Projeto Ler é Viver movimenta agosto com programação “Contos e lendas da tradição oral”

O mês de agosto no Projeto Ler é Viver será marcado pela programação “Contos e lendas da tradição oral”, com atividades nas comunidades Coqueiro, Pedrinhas e Vila Maruaí, zona rural de São Luís. A primeira parada será nesta quarta-feira (14), às 14h, na UEB Hortência Pinho (Coqueiro), com atividades diversas.

Na sequência, o Ler é Viver movimentará a União dos Moradores de Pedrinhas, no sábado (17), às 8h30. Já no sábado (24), às 8h30, será a vez da União de Moradores da Vila Maruaí receber a ação.

Também no sábado (24), às 8h30, na UEB Arthur Azevedo, Vila Cabral Miranda (Pedrinhas), será ministrada a oficina “Leitura e Autoestima”, pela assistente social Edna Matos. “Nossa proposta é discutir, com base num referencial teórico, a importância da leitura para a formação da autoestima, buscando refletir sobre o seu descobrir, o que ela é, como a presença ou ausência dela faz uma diferença tão grande na vida das pessoas, como se manifesta de forma saudável, e, especialmente, trabalhar a literatura infantil para despertá-la na criança e no jovem”, ressaltou Edna Matos.

O roteiro da programação “Contos e lendas da tradição oral” inclui atividades como oficinas de leitura e criatividade, dramatização, teatro de bonecos e exposição de livros, com direito ao rico acervo de clássicos do Carro-Biblioteca.

“Em agosto, temos uma programação especial, com o objetivo de reforçar o conhecimento a partir do caráter lúdico das lendas e da tradição oral, tão presentes em nosso cotidiano”, declarou a bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima, coordenadora do projeto Ler é Viver, que é realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed).

SERVIÇO
O que: Projeto Ler é Viver realiza programação “Contos e lendas da tradição oral”

Quando: Nesta quarta-feira (14/08), às 14h

Onde: Na UEB Hortência Pinho (Coqueiro)

O que: Projeto Ler é Viver realiza programação “Contos e lendas da tradição oral”

Quando: No sábado (17/08), às 8h30

Onde: Na União dos Moradores de Pedrinhas

O que: Projeto Ler é Viver realiza programação “Contos e lendas da tradição oral”

Quando: No sábado (24/08), às 8h30

Onde: Na União de Moradores da Vila Maruaí

Oficina “Leitura e Autoestima” – ministrada pela assistente social Edna Matos

Quando: No sábado (24/08), às 8h30

Onde: Na UEB Arthur Azevedo, Vila Cabral Miranda (Pedrinhas)

Magno Roots do BF, Diego Rastaman e DJ Waldiney neste sábado, no Rasta Reggae Beira Mar

O mais novo empreendimento cultural de entretenimento do público amante do reggae no Maranhão, o “Rasta Reggae Beira Mar”, apresentará neste sábado, 17, o show especial “Reggae a vida com amor”, que celebrará as mensagens da música reggae que propagam amor, paz, união e a voz da resistência. Para animar a festa tem discotecagem com os DJs Waldiney, Diego Rastaman e Magno Roots do BF.

Al Griffiths em São Luís – Situado em frente à Praça Manuel Beckman, na Beira-Mar, em São Luís, onde funcionou o antigo Fanzine, o Rasta Reggae oferece todos os sábados o melhor da música reggae com djs e bandas locais, além de shows internacionais. No dia 21 de setembro, a casa de eventos receberá o vocalista da banda The Gladiators, Al Griffiths, para um show vibrante e emocionante.

Situado em uma região que é cartão-postal do Centro Histórico de São Luís do Maranhão, o Rasta Reggae fica atrás do Viva Cidadão, no prédio do antigo Cassino Maranhense, por trás da antiga Delegacia da Mulher. Vale lembrar que as mulheres terão acesso liberado ao show até às 23h. 

Criança maranhense de 10 anos lança o primeiro livro com história que inspira o poder da imaginação e da força de vontade

Sofia Alves escreveu a história e ilustrou o desenho que se transformou na capa do livro “A menina e o vestido azul”. Apoios da família e da escola foram fundamentais na realização do desejo da menina.

Era uma vez, uma garotinha que amava visitar a biblioteca da escola onde estuda, em São Luís (MA). Certo dia, a aluna chegou toda contente para conversar com a bibliotecária Danusa Mendes sobre um desejo que ardia naquele pequeno coração: o de escrever um livro sobre a história de uma menina que tinha um vestido azul “mágico e superpoderoso”! “A tia Danusa já tinha ouvido a história e gostou, então eu resolvi escrever no papel e mostrei a ela novamente. Foi quando ela me deu a ideia de conversar em casa com meus pais pra gente procurar a editora e assim eu fiz”, conta a meiga Sofia Alves Oliveira Silva, de 10 anos de idade, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da escola Upaon-Açu.

Em pouco tempo, o que era só uma historinha rabiscada em uma folha de papel se transformou na obra literária “A Menina e o Vestido Azul”, que será lançado neste sábado (17), às 19h, na livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping. O livro, que é o primeiro escrito pela estudante Sofia, traz uma história voltada ao público infantil, com uma boa mistura de magia e superação, marcas da estreia de Sofia no mundo literário.

Sofia, que é aluna do 5º ano da Escola Upaon-Açu, desenvolveu a história ao longo dos últimos meses. A capa da obra, desenhada pela própria autora, é um reflexo do talento multifacetado de Sofia. “Eu sempre gostei de inventar histórias e desenhar. Quando pensei nesse vestido mágico, quis criar uma história onde ele ajudasse a personagem a ser mais corajosa e feliz. Estou muito animada para ver meu livro nas mãos de outras crianças,” compartilha Sofia, com um sorriso tímido, mas cheio de entusiasmo.

Os apoios da família e da escola foram cruciais para que o livro se tornasse realidade. Ao perceber o potencial da história criada por Sofia, o pai imediatamente buscou a Viegas Editora, que abraçou o projeto e transformou o manuscrito em uma publicação profissional.

“Quando vimos a história que Sofia escreveu, ficamos emocionados. Quisemos fazer tudo o que pudéssemos para apoiar esse sonho. Faz parte da nossa missão educacional incentivar as potencialidades dos nossos estudantes,” enfatiza a bibliotecária da escola Upaon-Açu, Danusa Mendes, que incentivou Sofia com a ideia do livro.

O evento de lançamento de “A Menina e o Vestido Azul” contará com uma sessão de autógrafos, onde Sofia estará disponível para receber o público e compartilhar a experiência como autora mirim. O lançamento promete ser uma celebração da criatividade e da determinação de uma jovem que, desde cedo, encontrou na escrita uma forma de expressar o próprio mundo interior.

William Amorim apresentará o “Entreletras” na TV UFMA

O escritor, poeta e psicanalista William Amorim vai apresentar neste semestre a nova temporada do programa “Entreletras”, na TV UFMA. O público será presenteado com entrevistas inéditas e exclusivas com expoentes da literatura maranhense e brasileira.Durante os episódios, o programa abordará temas atuais da nossa literatura, apresentará pesquisadores e escritores de várias gerações e homenageará personalidades consagradas da nossa arte literária.

As gravações acontecerão direto dos estúdios da TV UFMA, com um novo cenário. Para assistir, curtir, comentar e compartilhar o “seu canal de ideias”, acesse a TV UFMA pelo canal aberto 16.1; NET/Claro TV canal 17; Sky canal 316; MAXX canal 16 e pelo site https://portalpadrao.ufma.br/tvufma. Veja ainda a programação da TV UFMA, ao vivo, pelo aplicativo Eduplay.

Equatorial Maranhão entrega novos uniformes para Projeto Alvorada, em Imperatriz

Iniciativa promove o desenvolvimento social em comunidades, com atividades esportivas e culturais para jovens e crianças

A Equatorial Maranhão entregou, no último sábado (10), os novos uniformes que serão usados este ano pelos alunos do Projeto Alvorada, em Imperatriz. A organização, sem fins lucrativos, é um dos 28 projetos contemplados pela seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos. Lançado em março deste ano pelo Grupo Equatorial, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento social e promover ações que incentivem um ambiente socialmente responsável e inclusivo.

Na ocasião, o Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, destacou a relevância de apoiar projetos sociais que impulsionam comunidades de Imperatriz. “A Equatorial segue firme no compromisso de proporcionar oportunidades para as crianças e jovens imperatrizenses, afastando-os de situações de vulnerabilidade e garantindo a construção de um futuro promissor para cada um deles ao investir na educação e no esporte”, afirmou o Superintendente.

O Diretor do Projeto Alvorada, Major Alan, destaca a importância do incentivo da Distribuidora. “Estamos muito felizes com mais uma conquista para o nosso projeto e comprometidos em oferecer a melhor estrutura possível para os nossos alunos. Nada disso seria possível se não houvesse o apoio da Equatorial, uma das maiores empresas que nós temos no Brasil e que enxergou o potencial que o nosso projeto tem para contribuir com o futuro da nossa sociedade, que são as crianças e os jovens”, ressaltou o Diretor.

Projeto Alvorada

Fundado em 2020, o Projeto Alvorada atende cerca de 3 mil jovens e crianças, com idades entre 7 e 20 anos. Além disso, centenas de pessoas foram beneficiadas indiretamente por meio de palestras e seminários. O projeto recebe da Equatorial Maranhão um financiamento de mais de 800 mil reais, que deve ser aplicado no desenvolvimento de suas atividades.

A organização possui 20 polos distribuídos nos bairros de Imperatriz e municípios da região. Além disso, oferece aos participantes uma variedade de atividades esportivas internas, como futebol, futsal, vôlei, judô, jiu-jitsu, entre outras modalidades femininas e masculinas. A iniciativa também disponibiliza serviços gratuitos de assistência psicológica, odontológica, fisioterapêutica, médica e pedagógica, bem como cursos técnicos profissionalizantes para a comunidade.

Sobre o edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos

O edital recebeu mais de 400 inscrições distribuídas nas categorias Cultura, Audiovisual e Esporte. Após análise dos projetos por um comitê técnico do Grupo, foram selecionadas 28 iniciativas, sendo 20 culturais e 8 esportivas. Todas se enquadram em pelo menos um dos eixos principais das áreas de enfoque previstas no edital, que incluem valorização da cultura e identidade local, salvaguarda de patrimônio cultural, educação/capacitação, geração de trabalho e renda, formação de atletas, projetos com perfil social e de itinerância, e inclusão social. Cerca de R$ 16 milhões foram destinados para iniciativas culturais e esportivas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima