Exercícios de mobilidade antes do treino ajudam a diminuir lesões? Especialista explica

Se você é assíduo na academia ou se interessa pelo mundo fitness, já deve ter ouvido a expressão “músculo encurtado não cresce” bem como o conselho dos especialistas para fazer exercícios de mobilidade e alongamento”. Mas você sabe o que é cada tipo de treino e qual a finalidade de cada um?

MOBILIDADE E ALONGAMENTO

O professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga, explica que, embora semelhantes, cada prática tem um objetivo. O treino de mobilidade visa potencializar a funcionalidade das articulações do corpo, diminuindo a rigidez e aumentando tanto o tempo de vida útil quanto a mobilidade, fatores que tendem a ser prejudicados com o avançar da idade. Já os exercícios de alongamento atuam nos músculos que, às vezes, estão encurtados devido à inatividade e envelhecimento. 


Segundo o especialista, os dois tipos de exercício podem ser realizados em qualquer lugar e com o peso do próprio corpo. Porém, a falta de direcionamento nas atividades pode causar lesões, razão pela qual o professor frisa a importância de acompanhamento profissional. “A orientação é que o aluno, ao fazer os treinos de alongamento e mobilidade, busque a ajuda de um profissional. A falta de exercícios direcionados para essa capacidade física pode levar a alterações na função muscular e até reduzir os níveis de amplitude de movimento, prejudicando o desempenho esportivo e impactando a vida diária”, afirma. 


BENEFÍCIOS DA MOBILIDADE
 Hirlon diz que existem pesquisas que abordam os benefícios da mobilidade e como ela se relaciona, principalmente, no pré-exercício, seus componentes e os efeitos fisiológicos no desempenho. Entre os principais ganhos com a atividade estão: maior amplitude na hora de realizar o treino de musculação ou outro exercício, diminuição de lesões e dores, aumento de força, melhora na postura, consciência corporal e redução do estresse nas articulações.

MOBILIDADE ANTES DO TREINO

Os exercícios de mobilidade antes do treino de força auxiliarão os membros a suportar cargas maiores, com maior amplitude. “Os estudos evidenciam que os benefícios do treinamento de mobilidade articular são mais eficientes quando associados aos protocolos que um aquecimento ativo promove no pré-exercício, em esportes e meios de treinamento que exigem principalmente de uma maior amplitude de movimento funcional, força e mudanças multidirecionais”, finaliza.

Beach Tennis: Maranhenses celebram temporada vitoriosa

Time Beach Tennis Maranhão, formada por Marcelo Lima, Neto Martins e Igor Costa, planeja 2024 vitorioso após conquistar resultados expressivos em 2023

Maranhenses conquistam bons resultados em torneios de beach tennis de 2023. (Divulgação)

O beach tennis é um esporte que caiu no gosto do maranhense. Nos últimos anos, a modalidade tem crescido bastante no Maranhão, o que tem incentivado o surgimento de atletas talentosos. E, quando bons jogadores se reúnem, uma equipe forte e competitiva é formada. E foi assim que o projeto do Time Beach Tennis Maranhão foi criado. A iniciativa, patrocinada pelo governo do Estado e pela Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, reuniu em uma única equipe os beachtenistas Marcelo Lima, Neto Martins e Igor Costa que, juntos, colocaram o Estado nos pódios das mais diversas competições, sejam elas regionais, nacionais e até internacionais. 

Em sua primeira temporada, o Time Beach Tennis Maranhão foi destaque por onde competiu. Os resultados obtidos pelo trio de atletas maranhenses em 2023 impressionaram tanto que a expectativa é que a temporada 2024 possa ser ainda melhor. 

Neto Martins, por exemplo, terminou a temporada passada em grande fase conquistando títulos mundiais. O atleta sagrou-se campeão mundial nas categorias 40+ e na Mista PRO. Ele ainda ficou na terceira colocação no Masculino PRO. Com esses resultados, o maranhense encerrou 2023 sendo o número 2 no ranking mundial na categoria 40+ e assumiu o Top 5 na categoria Masculino PRO. Além disso, ele ainda terminou o ano na liderança do ranking estadual. 

“A temporada de 2023 foi simplesmente espetacular para o Time Beach Tennis Maranhão. Conseguimos resultados muito bons tanto dentro como fora do Estado. O desempenho que tivemos mostra que estamos no caminho certo e que temos condições de continuarmos entre os melhores do país. O ano de 2024 promete ainda ser mais especial”, afirmou Neto Martins. 

Outro integrante do Time Beach Tennis Maranhão, Igor Costa também teve excelentes resultados no ano passado. No âmbito estadual, foi campeão do Circuito Maranhense de Beach Tennis, venceu várias etapas do Campeonato Maranhense e alguns torneios menores no interior do Estado. O beachtenista foi campeão por equipes 40+ no 22º Campeonato Mundial IFBT, competição realizada em Fortaleza (CE), e chegou à semifinal do Brasileiro de Beach Tennis na categoria Masculino A. 

Com bons resultados, Marcelo Lima também representou muito bem o Maranhão. O atleta maranhense, foi muito bem e venceu etapas do Campeonato Maranhense de Beach Tennis na categoria PRO Masculino. O beachtenista também conquistou o título da Liga Norte Beach Tennis na categoria PRO Masculino, além de chegado em fases decisivas em alguns torneios internacionais. 

“Os resultados do nosso time são frutos dos nossos esforços e dos nossos patrocinadores. Só temos a agradecer pelo apoio que o governo do Estado e a Potiguar têm nos dado, porque foi graças a esse patrocínio via Lei de Incentivo que conseguimos viajar para fora do Maranhão e competir contra os principais atletas do Brasil e do mundo”, explicou Marcelo Lima. 

Outras informações sobre o Time Beach Tennis Maranhão estão disponíveis no Instagram oficial da equipe (@beachtennismaranhao). 

PRINCIPAIS RESULTADOS DO TIME BEACH TENNIS MARANHÃO

Neto Martins

– campeão mundial 40+

– campeão mundial Mista PRO

– Top 3 mundial Masculino PRO 

Igor Costa

– campeão do Circuito Maranhense de Beach Tennis

– campeão da I etapa do Campeonato Maranhense 40+

– campeão da II etapa do Campeonato Maranhense Oficial 40+

– campeão por equipes 40+ no 22º Campeonato Mundial IFBT

– campeão do Circuito Maranhense de Beach Tennis

– vice-campeão do I Open de Beach Tennis Arena Club 

Marcelo Lima

– Campeão da III etapa do Campeonato Maranhense Oficial PRO Masculino

– Campeão da Liga Norte Beach Tennis PRO Masculino 

Segurança na zona rural: Equatorial Maranhão orienta sobre construções adequadas de cercas de arame

O cuidado com a energia elétrica deve ser sempre redobrado. Dentro ou fora de casa, é essencial que a população esteja atenta às situações envolvendo eletricidade. Em alguns cenários, essa atenção precisa ser direcionada para situações específicas, como é o caso das instalações elétricas na zona rural.  Nessas áreas, por exemplo, é comum a instalação de cercas de arame para delimitar propriedades, garantir a proteção das famílias que residem na localidade, a seguridade dos animais e a integridade das plantações. Contudo, se as cercas não forem instaladas corretamente ou não seguirem os padrões técnicos e de segurança, podem colocar em risco a vida de várias pessoas.

No estado do Maranhão, as características climáticas e geográficas demandam cuidados específicos na instalação dessas cercas. Considerando a incidência de tempestades e descargas atmosféricas na região, é imprescindível realizar um aterramento eficiente das cercas de arame. Além disso, o seccionamento – descontinuidade elétrica -adequado é fundamental para proteger tanto a cerca quanto as famílias e os animais, em caso de raios.

De acordo com o Superintendente da Regional Centro da Equatorial Maranhão, Guilherme Medina, a recomendação principal é jamais fazer a instalação de cercas de arame por conta própria, de forma improvisada. “Para realizar a construção de cercas em zonas rurais, é necessário consultar profissionais qualificados e empresas especializadas para que tudo seja feito da forma correta, seguindo os critérios de segurança, pois se eventualmente um raio cair e atingir a cerca, não haverá a propagação da descarga elétrica e a população estará mais segura’’, afirma.

Nesse sentido, a Equatorial Maranhão aponta dicas importantes relacionadas às construções de cercas de arame em áreas rurais, para garantir a segurança e evitar acidentes, que muitas vezes podem ser fatais:

·       Escolha do material adequado: Consulte especialistas para selecionar o tipo de arame mais adequado às condições locais, levando em consideração o clima e outros fatores;

·       Disposição das estacas: Determine a distância ideal entre as estacas para garantir a estabilidade da cerca. Profissionais locais podem oferecer orientações precisas sobre essa disposição;

·       Aterramento e seccionamento: Certifique-se de realizar um aterramento adequado e o seccionamento correto das cercas para proteger contra raios e curtos-circuitos, proporcionando maior segurança para todos.

Em caso de acidentes, é fundamental manter a calma e acionar os serviços de emergência adequados, como o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). Se o acidente envolver fios da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão (116). Esteja atento às medidas de segurança e previna-se contra acidentes elétricos em áreas rurais. A segurança de todos depende do cuidado e da atenção em cada etapa da construção e manutenção das cercas de arame. 

Os segredos do cachorro quente perfeito

Especialista dá dicas para o sanduíche perfeito

Que o cachorro quente é um queridinho do paladar dos brasileiros, não há dúvida! A tradicional salsicha, queijos, molhos e até purê de batata e vinagrete podem realçar o sabor do lanche que, de acordo com uma das teorias mais conhecidas, teve origem em Frankfurt, na Alemanha e foi aperfeiçoada nos Estados Unidos com o preparo de um sanduíche quente montado com molhos, pão e a carne. 

Para o chef do Spazio Mateus, Luciano Rosa, o segredo de um bom cachorro quente é a qualidade da salsicha. “Apostar na salsicha Viena faz toda a diferença no sabor final. Mais ‘pura’, esse tipo é feito com pedaços da carne suína ou bovina, com as gorduras, mas sem a adição das carnes processadas”, afirma. Mas, o especialista também destaca que escolher bem os acompanhamentos do lanche deixa o resultado ainda melhor. 

E para inspirar você na hora de montar o famoso “dogão”, o chef montou um preparo simples e rápido de dar água na boca: 

Ingredientes:

Pão para cachorro quente;

Salsicha tipo Viena;

Vinagrete;

Purê de batatas;

Croutons de bacon;

Queijo parmesão ralado;

Maionese;

Catchup;

Mostarda.

Modo de preparo: 

Gratine o pão e corte a salsicha ao meio. Em seguida, grelhe no azeite e acrescente o vinagrete. Coloque o purê de batatas e adicione os croutons de bacon, que são os cubinhos crocantes da carne. Por último, coloque o queijo parmesão por cima e, se possível, deixá-lo gratinado deixa ainda mais saboroso. Na hora de comer, use maionese, catchup e mostarda a gosto. 

FESTIVAL

E, para os que preferem já saborear a delícia pronta, o Spazio Mateus agora conta com um Festival do Cachorro Quente, que acontece na loja da Cohama, em São Luís. Todas as quartas, sextas, sábados e domingos, cada cachorro quente montado ao gosto do freguês custa apenas R$ 9,90.

Sensibilidade bucal é comum na gravidez

 Especialista dá dicas para cuidados com dentes e gengivas durante esse período

Grávidas não podem ir ao dentista? Mito! Podem e devem. “Uma semana antes de descobrir a gravidez, tinha feito uma limpeza geral nos dentes, com tudo a que tinha direito no procedimento. E, no primeiro trimestre da gestação, minha gengiva ficou muito sensível. Não chegou a sangrar, mas doía quando os alimentos encostavam”, lembra Juliany Oliveira, 27, mamãe de primeira viagem, que já fazia acompanhamentos a cada seis meses antes da gestação e continuou após a descoberta.

Se você também está gestando e se identifica com o desconforto, fique tranquila: a sensibilidade nos dentes e na gengiva é normal. “A orientação médica foi que ficasse apenas monitorando. Fiquei de olho se continuaria com a mesma sensibilidade no segundo trimestre, mas não foi o caso. Além disso, como não tenho histórico de gengivite e cáries, precisei apenas manter os cuidados de antes”, conta a jornalista, que já está na última fase de espera da pequena Valentina. 

Mas, se não houver o acompanhamento necessário, a saúde da boca pode sim ficar comprometida durante a gravidez. A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Keiko Aramaki, destaca alguns sinais que precisam de atenção. “Devido às alterações hormonais, pode haver um maior índice de sangramento na gengiva, especialmente em caso de má higienização. Como os enjoos são comuns no início da gravidez, a mulher sente dificuldade para escovar os dentes e a língua. Porém, essa limpeza é indispensável”, alerta. 

No pré-natal odontológico, segundo Keiko, são avaliadas diversas condições: se há presença de placas bacterianas, tártaros e cáries; inflamação na gengiva; como está a qualidade da higienização e se existem lesões ou desgastes nos dentes. Por isso, fazer aquela visita periódica é essencial.  

E pensando no seu bem estar até mesmo na hora da escovação, a especialista reuniu algumas recomendações para te ajudar a ter uma experiência mais agradável. Veja abaixo. 

  1. Troque o sabor do creme dental.

Sente muita vontade de vomitar? Experimente trocar a pasta de dente por um sabor mais suave, como morango ou tutti frutti. “Sabores como menta e hortelã são fortes e geralmente pioram o enjoo”, destaca Keiko.

  1. Mude o tamanho da escova de dentes. 

Substitua escovas grandes por aquelas de cabeça pequena, com cerdas macias, para que você consiga alcançar e limpar corretamente todos os dentes. 

  1. Observe a época ideal de check-up com o dentista. 

Considerando cada caso, a época ideal de consulta com o dentista é o segundo trimestre (quarto, quinto e sexto mês). “Sempre analisando o histórico de saúde da gestante e avaliando quais procedimentos odontológicos podem ser feitos”, finaliza a professora.

Judô: FMJ realiza Credenciamento Técnico com sucesso

Evento abriu oficialmente as atividades do judô maranhense em 2024 e reuniu treinadores e auxiliares que irão atuar nas competições estaduais, regionais e nacionais

FMJ realiza Credenciamento Técnico com sucesso (Paulo de Tarso Jr./AP Assessoria)

A Federação Maranhense de Judô (FMJ) realizou, no último fim de semana, o Credenciamento Técnico 2024, iniciativa com o objetivo de atualizar e oficializar os técnicos e auxiliares que atuarão nas competições desta temporada. O evento ocorreu na Escola Recanto do Saber, no Parque Vitória, e abriu oficialmente as atividades do judô no Maranhão. 

Durante o Credenciamento Técnico, a FMJ apresentou o cronograma de competições que serão promovidas pela entidade, assim como as normas e regulamentos dos torneios previstos para este ano. 

“Nosso principal objetivo é o de desenvolver cada vez mais a modalidade. Ao atualizarmos nossos técnicos, damos um importante passo para fortalecermos o judô porque são eles que trabalham diretamente com os atletas, contribuindo com a FMJ, para termos uma base ainda mais forte e vencedora”, explicou Rodolfo Leite, presidente da Federação Maranhense de Judô. 

Nesta edição do Credenciamento Técnico, também foi realizado o Seminário de Arbitragem com os senseis Marco Leite e Luiz Henrique Cidreira. No encontro, eles apresentaram e esclareceram dúvidas sobre mudanças nas regras promovidas pela Federação Internacional de Judô (FIJ). 

FMJ realiza Credenciamento Técnico com sucesso (Paulo de Tarso Jr./AP Assessoria)

Seletiva 

No próximo sábado (2/3), a Federação Maranhense de Judô vai promover a seletiva estadual do Campeonato Brasileiro Regional. As disputas vão ocorrer no Ginásio Paulo Leite, em São Luís, e vão definir os atletas que serão convocados para representar o Maranhão no Brasileiro Regional deste ano, marcado para o mês de abril, na cidade de Teresina (PI).    

A seletiva estadual do Campeonato Brasileiro Regional vai reunir judocas de diversas classes: do Sub-13 ao Sênior (Graduados). Os atletas podem se inscrever pela plataforma Zempo (www.zempo.com.br). A taxa de inscrição custa R$ 50. 

Vale lembrar que, na temporada 2023, o Time Maranhão brilhou no Campeonato Brasileiro Regional na cidade de Macapá (AP). O selecionado maranhense conquistou o título de campeão geral masculino com um grande desempenho de seus judocas que levaram 25 medalhas, sendo 12 de ouro, 3 de prata e 10 de bronze. No feminino, o Maranhão terminou na 6ª posição com 10 medalhas: 6 pratas e 4 bronzes. 

Somando todas as conquistas do Time Maranhão – tanto no masculino quanto no feminino –, as 35 medalhas no total colocaram o Estado na quarta colocação geral no Brasileiro de Judô da Região I, atrás do Amapá, Pará e Piauí. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima