Como falar sobre tragédias com as crianças?

Confira dicas de especialistas para abordar temas difíceis

Passar por momentos difíceis, enfrentar crises humanitárias, climáticas ou tragédias de qualquer tipo nunca é algo simples de lidar quando se é adulto, mas pode ser ainda mais delicado quando se é apenas uma criança. Quando você menos espera, chegam aquelas dúvidas dos pequenos sobre aquelas imagens difíceis que apareceram no noticiário do dia. E agora? Tapar os ouvidos e assoviar fingindo não ter escutado para fugir de explicações é uma tentação para os pais, mas também uma cilada que se deve evitar.

Leituras, marionetes, jogos ou teatralização, além da linguagem que costuma ser usada no dia a dia com a criança, são estratégias muito úteis na hora de contar sobre algum momento difícil que os pequenos questionam ou precisam saber. “As crianças, assim como os adultos, precisam de espaço e tempo para processar a dor. Isso significa dar a eles liberdade para chorar, perguntar e ser informado com clareza sobre o evento”, aponta o psicólogo e professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Eudes Alencar. 

Acolhimento é a palavra-chave que vai guiar o momento de conversas entre pais e filhos, conforme explica o especialista. A conversa deve substituir alguns erros que são comuns diante da surpresa de ouvir, das boquinhas curiosas, perguntas sobre temas tão sérios. “Tentar enganar a criança é uma grande falha, pois os pais acreditam que ela não tem capacidade de compreender ou lidar com o problema e isso não é verdade. A questão é considerar a forma como o evento traumático é explicado. Não precisa suprimir, mentir. Uma ótima maneira de fazer isso é contando uma história para a criança”, afirma o professor. 

Bloquear, criticar ou ignorar as perguntas que surgem diante de um problema não deve ser uma opção, mesmo que nem todo mundo tenha jogo de cintura para contar sobre assuntos complexos. “⁠O problema não está na pergunta, mas como os adultos reagem a ela. Talvez você não saiba como responder, então, seja sincero. Explique que é difícil pra você também. E se souber responder, seja honesto e fale numa linguagem que a criança entenda”, finaliza Eudes, apontando que pedir feedbacks dos pequenos também ajuda a saber se você está indo bem. 

Confira abaixo cinco dicas na hora de conversar sobre um assunto delicado com a criança: 

  1. Utilize uma linguagem simples e adequada à idade: Use uma linguagem simples e adequada à idade: Explique o que aconteceu de forma clara e direta, sem entrar em detalhes gráficos ou assustadores, buscando sempre usar palavras que a criança possa entender. 
  2. Seja honesto, mas também mantenha a calma. É importante dizer a verdade, mas faça isso de maneira tranquila. As crianças percebem as emoções dos adultos.
  3. Esteja aberto para perguntas: Permita que a criança faça perguntas e responda da melhor forma possível. Se não souber a resposta, seja sincero e diga que vocês podem tentar descobrir juntos.
  4. Valide os sentimentos da criança: Diga que é normal que ela se sinta triste, confusa ou com medo. Ajude-a a expressar o que está sentindo e mostre que você está ali para apoiá-la.
  5. Enfatize que ela está segura: Reforce que você e outros adultos estão fazendo tudo o que podem para garantir a segurança dela. Falar sobre as medidas de segurança pode ajudar a criança a sentir-se mais protegida e tranquila.

POLÍCIA CIVIL PRENDE IRMÃOS SUSPEITOS DE ASSASSINATO DE EMPRESÁRIO EM BACABEIRA (MA)

Além das prisões, os policiais apreenderam arma de fogo, documentos, HDs, celulares, dinheiro, entre outros elementos em 10 endereços.

A Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento, no início da manhã desta terça (13), a 13 mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados às investigações sobre o assassinato do empresário Felipe Faccina Goulart, ocorrido em 2021, no município de Bacabeira. Três irmãos foram presos por suspeita de envolvimento no crime durante a operação policial, denominada de Scarface.

Felipe Faccina Goulart, que era proprietário de uma rede de postos de combustíveis e de revenda de gás, foi morto com disparos de arma de fogo na região da cabeça no Posto Afife, localizado no km 56 da rodovia BR-135, em Bacabeira. Ele foi surpreendido pelos criminosos enquanto estava na guarita do posto, minutos após descer de seu veículo.

As investigações indicam que o crime foi motivado por disputas comerciais, visando eliminar a concorrência no mercado de combustíveis  na região.

O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, enfatizou que os elementos da Operação Scarface vão colaborar para a elucidação do crime. “Essa operação visou colher elementos que levem ao esclarecimento desse assassinato. Além dos mandados de prisão, cumprimos 10 mandados de busca, sendo recolhidos diversos objetos. A partir de agora, vamos nos concentrar na análise de todo esse material apreendido para darmos os próximos passos dessa investigação até chegarmos à elucidação do caso”.

Entre os objetos localizados e apreendidos durante a execução dos 10 mandados de busca estão duas armas de fogo (revolveres de calibre .38 e .40), documentos, HDs, dinheiro e celulares, dentre outros materiais que serão analisados minuciosamente.

O delegado George Marques, titular da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP), disse que há fortes indícios da participação dos irmãos no crime. “A priori, as informações dão conta de que eles seriam as únicas pessoas que teriam motivo para praticar esse crime de homicídio. As informações foram contundentes nesse sentido e as investigações também corroboraram com esse pensamento”.

A vítima, ainda de acordo com o superintendente da SHPP, chegou a receber várias ameaças, inclusive anônimas, e um de seus postos foi alvo de disparos, antes do crime.

Os irmãos são donos de vários postos de combustíveis, que não integram uma mesma rede. No entanto, praticam o mesmo preço de revenda, que não se equiparava em nada com os que Felipe Faccina Goulart mantinha na região. “Existia, na verdade, um cartel incomodado com a política agressiva de preços da vítima”, complementou o delegado Ivônio Ribeiro, da SHPP, que conduz as investigações.

A Operação Scarface com a atuação conjunta de policiais das Superintendências de Polícia Civil da Capital (SPCC) e do Interior (SPCI), da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), do Núcleo de Operações com Cães (NOC), além do Centro Tático Aéreo (CTA). Drones também foram utilizados.

Sofia Duailibe conquista dois títulos na 9ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas

Nadadora maranhense foi uma das destaques da competição realizada na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE

A maranhense Sofia Duailibe é uma das revelações das águas abertas no Brasil. (Divulgação)

A nadadora maranhense Sofia Duailibe continua brilhando na disputa da 11ª Copa Brasil de Águas Abertas, competição organizada pela Confederação Brasileira de Águas Abertas (CBDA). Sofia, que é atleta da Atlef/Nina e conta com os patrocínios do governo do Estado e do Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, sagrou-se campeã da categoria Infantil II nas provas de 2,5km e 5km da 9ª etapa da competição nacional, realizada entre sábado (11) e domingo (12), na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE.

O excelente desempenho de Sofia Duailibe na 9ª etapa da Copa Brasil ocorre poucos dias após a conquista de grandes resultados em duas competições de águas abertas disputadas no fim de junho, em São Luís. Sofia faturou o título das categorias Geral e Infantil 2 na prova de 2,5km da 2ª etapa do Circuito Maranhense, além de garantir o vice-campeonato da categoria Infantil 2 na disputa dos 5km da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas.

Sofia Duailibe está se destacando nas disputas da 11ª Copa Brasil e se credenciando como uma das principais revelações das águas abertas no país. Na 8ª etapa, realizada entre os dias 13 e 14 de julho, na Ilha do Mosqueiro, em Belém, a maranhense ganhou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata. Já no início de junho, a atleta da Atlef/Nina levou três ouros e um bronze na sexta etapa, em Fortaleza.

Pouco antes, em maio, Sofia Duailibe disputou a prova dos 2,5 km da quarta etapa da Copa Brasil, em Itajaí-SC, e subiu duas vezes ao pódio, conquistando a medalha de ouro na categoria Infantil 2 Feminino e faturando a medalha de bronze na categoria Geral Feminino. Já no fim de março, a nadadora da Atlef/Nina foi campeã da categoria Infantil 2 e garantiu o vice-campeonato Geral Feminino na prova de 2,5km da segunda etapa do evento nacional, realizada em Maceió. Além disso, a atleta maranhense faturou o primeiro lugar da categoria Infantil 2 na disputa dos 5km da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas.

Outros resultados

Em meio ao sucesso nos eventos estaduais, regionais e nacionais de águas abertas, Sofia Duailibe também se destaca com títulos e pódios nas piscinas. Entre os dias 18 e 20 de julho, a nadadora da Atlef/Nina faturou uma medalha de ouro, três pratas e dois bronzes no 34° Troféu Milton Medeiros de Seleções do Norte-Nordeste, realizado em Boa Vista-RR.

Durante o ano, Sofia Duailibe faturou ainda quatro ouros no Campeonato Maranhense de Natação de Inverno – Troféu Giselle Menezes, conquistou a medalha de prata na prova dos 1.500m livre da Copa Nordeste – Troféu Sergio Silva, em Fortaleza, e garantiu três ouros nas provas dos 100m livre, 100m costas e 200m livre do Troféu João Victor Caldas, disputado em São Luís. 

Grupo Equatorial premia maranhenses contemplados na Promoção “Energia em Dia”

Clientes de Imperatriz e Timon foram os sortudos da vez na campanha que ainda vai distribuir mais de R$360 mil em prêmios

O Grupo Equatorial realizou o primeiro da promoção “Energia em Dia”, campanha da Distribuidora que premia clientes adimplentes em todo o estado. Os primeiros ganhadores do sorteio, Cleber E., Irene S. e Maciel S., são dos municípios de Imperatriz e Timon, respectivamente. Na ocasião, os clientes foram contemplados com bônus de R$ 150 na fatura de energia e R$ 500 em crédito e tiveram ainda a oportunidade de conhecer de perto as instalações e alguns processos da distribuição de energia elétrica, ao visitar a sede da Equatorial.

O ganhador do município de Imperatriz, Cleber dos Santos Evangelista, destacou a importância da promoção ao valorizar o consumidor e a satisfação em conhecer melhor como funciona a distribuição de energia.   “Estou muito feliz, conheci a campanha através do pagamento do boleto via WhatsApp, me inscrevi e estou aqui celebrando com alegria esse prêmio. Hoje eu pude conhecer cada departamento da empresa e fiquei impactado sabendo que a Equatorial atende sete estados no Brasil e há uma equipe que não para com o intuito de nos atender da melhor forma possível 24h por dia,” afirma.

A Equatorial Maranhão ainda distribuirá mais de R$ 360 mil em prêmios para os clientes em todo o estado. A campanha terá sorteios mensais, totalizando 15 sorteios até junho de 2025 – 12 deles serão para todos os participantes e três vão premiar números da sorte gerados para clientes que fizerem os pagamentos via PIX. Os consumidores adimplentes terão a chance de ganhar até R$ 25 mil no prêmio final.

Como participar da promoção?

Os maranhenses que desejam participar e ter mais informações sobre a campanha, devem se cadastrar no site energiaemdia.equatorialenergia.com.br/. Podem se inscrever, os clientes pessoa física, cadastrados como residencial, e que sejam os titulares da conta. O principal critério para participar da promoção é estar em dia com a fatura de energia, ou seja, não possuir débitos e sempre pagar até a data do vencimento.

Para as pessoas que queiram participar da promoção, mas não estejam aptos por possuírem contas em aberto, a Equatorial Maranhão disponibiliza oportunidade de negociação, que pode ser feita pelo site e o parcelamento vem na própria conta de energia.

Confira a data dos próximos sorteios em 2024

  • 04 de setembro
  • 07 de setembro
  • 02 de outubro  
  • 02 de novembro
  • 04 de dezembro
  • 07 de dezembro

Fique atento às datas dos sorteios e aos critérios de classificação da campanha. Não perca a chance de ser o próximo ganhador!

PRF flagra homem ateando fogo às margens da BR-222, em Açailândia (MA)

A fumaça provocada pela a ação prejudicou a visibilidade dos motoristas por mais de uma hora. A área queimada tinha aproximadamente 180 m²

Na manhã desta segunda-feira (12), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, através das câmeras instaladas na unidade da PRF, uma pessoa ateando fogo na vegetação herbácea da zona lindeira da rodovia, no km 666 da BR-222, no município de Açailândia (MA).

Prontamente a equipe se deslocou até o local, chegando a uma área de propriedade empresarial, situada às margens da pista. O trecho da rodovia que ficou coberto pela fumaça é uma área de forte aclive e a visibilidade dos motoristas ficou totalmente comprometida, em ambos os sentidos de circulação, elevando os riscos de acidentes de trânsito.

Os policiais localizaram o responsável pela ação incendiária que, ao ser questionado, afirmou estar fazendo uma “queimada” para “limpar a área”. O homem ainda argumentou ser normal realizar esse tipo de ação.

Ele foi advertido pelos policiais de que aquela prática não era permitida e foi solicitado que interrompesse a atividade e apagasse o fogo, o que foi feito posteriormente com muita dificuldade, gerando uma fumaça branca que encobriu o trecho da rodovia por mais de uma hora.

A área queimada tinha aproximadamente 180m², sendo 30 metros de comprimento por cerca de 6 metros de largura.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), a princípio, pelo crime previsto no art. 54 da Lei de Crimes Ambientais, devido a ação de causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. Além disso, as informações sobre a ocorrência foram encaminhadas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA/MA) para as devidas providências legais cabíveis.

Ministério Público (MA) edita Recomendação para que a Seduc garanta o direito à amamentação no espaço das escolas estaduais

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça Distrital – Polo Cidade Operária, emitiu Recomendação, na quinta-feira passada, 8, à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para que as escolas da rede pública estadual de ensino do Maranhão sejam orientadas para garantir às pessoas lactantes, pertencentes ao corpo docente, discente e colaboradores em geral, o direito de amamentar seus filhos dentro das unidades.

O documento se dirige, ainda, especificamente ao Centro de Ensino José Justino Pereira, localizado na Cidade Operária, a fim de que adote as devidas providências para assegurar o direito à amamentação que possuem uma estudante do 3º ano do ensino médio da escola e sua filha de dois meses de vida. Também deve ser garantido o acesso e permanência da mãe da lactante e da bebê nas instalações da unidade de ensino, nos horários destinados à amamentação.

De autoria do promotor de justiça Joaquim Ribeiro Júnior, o documento foi motivado pelo relato da mãe da aluna à Promotoria Distrital da Cidade Operária de que a filha teria sido impedida de amamentar dentro do espaço escolar.

Ainda conforme o relato, a gestora do Centro de Ensino José Justino Pereira teria negado que a mãe da lactante comparecesse à escola com a bebê e lá permanecessem, para que sua filha pudesse amamentá-la. A escola  argumentou que não haveria instalações apropriadas para recebê-las.

A gestora do estabelecimento de ensino também não teria permitido à aluna lactante o acompanhamento remoto das aulas durante o período de amamentação, segundo a reclamação feita ao Ministério Público.

Na Recomendação, o promotor de justiça cita o artigo 205 da Constituição Federal que garante, com prioridade absoluta à criança, o direito “à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer”. Além disso, são citadas portarias dos Ministérios da Saúde e da Educação que asseguram à criança o direito ao aleitamento materno nas áreas de livre acesso ao público ou de uso coletivo.

O membro do Ministério Público do Maranhão explicita que o parágrafo 2º da Portaria nº 604/2017, do MEC, dispõe que “o direito à amamentação deve ser assegurado independentemente da existência de locais, equipamentos ou instalações reservadas para esse fim, cabendo unicamente à lactante a decisão de utilizá-los”.

Foi estabelecido o prazo de cinco dias para que a Secretaria de Estado da Educação se manifeste a respeito da Recomendação.

Centro Comercial Bambuzal e Posto Natureza devem pagar indenização por calçada sem acessibilidade

Sentença determina ao Município de São Luís, por meio da Blitz Urbana, a fazer uma vistoria na obra

A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís acolheu pedido de um cidadão e condenou o Centro Comercial Bambuzal e o Posto Natureza a pagarem indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 40 mil, sendo R$ 20 mil de cada réu, ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

No pedido, o autor da ação reclamou que “a ausência da calçada em condições acessíveis na área, localizada entre os bairros Cohama e Cohajap, compromete o direito de ir e vir dos pedestres e bagunça o conceito de acessibilidade, tirando a autonomia, segurança e saúde da população”.

“Na presente demanda, ficou comprovada a ocorrência de uma conduta afrontosa ao ordenamento jurídico, de razoável significância e que transbordou os limites da tolerabilidade”, declarou o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, na sentença.

ACESSIBILIDADE PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O juiz fundamentou a sua decisão no texto da Constituição Federal, segundo o qual “a lei disporá sobre a adaptação de ruas e praças, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo a fim de garantir acesso adequado às pessoas com deficiência”.

Conforme a sentença, o Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que “a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”.

O juiz citou, ainda, as leis municipais n.º 4.590/2006 e n.º 6.292/2017, que tratam da acessibilidade das calçadas e acessos a estabelecimentos de uso público e espaços para deslocamento de pedestres.

Por último, se referiu às normas técnicas brasileiras que estabelecem parâmetros a serem observados pelos proprietários ou ocupantes de imóveis, no que diz respeito à acessibilidade no acesso a edificações, móveis e espaços urbanos.

FUNÇÃO SOCIAL DA CALÇADA

Segundo Martins, as calçadas desempenham função social relevante, sem a qual é impossível a garantia de bem-estar inerente às cidades sustentáveis, embora relegadas a segundo plano no planejamento e execução de obras e edificações públicas ou privadas.

“As calçadas são espaços democráticos que acolhem os pedestres em um sistema viário que, infelizmente, prioriza o trânsito de automóveis”, observou.

Em audiência de conciliação realizada em 20/04/2021, as partes realizaram acordo na Justiça. O Centro Comercial Bambuzal se responsabilizou a cumprir as normas de acessibilidade. Já o Posto Natureza se comprometeu a intermediar junto à locatária (Posto Ipiranga), a execução de obras de acessibilidade.

A sentença também determinou ao Município de São Luís, por meio da “Blitz Urbana”, a fazer uma vistoria de acessibilidade, a fim de constatar se as obras que resultaram da ação foram de fato concluídas, conforme as normas contidas na ABNT NBR 9050 e 16537.

Companhia aérea é condenada a indenizar por atraso de voo em 12 horas

A Gol Linhas Aéreas foi condenada a indenizar um cliente em 2 mil reais a título de danos morais. O motivo foi o atraso de mais de 12 horas em um voo, ocasionando transtornos ao consumidor em plena véspera de Natal. Conforme narrado na sentença, proferida no 4o Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, o autor adquiriu passagens aéreas da empresa em 23 de dezembro de 2023 com o intuito de realizar uma viagem de férias em família, saindo de São Luís (MA) com destino final em Rio Branco (AC) e escala em Brasília.

A parte autora afirmou que, ao chegar ao aeroporto de São Luís, foi surpreendida com a informação de que a sua conexão em Brasília não iria mais acontecer, haja vista o atraso da aeronave em outro Estado, não havendo mais como embarcar naquele dia. Em razão disso, alega que se dirigiu ao balcão da empresa requerida e, após algum tumulto, foi informada de que não haveria nenhum outro voo em que pudesse ser realocada neste dia, ou seja, precisaria ficar em Brasília e somente embarcaria para o seu destino final no dia seguinte, véspera de Natal. A parte demandada pagou a estadia em hotel e, no dia seguinte, após mais de 12 horas de atraso, conseguiu seguir viagem.

Em contestação, a companhia aérea pediu pela improcedência dos pedidos, tendo em vista a ausência de falha na prestação de serviços, pois alega que a voo não ocorreu no horário programado porque a torre de controle não autorizou. O Judiciário, como de praxe, realizou uma audiência no sentido de buscar a conciliação, mas as partes não chegaram a um acordo. “Caracterizada a relação de consumo entre requerente e parte requerida (…) Com efeito, é aplicável a inversão do dever de provar, em decorrência dos demandantes serem a parte mais fraca do processo”, pontuou o juiz Licar Pereira.

Ele observou que não há no processo nenhuma comprovação acerca das alegações da empresa feitas ao autor. “No caso, a empresa aérea responde pelos danos causados ao requerente pela falha na prestação de seus serviços independentemente de culpa (…) Há de se ressaltar que a prestação de serviços aéreos, notadamente, o transporte de passageiros, revela obrigação de resultado, não bastando que o contratado leve o contratante até o destino combinado (…) Faz-se necessário que o transporte se dê exatamente nos termos avençados, sempre priorizando a comodidade dos seus consumidores”, esclareceu.

Por fim, destacou que ficou evidente a ocorrência dos prejuízos causados pela má prestação de serviço da empresa demandada. “Constatado o dano moral, a sua reparação deve ser fixada em quantia que de fato compense a dor ou sofrimento suportado pela vítima, a ser arbitrada pelo juiz, observadas as circunstâncias de cada caso concreto, entre elas, a intenção do agente causador do dano, os desdobramentos do fato e o tempo transcorrido para a solução do problema, não sendo muito alto para que não cause enriquecimento sem causa justa, nem tão baixo para que faça o autor da ofensa ser estimulado à prática de novos eventos danosos”, concluiu.

Reservas para garantir uma experiência de puro sabor no Benô Restaurante

Para garantir a sua experiência de puro prazer no Benô Restaurante, a dica é fazer uma reserva, ser pontual e aproveitar cada minuto desse momento com sabores únicos

Inaugurado recentemente na capital maranhense, o Benô Restaurante já ganhou a simpatia e preferência de maranhenses e turistas; e se tornou um dos novos queridinhos do cenário gastronômico local, combinando ambientação charmosa e descolada à proposta de menu contemporâneo, que tem da comida de boteco e pizzas (sempre a noite) aos pratos mais refinados e deliciosas sobremesas. E vale lembrar ainda dos drinks autorais da casa, refrescantes e exclusivos, que valem muito a degustação.

As delícias do menu do Benô Restaurante já ganharam a preferência de maranhenses e turistas

O Benô Restaurante está próximo à Lagoa, fica na rua atrás da arena Mandala Beach, na Rua São José, N.03, na Ponta do Farol. E para quem quiser garantir sua experiência no Benô, a dica é fazer uma reserva, que funciona de forma fácil e rápida.

Basta acessar o whatsapp do restaurante, pelo número (98) 991865294, e informar a data desejada, nome completo, quantidade de pessoas e horário. Vale lembrar que o tempo de tolerância é de até 15 minutos, após o horário marcado na reserva.

Dessa forma a pessoa evita filas e tem mais tempo e comodidade para desfrutar cada minuto dessa experiência que é puro sabor.

Inscrições abertas para o Curso Preparatório para Exames de Residência em Enfermagem

FOTO – DIVULGAÇÃO: A Coordenação do Curso é do Enfermeiro e Prof. Rivaldo Lira Filho.

Com o intuito de preparar os candidatos para o ENARE, o Centro Universitário Santa Terezinha – Cest acaba de lançar o Curso Preparatório para Exame de Residência em Enfermagem, proporcionando aos candidatos conhecimentos específicos e condições para desenvolver habilidades essenciais para a resolução das questões.

O conteúdo programático contempla as exigências do exame de forma abrangente, abordando os conteúdos básicos e específicos de cada área de atuação profissional no âmbito da Enfermagem.

O curso objetiva capacitar o participante para um eficiente desempenho na prova, a partir do resgate e do aprofundamento dos conteúdos essenciais que foram trabalhados durante a sua formação, para isso serão usadas estratégias eficazes de preparação visando ao aprimoramento profissional e ao sucesso na busca da Especialização, aumentando suas chances de aprovação.

A coordenação do Curso será do Professor Rivaldo Lira Filho, Graduado em Enfermagem e Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí, Enfermeiro do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Materno Infantil, Professor titular da Universidade Estadual do Maranhão e docente do Curso de Enfermagem do CEST, com experiência em diversas áreas da Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, Parto Normal, Humanização do Parto, Centro de Parto Normal, Emergência Obstétrica.

O curso acontecerá de forma presencial, com encontros semanais às sextas-feiras, das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas atpe o dia 23/08 pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/preparatorio-para-exame-de-residencia-em-enfermagem/2576507

Saiba mais em cest.edu.br  

CURSO DE ATUALIZAÇÃO

O Exame Nacional de Residência (ENARE) é um processo seletivo unificado, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com o objetivo de preencher vagas em programas de Residência Multiprofissional em todo o Brasil. O ENARE representa uma oportunidade para profissionais da saúde, ingressarem em programas de pós-graduação lato sensu e aprimorarem sua formação.

Com o intuito de preparar os candidatos para esse desafio, o presente projeto de preparatório para o ENARE visa capacitar os alunos para a realização da prova, fornecendo-lhes conhecimentos específicos e habilidades essenciais para a resolução das questões. O programa aborda o conteúdo programático do exame de forma abrangente, contemplando os conhecimentos básicos e específicos de cada área profissional.

PROGRAMA: 

MóduloConteúdoCH
Módulo 1Ética, Legislação e Biossegurança em Enfermagem * Ética e bioética em enfermagem: aspectos éticos e legais do exercício profissional; * Legislação em saúde: Lei nº 8.080/1990 e Lei nº 8.142/1990; * Biossegurança nas ações de enfermagem.8 horas
Módulo 2Processo de Trabalho e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) * O processo de trabalho em saúde e em Enfermagem; * Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); * Etapas da SAE; * Classificação e taxonomia dos diagnósticos NANDA; * Intervenções NIC.8 horas
Módulo 3Semiologia e Administração de Medicamentos * Semiologia geral e dos sistemas adulta e pediátrica; * Administração aplicada à enfermagem; * Conhecer os cuidados e riscos ao adulto, idoso e criança em uso de medicamentos; * Cálculo e administração de medicamentos; * Principais vias de administração de medicamentos e seus cuidados.8 horas
Módulo 4Assistência de Enfermagem em Situações Críticas * Ações de enfermagem nas urgências e emergências; * Assistência de enfermagem ao cliente em estado grave.8 horas
Módulo 5Assistência de Enfermagem no Tratamento Clínico e Cirúrgico * Assistência de enfermagem ao cliente em tratamento clínico e cirúrgico; * Assistência de enfermagem aos pacientes cirúrgicos (pré, trans e pós-operatório, Sala de Recuperação Pós-anestésica); * Conhecer as indicações, contraindicações e os cuidados ao adulto, idoso e criança em uso de cateteres, sondas e ostomias.8 horas
Módulo 6Enfermagem em Diferentes Fases da Vida * Assistência de enfermagem à criança; * Assistência de enfermagem ao adolescente; * Assistência de enfermagem à mulher; * Ciclo gravídico-puerperal.8 horas
Módulo 7Saúde do Idoso e Geriatria * Assistência de enfermagem ao idoso; * Doenças Mentais na Pessoa Idosa; * Doenças Comuns na Pessoa Idosa; * Síndromes Geriátricas.8 horas
Módulo 8Políticas de Saúde, Habilidades e Atitudes * Políticas de Saúde: atenção básica, saúde da família, saúde da mulher, saúde da criança; * Habilidades e Atitudes constantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN do curso de graduação em Enfermagem8 horas

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima