Após princípio de incêndio, Shopping Rio Anil passa por vistoria do Corpo de Bombeiros (MA)

O shopping é multado e pode sofrer interdição total

Um princípio de incêndio foi registrado, na tarde deste sábado (18), no Rio Anil Shopping, em São Luís. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), um eletricista, que trabalhava no local, sofreu queimaduras graves nas costas e outra pessoa, que também prestava serviço, teve que ser hospitalizada por inalação de fumaça. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão realizou uma vistoria na área da garagem do Shopping Rio Anil, onde ocorreu um princípio de incêndio. Durante a inspeção, foram identificadas diversas irregularidades.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao estabelecimento fazer a varredura para identificar as causas do incidente. Segundo o CBMMA, o shopping ficou escuro, porque a eletricidade teve que ser desligada por questões de segurança, além disso, havia muita fumaça no local.

De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante do CBMMA, após o incidente, o shopping foi logo evacuado e não houve a produção de chamas, apenas fumaça. O local está temporariamente interditado. “Houve essa explosão, mas não teve nada aberto para manter a chama e ficou só naquilo, ficou energizado.

Entre os problemas constatados, foi identificada uma falha no funcionamento do sistema de spliklers na área afetada pelo incêndio. Além disso, foi observada a ausência de isolamento adequado, expondo os usuários do shopping ao risco enquanto eram realizados reparos no circuito elétrico. Também foi verificada uma pendência na certificação de segurança junto ao Corpo de Bombeiros.

Diante das constatações, a corporação aplicou uma multa e emitiu uma notificação à direção do shopping. As adequações exigidas devem ser realizadas em um prazo de 10 dias, sob pena de interdição total do local.

Antes de retomar suas atividades, o shopping deverá solicitar uma nova vistoria para verificar a conformidade das correções realizadas. Caso contrário, as operações no estabelecimento serão suspensas.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento das normas de segurança para garantir a proteção de todos os usuários e funcionários do local.

O novo incidente no Shopping Rio Anil, em São Luís, foi causado por uma descarga elétrica e ocorreu enquanto uma equipe de eletricistas realizava a manutenção na rede de energia localizada na garagem do próxima à pista de kart.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da administração do shopping, a falha aconteceu durante um serviço na subestação de energia que abastece o empreendimento. O trabalho provocou uma série de curtos-circuitos, gerando fumaça densa que se espalhou rapidamente pelo local.

Um eletricista sofreu queimaduras graves nas costas em decorrência da descarga elétrica e foi encaminhado ao hospital, onde se encontra estável e fora de perigo. Outros dois trabalhadores também precisaram de atendimento médico após inalar a fumaça.

Reincidência

Um outro incêndio ocorreu no Shopping Rio Anil em 7 de março de 2023. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, o incêndio começou forro do cinema Cinnesystem. Yasmin Gomes Campos, de 21 anos e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreram no incêndio e outras 21 pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Civil, a rede de cinemas Cinesystem relatou a existência de goteiras no cinema e afirmou ter contratado uma empresa terceirizada para realizar os reparos necessários. Imagens capturadas revelaram o momento em que os operários aplicaram uma manta asfáltica, durante o período de exibição dos filmes.

No entanto, após a conclusão do inquérito, um parecer técnico do Instituto de Criminalística (Icrim) determinou que o incêndio teve origem em uma das cabines de projeção, cuja causa teria sido um fenômeno elétrico que aconteceu na fonte de alimentação da lâmpada do projetor.

Ainda segundo o Icrim, as chamas penetraram na linha de exaustão de ar do projetor, alcançando o teto da cabine por meio do tubo de exaustão, o que desencadeou a propagação do fogo em direção a três salas do cinema, resultando em uma grande explosão e um incêndio de vastas dimensões.

Indenizações

Cerca de um ano após o incêndio que resultou em duas mortes no cinema da rede Cinesystem, situado no Rio Anil Shopping em São Luís, as empresas responsáveis pela gestão do shopping (BR Malls e Rio Anil Shopping) se comprometeram em indenizar em R$ 5 milhões as vítimas que ficaram feridas.

Além das duas mortes, o incêndio no cinema, registrado no dia 7 de março de 2023, deixou, ao menos, 21 pessoas feridas por causa das chamas. O fogo também causou danos estruturais no shopping que ficou interditado por vários dias causando enormes prejuízos aos lojistas.

Valores das indenizações foram estabelecidos por meios de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mediado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), visando a conclusão extrajudicial do caso, com os sobreviventes. Quanto às jovens que perderam a vida, seus familiares optaram por não participar do acordo e decidiram ingressar com uma ação judicial.

No total, 11 pessoas, entre familiares e vítimas, serão indenizadas, além do reembolso dos gastos médicos em decorrência dos ferimentos. Ao todo, o valor total destinado a todas as vítimas, juntamente com as despesas médicas, totalizará R$ 3.577.374,69.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima