Ibama confirma duas fissuras em tanque de caminhão que caiu no Rio Tocantins com 23 mil litros de ácido sulfúrico

Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira após desabamento e rio Tocantins (TO/MA) (Foto: Governo do Maranhão)

Brasília (06/01/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atua em conjunto com a Marinha do Brasil, com a Agência Nacional das Águas (ANA) e com as empresas transportadoras e de resposta à emergência nos trabalhos para retirada dos produtos perigosos que caíram no rio Tocantins, em 22 de dezembro do ano passado, durante o desabamento de parte da ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Tocantins ao Maranhão. O órgão informou que mergulhadores constataram duas fissuras no tanque de um dos três caminhões que caíram no Rio Tocantins após o colapso da estrutura.

As empresas responsáveis pelos caminhões transportadores que caíram com a ponte, bem como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), foram notificados a apresentar Planos de Atendimento à Emergência (PAEs) para atuação e resposta quanto aos caminhões que estão no fundo do rio.

Informações preliminares dos mergulhos

Durante essas ações, o Instituto foi informado de um possível vazamento da carga de ácido sulfúrico do caminhão da empresa Pira-Química, por meio do Comando do Incidente (Marinha do Brasil) e da equipe de mergulhadores contratada pela Pira-Química, conforme verificado durante mergulho em 1º de janeiro. Na ocasião, foi levantada a hipótese de que o tanque desse caminhão poderia ter implodido na queda. Na última sexta-feira (3), novo mergulho foi realizado, com a confirmação de duas fissuras no tanque, que continha 23 mil litros do produto perigoso, segundo informações da empresa.

Um relatório oficial com as informações obtidas a partir dos mergulhos foi solicitado pelo Ibama à Pira-Química, cuja previsão de entrega é para esta quinta-feira (9).

A empresa Videira, responsável pelo segundo caminhão carregado de ácido sulfúrico, relatou que o veículo estava com 40 mil litros do produto. Conforme informações repassadas pelo Comando da Marinha, após análise visual, o tanque, aparentemente, está intacto. O Ibama solicitou que a empresa faça o monitoramento do tanque e apresente a análise de riscos para retirada do caminhão.

A empresa Suminoto, responsável pelo terceiro caminhão, que carregava agrotóxicos, contratou empresa para a retirada das bombonas carregadas com os produtos químicos que estão no fundo do rio. O mergulho de reconhecimento do local está previsto para esta segunda-feira (6).

Impacto ambiental no rio Tocantins

As análises da qualidade da água do rio Tocantins estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema/Maranhão), em conjunto com a ANA. Até o momento, os parâmetros avaliados estão dentro da normalidade para água doce. Desde a queda da ponte, não foi constatado impacto à fauna local.

É importante esclarecer que a prioridade do Comando do Incidente foi, até agora, pela busca das vítimas humanas. Os trabalhos de retirada das cargas, assim como a possibilidade de mergulho por profissionais contratados pelas empresas para avaliar as cargas dos caminhões no fundo do rio, só foram realizados após autorização do Comando.

Servidores do Ibama no Maranhão e no Tocantins, bem como do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac) da autarquia, seguem no local para acompanhar as ações de resposta à emergência, em atuação conjunta com o Comando da Marinha do Brasil, com as empresas transportadoras de produtos perigosos afetadas pela queda da ponte JK e com a população, no que for necessário.

O Instituto reforça sua solidariedade com as famílias das vítimas e com todos os envolvidos e reitera seu compromisso na defesa ambiental e na mitigação dos impactos à biodiversidade.

A jurisdicracia brasileira acaba de colocar o Brasil em mais um incidente diplomático

O soldado israelense Yuval Vagdani , alvo de um pedido de investigação da Justiça Federal, deixou o Brasil na noite de sábado (4).

Embaixada de Israel se pronuncia sobre ação contra soldado, Yuval Vagdani, em férias no Brasil. Talvez você não tenha nem percebido, mas nas últimas horas esse assunto tomou conta do país, sobretudo nas redes sociais. E o Brasil virou chacota internacional.

Israel afirma que o Brasil vai pagar o preço após um mandado de prisão contra um soldado israelense por crimes de guerra. é um sobrevivente da ação no festival de música. Mas aqui no Brasil ele foi tratado como criminoso e caiu nas garras da juíza federal Raquel Soares Chiarelli.

Segundo um membro do parlamento israelense, o Brasil, ao perseguir militares israelenses em solo brasileiro, se tornou um estado. Patrocinador do terrorismo e destacou que Israel não ficará de braços cruzados.

O cidadão israelense. Era um soldado que tinha sobrevivido ao ataque do Hamas do dia 7 de outubro de 2023, e que tinha lutado na recente contra-ofensiva israelense.


O israelense teve a brilhante ideia de vir passar férias no Brasil. Uma entidade palestina que atua no Brasil identificou sua presença através do monitoramento das redes sociais do militar. Esse foi o estopim para que começasse a ação do Estado brasileiro.


Essa entidade palestina é a Fundação Himbe Rajab. Ela atua em prol da causa palestina e está representada juridicamente no Brasil. Essa fundação está baseada na Bélgica e controlada por Diabe Abujajá e Karim Hassoun. O Diabe já pertenceu aos quadros do Hezbollah e deu declarações comparando o 11 de setembro a uma doce vingança.

Já Karim Hassoun afirmou que a ação de 7 de outubro em Israel não era uma invasão. Então, essa fundação entrou com uma ação judicial no Brasil. A juíza Raquel Chiarelli pegou o caso e determinou que a Polícia Federal iniciasse uma investigação contra o turista israelense. Isso foi feito no dia 30 de dezembro.

A juíza justificou a ação pelo fato do Brasil ser signatário do TPI, Tribunal Penal Internacional. Esse tribunal já emitiu um mandado de prisão contra o Netanyahu por crimes de guerra. Putin e Netanyahu são procurados, mas isso não teve nenhum efeito prático.

Porém, a juíza se baseou nisso para investigar o soldado israelense. Lembrando que não existe mandado do TPI contra o soldado, só contra o primeiro-ministro. Mas o Brasil se viu no direito de abrir uma investigação para saber se esse turista cometeu crimes de guerra.

Essa juíza é a mesma que obrigou um hospital que atendeu uma comitiva do Bolsonaro a fornecer toda a lista de Covid. Ela queria descobrir se Bolsonaro teve Covid.

O Mossad identificou as ações do Estado brasileiro. Foi então que começou a correria para proteger o cidadão israelense. O soldado estava de férias com um amigo, também israelense. Esse amigo foi o primeiro a ser contatado e avisado da investigação. Ainda era uma investigação, mas poderia surgir o mandado de prisão a qualquer momento.

O Mossad, então, destacou uma agente para acompanhar Yuval Bagdani até um local seguro. O pai do soldado tentava acompanhar o paradeiro do filho, com medo dele parar numa prisão brasileira. O militar visitava o Brasil a turismo, conforme consta em sua página pessoal no Instagram. Em uma das fotos, ele aparece com amigos em um hotel em Morro de São Paulo (BA).

Essa movimentação dos serviços de inteligência israelense preocupou a entidade palestina no Brasil. Eles fizeram mais uma provocação à juíza que cuidava do caso. Eles passaram a exigir a prisão do turista para evitar uma fuga do Brasil. A juíza atendeu e na madrugada deste domingo foi expedida uma ordem de prisão contra o militar israelense.

O pai do soldado deu uma entrevista ao canal 12, lá de Israel, e afirmou que o amigo que estava com o filho recebeu uma mensagem de um serviço diplomático, avisando que tinha saído a ordem.

Mossad teve facilidade em monitorar a decisão sigilosa da Justiça Federal. Mal saiu a decisão e eles já sabiam.
Muito provavelmente estavam dentro do sistema. Isso talvez explique o fato de Alexandre de Moraes não usar o sistema eletrônico nas suas investigações particulares. Todas as ações contra ativistas de direitas são feitas no papel, tudo pra não ficar no sistema.

Com essa identificação feita pelo Mossad, o soldado foi retirado do Brasil. Por questões óbvias, não se sabe como ele saiu. O militar saiu do país em um voo comercial com origem em Salvador (BA) e destino a Buenos Aires, capital da Argentina.

O mesmo soldado que é perseguido pela justiça de Lula recebe apoio de Bolsonaro. Vamos entender, é possível que você não tenha ouvido falar ainda, mas um soldado israelense que visitava o Brasil a turismo tornou-se alvo de uma investigação da justiça que determinou que a Polícia Federal o investigue por alegados crimes de guerra na Faixa de Gaza, onde Israel segue combatendo o grupo terrorista Hamas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, então, ficou sabendo, porque está repercutindo como uma bomba isso. E classificou o caso como perseguição e acusou o presidente Lula de se omitir diante da injustiça. Esse ataque a Israel, país irmão, bem demonstra que Lula da Silva.

Quinzena Mais Saúde do Empório Fribal: Alimentação leve, refrescante e cheia de sabor

A linha de sopas de marca própria do Empório Fribal oferece sabor e qualidade, além de muita praticidade

Com a chegada do verão e o desejo por uma vida mais saudável, o Empório Fribal preparou uma ação especial para quem quer aproveitar o calor com refeições leves e nutritivas, sem abrir mão do sabor. De 06 a 19 de janeiro, as lojas do Empório celebram a Quinzena Mais Saúde, oferecendo uma seleção de produtos perfeitos para quem deseja cuidar da saúde e se refrescar nos dias quentes.

São muitas opções para uma alimentação leve e saudável, como frutas prontas para consumo, água de coco, sucos naturais, além de queijos leves, iogurtes, granolas e mel, todos cuidadosamente selecionados para garantir uma alimentação equilibrada e deliciosa.

Os sanduiches naturais leves do Empório Fribal estão em destaque na Quinzena Mais Saúde

As lojas do Empório também oferecem uma linha de saladas prontas e sanduíches naturais, perfeitos para quem busca praticidade, frescor e sabor em uma refeição rápida e nutritiva. Esses produtos são preparados com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Outra grande atração é a linha de Sopas Caseiras Prontas. Com sabores como canja de frango, legumes (opção vegana), mandioquinha com carne de sol e caldo verde, as sopas são leves, nutritivas e extremamente práticas, ideais para quem deseja um jantar saboroso e saudável.

Em todas as lojas do Empório Fribal, na Quinzena Mais Saúde, diversos produtos leves, saborosos e saudáveis estão à disposição dos clientes

ALIMENTAÇÃO LEVE É SINÔNIMO DE SAÚDE

Especialistas em nutrição reforçam que a combinação de frutas, saladas e sopas não é apenas uma estratégia para equilibrar os exageros das festas de fim de ano, mas também uma forma eficaz de manter o organismo nutrido e energizado. Esse tipo de alimentação é especialmente útil para enfrentar o calor intenso da estação, já que alimentos ricos em água, vitaminas e minerais ajudam a manter a hidratação e a vitalidade.

“Nosso objetivo é mostrar a ampla variedade de produtos saudáveis disponíveis, facilitando a vida de quem quer mais qualidade e sabor nas suas refeições diárias”, destaca Simone Monteiro, gerente de marketing da Fribal.

Os sucos naturais do Empório Fribal são fontes de vitaminas e fazem parte da Quinzena Mais Saúde

Com essas opções, o Empório Fribal reafirma seu compromisso de oferecer produtos que atendam às necessidades de seus consumidores, garantindo uma alimentação saudável e prazerosa para começar o ano com o pé direito.

CEST lança quatro novos cursos de graduação 100% presenciais e com a qualidade da nota máxima pelo MEC

FOTO – DIVULGAÇÃO: Maior e melhor em 2025, assim é o CEST Centro Universitário, que passa a oferecer turmas de Ciências Contábeis, Pedagogia, Gestão Hospitalar e Terapia Ocupacional

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, reconhecido por sua excelência acadêmica e tradição na formação de profissionais de destaque, amplia sua oferta de ensino com o lançamento de quatro novos cursos de graduação: Terapia Ocupacional (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Pedagogia (Licenciatura) e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Único Centro Universitário com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC), nota máxima que reafirma o compromisso com a qualidade educacional, o CEST fortalece sua posição como o melhor Centro Universitário do Maranhão, razão pela qual preserva as matrizes curriculares dos novos cursos na modalidade 100% presencial, oportunizando aos alunos uma experiência prática e dinâmica, com acesso à estrutura de ponta, à extensão e à pesquisa diferenciadas e de excelência, e ao suporte direto de professores altamente qualificados.

Quem se interessar em fazer parte da instituição que é referência em educação superior no Maranhão, pode optar também por um desses novos cursos:

Terapia Ocupacional (Bacharelado): O CEST é pioneiro no Maranhão na oferta desse curso inovador, que forma profissionais capacitados a promover saúde e bem-estar por meio de atividades terapêuticas, com atuação em áreas como saúde mental, reabilitação, terapias integrativas e inclusão social.

Ciências Contábeis (Bacharelado): um curso concebido para formar especialistas na gestão financeira e contábil, aptos a lidar com as tecnologias de ponta para a área e a liderar em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

Pedagogia (Licenciatura): focado na formação de educadores comprometidos com a transformação social, com destaque para a inovação no ensino, gestão de processos educacionais e educação inclusiva.

Gestão Hospitalar (Tecnólogo): planejado para capacitar profissionais para atuar na administração de instituições de saúde, integrando competências de gestão estratégica, humanização, tecnologias e inovação no setor.

Com início das aulas previstas para o primeiro semestre de 2025, as inscrições já estão abertas. Para mais informações sobre os novos cursos e o formas de ingresso, basta acessar: www.cest.edu.br

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima