Junior Cascaria protocola projeto que concede medalha ao velejador Bruno Lobo 

Bruno Lobo salvou uma adolescente de 15 anos de um afogamento na praia do Olho d’Água

O deputado estadual Junior Cascaria (Podemos) protocolou, junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, projeto de lei que conce a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’ ao velejador Bruno Lobo. 

Na sexta-feira (10), o velejador Bruno Lobo salvou uma adolescente de 15 anos de um afogamento na praia do Olho d’Água. O ato de bravura imediatamente tomou conta das redes sociais e teve repercussão nacional. A Medalha ‘Manuel Beckman’ é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

“A medalha será entregue a Bruno Lobo em reconhecimento ao seu ato de bravura, por não ter medido esforços para prestar socorro à jovem de 15 anos, cumprindo seu dever de cidadão e de ser humano. Ele é merecedor desta justa homenagem, além de exercer com destreza e excelência seu papel no esporte, representando o Maranhão em grandes competições mundo afora”, destacou Junior Cascaria. 

Carreira 

Bruno Lobo iniciou sua trajetória esportiva na natação muito novo, foi diversas vezes campeão maranhense em sua categoria, competindo em provas regionais e nacionais, além de integrar a Seleção Brasileira de Natação. 

Aos 15 anos, migrou para o triathlon, no qual foi campeão brasileiro 16-17 anos, três vezes campeão maranhense e integrou a seleção brasileira na disputa para a vaga nas Olimpíadas da Juventude. Em meio algumas lesões, ingressou na faculdade de medicina e iniciou no kitesurf em 2010, conciliando os treinamentos com os estudos; foi campeão brasileiro de fórmula kite em 2016, atualmente cinco vezes Campeão Brasileiro. 

Em 2017 formou-se em Medicina. Em 2019, o atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, na classe Formula Kite. Ele completou a competição com 21 pontos perdidos, após 18 regatas classificatórias e três regatas da medalha, tendo vencido um total de 16 regatas. 

Em 2020 terminou sua especialização em ortopedia e traumatologia, aprovado na prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Em 2024, Bruno também disputou as Olimpíadas de Paris, e participou da semifinal protagonizando uma disputa acirrada com o italiano Riccardo Pianosi.

Vem aí a 5° Edição do Bloco do Aceita ou Chora by Cláudio Carvalho

O designer de sapatos mais famoso do Maranhão, Cláudio Carvalho, também conhecido por toda sua irreverência, está na contagem regressiva para a quinta edição do Bloco do “Aceita ou Chora” que promete ser um dos melhores eventos de carnaval da capital maranhense.

Com atrações lacradoras que prometem não deixar ninguém parado!!!Léo Fera, Allyson Tavares, Rafael Beckman. A festa vai ser realizada dia 01 de fevereiro, às 22h , na Glam.

As camisas já estão à venda na loja Cláudio Carvalho. Não fique de fora do evento mais destruidor e lacrador de São Luís.

Informações: (98) 9 8136 0089

As camisas já estão à venda na loja Cláudio Carvalho

Maranhense conquista nota 1000 na redação do Enem 2024

Candidato é escritor independente e graduado em Odontologia pela UFMA; ele busca agora realizar o sonho de cursar Medicina

O Maranhão teve uma redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O candidato que alcançou a nota máxima é Danilo Batista, de 35 anos, natural de São Luís. A conquista coloca o estado entre os destaques da edição deste ano do exame, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.

Danilo é escritor independente e formado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com o sonho de cursar Medicina há mais de dez anos, ele vê no resultado da redação uma oportunidade de finalmente alcançar esse objetivo. Agora, com a nota máxima, ele se prepara para dar mais um passo em direção à realização de seu sonho acadêmico.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao todo, em todo o Brasil, 12 candidatos tiraram a nota máxima na redação. 

No Maranhão, 87 redações obtiveram notas entre 980 e 1000, mas apenas sete dessas foram de estudantes da rede pública de ensino. As notas do Enem já estão disponíveis para consulta na Página do Participante, sendo necessário o login gov.br para acesso.

O Enem é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo ingresso em universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento e bolsas. O exame também é aceito por diversas instituições internacionais.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a oferta de 5.914 vagas para cursos de graduação presencial em 2025, distribuídas entre os câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Dessas, 2.796 vagas são para ampla concorrência e 3.118 destinadas às cotas previstas pela legislação federal.

Reprodução: Imirante

Grupo Ceuma parabeniza seu fundador e mantenedor, Mauro Fecury, por mais um ano de vida

O empresário e político Mauro Fecury celebra mais um ano de vida neste dia 13 de janeiro, cercado pelo carinho dos familiares e amigos

Em mensagem especial transmitida por meio das redes sociais e outros canais, o Grupo Ceuma parabeniza o seu fundador e mantenedor, Mauro Fecury, que nesta segunda-feira, 13 de janeiro, celebra mais um ano de vida, cercado pelo amor e pelo carinho dos familiares e amigos. Além de personalidade de destaque como empresário do ramo da Educação, ele também fez história na política, exercendo os cargos de prefeito de São Luís (por duas vezes), deputado estadual, deputado federal por sucessivos mandatos e senador da República.

Engenheiro civil por formação, Mauro Fecury também ocupou outros postos relevantes na vida pública, como o de presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela construção da infraestrutura de Brasília, entre 1977 e 1988. Foi ainda assessor da Presidência da República, em 1988.

Mauro Fecury também é figura reconhecida como desportista e fez parte da geração de ouro do esporte local, atuando, principalmente, como atleta de basquete, o que lhe rendeu memoráveis conquistas e amizades, que ele faz questão de conservar e homenagear até os dias de hoje.

Abaixo, a mensagem dedicada pelo Grupo Ceuma ao seu fundador e mantenedor:

Hoje celebramos uma data muito especial para o Grupo Educacional Ceuma e todos que fazem parte dessa história! É o aniversário do nosso fundador e idealizador, o engenheiro Dr. Mauro Fecury, um líder visionário que transformou a educação no Maranhão e impactou milhares de vidas com seu legado.

Desde 1990, quando recebeu o apoio do então Presidente da República, José Sarney, para criar a primeira instituição de ensino superior particular do estado, o Dr. Mauro demonstrou que grandes sonhos podem se tornar realidade com determinação e trabalho árduo. Em 1992, o Ceuma já tinha sua sede própria, no Renascença, dando início a uma trajetória de sucesso, que hoje abrange cinco unidades: São Luís, Imperatriz, Brasília, Belém e Teresina.

Seu legado é uma fonte de orgulho e inspiração para todos nós. Obrigado, Dr. Mauro, por sua vida, dedicação e por transformar tantas vidas através da educação. Desejamos um aniversário repleto de amor, alegria e realizações.

Oportunidade: Equatorial Maranhão realiza cadastro para troca de geladeiras gratuitas em Buritirana e Santa Quitéria

Os cadastros para o sorteio serão realizados nos dias 14 e 15 de janeiro

2025 começou e o Projeto E+ Geladeira Nova da Equatorial Maranhão vai contemplar os moradores dos municípios de Buritirana e Santa Quitéria, com a troca de geladeiras antigas por novas e mais econômicas. Ao todo, serão trocadas gratuitamente 140 geladeiras, 70 para cada município. Os cadastros começam nesta terça-feira (14/01) e quarta-feira (15/01), das 9h às 16h, na Quadra Poliesportiva Davi Cantanhede, Rua Marly Sarney, Centro, em Buritirana; e em Santa Quitéria, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo.

Confira os critérios de inscrição:

  • O cliente deve ser inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que garante até 65% no valor mensal da conta de luz às famílias baixa renda; 
  • Ser morador da cidade em que está se inscrevendo;
  • Ser o titular da conta;
  • Estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira velha em funcionamento;
  • Levar a última conta de energia quitada, juntamente com o RG, CPF e o NIS;

O objetivo do E + Geladeira Nova é realizar a troca do eletrodoméstico antigo por um novo e mais econômico, beneficiando famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL) e estimula o consumo consciente através da substituição do eletrodoméstico velho e ineficiente, por um novo, que proporciona economia na conta de luz.  

O sorteio das geladeiras será na quinta-feira, dia 16 de janeiro, e a troca das geladeiras no dia seguinte, sexta-feira (17), no mesmo local dos cadastros. Em Buritirana, na Quadra Poliesportiva Davi Cantanhede e, em Santa Quitéria, no Ginásio Poliesportivo. Vale destacar que o transporte das geladeiras velhas ao local da ação é uma responsabilidade do consumidor. Ao receber a geladeira nova, ele também deve ficar atento as orientações que serão passadas pela equipe. 

Mais serviços

Durante a programação da ação, os moradores também poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, por lâmpadas novas de LED. Além disso, serão oferecidos outros tipos de serviços da Distribuidora, como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, Negociação de Débitos e palestras educativas.

Curso de Automaquiagem

A Distribuidora ainda levará aos dois municípios o curso de automaquiagem. Em Buritirana, as inscrições ocorrem até o dia 15 de janeiro, das 8h às 14h, no CRAS do município, localizado na Rua Tereza, Nº 14, Centro.  Para participar é necessário ser maior de 18 anos, levar xerox do RG e CPF e ser cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Santa Quitéria, a Equatorial Maranhão levar o Workshop de Maquiagem, que será no dia 16 de janeiro, das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo.

Seguindo as ações com a comunidade, a Equatorial Maranhão ainda contemplará a cidade de Imperatriz, com o Mutirão Pelo Cliente Todo Dia, que será nesta terça-feira (14), das 10h às 21h, no Imperial Shopping, bairro Jardim São Luís. Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio Energia em Dia ao contemplado do mês de dezembro.

POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO APREENDE CARGA DE SEMENTES FALSIFICADAS EM CAXIAS

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão, na última sexta-feira(10), resultou na apreensão de uma carga de sementes falsificadas de milho híbrido de alto rendimento. Dados preliminares apontam que a carga tinha como destino as cidades de Graça Aranha e Caxias.

Segundo o delegado regional de Caxias, Jair Paiva, o trabalho investigativo se iniciou na quinta-feira(9), com apreensão de 35 fardos das mesmas sementes em uma residência no bairro Pampulha, em Caxias.

Ainda segundo o delegado, o uso das sementes falsificadas geram enorme prejuízos aos agricultores, pois a semente não germina. Os falsificadores adquirem milho para ração animal, fazem a coloração avermelhada, usando até rejunte para pisos cerâmicos. Com a participação de gráficas, produzem embalagem idêntica a da empresa proprietária original da marca, e fazem a venda e distribuição com preços mais baratos.

O delegado ainda pontuou que o esquema criminoso foi identificado no ano de 2024, no Rio Grande do Sul, o que desencadeou por parte da Polícia Civil gaúcha a “Operação Piratas do Agro”, que também teve alvos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Na última sexta, no município de Caxias, os policiais civis conseguiram localizar um caminhão com 178 fardos de sementes falsificadas. O motorista e proprietário do caminhão, bem como o ajudante, foram conduzidos à Delegacia Regional onde prestaram esclarecimentos.

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

Provas foram realizadas em 3 e 10 de novembro do ano passado

A edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 12 participantes que obtiveram nota máxima ou nota mil na redação, sendo apenas um proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhã, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.

“Lembrando que, este ano, o presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13), data em que os resultados da prova foram divulgados.

“Em breve, vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de reconhecer, de dar transparência mais ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, completou.

Segundo Camilo, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

De olho no Sisu

As notas poderão ser usadas para ingresso na educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu, até as 23h e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Enem e não tenham zerado a prova de redação.


Financiamento

A nota do Enem é importante também para os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terá 112 mil novas vagas em 2025. Serão, ao todo, 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.

O programa oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior.

Oportunidade de bolsa

Os participantes do Enem poderão usar os resultados também no Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá a chance para que o participante do Enem tenha acesso à bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Para se inscrever o estudante precisa obter, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação.


Com informações da Agência Brasil

Michel Temer reagiu à sugestão de Lula sobre mudanças na galeria presidencial do Palácio do Planalto

Em visita ao local, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta quinta-feira (9/1), a galeria dos presidentes no Palácio do Planalto, após as restaurações das obras danificadas pelos atos de 8 de Janeiro. O petista pediu mudanças nos retratos dos seus antecessores e a primeira-dama Janja da Silva, sugerindo implementação de QR codes com a história de cada um, e fez críticas aos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Michel Temer (MDB) rebateu as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chamou o impeachment de Dilma Rousseff de “golpe”. Temer classificou a fala de Lula como “bobagem” e “divisionista”, argumentando que o processo de impeachment foi legítimo e teve o apoio dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Falando com um funcionário responsável pela restauração, o presidente parou em frente ao retrato de Dilma Rousseff (PT) e afirmou: “Precisamos dizer que ela foi eleita, reeleita e depois sofreu um impeachment”. “Sofreu impeachment, sabe, por um golpe”, disse, sobre a ex-presidente.

Na sequência, ele se refere a Michel Temer, que assumiu a cadeira da petista: “Esse aqui não foi eleito”. Sobre Bolsonaro, o presidente comentou: “Esse foi eleito em função das mentiras”.

Segundo o Michel Temer, a ideia é uma bobagem e causa divisão no país. Essa declaração também gerou reações de integrantes do MDB que disseram ser necessário respeito às instituições, Congresso e outros poderes que conduziram o impeachment.

“É uma bobagem o que ele falou, coitado. Não é bom, eu ontem dizia que não queria fazer comentário porque o comentário ajuda divisão do país. Essa fala é uma fala divisionista. Foi uma infelicidade dele”, disse Temer em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta sexta-feira (10).

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/temer-afirma-que-lula-disse-bobagem-sobre-impeachment/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Temer ainda afirmou que o processo de impeachment foi conduzido pelo Congresso Nacional e presidido pelo então ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, hoje ministro da Justiça.

“A Constituição é clara. Quando cai o presidente, assume o vice-presidente. As pessoas não prestam atenção ao texto constitucional, porque é de uma singeleza extraordinária, merece ser lido e relido especialmente por quem ocupa cargos públicos, no particular, na Presidência da República”, completou Temer.


Associações processam governo e Dnit após queda da ponte entre MA e TO

Marlon Reis, advogado que representa as associações

Seis associações da sociedade civil entraram com uma ação na Justiça contra o governo federal e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, que liga Tocantins e Maranhão. As entidades pedem reparação para as vítimas e medidas urgentes para minimizar os impactos.

A ponte entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) cedeu em 22 de dezembro. Até agora, 14 pessoas morreram e três continuam desaparecidas.

“O processo foi ajuizado na 2ª Vara Federal de Imperatriz (MA) nessa semana. Entre as associações que assinam a ação estão a Acisape (Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios das Micro, Pequenas e Médias Empresas de Estreito e Região), o Sindicato dos Empregados no Comércio do Maranhão e a Colônia de Pescadores Z-35.O colapso da ponte do Estreito resultou em perdas de vidas humanas, danos ambientais e prejuízos econômicos incalculáveis. Nossa ação busca a implementação imediata de medidas emergenciais para mitigar os impactos sofridos pelas comunidades locais”, disse Marlon Reis, advogado que representa as associações.

.As associações alegam que houve omissão por parte do governo federal e cobram medidas rápidas. O documento solicita a criação de um fundo emergencial para indenizar as famílias, cobrindo despesas como funerais, pensões e tratamentos médicos. Também exige fornecimento de alimentação, alojamento e apoio psicológico aos afetados.

Desde 22 de dezembro, o comércio foi interrompido na região, e os caminhões que trafegavam pela BR que liga Belém a Brasília estão parados. A queda no fluxo prejudicou principalmente vendedores, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis da região.

Entidades alertam para riscos ambientais. Três caminhões que transportavam defensivos agrícolas e ácido sulfúrico caíram no rio Tocantins. Pescadores ficaram com as atividades inviabilizadas. Por isso, no processo pedem que essas cargas sejam retiradas o mais rápido possível.

A reconstrução da ponte é uma prioridade. As associações solicitam que a obra comece imediatamente e que 70% dos trabalhadores e fornecedores sejam da região. Além disso, cobram soluções provisórias, como pontes temporárias ou balsas, em até 10 dias e sem custos para a população.

As associações também querem que o Congresso Nacional decrete estado de calamidade pública, facilitando a liberação de recursos para a recuperação da área. Pedem ainda a suspensão de tributos federais por 12 meses para empresas e trabalhadores locais, além de linhas de crédito com juros baixos para ajudar na reconstrução financeira. (UOL)

Dino dá 30 dias para governos federal e estadual terem regras para emendas em universidades

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.


A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

“Maior volume”

No despacho, o ministro contextualizou que a CGU apresentou os resultados de auditoria realizada sobre as 33 entidades sem fins lucrativos que receberam o maior volume de empenhos e o maior valor de pagamentos oriundos de emendas parlamentares no período de 2 de fevereiro a 21 de dezembro no ano passado.


“Entre as entidades selecionadas na amostra, há um número significativo de Fundações de Apoio a Universidades (…) há relatos nos autos de que tais Fundações, por intermédio de contratações de ONGs sem critérios objetivos, têm servido como instrumentos para repasses de valores provenientes de emendas parlamentares”, argumentou o ministro.

Relator

Flávio Dino é relator da ação (movida pelo Psol) contra a falta de transparência da destinação de recursos públicos do Orçamento federal, liberados pelo Congresso Nacional. 

No último dia 3, Dino mandou suspender nesta-sexta-feira (3) o pagamentos de emendas parlamentares a Organizações Não Governamentais (ONGs) não transparentes.

Em dezembro, o ministro suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas por entender que os recursos não cumpriram os critérios de transparência e rastreabilidade.

Ele ainda determinou a instauração de um inquérito policial para apurar o caso. No último dia do ano (31), liberou R$ 370 milhões em emendas de comissão do Congresso para a saúde.

Com informações da Agência Brasil

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima