Aprovação de Lula despenca para 24%, a menor de todos os mandatos

Presidente Lula enfrenta uma queda drástica na aprovação e, por isso, busca adotar medidas mais populares para beneficiar o eleitorado

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14/2) mostra que 24% dos entrevistados consideram o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ótimo ou bom; outros 41% avaliam a gestão do petista como ruim ou péssima. O índice de aprovação é o menor patamar atingido pelo petista nos três mandatos.

O levantamento mostra também que 32% dos entrevistados consideram o governo Lula como regular. O Datafolha entrevistou 2.007 eleitores em 113 cidades, entre segunda (10/2) e terça-feira (11/2), com margem de erro geral de dois pontos para mais ou menos.

Na pesquisa Datafolha divulgada em dezembro, a gestão de Lula era aprovada por 35% dos eleitores, enquanto 34% avaliavam o governo como ruim ou péssimo.

A queda na popularidade de Lula acontece após o governo federal passar por uma avalanche de críticas ocasionadas pela normativa da Receita Federal a respeito da ampliação da fiscalização das transferências via Pix.

Em seguida, Lula foi novamente alvo de reprovação, dessa vez em decorrência da menção à possibilidade de mudar a data de validade dos alimentos. A medida em questão é da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que sugere a adoção de indicação de uma data para consumo do produto, chamado “best before”.

Busca de popularidade

Diante do cenário preocupante e de olho em 2026, o presidente Lula busca medidas mais populares, com o intuito de garantir a reeleição. Uma das tratativas do chefe do Palácio do Planalto é tentar reduzir o preço dos alimentos.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o preço dos ovos de galinha apresentou alta de até 40% desde a segunda quinzena de janeiro.

Com a alta dos preços, Lula tem dado, repetidas vezes, declarações questionadas por opositores a respeito do preço dos alimentos. O petista chegou, inclusive, a sugerir um “processo educacional” para que as pessoas optem por “similares” e não paguem por produtos mais caros.

Fonte: Metrópoles

EM VITÓRIA DO MEARIM, POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER SUSPEITA DE APLICAR O “GOLPE DO PIX” EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Na tarde da última quinta-feira(13), no municipio de Vitória do Mearim, a Polícia Civil do Maranhão conseguiu prender em flagrante uma mulher, pela prática dos crimes de furto qualificado por meio de dispositivo eletrônico e furto praticados contra estabelecimentos comerciais da cidade.

Nas últimas duas semanas, a Delegacia de Polícia da cidade, vinha recebendo várias denúncias dando conta dos crimes praticados pela investigada. Diante dos casos, a Polícia Civil iniciou as investigações com a finalidade de identificar a dinâmica dos crimes, bem como prender a autora.

Além de cometer o crime de furto, a mulher também apresentava falsos comprovantes de transferências via PIX durante as compras, deixando prejuízos às vítimas.

Nesta quinta-feira, após cometer um crime da mesma natureza, a mulher, que estava em um veículo, foi interceptada e presa na BR-222, por uma equipe de policiais civis.  Com ela, foram apreendidos vários produtos furtados, entre eles bebidas, brinquedos, calçados e utensílios domésticos.

A mulher foi levada à delegacia para prestar mais esclarecimentos e, em seguida, encaminhada para uma unidade prisional da região, onde deve ficar à disposição do poder judiciário.

PRF apreende caminhão com mais de 23 m³ de madeira ilegal em Bela Vista do Maranhão

O flagrante do crime ambiental ocorreu no período noturno, circunstância agravante de acordo com a Lei de Crimes Ambientais

1.png

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite dessa quinta-feira (13), um caminhão que transportava mais de 23 m³ de madeira ilegal em Bela Vista do Maranhão (MA). A apreensão ocorreu por volta das 21h, durante fiscalização em frente à Unidade Operacional (UOP) da PRF, na rodovia federal BR-316.

Durante a abordagem, os policiais identificaram que a carga transportada era de madeira nativa serrada. Foi solicitada a documentação obrigatória para o transporte da madeira. Após verificação da documentação, foram encontradas diversas divergências entre o que constava na Guia Florestal e o que era transportado no compartimento de carga.PRF – Bela Vista do Maranhão

Diante das divergências, a Guia Florestal foi considerada inválida, de acordo com o previsto no art. 48 da Instrução Normativa 21/2014 do IBAMA, restando configurado o crime de transporte de madeira sem a licença válida para todo o tempo da viagem, outorgada pela autoridade competente.

A situação é considerada mais grave pela Lei de Crimes Ambientais por ter sido praticada em período noturno, comportamento via de regra adotado para fugir de fiscalizações.PRF – Bela Vista do Maranhão

A carga de madeira ilegal foi apreendida e o caminhão foi recolhido ao pátio da PRF, para ficar à disposição do órgão ambiental competente e continuidade dos procedimentos legais cabíveis. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado em desfavor do motorista, do proprietário do caminhão e da empresa responsável pela carga.

Crime ambiental

O transporte de madeira ilegal configura crime ambiental, nos termos da Lei nº 9.605/98, punível com detenção de seis meses a um ano, além de multa. A legislação prevê o agravamento da pena quando o delito é praticado durante o período noturno, exatamente como constatado no caso ocorrido em Bela Vista do Maranhão.

Bloco da Imprensa faz última concentração, neste sábado, 15, no Lampiões Boteco e Petiscos

A partir das 18h, terá shows com o Grupo de Samba Nicomedes, Bloco Tradicional ‘Kambalacho do Ritmo’, Gabriel Melônio, Bateria ‘Explosão’ da Turma do Quinto, Amigos do Samba e Banda Kayambá.

Autoestima lá em cima. Energia de uma festa gostosa. A ôla do Bloco da Imprensa 2025 vai dar olé, neste sábado, 15, com uma programação pra lá de animada. Encerrando as três concentrações oficiais no carnaval deste ano, o Bloco da Imprensa realizará a sua terceira e última folia, neste sábado, a partir das 18h, no Lampiões Boteco e Petiscos, na Praça Antônio Lobo, Centro (em frente ao CE Benedito Leite Escola Modelo), em São Luís-MA. E para animar a festa de encerramento tem seis atrações especiais.

São elas: o Grupo de Samba Nicomedes, que dará as boas-vindas aos foliões da imprensa. Logo após, o Bloco Tradicional ‘Kambalacho do Ritmo’ fará apresentação às 19h, seguido de shows com Gabriel Melônio (20h), Bateria ‘Explosão’, da Turma do Quinto (21h), Amigos do Samba (22h) e Banda Kayambá, que animará o Bloco das 23h à meia-noite. A comissão organizadora do Bloco da Imprensa é formada pelos jornalistas profissionais Célio Sérgio e Joel Jacintho, com produção de textos de Paulo Washington.

O Bloco da Imprensa 2025 tem patrocínio oficial do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio tático dos Comandos Geral e Metropolitano da PMMA e do Comando Geral de Bombeiros Militar do Maranhão; da Prefeitura de São Luís (Secretaria Municipal de Cultura, SMTT e Blitz Urbana-SEMURH), imprensa, sindicatos da categoria, cursos de Comunicação Social, agências de publicidade, RPs, assessorias de comunicação, gráficas, produtoras e da mídia em geral.

Proteção contra a onda de fake news e desinformação 

– Neste ano, o Bloco do Imprensa traz como tema: “Cruz credo! Nem Fé de mais nem Fé de menos”. Com muita irreverência, o Bloco combate a desinformação, as fakes news e alerta sobre a exploração da fé, criticando com bom humor a quem, de má fé, se aproveita da boa-fé das pessoas para espalhar notícias falsas e confundir a opinião pública com inverdades. A criação do tema é de Célio Sérgio e arte da logomarca é assinada por Caoca Cruz.

Moto roubada em Teresina (PI) é recuperada na BR-316, em Alto Alegre do Maranhão

Cópia de Cópia de Design sem nome (1).png

No final da tarde dessa quinta-feira (13), por volta das 16h20min, uma equipe PRF recuperou uma motocicleta com registro de roubo em Teresina (PI). A ocorrência aconteceu na altura do km 400 da BR-316, no município de Alto Alegre do Maranhão (MA).

No momento da abordagem, durante o procedimento de identificação veicular, após consultas nos Sistemas da PRF, constatou-se que o automóvel possuía registro de roubo, ocorrido em 19 de abril de 2023, em Teresina (PI).

Ficou constatado também que a condutora da motocicleta, uma mulher de 23 anos, não possuía CNH. Ela foi detida, a princípio pelo crime de receptação de veículo, e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da região para os procedimentos cabíveis.

Após ter inscrição negada, estudante do ensino médio ingressa na Uema a pedido da Defensoria Pública

Fruto de intervenção do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Grajaú, a estudante do ensino médio Lara Lorrany Lima de Oliveira ingressou no curso de Enfermagem, após ter sua matrícula indeferida pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por ainda não possuir o diploma de conclusão do ensino médio.

O pedido de tutela antecipada, assinada pelo defensor público Ronald da Luz Barradas Junior, foi encaminhado à 1ª Vara da Comarca de Grajaú, que analisou a situação e deferiu a solicitação. A ação ainda teve o apoio fundamental da assessora jurídica Carmem Júlia Pereira Carvalho e da colaboradora Artemiza Sousa de Sá.

A ação destaca que a Constituição garante a todos o direito à liberdade de aprender, englobando o ensino superior, devendo ter acesso a esse ensino quantas vezes se fazer necessário para que haja plenitude no exercício da cidadania e da dignidade da pessoa humana.

“Jurisprudências têm reconhecido o direito de estudantes que, aprovados em processos seletivos para cursos superiores, mas que ainda não concluíram o ensino médio, possam realizar matrícula condicionada à apresentação do certificado de conclusão do ensino médio ao término do ano letivo”, concluiu Ronald Barradas.

Em sua decisão, o juiz de Direito Alexandre Magno Nascimento de Andrade ressaltou que tal negativa de matrícula causaria grande prejuízo à estudante. “Impedir a autora de realizar a matrícula apenas sob a justificativa de não conclusão do ensino médio, acarretará sérios prejuízos ao impetrante e nenhum prejuízo à Administração Pública. Aguardar o final do processo para resolver a lide resultaria em prejuízos consideráveis, como o atraso na conclusão do curso ou, até mesmo, a ocupação de sua vaga por outro candidato”, destacou.

Com a conquista, o defensor público lembra do poder transformador da educação. “A adolescente nasceu em uma família na qual educação é o ponto de partida para todas as oportunidades, e provou agora, com seu desempenho, que tudo é verdade. Encontra-se diante de uma oportunidade ímpar, e o que está buscando é somente garantir e usufruir do seu direito a educação pública de qualidade”, concluiu Barradas.

Ação da Defensoria Pública garante o pagamento de auxílio financeiro para 93 catadores de material reciclável

A pedido do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), da Defensoria Pública estadual, o Poder Judiciário emitiu decisão que obriga o Governo do Estado a pagar auxílio financeiro para mais de 90 catadores autônomos de material reciclável, que foram excluídos do Programa Estadual de Incremento à Renda de Prestação de Serviços Ambientais e de Cidadania.

Os profissionais tiveram suas inscrições indeferidas por não serem vinculados a cooperativas ou associações classistas, durante a pandemia de coronavírus. A Ação Civil Pública foi assinada pela defensora pública Clarice Viana Binda, titular do NDH, contando com o apoio do estagiário do Núcleo, Lucas Duarte.

“Os catadores autônomos não associados e cooperados, assim como os associados e cooperados, também vêm sofrendo os efeitos perversos advindos da pandemia do novo Coronavírus, e, por isso, a continuidade desta situação traz efeitos ainda mais nocivos aos mesmos, na medida em que suas vidas, bem como sua segurança alimentar e de suas famílias continuarão precárias sem este auxílio”, destacou Clarice Binda, na ACP.

Na decisão emitida na última terça-feira (11), o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, deu ao estado o prazo de um ano para realizar o pagamento a quem teve sua inscrição rejeitada por esse motivo, no valor referente ao pagamento do total de parcelas do auxílio financeiro, referentes aos editais de 2021 e 2022.

Entenda – Em 2021, 33 catadores tiveram suas inscrições rejeitadas por não apresentarem comprovação de vínculo. Já no edital de 2022, mais 60 deixaram de receber o auxílio financeiro do Estado, pelo mesmo motivo.

Em resposta ao pedido da Justiça, o estado do Maranhão alegou violação à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e a necessidade de previsão orçamentária para o pagamento do auxílio financeiro.

Após tentativa de acordo sem sucesso, a Justiça decidiu que a limitação imposta pelo estado afronta os princípios da liberdade de associação e da igualdade, previstos na Constituição Federal. Conforme a decisão, embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos incentive a formação de cooperativas de catadores, esse incentivo não configura uma imposição ou condição para o recebimento de auxílio financeiro.

O juiz Douglas de Melo, então, ressaltou que o impedimento contido no edital gera tratamento desigual entre catadores, violando o “princípio da isonomia”, visto que catadores autônomos, que exercem a mesma atividade e contribuem igualmente para a reciclagem e preservação ambiental, são excluídos do programa simplesmente por não estarem vinculados a uma associação ou cooperativa, o que demonstra uma desproporcionalidade.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima