Viviane Batidão e J.Eskine são os convidados do “Ensaios da Anitta” em São Luís

O DJ carioca Felipe Mar, também foi confirmado para fazer o aquecimento do evento neste sábado (11), a partir das 16h, na área externa do São Luís Shopping

A maratona da folia já vai começar! Neste sábado (11), Anitta dá início aos “Ensaios da Anitta” para 2025 e, pela primeira vez, aterrissa na área externa do São Luís Shopping, a partir das 16h. Além de apresentar seus grandes hits, a diva não estará sozinha e confirmou a participação dos cantores: Viviane Batidão, ícone do tecnomelody e J.Eskine, o dono da “Resenha do Arrocha”. O DJ carioca Felipe Mar, também foi confirmado para fazer o aquecimento do evento e nos intervalos o DJ local Rogério Mix.

O evento tem a produção local da 4Mãos Entretenimento, com o patrocínio da Beats, Bet.Bet, Kenner, L´Oréal Paris, Laser Company e Rexona Brasil. Para Marcelo Aragão, vai ser um evento extraordinário. “São muitos detalhes, cenografia, estrutura. O público vai se surpreender, porque são inúmeras surpresas desde a entrada do evento”, conta o produtor.

A cantora Viviane Batidão, ícone do tecnomelody, é convidada especial do evento “Ensaios da Anitta” em São Luís

Serão 12 datas, respectivamente em: São Luís, Fortaleza, Salvador, Ribeirão Preto, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e, por fim, São Paulo. Os shows acontecem entre janeiro e fevereiro. Além disso, os tradicionais desfiles do Bloco da Anitta, em Salvador e Rio de Janeiro, já estão confirmados, respectivamente, para os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

Clique aqui e aqui e assista aos vídeos.

Para quem vai acompanhar em São Luís é bom se antecipar. Últimos ingressos à venda do espaço open com beats, cerveja, água e refrigerante e do setor arena. O espaço open tem a classificação 18 anos e o setor arena 16 anos. É possível adquirir o acesso on-line através do site https://www.ingresse.com/ensaios-da-anitta-2025-sao-luis/ ou na 4Mãos Store, no São Luís Shopping.

Com o tema “Maratona de Jogação”, celebrando o universo esportivo, a cantora terá fantasias icônicas inspiradas por diferentes modalidades esportivas que devem dominar os looks durante esta temporada. A importância sócio-cultural desse universo foi um dos motivos para a escolha da temática.

J.Eskine, o dono da “Resenha do Arrocha”, é outra atração da festa

“Carnaval é minha época preferida do ano. E é um momento de grande atenção nacional e internacional. É por isso que sempre aproveito a ocasião para falar de coisas que são importantes para mim. Meu carnaval já homenageou mulheres incríveis da história, causas ambientais, tecnologia… Agora é a vez dos esportes. Tô feliz e animada pra cair na estrada novamente”, comemora a artista, que anualmente faz questão de cantar em diversas cidades brasileiras durante a folia.

A maratona de pré-carnaval da poderosa é sempre muito especial, principalmente por seu formato único. Tudo acontece num palco de 360 graus, que aproxima o público ainda mais de Anitta. Além disso, o projeto já se tornou conhecido pelo line up ilustre de convidados que a girl from Rio recebe no palco, contemplando diversos gêneros da nossa música, como pop, funk, trap, rap, sertanejo, piseiro, brega, axé e outros.

Vice-prefeita de Paço do Lumiar diz que deputado Márcio Jerry passa o dia nas redes sociais fazendo “fuxicos”

A vice-prefeita do município de Paço do Lumiar, Mariana Brandão (MDB), sobrinha do governador Carlos Brandão (PSB), utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira, 9, para rebater o deputado federal Márcio Jerry (PC do B), aliado do ex-governador Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O comunista e os deputados estaduais Carlos Lula (PSB) e Rodrigo Lago (PSB), também do chamado campo dinista, publicaram conteúdos criticando uma postagem feita pela filha do empresário Marcus Brandão relacionada à Maternidade da cidade.

Na avaliação dos dinistas, Mariana usou informações erradas ao sugerir que o equipamento público foi implantado na gestão do tio, quando, na verdade, segundo os parlamentares, foi inaugurada no governo de Dino.
Na nota divulgada, a vice-prefeita lamentou o fato de Márcio Jerry passar o dia inteiro nas redes sociais fazendo intrigas por meio de “fuxicos”.

Com informações do Blog do Gláucio Ericeira

Com medo da alta aprovação de Braide, com 78% em São Luís, Brandão realizou reunião com vereadores de São Luís

Depois da Pesquisa AtlasIntel digulgar dados que revelou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), como um dos prefeitos das capitais brasileiras com grande aprovação, ficando na 5° colocação com 78%, o governador Carlos Brandão (PSB), rapidamente se reuniu com vereadores de São Luís nesta quarta-feira (8), para um almoço no restaurante Porto Seguro ao lado do Mercado do Peixe e se deslocaram para o Palácio dos Leões para terminar a reunião. 

Brandão claramente se mostra preocupado com o crescimento do prefeito Eduardo Braide, que tem  a sua aprovação de 78% na capital maranhense, onde o Palácio dos Leões esconde pesquisas com a liderança de Braide ao governo do Maranhão para eleições de 2026, e o governador Carlos Brandão, pretende  botar o seu sobrinho o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos, Orleans Brandão como seu sucessor na cadeira do executivo maranhense. 

Até o momento o prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide não divulgou sua candidatura ao governo do Maranhão para eleições de 2026, mais grande portais de notícias como UOL, destaca Eduardo Braide com chances reais de disputar o cargo de  governador do Maranhão nas eleições de 2026.

As cores falam e os políticos aderem ao azul para transmitir segurança à população

Na posse dos deputados Catulé Júnior (PP), Kekê Teixeira (MDB), Edson Araújo (PSB) e João Batista Segundo (PL) em cerimônia realizada nesta segunda-feira (6), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a cor azul é predominante naquela foto da solenidade de posse.

O azul é uma cor que desperta no cérebro humano sensações de tranquilidade, de segurança, que também são qualidades que um líder político deve transmitir.

Não é à toa que marcas, várias marcas, como Oral-B, Visa, Caixa Econômica, se utilizam do azul nos logos das suas marcas. Isso porque o azul também tem essa propriedade de transmitir credibilidade, de transmitir ideia de tecnologia. O Facebook usa o tom azul, o Facebook utiliza o azul no seu logo.

A questão até da realeza está muito associada ao azul. Como a rainha da Ingatera, Elisabeth I, que baixou um decreto, uma lei, que proibia as outras pessoas, pessoas de outros status, que não fossem da nobreza, qualquer outra pessoa de usar o azul.

Por exemplo, o azul, na época da rainha Elisabeth I, era produzido a partir de moluscos, que era um remoto retirado do oceano e se produzia a partir desses moluscos com o tom azul. Ou no Egito Antigo, por exemplo, que era produzido a partir do lápis lazuli, que é uma pedra, um mineral, e que com esse mesmo azul foi pintada a máscara do faraó Tutankhamen.

O azul tem uma representatividade muito forte.

Fonte: Michelle Medeiros

Maranhão é o estado com maior número de requerimentos do seguro-defeso

Para receber o seguro-defeso, o pescador tem que comprovar que executa sua atividade profissional ininterruptamente, de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), referente aos anos de 2023 e 2024, o estado com maior número de requerimentos de seguro-defeso é o Maranhão, com 513.918 pedidos. Em seguida, vem o Pará, com 460.288. Em terceiro lugar está a Bahia, que apresentou 167.358 requerimentos.

O INSS informou que após a obrigatoriedade da biometria para obtenção do seguro-defeso, 673,1 mil pescadores pediram o auxílio em todo o Brasil. Desse total, em 625,6 mil pedidos, a biometria foi localizada, e 378,8 mil benefícios concedidos. Os dados são da última sexta-feira (03/12) e levam em conta os processamentos automáticos. 

Calendário

O pagamento é feito em parcela única de R$ 2.824 e os créditos levam em conta o dígito final do CPF do requerente.

CPF final  0 E 1 – 06/01/2025
CPF final  2 e 3 –  07/01/2025
CPF final 4 e 5 –  08/01/2025
CPF final 6 e 7 –  09/01/2025
CPF final 8 e 9 –  10/01/2025

Procedimentos

Para fazer o requerimento de Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), desde setembro de 2024, é exigido o registro de biometria, conforme determinado pela Lei 14.973. Ou seja, para receber o seguro-defeso é preciso ter o cadastro digital. Além disso, o pescador tem que comprovar que executa sua atividade profissional ininterruptamente, de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar. Os requerentes que não tiverem a biometria cadastrada terão 120 dias, a contar do pedido do auxílio, para regularizar a situação. 

A estimativa é que aproximadamente 1,6 milhão de pessoas façam o requerimento no ciclo 2024/2025. A projeção tem como parâmetro os números de do ciclo 2023/2024, que soma os requerimentos de agosto de 2023 a julho de 2024.

Os beneficiários devem ter sua biometria cadastrada em pelo menos uma das seguintes bases governamentais: Carteira de Identidade Nacional (CIN), título eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Importante destacar que o seguro-defeso é um benefício assistencial do Ministério do Trabalho. O INSS apenas operacionaliza os pagamentos.

Com a modernização dos sistemas, o reconhecimento do direito ao seguro defeso é feito automaticamente para os pescadores que já receberam o benefício anteriormente e que continuam na atividade, desde que não haja informação contrária na base de dados do governo federal.

Saiba mais aqui.

“Obrigada”, diz Esmênia Miranda ao ser chamada em shopping de “futura prefeita de São Luís”

A vice, Esmênia Miranda, com o prefeito Eduardo Braide: sintonia perfeita ou apenas expressão de desejo?

Durante passeio com a filha, no Shopping da Ilha, na noite desta terça-feira (7), a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, foi surpreendida por um cidadão que notou sua presença com a seguinte previsão sobre a sua carreira política: “futura prefeita, a partir de 2027”. O episódio foi testemunhado pelo autor deste blog.

Apesar de meio desconcertada, ela não acelerou o passo e, virando-se ligeiramente para trás, respondeu, em tom audível a todos os que estavam próximos: “obrigada”.

Ao receber com gratidão e incontido entusiasmo o prognóstico alvissareiro sobre a sua jornada na vida pública, Esmênia Miranda deu claro sinal de que almeja mais destaque e protagonismo.

Estaria o prefeito Eduardo Braide na mesma sintonia?

A pedido da Defensoria Pública, Justiça restabelece auxílio-moradia para famílias em área de risco

O Poder Judiciário, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, deferiu pedidos em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária. A decisão obriga o Município de São Luís a restabelecer o auxílio-moradia para diversas famílias situadas em área de risco em São Luís, até que estas recebam seus imóveis no Residencial Mato Grosso.

A ACP, assinada pelo defensor público Erick Railson dos Reis, foi acolhida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos. Com isso, nove famílias residentes em áreas de risco situadas na Vila Natal, Vila Jatobá, Cidade de Deus, Alto do Parque, dentre outras localidades do Polo Coroadinho, deverão receber novamente o benefício.

“Estas famílias receberam o auxílio-moradia por um tempo, depois o acesso foi prorrogado, porém o benefício foi encerrado, sem que elas tivessem recebido as unidades habitacionais. Neste contexto, as pessoas acabaram retornando para as áreas que tinham saído anteriormente, ficando, novamente, em situação de risco”, explicou Erick Railson.

A ACP ressalta que as famílias estavam temerosas por causa do retorno do período chuvoso, uma vez que o Residencial Mato Grosso ainda não foi entregue, pois ainda está em fase de obras. “ Sabemos que o auxílio-moradia é um benefício eventual e provisório, mas, quando se trata de famílias morando em áreas de risco e já com o atendimento habitacional garantido pelo próprio Poder Público, consideramos que esse benefício assistencial deve perdurar até a efetiva entrega das moradias”, concluiu o defensor público.

Na decisão, o juiz Douglas de Mello determinou a intimação da Secretaria Municipal de Obras e Reformas do Município (Semosp) para que cumpra a decisão que obriga, desde 2023, a realização de obras emergenciais no local afetado pelas chuvas, sob pena de reconhecimento de ato atentatório à dignidade da justiça, sob multa pessoal por descumprimento e outras medidas judiciais cabíveis.

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas no interior do Maranhão

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caxias (MA) e Aldeias Altas (MA)

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Lucta, com a finalidade de reprimir crimes de tráfico de drogas e armas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, nas cidades de Caxias (MA) e Aldeias Altas (MA).  

A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, obteve indícios de que poderia haver drogas e armas armazenadas ilicitamente em um sítio, na zona rural de Aldeias Altas/MA, e em uma residência, em Caxias/MA. Diante disso, os mandados foram cumpridos com o auxílio de um cão farejador, com o objetivo de encontrar os produtos ilícitos.  

A operação contou com a participação de 14 policiais federais e com apoio da Polícia Civil do Estado do Maranhão. Os crimes investigados são tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e associação criminosa, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 37 anos de reclusão.

Vara da Infância e da Juventude disciplina participação de crianças e adolescentes no Carnaval

As agremiações ou responsáveis por eventos, brincadeiras, danças, grupos ou escolas de samba têm o período de 20 de janeiro a 14 de fevereiro de 2025 para solicitar a autorização, junto à 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís, de participação de crianças em bailes e desfiles do carnaval deste ano na capital maranhense. O juiz titular da unidade judiciária, José Américo Abreu Costa, editou portaria disciplinando a entrada e permanência de crianças e adolescentes em eventos carnavalescos e suas participações nos desfiles.

O documento (Portaria-TJ nº 515520240) também estabelece as medidas referentes ao procedimento de requerimento de alvarás judiciais para as festas do Carnaval de 2025 . A portaria trata sobre a participação de crianças (até 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos) em eventos públicos, bailes e desfiles e congêneres, que se apresentarem na passarela do samba, vias e logradouros públicos ou em ambientes privados com ou sem venda de ingressos.

A participação de crianças, independente se acompanhadas ou não dos pais ou responsáveis legais, somente ocorrerá mediante apresentação do Alvará Judicial expedido pela 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís. O alvará deve ser solicitado pelo responsável legal pelo evento ou agremiação, junto à Divisão de Proteção Integral (DPI), no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

De acordo com a portaria, é proibida a participação de crianças menores de seis anos de idade, acompanhados ou não, após a meia noite. Para àquelas nas faixas etárias entre seis e 12 anos incompletos será permitida até as 2h, desde que companhadas. Já a presença de adolescentes será permitida, sem limitação de horário, sem a exigência do alvará judicial, mas somente com a autorização expressa do pai, mãe ou responsável legal.

Fica dispensada a expedição de Alvará Judicial para bailes infantojuvenis, com término previsto para as 24h, desde que as crianças ou adolescentes estejam acompanhados de seus pais ou responsáveis legais. Excetuam-se também das restrições as festas ou eventos carnavalescos de cunho familiar, assim como festividades ou brincadeiras promovidas por instituições escolares, religiosas ou similares, em que a responsabilidade quanto ao acesso, permanência e participação de crianças ou adolescentes fica a cargo dos pais ou responsáveis legais

Obrigações – os responsáveis pelas agremiações e eventos carnavalescos devem manter à disposição dos comissários de Justiça ou das forças policiais, quando solicitados durante fiscalização, o alvará judicial e a relação nominal dos adolescentes com as respectivas autorizações acompanhadas de cópia do RG e CPF do pai/mãe ou responsável legal que autoriza e do RG ou certidão de nascimento do adolescente.

O descumprimento das determinações previstas na portaria impedirá a participação da criança ou adolescente que estiver de forma irregular. Também ensejará aos responsáveis por escola de samba, eventos, blocos ou brincadeiras carnavalescas, auto de infração administrativa, sem prejuízo de outras medidas judiciais cabíveis.

Fica proibida, em crianças e adolescentes, a utilização de quaisquer objetos, vestuários ou adereços de fantasias capazes de oferecer riscos à integridade física dos participantes, bem como que atentem contra a sua dignidade ou que ofendam a moral ou o pudor atinente às suas idades.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima