Gisela Diniz (Cerimonial),Zucy Andrade (O Imparcial), Danielle Vieira (InterMídia) e José Domingues Neto
A grande celebração do talento e do empreendedorismo na 36ª edição do Prêmio The Best 2023, no último dia 14, no Villa Reale Holandeses, foi um grande sucesso. Comandado pelo jornalista Nedilson Machado, do jornal O Imparcial e Blog do Ned, o evento é o mais esperado, longevo e tradicional da sociedade maranhense. No The Best 2023 foram homenageados profissionais, empresas, instituições e jovens empreendedores que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Maranhão, motivo mais que justo e nobre, para receber o carinho e a dedicação da super produção que foi essa bela noite para destacar esforços extraordinários.
Luiz Carlos Cardoso, Jacelena Dourado, Jessika Farias e Rainilton Andrade da Equatorial Maranhão
O Prêmio The Best nasceu de uma pequena confraternização entre amigos na Boate Gênesis em 1987, portanto é mais do que uma simples cerimônia anual; é um encontro de grandes amigos, de gratidão aos empreendedores que enfrentam desafios diariamente, geram empregos e contribuem para o crescimento sustentável de nossa sociedade. Na programação ainda destaque para a apresentação do grupo Cantinho do Choro, com um belo espetáculo instrumental e natalino, show da banda Lúcio Cordas e DJ Marconni Cutrim. Parabéns.
O organizador do The Best Nedilson Machado e seus parceiros Eduardo Câmara, Gisela Diniz e Ana Sousa
As atletas da AABF venceram o AFC São Luís em decisão no Ginásio Costa Rodrigues
A equipe feminina da AABF/Maranhão Futsal sagrou-se campeã estadual.
(Divulgação)
A AABF/Maranhão Futsal é a grande campeã da categoria Adulto Feminino do Campeonato Maranhense de Futsal 2023, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). A equipe da AABF ficou com a taça após empate por 3 a 3 no tempo normal e vitória nos pênaltis contra o AFC São Luís, em final realizada na última sexta-feira (22), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.
Classificada para a decisão do Estadual Adulto Feminino após goleada por 4 a 0 sobre o ADAA/UFMA Madri FC nas semifinais, a AABF/Maranhão Futsal travou um duelo emocionante e equilibrado diante do AFC São Luís. Após empate por 3 a 3 no tempo normal, a AABF esbanjou eficiência nas cobranças de pênalti e aproveitou os erros do AFC para sagrar-se campeã maranhense.
Esse é o segundo título conquistado pela AABF/Maranhão Futsal no Campeonato Maranhense de Futsal 2023. Na categoria Sub-6, a garotada da AABF garantiu o troféu estadual depois de bater a Apcef/São Luís Academy na grande final. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, a AABF/Maranhão Futsal venceu a disputa por 4 a 1 nos pênaltis.
Vale lembrar, também, que na atual edição do Campeonato Maranhense de Futsal (CMFS), já foi conhecido o time campeão da categoria Adulto Masculino. O título ficou com o Sampaio Araioses, que derrotou o 2 de Julho por 4 a 2 na decisão.
Campeonatos estaduais e nacionais fizeram parte do calendário dos atletas do projeto neste ano
Judô do Fórum Jaracaty brilhou nas competições de 2023
Intensos desafios marcaram o ano de 2023 para os alunos e atletas do Fórum Jaracaty, projeto patrocinado pelo Governo do Maranhão e pelo Grupo Equatorial por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Entre competições estaduais e nacionais, judocas e mesatenistas do projeto se dedicaram para garantir os melhores resultados. Foram 95 medalhas conquistadas no ano. Destas, 69 foram conquistadas pelo judô e 26 pelo tênis de mesa. Um número alto – mas não surpreendente – para o projeto, que subiu ao pódio em pelo menos 97% dos campeonatos estaduais e nacionais que participou neste ano.
Destaque no tênis de mesa no Maranhão, Paola Morais é remanescente do Fórum Jaracaty e comentou sobre algumas disputas. Ela, bem como alguns colegas, precisou revezar a atenção entre a escola, o trabalho como jovem aprendiz em uma rede de supermercados e os treinos em 2023. “De toda forma, participar é sempre bom, mesmo tendo que adaptar a rotina. De todas, ter disputado os dois Challenge Plus foi muito significativo para mim”, ressalta a atleta.
O TMB Challenge Plus é uma competição oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que ocorre a nível nacional. Em 2023, o Fórum Jaracaty participou da 15ª edição do campeonato no mês de agosto em Teresina, e da 23ª edição realizada em Imperatriz, no mês de novembro. Em ambas, o Fórum Jaracaty trouxe medalhas para casa: na primeira, foram 3 ouros conquistados por Paola (Sub-19, Sub-21 e Rating E) e um bronze (Rating L), conquistado por Júlio César Valentim; na segunda, todos os 4 bronzes foram conquistados por Paola, nas quatro categorias em que ela competiu (Sub-19, Sub-21, Absoluto B e Rating D).
Tão semelhante, o judô do Fórum Jaracaty conquista o pódio por onde passa. No Circuito Maranhense de Judô, o projeto despontou no ranking geral de medalhas, conquistando o primeiro e o quinto lugar, respectivamente, nas duas primeiras etapas da competição. Em eventos nacionais, destaque para a Copa Paraná de Judô realizada em setembro, com uma medalha de prata conquistada pelo projeto e para a Copa Cidade de Fortaleza, em novembro, onde o Fórum Jaracaty subiu por oito vezes no pódio (1 ouro e 7 bronzes).
Maria Luiza Birino conquistou o ouro na Copa Cidade de Fortaleza de Judô. Ela, que participa do projeto desde criança, não esconde a satisfação em contar como se sente no tatame da sede. “Quando a gente entra aqui, não imagina que pode chegar tão longe. Daí a gente conta com o apoio das tias, a motivação e disciplina dos senseis e o que era impossível antes se torna possível. Trazer medalhas para o Fórum é uma forma de retribuir e agradecer tudo o que ganhamos aqui”, diz a judoca.
Márcia Assunção, diretora do Fórum Jaracaty, acompanha de perto a rotina e a evolução dos alunos do projeto. Vizinha de muitas das famílias, a diretora faz um testemunho de agradecimento. “Diariamente, agradecemos a Deus por ter colocado parceiros tão importantes nas nossas vidas e que, assim como nós, querem ver as crianças e jovens com outra perspectiva. O Fórum existe graças a estes parceiros, como a Equatorial Maranhão e o governo do Estado que o patrocinam diretamente, como o Sesc Maranhão, que incluiu o projeto no Programa Mesa Brasil, como o Senai Maranhão, que sempre oferece cursos para a comunidade. Enfim, esse grupo de apoio nos fortalece, nos mostra novos caminhos e nos deixa felizes ao ver o resultado positivo impactando nas casas de cada um dos alunos”.
O projeto encerrou as atividades de 2023 com ações voltadas aos atletas e demais alunos. De terça a quinta-feira da última semana, foi realizado o exame para troca de faixas do judô, graduando boa parte dos atletas que treinam nos dois turnos. O tênis de mesa realizou torneio interno para ambientar os novos alunos da modalidade com as futuras competições oficiais.
A sexta-feira foi de festa para os alunos do projeto, especialmente os que frequentam a brinquedoteca e as aulas de Artes e Informática. Um momento festivo, com distribuição de cestas básicas e brinquedos marcou o último dia de atividades do projeto no ano. As atividades do Fórum Jaracaty retornam no dia 8 de janeiro de 2024.
SOBRE O FÓRUM JARACATY
Desenvolver atividades nas áreas esportiva, de informática e brinquedoteca é a missão do Fórum Jaracaty. O projeto existe há duas décadas e, desde 2011, conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão e do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, ajudando crianças e jovens da região do Jaracaty e bairros adjacentes a terem um futuro digno por meio do esporte e de outras ações.
Para a comunidade, o Fórum Jaracaty oferece cursos, palestras e demais atendimentos, com apoio dos patrocinadores e parceiros. Todas as atividades do projeto são gratuitas.
Evento será realizado no dia 10 de janeiro, em São Luís (MA). Inscrições já estão abertas e podem ser feitas doando alimentos não-perecíveis
Chicão Castelo Branco vai ministrar curso para técnicos em 2024.
(Paulo de Tarso Jr. / AP Assessoria)
A cidade de São Luís vai receber um curso de capacitação para técnicos. A iniciativa integra a programação da primeira edição do Maranhão International Cup, competição de beach soccer que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Marrocos e Estados Unidos na capital maranhense. O curso será ministrado no dia 10 de janeiro de 2024 pelo técnico Chicão Castelo Branco, brasileiro que comanda as seleções de beach soccer adulta e de base do Peru.
O Curso para Técnicos foi idealizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em parceria com a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS). Dentre os temas centrais do curso, destaque para o debate sobre o DNA do jogador sul-americano (como é a formação do jogador na América do Sul e suas potencialidades) e táticas ofensivas e defensivas usadas no beach soccer.
“Pela primeira vez o Maranhão Cup vai ser realizado, mas já é um evento muito grande por ser um torneio preparatório para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 202. Por isso, poder transferir um pouco da nossa experiência por meio de um curso é maravilhoso. Eu me sinto muito feliz e honrado por isso. Todos estão convidados para essa troca de conhecimento que será de grande valia para quem atua no esporte”, afirmou Chicão Castelo Branco.
Durante o evento, também vai ocorrer uma mesa-redonda com os técnicos brasileiros das seleções que participarão da Maranhão Cup: Marco Octávio (Brasil), Francis Farberoff (Estados Unidos) e Victor Vasques (Emirados Árabes).
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (98) 99621-1143. Vale destacar que as inscrições são solidárias (5kg de alimentos não-perecível por pessoa). Tudo o que for arrecadado será doado para instituições de caridade.
Maranhão Cup
Em janeiro, o beach soccer vai ser atração em São Luís mais uma vez. A capital maranhense será palco da primeira edição do Maranhão International Cup, competição que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Marrocos e Estados Unidos. O torneio ocorrerá entre os dias 12 e 14 na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, e servirá de preparação para a Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa 2024.
Vale destacar que os ingressos para os jogos do Maranhão Cup serão trocados por 1kg de alimento não-perecível. A expectativa é que a Arena Domingo Leal receba grande público durante toda a competição.
O Maranhão International Cup conta com os apoios do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
SERVIÇO Evento: Curso para Técnicos Local: Universidade Ceuma (Rua Anapurus, 1 – Renascença II, São Luís-MA)
Data: 10/1/24 (quarta-feira) Horário: 9h às 13h e 14h às 19h Telefone para inscrições e dúvidas: (98) 99621-1143
INFORMAÇÕES IMPORTANTES: – Vagas limitadas – Inscrição mediante a doação de 5kg de alimentos não-perecíveis
Para a Federação Maranhense de Desportos Aquáticos, temporada teve saldo bastante positivo com a realização de eventos importantes e conquistas nacionais e internacionais
Maranhenses dão show na Copa Pacífico de Águas Abertas, no Equador.
(Divulgação/FMDA)
O ano de 2023 “foi brilhante” para a natação maranhense. É essa a avaliação feita pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos (FMDA) sobre a atual temporada da modalidade. E o saldo positivo se explica pelos eventos nacionais realizados no Maranhão ao longo do ano e, principalmente, pelos excelentes resultados conquistados pelos nadadores do Estado nas mais diversas competições. Os maranhenses subiram ao pódio em eventos dentro e fora do país tanto nas provas de natação quanto nas de águas abertas.
De acordo com o presidente da FMDA, Alexandre Nina, os resultados comprovam que o Maranhão segue sendo um celeiro de talentos. Isso faz o Estado adquirir respeito e reconhecimento em todo o país.
“Foi um ano brilhante para a FMDA com muitas vitórias e afirmações. A federação fecha 2023 com um saldo extremamente positivo em suas ações e nos resultados obtidos. Tivemos destaque em competições locais, regionais, nacionais e internacionais. Os atletas, representando seus clubes e o Maranhão trouxeram medalhas, troféus e recordes para o nosso Estado. Mais uma vez, mostramos o porquê de os esportes aquáticos do Maranhão terem adquirido respeito e reconhecimento em todo o Brasil”, afirmou o dirigente.
Em relação aos eventos realizados em São Luís, destaque para a Copa Pan-Americana de Águas Abertas e a Copa Amazônia Ocidental de Natação. As duas importantes e tradicionais competições atraíram atletas de todas as regiões do Brasil, além de nadadores estrangeiros para a capital maranhense.
Além de trazer eventos nacionais e internacionais, a FMDA também fomentou o esporte ao realizar diversas competições. No âmbito das águas abertas, foram 4 competições promovidas com destaque para a edição 2023 do Desafio de Cassó, que ocorreu na cidade de Primeira Cruz, na região dos Lençóis Maranhenses. Já nas piscinas, foram realizados 10 eventos estaduais.
Destaques
Nas disputas em águas abertas, a temporada foi muito positiva para o nadador Henrique Figueirinha (Atlef/Nina), que conquistou o título da seletiva brasileira e se classificou para o Mundial de Doha de Águas Abertas. Com a vaga para o mundial, Figueirinha segue na briga por um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Já nas piscinas, Paulo Marcelo de Jesus (Atlef/Nina) teve um ano mágico. O maranhense foi campeão da Copa Pacífico Internacional, campeão da Copa Julio Maglione Internacional de Natação e campeão sul-americano escolar de natação, quebrando marcas que hoje o colocam como o melhor nadador brasileiro de sua categoria na história.
O ano também foi muito bom para outros nadadores que tiveram resultados muito expressivos. São eles: Stefanie Amorim (DM Aquatic), Pietra Diniz (DM Aquatic), Sofia Duailibe (DM Aquatic), Milena Bordalo (Atlef/Nina), Vitória Lopes (Atlef/Nina), Carol Hertel (Atlef/Nina) e Juan Rodrigues (Atlef/Nina). O nadador Davi Hermes voltou a brilhar se consolidando como o principal nome da natação paralímpica do Estado.
Já na natação Master, a FMDA também promoveu competições para essa classe em parceria com a Associação Maranhense Masters de Natação (AMMN). E o desempenho dos atletas maranhenses foi espetacular, com muitos deles melhorando seus tempos e até quebrando recordes continentais na categoria. Destaque para a temporada de Letiana Teles (VR Swim Aquafit), Claudia Vanisse (Atlef/Nina) e Ronaldo Lopes (Atlef/Nina).
“O trabalho à frente de uma federação é uma missão que consiste em proporcionar condições para que atletas, de qualquer classe ou idade, encontrem um sentido nesta prática esportiva competitiva, uma motivação Esta missão árdua somente se torna possível com uma grande rede de colaboradores e apoiadores. Temos diversos segmentos que nos dão este suporte como o governo do Estado, prefeituras, autarquias estaduais e federais, empresas privadas de grande, médio e de pequeno porte, pessoas físicas em todo o Maranhão. Nosso muito obrigado a todos e que consigamos ainda mais apoio em 2024”, concluiu Alexandre Nina, presidente da FMDA.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…