Em uma ação realizada na manhã desta terça-feira(2), a Polícia Civil, por intermédio do 12º Distrito Policial do Maracanã, vinculado a Superintendência de Policia Civil da Capital(SPCC), deu cumprimento ao mandado de prisão condenatória contra um homem, de 39 anos, condenado pela justiça por cometer homicídios em bairros na zona rural de São Luís.
Segundo o apurado policial, os homicídios ocorreram nos anos de 2005 e 2010, nos bairros Ananandiba e Vila Progresso, pelos quais o acusado cumpria pena de 25 anos de prisão, estando foragido desde o ano passado.
Com apoio do Centro de Inteligência da PC-MA, uma equipe policial do 12º DP, conseguiu localizar e prender o foragido, que estava em um sítio situado no bairro de Pedrinhas, também na zona rural da capital maranhense.
No histórico criminal do acusado, ainda constam outras ocorrências de roubo praticados na cidade de Chapadinha, em 2016 e a suspeita de envolvimento com o crime organizado.
Após os procedimentos de praxe na delegacia, o acusado foi levado para Centro Penitenciário de Pedrinhas para dar continuidade ao cumprimento de sua sentença condenatória.
O pagamento dos valores deverá ser feito aos professores substituídos listados na Ação de Cobrança. foto/divulgação: –
O Município de São José de Ribamar deverá pagar, aos professores públicos substituídos, as diferenças salariais entre o valor já pago e o que deveria ter sido pago, referente ao décimo terceiro salário dos anos de 2000 a 2003.
Além disso, o Município também deverá pagar os valores do terço constitucional de férias, referente aos anos de 2000 a 2003, aos professores concursados substituídos.
A determinação é do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que atendeu parte dos pedidos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão, em “Ação de Cobrança” ajuizada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís.
DIFERENÇA DO DÉCIMO TERCEIRO E FÉRIAS
Na ação, o sindicato pediu o direito ao pagamento da diferença do valor do décimo terceiro salário dos professores concursados substituídos, no período de 1998 a 2002, alegando que o valor pago foi calculado com base no salário mínimo e não no valor da integralidade do vencimento de cada servidor.
O sindicato pediu, ainda, o pagamento do terço constitucional de férias pertinentes ao período de 1999 a 2003 aos professores que constam em lista juntada ao processo.
O Município de Ribamar contestou a ação e alegou “prescrição quinquenal e bienal”, que diz respeito ao prazo legal previsto na lei para o trabalhador reclamar na Justiça o direito.
AÇÃO DE EXECUÇÃO
Na análise do caso, o juiz verificou que o município não comprovou o pagamento dos valores pedidos, devendo, portanto, ser condenado a pagar as prestações devidas no período quinquenal anterior a 14/01/2005, portanto, a contar de 15/01/2000.
Quanto às verbas anteriores a 15/01/2000, o juiz entendeu que os professores perderam o prazo legal para reclamar.
O juiz informou que o pagamento dos valores deverá ocorrer por meio de ação individual de execução da sentença junto às varas da Fazenda Pública da capital. Cada professor deverá apresentar os documentos necessários, acompanhados do cálculo das verbas devidas.
“O pagamento somente será devido aos servidores estatutários que estavam na ativa durante o período respectivo, mediante cumprimento de sentença individual no juízo competente”, declarou o juiz na sentença.
A data foi estabelecida em 2007 com o objetivo de compartilhar informações sobre o autismo com a população
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado na próxima terça-feira, 2 de abril. Esta data foi estabelecida em 2007 com o objetivo de compartilhar informações sobre o autismo com a população, visando reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Mais do que isso, é uma ocasião para reforçar o compromisso de construir um mundo mais inclusivo com políticas públicas que valorizem e respeitem todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.
Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.
Segundo a Psicóloga e professora do curso de Psicologia da Wyden, Suzanne Bandeira, é importante identificar os sinais precoces, pois isso possibilita iniciar as intervenções necessárias, promovendo ganhos no desenvolvimento.
“Os sinais de autismo já podem ser identificados em crianças nos primeiros dois anos de vida, sempre tendo o cuidado de observar o momento do desenvolvimento no qual a criança se encontra. Existem alguns marcos do desenvolvimento, ou seja, comportamentos e habilidades que são esperados, como o contato visual, sorriso social, desenvolvimento motor (tônus muscular, movimento de rolar, engatinhar e andar). Durante muitos anos, o discurso de que ‘cada criança tem seu tempo’ imperou entre diversos profissionais da infância, familiares e educadores, o que acabava por dificultar a identificação do TEA de forma precoce. Hoje, sabemos que os marcos do desenvolvimento precisam, sim, ser respeitados e alterações devem ser avaliadas por especialistas”.
A especialista elenca os sinais precoces de autismo que os pais e cuidadores podem observar:
Atraso no desenvolvimento da linguagem, acompanhado da ausência de interesse nas relações. Por exemplo, a criança não corresponde ao olhar ou evita contato prolongado, não sorri mediante estímulos sociais, como as “gracinhas” que os pais costumam fazer para obter resposta da criança;
Padrões estranhos de brincadeiras, por exemplo, movimentos limitados e repetitivos com o brinquedo, carregar esses brinquedos, mas não brincar com eles;
Padrões incomuns de socialização. Um exemplo é quando, no desenvolvimento da fala, a criança não responde ao próprio nome ou parece estar reproduzindo uma fala de personagens na sua comunicação;
Alterações sensoriais aos estímulos do ambiente. A criança pode ou não reagir aos sons ao seu redor, parecendo insensível a ruídos altos, ou demonstrar extrema agitação mediante esses estímulos. Pode envolver também dificuldades com a textura e sabor de alimentos (seletividade alimentar);
Interesses fixos, restritos, que chamam a atenção pela sua intensidade e foco.
A professora reforça que esses aspectos são avaliados considerando o momento do desenvolvimento em que a criança se encontra, a intensidade e frequência no qual acontecem e o nível de prejuízo causado na vida dessa criança.
Sobre a atuação do papel do psicólogo no tratamento do espectro autista, Suzanne explica que “O profissional pode atuar no diagnóstico, no tratamento e na orientação de familiares e cuidadores de pessoas com autismo. No diagnóstico, o psicólogo pode utilizar avaliações e testes psicológicos para avaliar o desenvolvimento da criança e identificar possíveis sinais de autismo. Além disso, pode colaborar com a equipe multidisciplinar na identificação de necessidades individuais e no planejamento de intervenções específicas”.
Além disso, a profissional ressalta a importância dos debates sobre o tema para combater os preconceitos ainda presentes em nossa sociedade: “É fundamental discutir o TEA e conscientizar famílias, escolas e toda a sociedade, visando desfazer estigmas. Esse esforço deve ser acompanhado por um diálogo contínuo com o poder público, pois é por meio das políticas de saúde que o acesso às intervenções necessárias deve ser garantido”, concluiu a docente da Wyden.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Os sócios das óticas Oculum Diego Silva, Joás Cruz, Igor Revoredo, Rodrigo Bergamo e Leonardo Revoredo que serão os anfitriões do coquetel de inauguração da segunda loja da marca na cidade, agora também no São Luís Shopping, na próxima quarta-feira, dia 10.04, das 18 às 22hs no Piso 1, próxima à praça de alimentação
Depois do sucesso da primeira unidade no Shopping da Ilha, os maranhenses ganham a segunda loja da Oculum na capital maranhense, a Ótica Premium do Brasil.
Com 39 lojas espalhadas no país e 26 anos de experiência no mercado, a marca oferece conceitos diferenciados de produtos e nessa nova unidade no São Luís Shopping, os clientes já podem desfrutar de uma nova loja ainda mais moderna e com novo layout, que funcionará em sistema de soft open, antecedendo o evento oficial de inauguração.
O coquetel de inauguração acontece na próxima quarta-feira, dia 10.04, das 18 às 22hs no Piso 1, próxima à praça de alimentação. Entre as grifes disponíveis na nova Oculum destacam-se marcas como Burberry, Calvin Klein, Dolce&Gabana, Emilio Pucci, Emporio Armani, Ermenegildo Zegna, Fendi, Gucci, Jaguar, Michael Kors, MiuMiu, Mont Blanc, Persol, Prada, Polo Ralph Lauren, Porsche, Ray Ban, Swarovski, Tiffany&Co, Tom Ford, Tommy Hilfiger, Versace entre outras.
“Nossa jornada até aqui tem sido repleta de desafios e conquistas. Abrir uma segunda loja em São Luís é o resultado do trabalho árduo, dedicação e apoio de nossa equipe, e acima de tudo, da confiança que cada cliente deposita em nossa marca. A nova unidade não apenas nos permite expandir nossa presença, mas também de servir nossos clientes com mais comodidade, mantendo sempre o alto padrão de qualidade e excelência no atendimento que é nossa marca registrada” declaram os sócios Igor Revoredo e Diego Silva.
Equatorial leva Mutirão de Serviços para várias cidades do Maranhão
As famílias de baixa renda de Joselândia, Marajá do Sena, Presidente Dutra e São Luís, nos dias 03, 04, 05 e 06 de abril, poderão se cadastrar na Tarifa Social, trocar de forma gratuita, até 5 lâmpadas fluorescentes e incandescentes, em funcionamento, por novas de LED, que são mais econômicas, negociar débitos e muito mais.
Os serviços serão realizados das 9h às 12h na quarta-feira (03), em Joselândia e na quinta-feira (04), em Marajá do Sena. Já na sexta-feira (05), a ação acontecerá no Povoado Calumbi, em Presidente Dutra e no sábado (06), em São Luís, no bairro Maracanã, onde os serviços serão realizados das 08h às 12h. A ação faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL).
Os clientes poderão se cadastrar na Tarifa Social, trocar lâmpadas antigas por novas de LED e muito mais
Para participar, o cliente precisa morar na cidade e ter em mãos a última conta de energia, número do NIS, RG e CPF. Confira abaixo os locais onde as ações vão ocorrer:
Joselândia (quarta-feira, dia 03 de abril, das 09h às 12h) – Posto de Atendimento Credenciado: Comercial São Francisco 2, AV. Brasil, S/N, Centro;
Marajá do Sena (quinta-feira, dia 04 de abril, das 09h às 12h) – Posto de Atendimento Credenciado: Loja JC Variedades, Rua Sérgio Dutra, Nº 38, Centro;
Presidente Dutra (sexta-feira, dia 05 de abril, das 08 às 12h) – Escola Jaime Ferreira – Povoado Calumbi;
São Luís (sábado, dia 06 de abril, das 8h às 12h) – Instituto Vitória Régia, localizado na rua 10, S/N, Residencial Morada do Sol, bairro Maracanã.
Vale destacar que o benefício da Tarifa Social Baixa Renda é um programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC, com descontos que podem chegar a até 65%.
Pelo menos dois milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão fora da escola
Desde problemas para acompanhar os conteúdos até a necessidade de trabalhar cedo: o abandono escolar foi registrado em pesquisa feita pelo Ipec, a pedido do Unicef em 2022, revelando que 11% de crianças e adolescentes brasileiros deixaram a sala de aula. Ou seja, dois milhões de meninos e meninas perderam a chance de aprender, comprometendo oportunidades na vida adulta. E o último Censo 2023 mostra, ainda, que 68 milhões de brasileiros acima de 18 anos não concluíram a educação básica. Afinal, como virar essa página?
De acordo com a professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio São Luís, Célia Cunha, é preciso ter atenção aos vários fatores que levam tantos jovens a se afastar do ambiente escolar. “Algumas motivações para essa realidade que devemos observar e ajudar a enfrentar são a falta de suporte dos pais, situações financeiras difíceis que levam os alunos a trabalhar em tempo integral, problemas de saúde mental, bullying e as dificuldades de aprendizado não diagnosticadas”, explica.
O problema também pode estar dentro da escola, segundo a especialista, quando não existe engajamento dos alunos com o currículo, problemas de disciplina ou até mesmo a qualidade do ensino oferecido. “É fundamental implementar estratégias que abordem esses fatores de forma completa”, ressalta Célia. E por que não pensar em igualdade e inclusão?
A professora acredita que somente com esforços de toda a comunidade com professores, funcionários da escola e os pais e responsáveis, é possível acolher tantos meninos e meninas que não estão estudando.
“Programas de mentoria para alunos em situação de risco, envolvimento ativo dos pais na vida escolar dos filhos, identificação precoce de problemas de aprendizado e saúde mental, criação de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, apoio psicológico e emocional aos alunos, além de programas extracurriculares que possam aumentar o engajamento dos estudantes são essenciais para essa mudança acontecer”, finalizou a pedagoga.
Para resolver questões relacionadas à energia elétrica sem precisar sair de casa, a Equatorial Maranhão oferece facilidades de atendimento de forma rápida e gratuita. Por meio de sites e aplicativos móveis, como o WhatsApp da Clara – Assistente Virtual da Distribuidora, os clientes podem solicitar a 2ª via de conta, código para pagamento, consulta de débitos, informar falta de energia, religação de energia e se cadastrar na tarifa social baixa renda, evitando a necessidade de deslocamentos e filas.
A assistente virtual Clara está disponível 24 horas no WhatsApp, pelo número (98) 2055-0116. Por lá, o atendimento é instantâneo e recentemente foi aprimorado para oferecer ainda mais praticidade. O menu de atendimento foi atualizado e novas funções foram adicionadas como o código do PIX (copia e cola), alteração de data certa de fatura, cadastro da fatura via e-mail e cadastro de fatura via WhatsApp.
Essa modernização no atendimento proporciona mais praticidade e acessibilidade para os consumidores de energia elétrica. Além disso, a Equatorial Maranhão ainda disponibiliza seu site oficial www.equatorialenergia.com.br, que é uma agência na web. Há ainda o aplicativo móvel da Distribuidora, que é leve e está disponível nas lojas Android e iOS. Basta procurar por “EQUATORIAL ENERGIA” no app store do seu celular.
Prefere o atendimento presencial? Conheça também os pontos de atendimento da Distribuidora:
Os postos credenciados estão alocados em grandes comércios dos municípios e estão aptos a realizar vários serviços como emissão de segunda via da conta de energia, cadastro na Tarifa Social Baixa Renda, parcelamento de débitos, solicitação de ligação nova, troca de titularidade da conta, mudança de data de vencimento, atualização de dados do titular da conta, solicitar religação, reativação ou desligamento, denunciar fraude, cadastrar um imóvel onde reside alguém que faz uso de aparelho contínuo para manutenção da vida e muito mais.
Empresa aposta no desenvolvimento interno de colaboradores e oferece oportunidade de crescimento profissional
FOTOS – DIVULGAÇÃO: A Fribal acaba de formar e promover 26 colaboradores que concluíram os cursos das escolas internas “Formando Líderes” e “Formando Especialistas Açougueiros”
Mais que um programa interno de treinamento e desenvolvimento de pessoas, trata-se de uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Assim podem ser resumidos os dois programas específicos de formação continuada adotados pelo Grupo Fribal: “Formando Líderes” que visa a formação em cargos gerenciais (subgerentes e gerentes) e “Formando Especialistas Açougueiros”, capacitação que reúne aulas teóricas e práticas, com temas que vão desde segurança no trabalho e qualidade; liderança e operação de gente aos temas mais técnicos como tipos de cortes de carne. O objetivo é formar e promover colaboradores que entram na empresa como vendedores balconistas ao cargo de açougueiros, que na Fribal são denominados de “Especialistas”.
E agora a Fribal acaba de formar mais duas turmas dessas duas escolas, resultando na promoção de 26 colaboradores. São oportunidades de capacitação gratuita para colaboradores açougueiros, balconistas e operadores de caixa.
A seleção dos alunos se dá após uma análise interna, e quem for aprovado ingressa na Escola. Após o curso, caso aprovado, o /a colaborador/ra estará apto para a promoção.
Dessa forma, a empresa não apenas aposta no aprimoramento técnico e gerencial de sua equipe, mas também na construção de um ambiente de trabalho motivador e profundamente alinhado com os valores e a cultura corporativa.
A iniciativa visa criar um ciclo virtuoso onde o desenvolvimento profissional contínuo é a pedra angular. Ao proporcionar oportunidades de estudo e ascensão dentro da própria estrutura organizacional, a Fribal está não só capacitando seus colaboradores, mas também fomentando um sentimento de pertencimento e lealdade que se reflete diretamente na produtividade e no clima organizacional.
Através das escolas de formação, a empresa promove uma cultura de aprendizado contínuo, inovação e colaboração. Esse processo não só prepara os colaboradores para assumirem posições de destaque dentro da empresa, mas também os capacita para enfrentarem os desafios do mercado com uma visão estratégica e integrada.
Segundo a Thayse Laíse Dias Araújo, analista de treinamento da área de Gestão de Gente, ao investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, a empresa não apenas beneficia o indivíduo, mas também contribui para o desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia local, criando um ciclo de crescimento sustentável que beneficia todos os envolvidos.
“Nós formamos agora 26 alunos, distribuídos entre as escolas de açougue e de liderança, que são os subgerentes. Estamos muito felizes com essa formatura, que representa mais um degrau na carreira e no crescimento profissional desses colegas. Nessa formação eles tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as outras áreas da Fribal, aprender mais sobre liderança, aspectos operacionais e o que é melhor, sendo formados por outros especialistas da casa. Concluímos essa formação com chave de ouro, pois tivemos um excelente aproveitamento, com rendimento de mais de 90% tanto em notas quanto em assiduidade. Ressaltamos para cada formando que essa formatura é apenas o começo de um futuro de muito sucesso, aprendizado e de crescimento para todos eles” resumiu Thayse Laíse.
Jhonatan Rodrigues Carvalho trabalha no Empório Fribal do Calhau Há 5 anos e acaba de ser promovido a líder de açougue. Para ele, a formação foi uma oportunidade de ouro:
“Me sinto muito feliz por mais esse grande passo que estou dando na minha vida, tanto pessoal, quanto profissional. Eu nem imaginava que poderia dar esse grande passo. Não foi fácil, tive que superar muitas barreiras, mas agradeço muito à Fribal pela oportunidade. Agora é estudar mais, seguir aprendendo mais pois diariamente podemos evoluir. Eu busco o meu melhor para poder passar às pessoas que estão chegando na empresa o mesmo aprendizado. Quando entrei eu não sabia nada sobre carnes e aprendi do jeito certo, com os melhores especialistas. Agora é crescer e compartilhar meu conhecimento também” declarou Johnatan.
João dos Santos de 32 anos, ressalta que foi graças à formação que conseguiu ser promovido de balconista à açougueiro, uma oportunidade que ele valorizou desde a primeira aula:
“O acolhimento foi primordial nesse processo de muita aprendizagem. Desde a recepção dos colegas, às aulas práticas e teóricas. No dia a dia a gente vai se aperfeiçoando. Particularmente, para mim foi um grande ganho pessoal e profissional essa formação. Eu devo muito à Fribal pela oportunidade e confiança. Quero ser um açougueiro de excelência e retribuir com meu trabalho essa grande chance”
Para o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira a valorização das pessoas faz parte da gestão da empresa:
“Esse investimento que fazemos na formação interna é uma aposta no futuro. Ao desenvolver nossos talentos, estamos não apenas preparando a empresa para os desafios de amanhã, mas também mostrando aos nossos colaboradores que eles são uma parte valiosa do nosso sucesso. Isso cria um ambiente de trabalho onde a motivação e o engajamento são intrínsecos e no qual todos podem se desenvolver e crescer” enfatizou o Presidente.
Ao cultivar talentos internos e promover uma cultura de aprendizado a Fribal não apenas se prepara para o futuro, mas também redefine o significado de liderança e engajamento no ambiente corporativo.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…