca que, além dos benefícios fiscais imediatos, a Previdência Privada oferece vantagens a longo prazo. “Os planos podem ser personalizados de acordo com os objetivos financeiros do investidor, proporcionando uma fonte adicional de renda na aposentadoria, além da possibilidade de contratação das coberturas de pensão e renda por invalidez, que também podem usufruir do benefício fiscal. A diversificação dos investimentos dentro da Previdência Privada também contribui para a construção de um portfólio mais robusto”, explica o executivo.

Como cada situação financeira é única, a decisão de investir em Previdência Privada deve ser tomada com base em uma avaliação completa das necessidades individuais. “Consultar um profissional capacitado pode ser crucial para garantir que a estratégia adotada esteja alinhada com os objetivos específicos de cada investidor. Além dos ganhos imediatos na declaração de imposto, os investidores podem colher os frutos de um planejamento financeiro sólido e garantir uma aposentadoria mais tranquila”, finaliza.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima