Ciro Nolasco lança campanha neste sábado ao lado de Henrique Marinho

O jornalista e suplente de vereador em São Luís, Ciro Nolasco lança a sua campanha eleitoral rumo à Câmara Municipal neste sábado(31), a partir das 18h, em uma casa de eventos na avenida Rei de França. Para esta eleição, Ciro fez parceria com o empresário Henrique Marinho através da modalidade coletivo, intitulado POR VOCÊ, e disputam a vaga com grandes chances no MDB, partido que Ciro ajudou a montar.

Como propostas, a dupla defende política pública para habitação, mais ciclovias na cidade, empreendedorismo nas escolas, combate às drogas com inclusão da família, programa de Incentivo a atletas ludovicenses, qualificação profissional de jovens, política de cuidados e proteção a animais, fim dos lixões e urbanização de áreas, centros de atendimento aos idosos, mutirões sociais nos bairros com participação voluntariada, melhoria do atendimento no setor público e campanhas educativas para trânsito.

Os dois candidatos do coletivo já tem experiências exitosas nessas áreas. Ciro Nolasco, coordenou o setor de habitação do SINDUSCON-MA e desenvolveu trabalho importante no combate ao déficit habitacional no estado do Maranhão, dentro de programas como o PAR e o MCMV. O jornalista já criou programas de qualificação de jovens e trabalhadores da construção civil. Ele já implantou ações que pôs fim a alguns lixões da cidade, como o do viva da Cidade Operária. Criou e participa até hoje de ações sociais e de campanhas de proteção a animais, bem como campanhas de educação de trânsito a exemplo da Estrada com Jesus, que mobiliza o segmento evangélico na conscientização de motoristas. Quando coordenou as ações da prefeitura na Cidade Operária, Ciro lutou por muitos benefícios para várias comunidades daquele pólo habitacional, como a urbanização da ciclovia do bairro, praças e recuperação viária de ruas.

Henrique Marinho é empresário, ex-metalúrgico e administrador de empresa. Lutou por benefícios na fundação da Cidade Operária e defende até hoje ações de valorização empresarial e de apoio a movimentos sociais e religiosos.
Se forem eleitos, Henrique Marinho e Ciro Nolasco devem fazer um mandato com muita atuação pelas comunidades e pelo segmento que representam.

EVENTO: Lançamento de Campanha Ciro Nolasco e Henrique Marinho
Data: 31 de agosto – 18h
Local: Buffet Rei de França – avenida São Luís Rei de França – Turu (ao lado da Selfit Academia)

Fonte: Diego Emir

Inauguração do Espaço da Beleza na Apae de São Luís: Empoderamento e Capacitação Profissional para mães de pessoas com deficiência

A Assessora Jurídica Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim e a Presidente da APAE de São Luís Arionildes Silva e Silva inauguraram o Espaço da Beleza na sede da entidade

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024, a APAE de São Luís celebra mais uma grande conquista: A inauguração de um novo Espaço da Beleza, especialmente dedicado às mães de pessoas com deficiência assistidas pela instituição.

Este espaço foi cuidadosamente planejado para proporcionar momentos de autocuidado e, principalmente, oferecer uma nova oportunidade de capacitação profissional para essas mulheres.

O objetivo do Espaço da Beleza é promover o empreendedorismo e fortalecer a autoestima das mães que, enquanto acompanham seus filhos em diversos tratamentos e atividades especializadas, muitas vezes acabam sem oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Agora, elas terão a chance de aprender uma nova profissão e até iniciar seus próprios negócios, sem precisar sair de perto dos filhos.

A Assessora Jurídica Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim com o Conselheiro Sebastião Vanderlaan Rolim no novo esçapo destonado à capacotação profisisonal de mães dos assistidos da APAE de São Luís

Um exemplo inspirador é o de Josirene Alves, mãe de quatro meninas, que, além de ser confeiteira, agora realiza o sonho de se tornar cabeleireira. “É algo que eu já almejava. Com quatro filhas, todas com muito cabelo, eu vi nessa oportunidade a chance de aprender, economizar e ainda ganhar um dinheirinho extra” declara Josirene, emocionada com a nova possibilidade que a APAE de São Luís proporcionou.

Desde a sua fundação em 1971, a APAE de São Luís tem se dedicado a apoiar não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias, reconhecendo a importância de um apoio integral.

A Assessora Jurídica da APAE de São Luís, Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim conta que a fundadora,  a senhora Antônia Zeile Lima de Melo, Dona Antoninha como era conhecida, sempre trabalhou para envolver as mães no contexto da instituição, proporcionando atividades enquanto seus filhos eram atendidos. O novo Espaço da Beleza é uma continuidade desse compromisso, oferecendo capacitação e apoio para que essas mulheres também possam se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Escova e outros serviços poderão ser apreendidos de forma profisisonal pelas mães assistidas pela APAE de São Luís

“Queremos convidar todos os parceiros da área da beleza contribuir com doações de produtos, para nos ajudar a manter este espaço. É uma forma de garantir que o centro tenha sua sustentabilidade e que as mães possam continuar a se desenvolver e a empreender”, ressalta Maria da Conceição, da comunicação da APAE de São Luís.

A APAE de São Luís convida toda a comunidade a conhecer o Espaço da Beleza e apoiar essa iniciativa que transforma vidas. Para mais informações sobre como apoiar o Espaço da Beleza ou conhecer mais sobre as atividades da APAE de São Luís, entre em contato pelo telefone (98) 3216-4214.

Educação Física: Projeto vai reduzir casos de exercício ilegal da profissão no MA

Ação do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) reforçou direitos e garantiu conquistas para a categoria no Estado.

Com projeto aprovado, fiscalizações no interior do Estado serão intensificadas. (Divulgação/CREF21MA)

Às vésperas do Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro), o Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) celebra a aprovação de importantes projetos que vão reforçar direitos e garantir conquistas para toda a categoria. Um dos projetos aprovados pelo Fundo de Desenvolvimento do Sistema CONFEF/CREFS visa, inclusive, reduzir os casos de exercício ilegal da profissão de Educação Física no Maranhão, intensificando a quantidade de fiscalizações no interior do Estado, além de ampliar e melhorar as instalações da sede própria do CREF21/MA. 

Os projetos aprovados recentemente correspondem a um desejo antigo do presidente do CREF21/MA, professor Sandow Feques (CREF 001806-G/MA). Os recursos oriundos desses projetos aprovados são fundamentais para o fortalecimento da atuação do Conselho no Maranhão. 

“Foi mais uma conquista que nós conseguimos junto ao Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). A gente tem hoje um Conselho Regional que está crescendo, aumentando o número de registros e, logicamente, as nossas ações também acompanham esse crescimento. Então, é preciso que o Conselho se modernize, que tenha uma estrutura melhor para receber o nosso profissional”, explicou o presidente. 

O Fundo de Desenvolvimento do Sistema CONFEF/CREFS foi criado justamente para prover recursos financeiros para a execução de projetos apresentados pelos CREFS. No caso do CREF21/MA, a solicitação dos recursos terão a seguinte finalidade: ampliar as fiscalizações no interior do Maranhão, comprar a quarta sala da nova sede própria, além de comprar mobília para a nova sede. A assinatura do contrato do Fundo de Desenvolvimento ocorreu no mês passado, em solenidade realizada no Rio de Janeiro (RJ). 

“Viemos buscar junto ao Conselho Federal esse apoio que nos dê condições para o CREF21/MA se desenvolver com estruturas, com um melhor aparelhamento no que diz respeito às fiscalizações, ao apoio ao profissional de Educação Física que a gente dá em todo o Estado do Maranhão levando cursos, orientando, mostrando a importância da regulamentação de uma profissão. Assinamos um Termo de Compromisso garantindo ao Conselho Federal a eficiência da aplicação desse recurso em prol dos 8 mil registrados que somos hoje. Nossa diretoria e nossos funcionários estão de parabéns pelo esforço muito grande que fizemos para conseguir realmente solidificar a presença do CREF21/MA em todo o Estado”, concluiu Sandow Feques. 

Dia do Profissional de Educação Física 

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembroA celebração ocorre nesta data por também ser o dia da aprovação da Lei Federal nº 9696, em 1º de setembro de 1998, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física. 

Independentemente da área em que o profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população, representando, assim, a categoria por meio da cor verde que é atribuída às profissões da área da Saúde, pois significa esperança, força, longevidade e imortalidade.  

Serviços da Justiça serão oferecidos à população na Expoema 2024

“Maranhão livre de Aftosa sem vacinação” será o tema deste ano

O Poder Judiciário maranhense estará presente na 64ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2024), a maior do Estado, que acontece de 1º a 8 de setembro, no Parque Independência (São Luís). A abertura oficial do stand da Justiça acontecerá no domingo, às 17h.

Durante o evento, o Judiciário irá disponibilizar serviços – de conciliação e mediação, palestras, orientações sobre regularização fundiária e registro civil e divulgação do projeto Moda Legal – em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), diariamente das 18h às 22h.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, ressaltou que a participação do Judiciário na Expoema objetiva levar serviços, palestras e discussões sobre temas em comum. “Teremos palestras abordando regularização fundiária, créditos de carbono, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável no estado do Maranhão”, pontuou.

Participarão do stand o Núcleo de Solução de Conflitos, a Ouvidoria e o Núcleo de Governança Fundiária, todos do TJMA; a Corregedoria Geral de Justiça (CGJMA) e a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX).

No local, o Poder Judiciário do Maranhão também irá disponibilizar o ônibus da Conciliação para atender cidadãos e cidadãs, orientando acerca de questões como divórcio, pensão alimentícia e guarda; reconhecimento/dissolução de união estável; investigação de paternidade; agendamento de audiências de negociação de dívidas, dentre outras.

O TRE irá oferecer informações a respeito do aplicativo e-título, consulta ao local de votação, canais de denúncias, ouvidoria e tira dúvidas.

EXPOEMA 2024 

Realizada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Maranhão, a Expoema 2024 inclui na programação shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e opções de lazer e entretenimento.

Com mais de 60 anos de existência, a Expoema 2024 celebra a primeira vez que a exposição será realizada após o Maranhão ser oficialmente reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação, e terá como tema: “Maranhão Livre da Febre Aftosa sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”. 

Projetos desenvolvidos a partir do açaí recebem menção honrosa por vitória em evento nacional

Um time duas vezes campeão merece todo o reconhecimento. A Facimp Wyden realizou na noite da última quinta-feira, 29, uma menção honrosa às conquistas do Time Enactus que, pela segunda vez consecutiva, conquistou o título de campeão nacional do Enactus Brasil, um dos maiores eventos de empreendedorismo social do país.

O diretor da Facimp Wyden, Jairo Santana, expressou sua satisfação com a conquista do Time Enactus. “Ter uma equipe vitoriosa com quatro projetos de empreendedorismo social e ambiental de destaque representa um marco significativo para a Facimp”, afirmou. “Isso demonstra o compromisso da instituição com a formação de profissionais que não apenas buscam o sucesso individual, mas também estão engajados em causar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.”


A professora Raiana Luz, orientadora do time, destacou a importância do reconhecimento para motivar os alunos a continuarem com o trabalho. “O reconhecimento através da menção honrosa vem para impulsionar que os alunos continuem cada vez mais motivados e engajados nas ações dentro da rede Enactus. O envolvimento da instituição em apoiar demonstra que nosso time está sendo visto e valorizado e eu como professora sou grata por todo apoio e reconhecimento da instituição”. 


A equipe, formada por estudantes e professores, se destacou com projetos inovadores que visam transformar a realidade de comunidades carentes. Com essa vitória, o time Enactus Facimp Wyden garantiu uma vaga na Enactus World Cup, a Copa do Mundo de Empreendedorismo, que será realizada em Astana, Cazaquistão, em outubro. A competição reunirá os melhores projetos de empreendedorismo social de diversas partes do mundo.


Projetos Vencedores


Os projetos desenvolvidos pelos estudantes da Facimp impressionaram os jurados do Enactus Brasil. Entre as iniciativas premiadas estão:

  • Mudaí: Focado na produção de mudas de açaí, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e gerando renda para a comunidade.
  • Tijolaí: Voltado para a produção de tijolos ecológicos a partir de resíduos, promovendo a construção sustentável e gerando empregos.
  • Coffi: Desenvolvido para produzir uma bebida com aroma semelhante ao café a partir do caroço do açaí, agregando valor a um subproduto e gerando renda para os produtores.


Todos os projetos são desenvolvidos na comunidade Açai Km 1700, localizada a 30km de Imperatriz, e visam melhorar a qualidade de vida da população local, além de promover a sustentabilidade ambiental.

Transformação pelo Esporte: Judoca do projeto social Ligga Campeã conquista bronze no JEM´s e mais conquistas fora do tatame

A judoca do Ligga Campeã, Rkayara Rocha Ferreira, exibe orgulhosa as duas medalhas de prata e bronze, que ganhou respectivamente no JEL´s e no JEM´s

Aos 12 anos, Rkayara Rocha Ferreira já carrega orgulhosa, e com a leveza de quem ainda sonha bem alto, duas medalhas – uma de prata e uma de bronze – conquistadas em menos de um ano; desde que começou a praticar judô, sob a orientação do Sensei Witaçuci Bezerra, no projeto social Ligga Campeã.

Depois de ser vice-campeã nos Jogos Escolares Ludovicenses (JEL´s), agora ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares Estaduais (JEM´s) e atualmente é a terceira melhor judoca do Estado do Maranhão, na categoria Sub 15 Infantil.

RKayara foi a primeira atleta da família, formada pela costureira e dona de casa Zuleide de Jesus Rocha e do ferreiro – armador Wanderson Machado Ferreira, que são pais também de Arthur Rocha Ferreira, de 11 anos, que também treina judô na mesma escolinha. Para eles, essas medalhas de prata e bronze tem outro sabor e valor:

“Pra gente, essas medalhas da RKayara valem ouro. Meu coração quase explodiu de felicidade quando ela venceu a luta do JEM`s, nem sei dizer o que senti, quase perdi o fôlego e chorei muito. Foi muito orgulho dela, muita felicidade em ver como ela se desenvolveu em pouco tempo e está lutando por um futuro melhor” disse dona Zuleide emocionada.   

As conquistas de Rkayara Rocha Ferreira simbolizam o potencial transformador de projetos sociais apoiados pela iniciativa privada, que têm o poder de alterar para melhor trajetórias de vida, além de revelar e formar talentos em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Rkayara, que reside na comunidade do Cajueiro em São Luís, só descobriu o judô há apenas um ano, através da escolinha “Ligga Campeã”. Uma iniciativa da empresa Ligga – Porto São Luís, que patrocina aulas de judô gratuitas para 60 crianças e jovens das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão, São Benedito e Vila Tiradentes, com idades entre 7 a 17 anos.

Para a empresa Ligga, o esporte é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento humano e social e está presente na sua prática de responsabilidade social:

“O eixo esporte está integrado ao Programa Social da Ligga, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e de saúde a crianças e jovens; e também, incentivando a educação, a disciplina e a formação desses jovens. As famílias estão integradas ao projeto e como elas, nós da Ligga também vibramos muito com cada conquista de nossos atletas, seja quando ganham medalhas, seja melhorando em comportamento e nas notas. Estamos muitos satisfeitos com os grandes resultados já alcançados em pouco tempo do projeto Ligga Campeã” destacou a coordenadora socioambiental da Ligga – Porto São Luís Lívia Cândice.

A mãe de Rkayara, Zuleide de Jesus Rocha, confirma o grande impacto positivo que o acesso ao esporte teve na vida da filha. A menina já coleciona vitórias dentro e fora do tatame:

“Somos muito gratos à Ligga – Porto São Luís por dar essa oportunidade aos nossos filhos. A Rkayara e o irmão não teriam como praticar judô se não fosse nesse projeto. Onde moramos é distante e, muitas vezes, a situação financeira não nos permite oferecer certas oportunidades pros nossos filhos. E desde que ela começou a praticar judô, Rkayara mudou muito, começou a estudar mais e tirar notas boas, melhorou no relacionamento em casa com o irmão e mais que tudo, ela agora tem um objetivo de vida que é se tornar uma Sensei” revela a orgulhosa mãe.

A jornada de Rkayara destaca o quanto iniciativas como o projeto “Ligga Campeã” são importantes, oferecendo não apenas treinamento esportivo, mas também promovendo a educação, disciplina e bem-estar entre jovens. Esses programas são vitais para a formação de base dos futuros atletas do país, mas acima de tudo, de melhores cidadãos.

Além de impactar positivamente o ambiente familiar e escolar, Rkayara agora almeja uma carreira no esporte, com muitos sonhos impulsionando essa jornada:

“Quero seguir treinando judô, ganhando medalhas aqui e quem sabe viajando, até me tornar uma Sensei para ajudar outras crianças como eu”, revela a atleta que, além das medalhas, carrega uma forte determinação.

O caso de Rkayara é um exemplo de como a responsabilidade social corporativa pode criar oportunidades reais para jovens em situação de vulnerabilidade, permitindo que eles desenvolvam seus potenciais e conquistem uma vida mais digna e um futuro com mais oportunidades.

São parcerias entre comunidades e empresas que abrem portas, promovem o combate às drogas e às desigualdades sociais e ajudam na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa através do poder transformador do esporte e da educação.

RELEASE AP ASSESSORIA – Beach Soccer: Maranhão terá três equipes na Supercopa do Brasil 2024

Competição será realizada no Distrito Federal, com o Sampaio Corrêa competindo em duas categorias e o Moto Club confirmado no torneio masculino

Depois de muita expectativa, está chegando a hora de uma das competições mais importantes do beach soccer brasileiro nesta temporada: a Supercopa do Brasil de Beach Soccer Masculino e Feminino 2024, que será realizada a partir da próxima terça-feira (3), em Ceilândia, no Distrito Federal. Referência nacional na modalidade, o Maranhão contará com três equipes na disputa da primeira edição da Supercopa: além do Sampaio Corrêa, que terá times nas duas categorias da competição, o Moto Club também participará do torneio masculino, cujo campeão garante vaga para representar o país na Copa Libertadores de Beach Soccer.

As três equipes maranhenses confirmadas na Supercopa do Brasil de Beach Soccer contam com o patrocínio do Porto do Itaqui, o apoio do Governo do Estado do Maranhão e todo o suporte da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), que organizou uma preparação de alto nível para os atletas na região dos Lençóis Maranhenses, tradicional celeiro de craques do estado. O time masculino do Sampaio Corrêa está realizando suas atividades na cidade de Paulino Neves, enquanto a equipe feminina do Sampaio Corrêa e o Moto Club treinam em Tutoia.

Representante do Brasil nas últimas duas edições da Copa Libertadores de Beach Soccer e campeão de todos os grandes torneios nacionais da modalidade, o time masculino do Sampaio Corrêa vem forte em busca do título da Supercopa, com destaque para as presenças do goleiro Bobô, do ala Datinha e do pivô Edson Hulk, que conquistaram a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira no início de 2024. Além disso, a Bolívia Querida se reforçou com o argentino Lucas Medero.

“A Supercopa é importantíssima para o cenário do beach soccer brasileiro. Passamos por um período de treinamentos intensos com foco total nessa competição, que terá grandes clubes e grandes nomes do beach soccer, e o Sampaio não poderia ficar de fora. Estamos focando muito nos detalhes, o beach soccer é um esporte muito dinâmico e muito detalhista, e contamos com o apoio da torcida da Bolívia Querida em mais esse desafio. O Sampaio vem sempre disputando e chegando à frente das principais competições, e com certeza vai chegar fortíssimo para brigar pelo título da Supercopa”, afirma o técnico Carlos Jacques.

A equipe feminina do Sampaio Corrêa, por sua vez, chega para a Supercopa do Brasil com a confiança elevada pelo título da Copa Brasil Interclubes, em junho. Eleita a melhor jogadora de beach soccer do mundo por dois anos consecutivos, Adriele Rocha é a referência técnica e liderança do elenco da Bolívia Querida, que conta ainda com nomes de destaque como Ster e Jéssica Potiguar para lutar pela taça nas areias do Distrito Federal.

“A Supercopa é uma competição super importante, mais um desafio para o Sampaio feminino, a nossa preparação está muito intensa, principalmente na questão psicológica. O time está ganhando entrosamento, é uma competição de um nível muito alto, mas temos plenas condições de chegar ao nosso objetivo final, que é o título. A expectativa é muito boa e vamos deixar esse time afiado para trazer essa conquista para o Maranhão”, ressalta Giovanni Sousa, treinador do time feminino do Sampaio Corrêa.

De volta ao cenário nacional do beach soccer, o Moto Club promete dar trabalho aos seus rivais e fazer uma grande campanha na Supercopa do Brasil. O Papão do Norte, que tem Gil Costa como treinador, aposta no talento de Gui, Raylan e Beju para se sobressair entre as melhores equipes da modalidade no país.

“Estamos finalizando os nossos treinos com muita intensidade, para acertar alguns detalhes táticos e físicos do nosso clube. Queremos estar bem preparados para disputar essa grande competição que é a Supercopa. Agradecemos ao apoio do Porto do Itaqui e do Governo do Maranhão, que sempre estão ajudando o nosso esporte”, destaca Gil Costa.

Supercopa do Brasil 2024

A Supercopa do Brasil de Beach Soccer Masculino e Feminino 2024 começa na próxima terça-feira (3) e vai até o próximo domingo (8), na Arena Guariroba, em Ceilândia. O torneio reunirá 12 equipes no torneio masculino e oito times na disputa feminina.

O clube campeão do torneio masculino da Supercopa do Brasil de Beach Soccer se classifica para a disputa da Copa Libertadores de Beach Soccer 2024. O torneio continental ocorre entre os dias 1° e 8 de dezembro, no Equador.

Participantes da Supercopa do Brasil de Beach Soccer 2024:

Masculino: Sampaio Corrêa, Moto Club, Anchieta-ES, Beira Mar-PB, Carlos Renaux/Juventos-SC, Ceilândia, Flamengo, Internacional, SEG-ES, Vasco e Vitória

Feminino: Sampaio Corrêa, Botafogo, Ceilândia, Confiança, Flamengo, Rede Gol-DF, São Pedro-ES e Vasco

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima