Pesquisa Data Ilha mostra cenário eleitoral em São Luís, com possibilidade de Braide vencer no primeiro turno

O Instituto Data Ilha divulgou, no início da tarde desta segunda-feira (19), os resultados da terceira pesquisa sobre o cenário eleitoral da cidade de São Luís – MA, registrada no TSE sob o nº MA-00225/2024.

No cenário estimulado, o prefeito Eduardo Braide (PSD) segue liderando com ampla vantagem, com 49,8% das intenções de voto. O deputado federal Duarte Jr. (PSB)aparece em segundo, com 24,5%. Em terceiro, vem o deputado estadual Wellington do Curso (NOVO), que registrou 3,8% de preferência do eleitorado da capital maranhense.

Foram ouvidos 1.000 eleitores entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024, na cidade de São Luís – MA. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi contratada e realizada pelo Instituto Datailha.

Confira os números:

PRF flagra quatro casos de embriaguez ao volante durante fiscalizações no Maranhão

As ocorrências foram registradas durante o final de semana em Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Balsas

Em um esforço contínuo para garantir a segurança nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou diversas ações de fiscalização, resultando na identificação de condutores que dirigiam sob a influência de álcool. 

Durante as fiscalizações realizadas entre os dias 16 e 18, no último final de semana, 19 motoristas foram autuados por recusarem realizar o teste de alcoolemia (bafômetro), com possibilidade de aplicação de multa de quase R$ 3.000,00. Outros cinco motoristas foram autuados após o teste de alcoolemia apresentar resultado positivo para álcool. Além disso, cinco casos de crimes de embriaguez ao volante (quando o teor alcoólico identificado é extremamente elevado) foram flagrados pela PRF durante o final de semana. Esses casos aconteceram em Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Balsas.

Imperatriz (MA): A primeira ocorrência foi registrada na última sexta-feira (16), às 20h50, no km 253 da BR-010, em Imperatriz (MA). A equipe da PRF parou uma motocicleta para fiscalização e, ao perceber sinais visíveis de alteração psicomotora no condutor, como olhos avermelhados e forte odor etílico, foi realizado o teste de etilômetro, que registrou 0,42 mg/L de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, configurando o crime de embriaguez ao volante.

Santa Inês (MA): A segunda ocorrência também aconteceu  na última sexta-feira (16), às 21h08, no km 264 da BR-316, no município de Santa Inês (MA). A equipe da PRF abordou um veículo durante uma fiscalização  e após consulta inicial aos documentos obrigatórios, o condutor foi convidado a realizar o teste de etilômetro, que resultou no valor de 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, restando configurado o crime de embriaguez ao volante.

Caxias (MA): A terceira ocorrência foi registrada no último sábado (17), às 20h33, no km 553 da BR-316, no município de Caxias (MA). Uma equipe da PRF abordou um veículo para fiscalização. Durante a inspeção, foram observados sinais claros de que o motorista estava com a capacidade psicomotora alterada devido ao consumo de álcool. O teste de etilômetro confirmou um teor de 0,92 mg/L, caracterizando o crime de embriaguez ao volante.

Balsas (MA): A quarta ocorrência foi registrada ontem (18), às 20h00, no km 386 da BR-230, em Balsas (MA), durante o atendimento a um acidente de trânsito do tipo colisão frontal. O condutor de um dos veículos envolvidos, um Toyota Corolla, foi submetido ao teste de etilômetro, que revelou 0,58 mg/L de álcool, enquanto o outro motorista envolvido não apresentou indícios de consumo de álcool.

Em todas as quatro ocorrências, os autores dos crimes de trânsito foram conduzidos à polícia judiciária para os procedimentos legais cabíveis.

Ministério Público (MA) realiza mobilização para população de rua em São Luís

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania do Centro, realizou, na manhã desta segunda-feira, 19, uma mobilização para atendimento da população em situação de rua, na Praça Deodoro, em São Luís.

O objetivo da iniciativa foi destacar os direitos dessa população, oferecer serviços e promover discussões para expandir a implementação de políticas públicas eficazes para pessoas em situação de rua. Na ocasião, estavam sendo disponibilizados serviços como exame de sangue, aferição de pressão arterial, além de cadastro para a obtenção de documentos.

A data faz alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, como referência ao “Massacre da Sé”, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.

De acordo com o promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, a ação é fruto da colaboração entre instituições públicas e a sociedade civil, visando criar uma rede de proteção para a população em situação de rua. “Estamos aqui trazendo a população para atendimento de demandas que são seus direitos” disse.

Além do MPMA, estiveram envolvidos o Fórum Maranhense de População em Situação de Rua, o Caps AD, o projeto Mãos Solidárias, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o Instituto Adson Fernando Ferreira e o Solar Maria Firmina dos Reis.

Reumatologistas das SBR e Sociedade Maranhense orientam população sobre as doenças reumáticas na Praça Benedito Leite, dia 1º de setembro

O objetivo da mobilização é conscientizar a população para o diagnóstico precoce das doenças reumáticas e o início do tratamento adequado

No próximo dia 1º de setembro, médicos da Sociedade Maranhense de Reumatologia em ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), estarão mobilizados pela campanha nacional de conscientização e prevenção das doenças reumáticas, na Praça Benedito Leite (Feirinha da Praça – Centro), em São Luis, das 9h00 às 13h00, para estimular o diagnóstico e o tratamento precoce das doenças, alertando sobre os sintomas e esclarecendo dúvidas da população. A ação é gratuita e aberta a todos.  

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que essas doenças já afetam mais de 15 milhões de pessoas no país. São doenças crônicas inflamatórias, raras e autoimunes, que acometem pessoas de todas as idades.  “As doenças reumáticas não têm cura, mas têm controle e tratamentos. Por isso, são importantes o diagnóstico precoce e a avaliação correta com o médico reumatologista, alerta o especialista Dr. Marco Antônio Rocha Loures, presidente da SBR.

As doenças reumáticas estão entre as principais causas de afastamentos do trabalho e podem levar a limitações físicas se não diagnosticadas e tratadas adequadamente. Entre os sintomas mais frequentes estão dores nas articulações, rigidez e inchaço, que podem, dependendo do estágio avançado da doença, levar à deformidade nos pés e nas mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos.

Para o presidente da Sociedade Maranhense de Reumatologia, Dr. José Mauro Carneiro Fernandes, as campanhas são necessárias e fundamentais tanto para a população quanto para outros profissionais de saúde que poderão auxiliar para a descoberta precoce dessas doenças. “Diante de um quadro de dor nas articulações ou inchaço, procure um reumatologista, isso faz toda diferença, pois são doenças tratáveis e podem ser controladas”, afirma o especialista.

“O reumatologista tem um papel relevante nos sistemas de saúde, pois o diagnóstico dessas doenças é basicamente clínico”, ressalta Rocha Loures. As doenças reumáticas acometem o aparelho locomotor, ou seja, ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Algumas também podem comprometer outras partes do corpo humano como rins, coração, pulmão, pele, sistema circulatório, cérebro e o sistema nervoso central (SNC).

Doenças mais frequentes

A osteoartrite ou artrose, de acordo com a SBR, é a doença reumática mais frequente no país, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença de natureza inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de pessoas no Brasil. Trata-se de uma doença mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes.

A dor nas costas ou lombalgia é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais.  Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa de suas vidas. Muitas das doenças reumáticas são controladas com uma intervenção precoce, reduzindo os sintomas e diminuindo a progressão.

Já a osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos. Silenciosa, a doença pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebra aos mínimos esforços. Afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos e tem elevada taxa de morbimortalidade. A gravidade entre os homens está na mortalidade devido a fraturas por fragilidade ósseas que aumenta consideravelmente. Apenas 10% dos homens com osteoporose recebem tratamento adequado e 50% dos casos de osteoporose em homens têm causa secundária.

Mais de 100 tipos de doenças

Durante a campanha, os especialistas estarão em contato direto com a população esclarecendo dúvidas em relação a doenças reumáticas como Artrite Reumatoide, Fibromialgia, Osteoporose, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet, Esclerose Sistêmica (ES) e outras. Cada doença tem sua característica. A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença crônica e ocorre quando há uma alteração do sistema imunológico, que ataca as articulações.

De acordo com o especialista, o diagnóstico e o tratamento nas fases iniciais das doenças reumatológicas são muito importantes para que o paciente consiga ter uma vida produtiva e de qualidade. “Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e osteoartrite/artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista”, reforça Rocha Loures.   

Campanha Nacional

Na programação, em todo o país, haverá tendas de orientações, distribuição de cartilhas informativas sobre as doenças, que são elaboradas pelos especialistas das comissões científicas da entidade, atividade física, caminhadas, entre outras iniciativas.  

Ocorrerão eventos simultâneos em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Brasília (DF), Maceió (AL), Cáceres e Rondonópolis (MT), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Araguaína (TO), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Rio Branco (AC), São Luis (MA).

São Luís (MA)

Endereço: Endereço: Praça Benedito Leite (Feirinha da Praça), Centro

Dia e horário: 1º de Setembro de 2024, das 9h00 às 13h00

Orientações com reumatologistas! Basta comparecer!

Sobre a Sociedade Maranhense de Reumatologia

A Sociedade Maranhense de Reumatologia (SMR) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 28 de junho de 1975, com sede e foro em São Luís-MA, que tem por objetivo estudar, pesquisar, debater e divulgar assuntos da Reumatologia e ciências afins. É filiada à Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) 

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. Visite o site: www.reumatologia.org.br

Sociedade Brasileira de Reumatologia 

@sociedadereumatologia 

@reumatologinsta 

APAE DE SÃO LUÍS CELEBRA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DE 21 A 28 DE AGOSTO

Com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, a abertura está marcada para o dia 21 no São Luís Shopping

A APAE de São Luís se prepara para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024, que ocorrerá entre os dias 21 e 28 de agosto. Este ano, o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” convida à reflexão sobre a trajetória de 70 anos do movimento Apaeano no Brasil e o impacto positivo do seu trabalho na sociedade.

A abertura oficial da Semana está marcada para o próximo dia 21 de agosto às 15h, na praça de alimentação do segundo piso do São Luís Shopping. Nesta ocasião, os alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana e os assistidos da instituição apresentarão diversas performances culturais, demonstrando ao público o talento e a dedicação que permeiam as atividades da APAE de São Luís. Na oportunidade o Centro Universitário Santa Terezinha – CEST ofertará atendimento de saúde no Espaço Cliente localizado no primeiro piso do shopping.

Este tema é um convite para revisitarmos as conquistas e desafios que moldaram a trajetória do movimento Apaeano ao longo dos anos. Desde sua fundação, a instituição tem sido uma força motriz na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, atuando incansavelmente para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos seus direitos fundamentais.

A Semana Nacional é mais do que uma celebração; é um momento de reafirmarmos nosso compromisso com a equidade e a inclusão. E esse ano conta com o patrocínio de empresas sensíveis a essa causa, como o Grupo Potiguar, São Luís Shopping, Vitória Transportes, Jungers Consultoria, Audcsom Centro Auditivo, Compasso Mídia Exterior, Use Fardas e Centro Auditivo Brasil.

Fundada em 1971, a APAE de São Luís surgiu com o objetivo de oferecer suporte, educação e inclusão social às pessoas com deficiência intelectual e múltipla na capital maranhense. Ao longo dessas cinco décadas, a instituição se consolidou como um pilar fundamental na luta por direitos e na promoção da qualidade de vida para seus assistidos.

A presidente da APAE de São Luís, Arionildes da Silva e Silva, destaca a importância da Semana como um momento de reflexão e celebração. “Este é um momento especial para todos nós, um momento de olhar para a nossa história e reconhecer a força do movimento apaeno em São Luís e em todo o Brasil. O tema deste ano, ‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’, nos permite celebrar as conquistas que alcançamos e nos desafia a continuar trabalhando por uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024 é o momento ideal tanto para apresentar essa rica e notória história quanto para reconhecermos os desafios que ainda persistem. É uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a plena inclusão das pessoas com deficiência, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, bem-estar e mais oportunidades, assegurando, assim, o respeito e a dignidade da pessoa humana.

Nossa luta ao longo dos anos tem sido por igualdade, mas, hoje, nosso foco é a equidade. Embora essas duas palavras sejam frequentemente confundidas, seus significados são distintos. A igualdade trata todos da mesma forma, sem distinção, enquanto a equidade reconhece que as pessoas têm diferentes necessidades e nem sempre partem do mesmo ponto de partida.

Nesse contexto, a equidade é a força motriz que busca garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, fornecendo os recursos e apoios necessários para promover um resultado justo para todos. Compreender a diferença entre equidade e igualdade é essencial para respeitarmos as diversidades e sermos verdadeiramente inclusivos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 é, portanto, um convite à ação. Junte-se a nós na expansão de olhares por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Vamos ser os agentes de transformação. O combate à discriminação e ao preconceito precisa ser diário, constante e coletivo.

Toda a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2024 poderá ser acompanhada pelas redes sociais da APAE de São Luís. Siga @apaedesaluis para não perder nenhum detalhe. Seja um agente de transformação e ajude a construir um futuro onde a dignidade e o respeito sejam garantidos para todos.

PROGRAMAÇÃO
21/08 (QUARTA-FEIRA) 15h às 18h
Abertura – Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Apresentação “Nossa História: O Que Somos e que Que Fazemos”
Local: São Luís Shopping

22/08 (QUINTA-FEIRA) – 8h às 10h
Oficina: Como Gravar e Editar Vídeo com CapCut (Alunos)
Local: Assistência Social

14h às 16h
Oficina: Fotografia por
Dispositivos móveis para Pequenos Negócios
Local: Assistência Social

Oficina: Robótica
Local: Assistência Social

Oficina: Influenciadores Digitais
Local: Assistência Social

23/08 (SEXTA-FEIRA) – 8h às 10h
Oficina: Produção de Brigadeiro
Local: Laboratório de Gastronomia – CEST

Gincana Inclusiva
Local: CAEE Eney Santana

14h às 16h
Oficina: Produção de Brigadeiro
Local: Laboratório de Gastronomia – CEST

24/08 (SÁBADO) – 9h às 11h
Apresentação Teatral “Onde Moram os Livros” – DAVAR PROJETOS CULTURAIS
Local: Auditório Centro Universitário CEST

25/08 (DOMINGO) – 10h

VÍDEO “NOSSA HISTÓRIA: O QUE FAZEMOS E QUEM SOMOS! – APAE DE SÃO LUÍS” (redes Sociais)

26/08 (SEGUNDA-FEIRA) – 8h às 10h
Atividade Recreativa – São Luís Shopping
Local: São Luís Shopping

27/08 (TERÇA-FEIRA) – 8h às 11h
Ação Cuidar Mais e Inauguração Sala da Beleza
Local: Assistência Social

28/08 (QUARTA-FEiRA) – 11h
Live: “NOSSA HISTÓRIA: O QUE FAZEMOS E QUEM SOMOS! – APAE DE SÃO LUÍS” (YouTube)

15h às 17h
Festa de Época
Local: CAEE Eney Santana

TV UFMA exibirá neste semestre os filmes “Mar de Lixo” e “Curva dos 90”

Clipes de Emanuel Jesus, Luma Pietra, Yani, Lucca Truta, Deon e Kaminki também estarão na programação.

A música maranhense e o som dos artistas da terra terão espaço garantido no “Vitrine Musical”, “É Música” e “Vozes do Maranhão”, em videoclipes, entrevistas e apresentações exclusivas emocionantes.

Novos programas e temporadas inéditas estão na programação deste segundo semestre da TV UFMA. Entre as atrações estão os novos episódios do “Vitrine Musical”, Cineclube Casarão” e “Janela do Aluno”. O Cineclube Casarão apresentará os documentários “Mar de Lixo” e “A Curva dos 90 – Almanaque Cultural do Maranhão”. Produzido pela KatuFilm, o filme “Mar de Lixo” começou a ser gravado em 2015 e é uma produção inteiramente maranhense.

O filme foi pré-lançado em 2022. Nesse período, o cineasta Taciano Brito apostou em uma captaçãominuciosa de imagens impactantes e em uma montagem peculiar, resultado de anos de pesquisa efilmagens em diversas localidades do Maranhão, evidenciando o choque entre a beleza natural da regiãoe os desafios que ela enfrenta devido ao lixo. O documentário conta com a narração da atriz ÁureaMaranhão, que personifica o papel da Natureza.

Produzido pela Mood Filmes, com roteiro e direção de Félix Alberto Lima, o filme “A Curva dos 90 -Almanaque Cultural do Maranhão”, resgata memórias da década de 1990 no Maranhão, um período marcado pela efervescência de manifestações artísticas e movimentos culturais que deixaram um legado na história da cultura maranhense. Com depoimentos de personalidades da época, o longa oferece uma releitura dos acontecimentos que influenciaram o desenvolvimento da produção e da criação artística, em um contexto que coincide com a abertura política no Brasil.

Janela do Aluno – A quarta temporada do ‘Janela do Aluno’ exibirá produções audiovisuais realizadas por alunos do curso de Comunicação Social da UFMA, por estudantes do curso técnico de ‘Áudio e Vídeo’ do IEMA, além de uma série de curtas (de até 1 minuto) produzidos por alunos da UFMA para o ‘Festival do Minuto’. Já entre os destaques da sétima temporada do “Vitrine Musical” estão a exibição de videoclipes de artistas consagrados no cenário musical maranhense, a exemplo de César Nascimento, Emanuel Jesus e a dupla Criolina, além, é claro, dos novos talentos da nossa música, como Luma Pietra, Yani, Lucca Truta, Deon, Kaminski, entre outros.

Judiciário recebe inscrições para Curso Preparatório à Adoção

O curso preparatório será realizado na modalidade à distância e  terá carga horária de 20 horas

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJMA), promoverá nova turma do Curso Preparatório On-line para Postulantes à Adoção. A iniciativa é realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM) e segue com inscrições abertas até o dia 23 de agosto.

Com o objetivo de proporcionar informações sobre aspectos jurídicos, psicológicos e sociais aos pretendentes em efetivar adoção, o curso será realizado entre os dias 2 e 30 de setembro, na modalidade a distância.

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde reside.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

ESTRUTURA DO CURSO

O curso está organizado em seis módulos, totalizando a carga-horária de 20 horas, de acordo com os seguintes conteúdos:

   • Módulo 1: Responsabilidades e compromissos diante do processo de adoção 

    • Módulo 2: A importância do preparo na adoção

    • Módulo 3: Aspectos legais da adoção e a nova cultura da adoção

    • Módulo 4: Adoção e suas motivações

    • Módulo 5: Processos constitutivos da parentalidade

    • Módulo 6: Estágio de convivência e a construção de novos vínculos

O preparatório contará com a mediação de tutores, a utilização de recursos didáticos sistematicamente organizados, através de atividades síncronas e assíncronas, em vários formatos: materiais impressos, materiais didáticos/digitais ou virtuais e ferramentas que promovam a interatividade.

TUTORIA

O projeto, de autoria das analistas judiciárias Ana Carolina Silva Costa Monteiro (Psicóloga) e Cristiane Queiroz Lima (Pedagoga), conta com profissionais da área convidados pela Coordenadoria da Infância e Juventude.

Confira os tutores abaixo:

Mariana de Sousa Amin Castro é graduada em Direito, atuou como secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, na Defensoria Pública do Estado do Maranhão e como assessora na Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz (MA).

Fernando Moreira Freitas da Silva é doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP); Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família ( IBDFAM); e Presidente da Comissão Nacional de Infância e Juventude do IBDFAM. Professor e palestrante.

Suanne do Socorro Marques de Alencar é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão,  especialista em Psicologia Jurídica pelo CFP e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Atualmente é Analista Judiciário – Psicólogo – Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão atuando principalmente nos seguintes temas: Adoção, Guarda, Alienação Parental e Depoimento Especial.

Fabrina da Silva Meireles é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Administração de Recursos Humanos, graduada em Serviço Social com experiência profissional nas áreas de assistência social, saúde e judiciário.

Basa disponibiliza mais de R$ 660 milhões em créditos para micro e pequenos empreendedores

Fruto de parceria com o governo federal, programa ‘Basa Acredita’ tem como foco usuários do CadÚnico

O Banco da Amazônia (Basa) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome assinaram, nesta segunda-feira, 19, na sede do banco, em Belém, protocolo de intenções relativo ao lançamento do programa de microcrédito “Basa Acredita”, voltado para empreendedores populares informais do campo e da cidade. Por meio da iniciativa, os micro e pequenos empreendedores da Amazônia poderão contar com taxas atrativas e limites de crédito de até R$ 21 mil. Inicialmente, Basa vai disponibilizar mais de R$ 660 milhões para essa linha de crédito.

O presidente do Banco, Luiz Lessa, explicou que os recursos são predominantemente oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e estarão disponíveis a todos os usuários do CadÚnico que possuem uma atividade produtiva. “O Banco da Amazônia tem um compromisso com o desenvolvimento e com a sustentabilidade da região. Então, quando nós falamos do microcrédito, estamos tratando da sustentabilidade por meio dessa raiz social. Investir nos pequenos empreendedores, nos pequenos CPFs, é algo que a gente já vem fazendo ao longo dos últimos quinze anos e, com essa proposta do governo federal, estamos fazendo um ajuste no nosso programa de microcrédito, que antes se chamava Amazônia Florescer e transformando-o no ‘Basa Acredita’, porque o Banco da Amazônia acredita na região.  E acreditamos também que o Banco da Amazônia é o principal indutor do desenvolvimento social e ambiental da região e, mais do que gerar emprego e renda, o nosso desafio é transformar a vida das pessoas pra melhor”, destacou Lessa.

Segundo ele, para acessar a linha de crédito, o micro e pequeno empreendedor pode procurar uma das agências tradicionais do banco para receber as primeiras orientações, ou buscar os postos específicos desse tipo de atendimento, que serão 70 em todo o Estado até o final do mês de outubro. Os endereços podem ser consultados no site do Basa (www.basa.com.br).

“Como esse tipo de crédito não é um crédito que acontece na agência, pois precisa ser assistido, o pequeno empreendedor deve ir até um dos nossos pontos específicos para esse atendimento. Lá, ele vai receber a assistência técnica pra que entenda melhor o próprio projeto, para absorver novas técnicas, para que alcance o desenvolvimento almejado e, mais do que isso, também contará com todo um plano de desenvolvimento pessoal”, completou.

Para operacionalizar o programa, o Banco da Amazônia possui a parceria com a Oscip Amazoncred, que é uma especialista em microcrédito urbano e rural, para atender aos empreendedores da área urbana e aos agricultores familiares em seus próprios negócios, sem a necessidade de ir até uma agência do banco.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse durante a cerimônia que o programa vai trabalhar com taxas e prazos adequados à realidade dos micro e pequenos empreendedores. “É isso que vai permitir que o pequeno cresça, se desenvolva. Quantos empreendedores médios e grandes não vieram de pequenos negócios? A meta para a Amazônia é a de termos um olhar especial para um milhão e duzentas mil pessoas que estão no Cadastro Único ou no Bolsa Família e já se declaram empreendedores formais ou informais. No caso do estado do Pará, a meta é alcançar em um ano, ou seja, até julho do próximo ano, algo como cinquenta mil contratos”, frisou.

Esmalteria – A manicure Andréa Sacramento, de 49 anos, é moradora de Belém e foi uma das primeiras a garantir acesso ao microcrédito Basa Acredita. Ela é cliente antiga do banco e já contabiliza 14 empréstimos. Graças aos recursos, conseguiu ampliar o negócio, uma esmaltaria, que começou na sala da sua casa e hoje já gera três empregos diretos. “O Basa, já é um parceiro antigo que tem me ajudado muito. No início, eu estava precisando montar meu negócio. E agora, mais uma vez, esse crédito chegou no momento certo. Antes, eu atendia na casa das pessoas e agora tenho um espaço legal, onde consigo atender melhor às minhas clientes, com bastante comodidade, variedade de produtos. Essa é a principal fonte de renda da minha família e eu só penso em crescer cada vez mais”, disse ela, que vive com o marido e um filho de dez anos.

A cerimônia, na sede do Basa, também contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino; do titular da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha, entre outras autoridades; além de servidores e de beneficiários dos programas de microcrédito do Basa.

Presidente do TJMA e governador do Estado visitam obras do novo fórum de Imperatriz

Uma parceria entre os poderes deve ampliar os serviços oferecidos no local, e a construção de uma avenida para garantir acesso viário ao prédio

No último sábado, dia 17/8, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, acompanhado do governador do Estado, Carlos Brandão, realizou visita para verificar o andamento das obras do novo fórum de Imperatriz, e discutir parcerias para o Poder Executivo estadual utilizar uma das torres do prédio e realizar obras viárias que garantam acesso, fácil e rápido, ao local. O novo fórum da Comarca de Imperatriz possui quase 50 mil metros quadrados de área útil construída, e fica localizado no bairro Residencial Kubitschek, próximo ao aeroporto.

Na visita, o presidente do TJMA verificou o ritmo acelerado das obras, com cerca de 60% de conclusão, e anunciou a previsão de inauguração do prédio para o próximo dia 1º de maio – Dia do Trabalhador. O desembargador Froz Sobrinho afirmou que é a obra pública mais moderna em andamento no Estado, executada para funcionar de forma sustentável, e atender toda estrutura do Judiciário local, que possui 25 unidades judiciais, além de unidades administrativas, e a Escola Superior da Magistratura (Esmam Sul).

“Após o redimensionamento dos espaços para atendimento de toda a demanda do Judiciário, vimos que o prédio também comporta serviços da Defensoria Pública, Governo do Estado, e da Justiça Eleitoral. A ideia é que o cidadão e a cidadã tenham, em um só local, dezenas de serviços à sua disposição”, pontuou o magistrado. Durante o diálogo, o presidente Froz Sobrinho também apontou a necessidade de construção de uma via urbana, com pistas amplas, para garantir à população o acesso aos serviços judiciários.

Pela parceria, o Governo do Maranhão teria à sua disposição uma das torres, com 3600 metros quadrados, para instalação de secretarias e disponibilização de serviços públicos. O governador Carlos Brandão avaliou a proposta de forma positiva e determinou a realização de reuniões técnicas para viabilização da parceria. “Também estamos dialogando sobre a construção de uma grande avenida, que garanta um acesso rápido, de qualidade, para esse prédio que deve reunir muitos serviços para a população imperatrizense a partir do ano que vem”, anunciou.

Participaram da visita, o diretor do Fórum de Imperatriz, juiz Delvan Tavares; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Maranhão, Sebastião Madeira; e o diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro.

ANDAMENTO DAS OBRAS

A retomada das obras do novo fórum de Imperatriz ocorreu no dia 2 de junho de 2023. Atualmente está em fase de acabamento, apresentando índice de 85% de conclusão das instalações elétricas; 78% da parte hidráulica; 90% da impermeabilização; 65% na área de drenagem e instalações sanitárias; e com 85% das paredes e divisórias em drywall.

Fachada do novo fórum de Imperatriz com isopaineis que vão garantir maior conforto térmico

O diretor de Engenharia do TJMA, Mayco Murilo Pinheiro, informou que a empresa responsável já está trabalhando no revestimento do prédio. “Estamos utilizando o isopainel, uma solução moderna composta de duas placas de aço com isolamento acústico e térmico no meio, resistente ao fogo, garantindo maior conforto dentro da edificação e a redução do consumo de energia na climatização”, frisou.

A retomada da obra resultou de um acordo intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um núcleo de mediação do Conselho, que teve a participação do TJMA e do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

Tá difícil desapegar do celular? Veja dicas para ajudar as crianças a focar mais nos estudos

Que a rotina da maioria da criançada pode virar de cabeça para baixo durante as férias não é novidade. Sono fora do horário de costume, alimentação menos rigorosa e até mais tempo para curtir jogos, desenhos e outras diversões que as telas oferecem se tornam o combo preferido nesse período do ano. Mas na volta às aulas, o excesso de tempo dos olhinhos com foco nos eletrônicos pode atrapalhar (e muito) o rendimento escolar.  

Um dos motivos que se tornam uma pedra no sapato das crianças na hora de se concentrar nos estudos é o sono desregulado, que pode acontecer justamente porque, durante as férias, elas tendem a passar muito tempo no celular. “O ideal seria que, durante as férias, a rotina não fosse tão alterada assim. Na fase da infância, é importante que os pequenos durmam, em média, dez horas por dia. Se uma criança vai dormir muito tarde, isso atrapalha muito o desenvolvimento psicomotor”, explica a psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, Débora dos Santos. 

Estimular as brincadeiras entre pais e filhos está na lista de orientações que ajudam a afastar os excessos de tela e até mesmo reduzir o estresse entre os pequenos estudantes. “Muitas vezes, os pais chegam em casa cansados e não conseguem dedicar tanto tempo para estar junto dos filhos. Mas cultivar o momento das brincadeiras por pelo menos uma hora todos os dias faz toda a diferença na rotina das crianças, pois elas também precisam se sentir especiais”, ressalta a especialista.

E, se a hora de estudar é sinônimo de chororô e pressão, as chances de que a criança queira se dedicar são mínimas. Quem pode mudar esse momento para a melhor são os pais. “Transforme os estudos em um período prazeroso e lúdico para os seus filhos. Evite que na hora das tarefas a rotina seja de brigas e cobranças negativas. Aprender requer repetições e, querendo ou não, isso é chato para eles. Mas existem estratégias que podem tornar esse momento mais legal, como associações com músicas, com as artes, por exemplo”, afirma Débora. 

Mas depois de estudar, dá para voltar para as telas? A psicóloga orienta que até quando as atividades da escola terminam, aproveitar o momento de outras formas é mais benéfico. “Que tal levar as crianças para um momento de relaxamento perto da natureza? O contato com o verde e as águas, por exemplo, melhoram muito o desenvolvimento na infância”, finaliza a profissional. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima