“Leitura Junina” está movimentando Projeto Ler é Viver e comunidades da zona rural de São Luís neste mês de junho

O clima de São João inspira e embala neste período o projeto Ler é Viver, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA). Está sendo assim nas comunidades Coqueiro, Pedrinhas e Vila Maruaí, contempladas pela iniciativa e que estão recebendo atividades da programação “Leitura Junina” neste mês.

Ciente da importância da iniciativa, a comunidade reconhece o trabalho que está sendo realizado. “Ter a oportunidade de receber o projeto Ler é Viver é de fundamental importância, porque ele veio trazer um impacto cultural muito grande na formação continuada dos professores, por meio de oficinas que focam na descoberta do leitor, a importância de trabalhar com livros próprios para cada idade, a temática da diversidade, a autoestima”, afirmou a professora Vanessa Martins, da UEB Hortência Pinho, no Coqueiro.

E a professora Vanessa Martins complementou: “Esse projeto vai ter grandes frutos, porque esse ciclo e formação e de vivência com os alunos vai nos proporcionar um olhar mais amplo sobre a leitura, um olhar mais sensível na escolha dos livros”.

O projeto é destacado por quem vivencia o processo educacional também na comunidade Vila Maruaí. “A formação para os professores foi excelente. Tudo que é voltado para a leitura é bom, é conhecimento. As professoras gostaram muito, e o projeto contribui para melhorar a prática em sala de aula”, afirmou a professora Rosa Silva Machado, coordenadora pedagógica da UEB Amaral Raposo, da Vila Maruaí, Pedrinhas, sobre a oficina de formação Leitura e Autoestima.

A avaliação positiva também é destacada pelos organizadores da iniciativa, com o objetivo de garantir acesso ao livro e incentivar a leitura sendo alcançados. E neste mês a motivação é maior. O projeto tem como inspiração a riqueza cultural do Maranhão nesta época, com sua diversidade de manifestações, danças e ritmos.

“É muito bom contar com a comunidade e ver esse engajamento. As atividades têm por base a literatura e o universo da cultura popular, buscando cultivar o sentimento de pertencimento nas crianças e jovens, ajudando a construir cidadãos mais consciente de seu espaço e de seus direitos”, afirmou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto.

Atividades prosseguem
E a programação “Leitura Junina” segue movimentando as comunidades da zona rural de São Luís. A próxima parada será nesta quarta-feira (26), às 8h45, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro).

Depois, na sexta-feira (28), véspera de São Pedro, às 14h, a ação vai movimentar a UEB Arthur Azevedo, na Vila Cabral Miranda (Pedrinhas). Vale destacar que o roteiro desta etapa começou com a Oficina “Leitura em Cena”, que foi ministrada pela atriz Silvana Cartágenes, no dia 7 de junho, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro); e também teve atividades no sábado (8), na União de Moradores da Vila Maruaí.

O roteiro é marcado por diversão e muito aprendizado. Entre as atividades programadas, estão Oficina de Leitura, Contação de História, Oficina de Criatividade, Dramatização e Exposição de livros, com direito ao rico acervo do Carro Biblioteca.

O Projeto Ler é Viver tem apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed), e beneficia público de 4 mil pessoas nas comunidades, a maioria alunos e professores de três escolas da rede municipal de ensino das áreas de abrangência.

SERVIÇO

O quê: Projeto Ler é Viver realiza a programação “Leitura Junina”

Quando e onde: Quarta-feira (26), às 8h45, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro)

Quando e onde: Sexta-feira (28), às 14h, na UEB Arthur Azevedo, na Vila Cabral Miranda (Pedrinhas)

Em setembro, a cidade de São Luís será a capital brasileira da sinuca profissional

Em setembro, 128 atletas de todo o Brasil competirão no Maranhão Open de Sinuca Six Red 2024, na AABB-São Luís

A cidade de São Luís consolidou uma marca histórica para os esportes de bilhar do país. Há 13 anos, a capital maranhense sedia as maiores e mais importantes competições do calendário nacional da sinuca profissional brasileira, reunindo até 128 atletas profissionais durante os campeonatos. De 19 a 22 de setembro, a capital maranhense sediará mais um evento gigante. É o Maranhão Open de Sinuca 2024 na modalidade Snooker Six Red.

Com patrocínio oficial do Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado do Esportes e Lazer (SEDEL), por meio da Lei Estadual de Incentivo aos Esportes, o Maranhão Open de Sinuca 2024 Snooker Six Red é uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e acontecerá no salão de sinuca João Bosco e na arena oficial de jogos, instalada no salão principal da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís), no Calhau. 

Feras da sinuca nacional conquistaram as melhores pontuações no Maranhão Open de Snooker Six Red 2023

A competição vai ser disputada com exclusividade por até 128 atletas federados e convidados, em categoria única, e com idade mínima de 12 anos, nascidos até dezembro de 2011. O público assistirá gratuitamente a partidas disputadas pelos melhores tacos fortes do país. “O Maranhão Open de Sinuca visa estimular o atleta da categoria snooker six red, que é uma modalidade jogada com seis bolas vermelhas, para aprimorar o seu jogo e a sua técnica em grandes competições nacionais!, afirmou o presidente da FMBS, Manoel Cid Castro.

O início dos jogos será no dia 19 de setembro, às 10h, após a solenidade oficial de abertura do evento, que acontecerá no mesmo dia, às 9h. A premiação oficial será distribuída aos melhores atletas finalistas, e as premiações extras aos atletas nacionais e locais que realizarem as maiores pontuações em uma mesma sequência de tacadas. “A competição será amparada nos instrumentos normativos da FMBS, considerando as regras do Snooker Six Red internacional e do regulamento dos Esportes do Snooker Nacional”, finalizou o presidente Manoel Castro.

F4 Brasil: Maranhense Ciro Sobral chega motivado à 3ª etapa

Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), recebe a 3ª etapa da Fórmula 4 neste fim de semana; piloto maranhense da TMG Racing está em 6º na classificação geral

Maranhense Ciro Sobral pronto para a 3ªetapa da Fórmula 4 Brasil (Rafa Catelan)

Tudo pronto para a terceira etapa da Fórmula 4 Brasil. Neste fim de semana (29 e 30), o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, receberá a principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional. E o piloto maranhense Ciro Sobral, da TMG Racing, chega motivado à etapa e com boas chances de brigar pelas primeiras colocações após um período de dois meses sem corridas oficiais. 

Após duas etapas já realizadas em 2024, Ciro Sobral ocupa a 6ª posição na classificação geral. Apesar de ser estreante na categoria, piloto da TMG Racing é um dos principais destaques da temporada com resultados e desempenhos muito bons até aqui. O melhor resultado do maranhense foi conquistado justamente em Mogi Guaçu, na primeira etapa da F4 Brasil: na ocasião, Ciro terminou na segunda posição na prova 2. 

Aquela etapa exigiu muito dos pilotos, que também precisaram enfrentar condições de chuva forte, algo novo até mesmo para quem já estava na categoria. “Eu acho que foi uma experiência crucial em meio a tantas outras que tivemos naquele final de semana. Foi minha primeira corrida na chuva, e saí de décimo para quinto. Acho que aquela prova me deu mais experiência e conhecimento sobre o carro da Fórmula 4 e sobre como os pneus se comportam em condição de chuva pesada, o que me deixa mais confiante se tivermos mais corridas na chuva. Foi em Velocitta onde também conquistei meu primeiro pódio e isso me motiva ainda mais. Vamos com tudo”, declarou Sobral. 

Além do bom início na temporada, o piloto da TMG Racing chega motivado à terceira etapa devido aos resultados dos treinos realizados no Autódromo Internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no mês passado. Para o maranhense, os treinos serviram para ajustar o carro. 

“Foi uma ótima pista para treinar. O asfalto é muito abrasivo que apresenta um desafio a mais pra mim e para os outros pilotos que estavam lá. Foram sessões de treinos muito competitivas, onde andei bem e eu senti que aprendi bastante. Alcançamos nossos objetivos com tempos muito bons. Conseguimos trabalhar para melhorar algumas fraquezas que identificamos nas primeiras duas etapas da F4 e agora vamos com tudo para a sequência do campeonato”, afirmou. 

A temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano. 

CALENDÁRIO (Etapa / Data / Local)

1ª – 24/03 – Velocitta (SP) / já realizada
2ª – 21/04 – Interlagos (SP) / já realizada
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP) 

CLASSIFICAÇÃO DA F4 BRASIL APÓS DUAS ETAPAS (TOP 10)

 1º – Matheus Comparatto – 88 pts
2º – Ethan Nobels – 60 pts
3ª – Rafaela Ferreira – 60 pts
4º – Rogério Grotta – 52 pts
5º – Gino Trappa – 51 pts
6º – Ciro Sobral – 46 pts
7º – Lucca Zucchini – 42 pts
8º – Alvaro Cho – 40 pts
9º – Filippo Fiorentino – 33 pts
10ª – Cecília Rabelo – 26 pts

PROGRAMAÇÃO NO VELOCITTA
Quinta-feira, 27 de junho

12h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 1
13h05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 1
14h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 2
15h – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 2
16h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 3
16h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino de Largada 3

Sexta-feira, 28 de junho
9h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
13h10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
16h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação

Sábado, 29 de junho
10h05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

Domingo, 30 de junho
8h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

Alexandra Nícolas encanta público em São Luís com show de lançamento do single Xaxarimbó

A cantora maranhense Alexandra Nícolas retornou ao Brasil para uma temporada memorável de shows durante o período mais festivo no Maranhão, o São João. Cheia de energia e esbanjando amor pela cultura maranhense e nordestina, Alexandra estreou na temporada junina ludovicense no palco da praça Maria Aragão, onde apresentou pela primeira vez o single “Xaxarimbó”, que tem composição de Betto Pereira e Gilberto Mineiro. Radicada no Canadá há cinco anos, Alexandra trouxe de volta suas raízes e lançou “Xaxarimbó”, uma vibrante mistura de xaxado e carimbó, aos olhos de maranhenses e turistas encantados.

O show de estreia foi um sucesso, com um público entusiasmado que lotou a praça e transformou a noite em uma verdadeira celebração de ritmos e cultura. A performance tem a direção musical assinada por Jesiel Bives, que também assumiu os arranjos e teclados. A banda que acompanha Alexandra é composta por Edinho Bastos na guitarra, Darc Brandão na percussão, Davi Júnior no baixo, Ronald Nascimento na bateria e Eliésio do Acordeon.

“Voltar a São Luís para lançar o Xaxarimbó é como voltar para o coração da minha música. Cada nota, cada ritmo tem um pedacinho do Maranhão,” declarou Alexandra Nícolas, emocionada com a recepção calorosa do público.

A noite foi ainda mais especial para os fãs que tiveram a oportunidade de tirar fotos com a cantora após o show. “A energia da Alexandra é contagiante. Ver ela de volta aos palcos maranhenses é um presente para todos nós,” disse Hilda, uma das fãs presentes.

Agenda de shows

Para quem perdeu o primeiro show de Alexandra na terra natal, a artista ainda terá mais shows na temporada junina, em outros arraiais da cidade. Confira a agenda dos próximos shows:

25/06, terça, 22h: Arraial da Vila Palmeira

28/06, sexta, 22h: Arraial do Ipem

29/06, sábado, 20h: Arraial da Trupe (Radional)

Sobre Alexandra Nícolas

Alexandra Nicolas nasceu em São Luís (MA) e carrega em seu canto a força feminina, dada a influência da mãe, da avó e da tia que a criaram. O prenúncio da carreira promissora começou aos 12 anos de idade, em rodas de samba da família festeira, que sempre a apoiou na escolha pela arte e pelo fazer musical. Durante a carreira, Alexandra lançou 2 álbuns : “Festejos” e “Feita de pimenta”. Agora, lança o quarto single, “Xaxarimbó”.

Dedicada à pesquisa, a intérprete também auxiliou nos estudos que levaram ao reconhecimento do gênero musical “Forró” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil e da Humanidade, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, em 2021. Atualmente, ela responde como coordenadora estadual do Fórum Nacional do Forró de Raiz. No Canadá, recentemente, Alexandra Nícolas tomou conta da cena forrozeira, fazendo apresentações em casas de shows com bilheteria esgotada. Diante de tanto sucesso, foi convidada a se apresentar no Festival Brasileiro do Canadá, em Toronto.

Em 2024, a cantora maranhense iniciou um trabalho de pesquisa sobre os forrozeiros residentes no Canadá, tendo sido convidada a proferir uma palestra na Universidade de Montreal, no Quebec, sobre o “Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil”. A expectativa de Alexandra Nícolas é ampliar o dialogo sobre a preservação e a difusão do forró em âmbito global. Ela se prepara para realizar o maior Festival Internacional de Forró no Canadá, em 2025.

Mercado eleva previsão da inflação de 3,96% para 3,98% em 2024

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve elevação, passando de 3,96% para 3,98% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (24), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,8% para 3,85%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5% para os dois anos.

A estimativa para 2024 está dentro do intervalo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas de inflação estão fixadas em 3%, com a mesma tolerância.

Em maio, pressionada pelos preços de alimentos e bebidas, a inflação do país foi 0,46%, após ter registrado 0,38% em abril. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em 12 meses, o IPCA acumula 3,93%.

Da Agência Brasil

Felipe Camarão petista atuará como coordenador da campanha de Duarte para prefeito de São Luís

Um dos efeitos políticos da recente visita do presidente Lula a São Luís se deu na segunda-feira, 24, quando o governador Carlos Brandão (PSB) reuniu sua base para reafirmar apoio e pedir empenho à pré-candidatura do deputado federal Duarte Jr (PSB) a prefeito da capital maranhense. 

A reunião, que contou com a presença de importantes figuras do cenário político do estado, solidificou o apoio ao jovem parlamentar socialista, que agora conta com o reforço do vice-governador Felipe Camarão (PT) como coordenador de sua campanha para prefeito de São Luís.

Duarte Júnior terá o apoio do PT – e de Lula – na capital maranhense. Sorridentes, o parlamentar e o presidente posaram para fotos no evento de sexta-feira, 21, demonstrando afinação e alinhamento. Para Camarão, este apoio explícito fortalece ainda mais a candidatura de Duarte, que se apresenta como um dos mais combativos defensores do Governo Federal, na Câmara dos Deputados, ganhando reconhecimento nacional por sua atuação em defesa dos projetos de Lula e temas parlamentares.

A maturidade política de Duarte é outro ponto elogiado nos bastidores político. Ao menos doze partidos devem integrar a coligação que dará sustentação à futura candidatura. Principal deles, o PT deve indicar o vice na chapa lulista em São Luís, fortalecendo a aliança e a estratégia eleitoral do grupo. 

A presença de Felipe Camarão na coordenação da campanha é vista como um diferencial importante, dada sua experiência e habilidade política, prometendo uma campanha bem estruturada e competitiva.

No sistema federal de combate à fome o Maranhão é o 2º estado em número de municípios socorridos

Sistema criado para garantir segurança alimentar e nutricional no país passa por expansão e marca prioridade do Governo Federal na retomada do combate à fome

Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) passa a contar com 103 novos municípios, nesta terça-feira (25.06), chegando a um total de 1.081 municípios no Sistema. Desde 2023, quando teve início a atual gestão do Governo Federal, foram adicionadas 545 cidades, número que supera o total acumulado entre 2013 e 2022, que era de 536. Somente em 2024, foram contabilizadas 459 adesões.

O Paraná é o estado com maior número de municípios aderidos (289), seguido pelo Maranhão (116) e Pará (84). Com a adesão de Palmas, o Sisan passa a contar com 19 das 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal e está presente em todas as regiões do país. O crescimento também foi significativo em estados que até 2024, não tinham nenhum município no Sistema, tais como: Alagoas; Amapá; Mato Grosso do Sul; Rondônia e; Roraima.

“O Sisan é uma ferramenta para avançarmos no diagnóstico e na identificação das pessoas em situação de insegurança alimentar grave no Brasil. Por meio dele, podemos integrar as ações do Governo Federal e alcançar os públicos e territórios que precisam ser priorizados nas ações de segurança alimentar”, destacou Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A secretária ressalta, ainda, que o Sistema visa garantir a articulação e a integração das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, bem como a participação social e um monitoramento efetivo para direcionar essas políticas aos públicos prioritárias.  “A retomada do Sisan foi uma das primeiras medidas do presidente Lula, o que demonstra o compromisso do governo com a luta contra a fome e pela promoção da segurança alimentar no país”.

Sisan nos territórios

O coordenador-geral de Articulação Federativa do Sisan, Elcio Magalhães, ressaltou que quanto mais municípios aderirem ao Sistema, mais eficaz ele será na articulação de programas e ações voltadas para a segurança alimentar da população. “Atualmente, mesmo com avanços significativos, ainda temos cerca de 10 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar no país. É essencial que o Sisan chegue aos municípios, pois é lá que conhecemos a realidade das pessoas e podemos agir de forma mais efetiva”, avaliou.

Ele explica que com o apoio do Sisan, os territórios têm acesso a programas e políticas públicas direcionadas, além de aumentarem o controle social sobre as ações governamentais. “A adesão ao Sisan também proporciona orientação técnica e formação para os gestores e atores envolvidos. A participação no Sistema não só garante acesso a recursos e programas específicos, mas também fortalece a capacidade de atuação local no enfrentamento da insegurança alimentar. É um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Elcio Magalhães.

Curso online

Como parte das ações voltadas a expandir o Sisan, o MDS promove o curso “O SISAN e a PNSAN: Aspectos Introdutórios”, que está disponível no Moodle para participação dos diferentes atores envolvidos no Sistema. A iniciativa é parte da FormaSan: “Trilha de Formação dos Atores Envolvidos no Sisan” e os participantes serão certificados pelo MDS.

As inscrições seguem até 15 de setembro e o curso pode ser feito no horário que for conveniente ao participante, bastando cumprir a carga horária. A conclusão deve ocorrer até 30 de setembro.

Outros quatro cursos já estão sendo preparados. São eles: Planos de Segurança Alimentar e Nutricional; Governança e Instâncias do Sisan; Avaliação e Monitoramento do Sisan e; Adesão. Para participar, basta acessar novoead.cidadania.gov.br/cursos e se cadastrar.

O Sisan

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), estabelecido pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), é um sistema público que tem como objetivo a elaboração e articulação de políticas nacionais, estaduais e municipais voltadas para a segurança alimentar e nutricional.

Além disso, o Sisan é responsável por monitorar e avaliar as mudanças na situação de alimentação e nutrição da população, bem como verificar o impacto dos programas e ações desenvolvidos nessa área. A atuação conjunta dos órgãos governamentais em todos os níveis e das organizações da sociedade é essencial para a formulação e implementação efetiva das políticas de segurança alimentar e nutricional no país.

Promoção “Energia em Dia” da Equatorial Maranhão vai distribuir mais de R$ 360 mil em prêmios

Clientes residenciais que estiverem em dia com a conta de energia poderão concorrer e ter a chance ganhar até R$ 25 mil

A Equatorial Maranhão lançou a nova edição da promoção “Energia em Dia”, que sorteia prêmios mensais aos clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com as suas contas de energia. Ao todo, serão realizados 15 sorteios ao longo da campanha e o consumidor adimplente terá a chance de ganhar até R$ 25 mil reais.

A edição 2024 da promoção “Energia em Dia” vale para todo o estado. A campanha começou no último dia 14 (sexta-feira) e termina em 02/06/2025. Podem participar os clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam titular da conta. Para concorrer aos prêmios, o cliente precisa estar adimplente, conhecer todo o regulamento e se cadastrar por meio do hotsite da promoção: energiaemdia.equatorialenergia.com.br/

Dos 15 sorteios realizados durante toda a promoção, 12 deles serão para todos os participantes. Outros três sorteios extra vão premiar um número da sorte gerado para pagamentos via PIX. Os valores sorteados variam entre R$ 150 e R$ 2 mil. Haverá ainda um sorteio final de R$ 25 mil para todos os clientes cadastrados. Além disso o cliente pode ganhar prêmios instantâneos de R$25 em Voucher Vale Compras.

Os nomes e números da sorte contemplados serão divulgados em até dez dias úteis após a data do sorteio no site da promoção. A principal condição para estar apto a receber os prêmios é não ter nenhuma conta junto à Equatorial Maranhão em aberto e vencida antes do dia do sorteio, conforme datas divulgadas no regulamento.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, a promoção “Energia em Dia” é uma forma de valorizar os clientes que priorizam o pagamento da conta de energia e incentivar a regularização dos que estão em débito. “Temos muitos clientes que mantêm mensalmente a pontualidade no pagamento das contas de luz. E este ano, os clientes que pagam via PIX terão vantagens exclusivas. A Equatorial, valoriza os clientes adimplentes e estimula aqueles que, porventura, tenham débitos com a empresa, a realizarem a negociação”, pontua Sérvio.

Campanha na mídia – Para divulgar a promoção, a Equatorial Maranhão escalou a Dona Déa, que ficou conhecida por conta da personagem Dona Hermínia, interpretada pelo seu filho, Paulo Gustavo, no filme Minha Mãe é uma Peça. Atual jurada do programa Domingão do Huck, Dona Déa vai aparecer nos filmes da campanha na TV, além de anúncios em jornal, cartazes, panfletos, ativações em supermercados e conteúdos nas redes sociais.

“A Dona Déa é uma mulher super simpática e muito conhecida em todo o país. Nossa expectativa em relação a sua participação é alcançar diversos públicos, seja na televisão, nos outdoors ou nas redes sociais. Ela se conecta com todos de forma leve e genuína e isso nos ajudará a sensibilizar nossos clientes a se cadastrarem e compartilharem essa boa notícia com a família e amigos”, afirma Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.

Para mais detalhes de como participar da promoção e como turbinar as chances de ganhar vários prêmios, o cliente deve consultar o regulamento no site energiaemdia.equatorialenergia.com.br

PRF recupera em Caxias (MA) veículo com com placas “clonadas” e registro de furto na capital paulista

Durante a fiscalização foram encontrados vários sinais de adulteração nos elementos identificadores, inclusive marcas de “lixamento” nos números do chassi e do motor do carro

Na noite do último sábado (22), por volta das 21h30, uma equipe Policia Rodoviária Federal (PRF), durante deslocamento do perímetro urbano da cidade de Caxias (MA), recuperou um veículo com registro de furto e placas clonadas. Chamou a atenção dos policiais o fato de as placas estarem em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Durante a fiscalização, os policiais encontraram vários sinais de adulteração nos elementos identificadores, inclusive marcas de “lixamento” nos números do chassi e do motor do carro e posterior remarcação. No entanto, após minuciosa verificação e consultas nos Sistemas Informatizados da PRF, foi constatado que os dados originais pertenciam a um outro veículo que, inclusive, possuía registro de furto, em maio de 2022, na Polícia Civil de São Paulo/SP.

Questionado, o motorista disse que não sabia da procedência ilícita do carro e informou aos policiais tê-lo comprado através de anúncios em redes sociais. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Caxias (MA) pelos crimes, a princípio, de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Município de Imperatriz tem 60 dias para elaborar Plano de Gestão de Resíduos de Construção Civil

Acordo foi firmado na 2ª Vara da Fazenda Pública

Em acordo firmado com o Ministério Público do Maranhão, o Município de Imperatriz, representado pelo Prefeito Assis Ramos, comprometeu-se a elaborar, no prazo de 60 dias, um Plano de Gestão de Resíduos de Construção Civil. No Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, celebrado na 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz e homologado através de sentença assinada pela juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré, o Município comprometeu-se, ainda, em recuperar áreas degradadas com despejo de entulhos.

O TAC, homologado judicialmente, foi assinado pelo titular da 3ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente, Jadilson Cirqueira, e pelo prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. A multa por descumprimento é de R$1 mil por dia. O caso em questão trata-se de Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, visando à recuperação de áreas afetadas em razão de ato de disposição final clandestina e ilegal de resíduos da construção civil e outros, bem como a busca de local para a disposição ambientalmente adequada dos resíduos e, ainda, ao pagamento de indenização por danos perpetrados à coletividade.

Na ação, o Ministério Público anexou fotos e documentos, os quais demonstraram o descarte irregular dos mais variados tipos de resíduos, como os de construção civil, materiais contaminados por óleos, plásticos, papel, madeira, lixo hospitalar, espuma de colchão, material eletrônico, entre outros. 

O TERMO

Conforme o TAC, o Município de Imperatriz assume o compromisso de apresentar, no prazo máximo de 60 dias, a contar da data da homologação judicial do presente ajustamento, o Plano de Trabalho para elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil do município de Imperatriz, para pequenos, médios e grandes geradores, inclusive contendo os meios de acondicionamento prévio, transporte e disposição final ambientalmente adequado.

O TAC ressalta que o Município deverá, também, implementar e executar por completo o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, contemplando o Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil, no prazo máximo de um ano, contado a partir da data da homologação judicial, no caso, 11 de junho. “Até que haja a conclusão do Plano de Gestão de Resíduos de Construção Civil, o Município assume o compromisso e a responsabilidade de identificar área(s) dentro do Município de Imperatriz que possa(m) receber o(s) resíduos da construção civil e providenciar o(s) devido(s) licenciamento(s)”, pontua o TAC.

“Sobre o ajuste firmado, compreendo que as partes são capazes, estavam devidamente representadas, além do que o objeto da transação é plenamente lícito e aparenta atender aos interesses da coletividade, indistintamente alcançada pelas condutas descritas na exordial, inclusive no que diz respeito às gerações futuras, igualmente afetada pelas ações e omissões com repercussão ambiental”, destacou a magistrada na sentença que homologou o acordo.

O cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta será fiscalizado pelo Ministério Público, cabendo ao Município de Imperatriz, na figura do Prefeito, comprovar documentalmente o cumprimento das obrigações. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima