Maranhão registra mais de 7 mil acidentes de trabalho em dois anos

Subnotificação deixa vítimas invisíveis

Pedro Lima, operador de máquinas da construção civil em São Luís, sofreu uma lesão no ombro durante o expediente, mas não teve o acidente registrado pela empresa. “Me mandaram direto para o INSS. Disseram que era melhor assim, mas no fim eu perdi o direito à estabilidade e ainda tive dificuldades para voltar pro mesmo cargo”, conta. Após mais de nove meses afastado, Pedro retornou ao serviço, mas acabou sendo demitido.

Casos como o dele são mais comuns do que se imagina. Mesmo com direitos garantidos por lei, muitos trabalhadores brasileiros seguem desprotegidos diante de acidentes ou doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. A subnotificação desses episódios — quando não há registro formal da ocorrência — se tornou um problema silencioso e preocupante no país.

A professora do curso de Direito do Centro Universitário Estácio São Luís, Clayrtha Gonçalves, explica que acidente de trabalho é caracterizado como aquele que ocorre durante o exercício da atividade profissional, causando lesão, doença ou morte. Ao ocorrer, o empregador deve prestar socorro imediato, comunicar o fato à Previdência Social por meio da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) e adotar medidas para evitar novos acidentes.

Esse documento é essencial para garantir o acesso a benefícios específicos, como reabilitação profissional, acompanhamento pelo INSS e estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno.
“Caso não ofereça a assistência devida ou omita o registro, a empresa pode ser responsabilizada judicialmente, sendo sujeita a indenizações por danos morais, materiais e pensão vitalícia, além de multas administrativas”, reforça Clayrtha.

De acordo com a professora, a subnotificação ocorre, muitas vezes, porque empresas podem tentar se esquivar de responsabilidades trabalhistas e previdenciárias. “Em vez de registrar o acidente como relacionado ao trabalho, orienta o empregado a procurar o INSS como se fosse uma doença comum”, explica.

Estatísticas

Entre 2021 e 2024, os dados sobre acidentes de trabalho no Brasil aumentaram. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o país registrou mais de 612 mil acidentes de trabalho apenas em 2023.

No Maranhão, o crescimento também chama atenção. Em 2021, foram notificados 3.400 casos, o que representa um aumento de 28% em relação a 2020. Em 2022, esse número subiu para 4.100. São Luís lidera o ranking estadual, com 1.900 ocorrências, seguida por Imperatriz (281), Balsas (136), São José de Ribamar (109) e Timon (86).

A construção civil, setor em que Pedro atuava, lidera o número de processos trabalhistas por acidentes no estado. Em 2022, foram registradas 29 ações envolvendo acidentes nesse setor. Segundo o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), a subnotificação de casos ainda é um desafio e dificulta a formulação de políticas públicas eficazes para prevenção.

Na Justiça do Trabalho do Maranhão (TJ/MA), o número de ações relacionadas a acidentes de trabalho aumentou 32,78% em 2023, em comparação com o ano anterior. Esse cenário também se repete em nível nacional. No Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), o número de processos sobre acidentes de trabalho cresceu 15% entre 2023 e 2024, passando de 11.571 para 13.306 registros.

“Muitos trabalhadores não têm conhecimento sobre seus direitos. É fundamental que eles busquem orientação jurídica caso percebam que a empresa está tentando omitir o acidente”, reforça Clayrtha Gonçalves. Para ela, é necessário ampliar a fiscalização e fortalecer campanhas de conscientização. “É urgente responsabilizar empregadores que omitem acidentes e envolver os sindicatos nessa demanda”, explica a docente da Estácio.

Bumba Meu São João 2025: a grande festa que une tradição e shows nacionais em São Luís

Os ingressos do camarote estarão à venda a partir do dia 10 de maio

São Luís se prepara para receber uma das maiores celebrações culturais do Maranhão e do Brasil. De 12 a 18 de junho, a Arena Castelão será palco da segunda edição do Bumba Meu São João, um evento que promete emocionar, entreter e fortalecer nossas raízes. Com o apoio do Governo do Maranhão e patrocínio da 7K.Bet, vai combinar a magia da cultura maranhense com grandes nomes da música nacional, tudo organizado com segurança e mega estrutura para garantir uma experiência inesquecível a todos os participantes.

O super-palco que faz nossos corações baterem mais forte chega para consolidar o maior São João do mundo, que já encanta por seus mais de 60 dias de festa. Em 2024, o Bumba Meu São João apresentou, pela primeira vez, um espaço dedicado a unir a força da cultura maranhense com grandes shows nacionais, transformando o evento em uma celebração de orgulho, impacto econômico e geração de renda para o estado. Este ano, o sucesso promete repetir e atrair mais olhares do Brasil afora.

A apresentação do evento ficará por conta da influenciadora Rafa Kaliman, que conduzirá as noites de festa com energia e entusiasmo, garantindo uma experiência ainda mais especial ao público.

Os ingressos do Camarote estarão disponíveis a partir do dia 10 de maio. As informações completas serão anunciadas em breve. Durante os dias de festa, o público poderá conferir shows com artistas locais e nacionais. Temos confirmados:

12 de junho: Natanzinho Lima, Henry Freitas e Grelo

13 de junho: Henrique e Juliano, Nattan e Kaká Pedrinho

14 de junho: Chitãozinho e Xororó, Xand Avião e Pablo

15 de junho: Wesley Safadão, Zezé Di Camargo e Taty Girl

18 de junho: Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado

Democratizando o acesso — com 90% da capacidade gratuita — movimentando a economia criativa do Maranhão e fortalecendo a identidade cultural do estado. Um momento de celebrar nossas raízes, nossa história e com muita alegria.

Judiciário maranhense terá ponto facultativo nesta sexta, 2/5

Plantão judiciário de 1º e 2º graus funciona a partir desta quinta, 1° de maio

Arte de formato horizontal com moldura pequena na cor azul escuro e o restante da arte toda o fundo na cor azul claro sobre imagem das colunas das fachadas do prédio-sede do TJMA. Do lado esquerdo e no meio escrita com letra esverdeada, a palavra PLANTÃO e logo abaixo na cor branca e grande a sigla TJMA. Do lado direito os nomes 1º Grau Cível e o telefone, logo abaixo a palavra Criminal e o telefone e mais embaixo, a palavra 2º Grau e o telefone.

No plantão serão recebidas apenas demandas urgentes

foto/divulgação: –

O Poder Judiciário do Maranhão terá ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 2 de maio, na capital e no interior, fucionando em regime de plantão judiciário a partir desta quinta-feira (1º de maio) – do Dia do Trabalhador. 

O ponto facultativo do dia 2 de maio foi decretado por meio da Portaria Conjunta nº 27, de 29 de abril, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, e pelo corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.

PLANTÃO

O desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto é o plantonista de 2º Grau da Justiça estadual desta quinta-feira (1º/5) até domingo (4/5), período em que serão recebidas apenas demandas urgentes, nas esferas Cível e Criminal, incluindo pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outros.

Os servidores plantonistas são Bruno Andrade Portela Araújo e Cibele Pereira Guimarães Corrêa Lima. O telefone celular disponibilizado para contato no 2º Grau é o (98) 98815-8344. O serviço funciona em regime de sobreaviso.

A escala de plantão dos desembargadores, servidores e oficiais de justiça plantonistas do Tribunal de Justiça do Maranhão está publicada no Portal do Judiciário, em “Plantão de 2º Grau”.

SÃO LUÍS

No 1º Grau – Comarca da Ilha – Os juízes Márcio Castro Brandão (3ª Vara Cível) e Francisco Ferreira de Lima (1ª Vara de Execuções Penais), respondem, respectivamente, pelos plantões cível e criminal da Comarca da Ilha de São Luís. Quem auxilia os magistrados durante o plantão desta semana, respectivamente, são as servidoras Mayara Amaral (3ª Vara Cível) e Hellen Lima(1ª Vara de Execuções Penais).

 Antes de dirigir-se ao local de atendimento, deve-se entrar em contato com os servidores plantonistas pelos telefones celulares (98) 98811-2153 (Cível) e (98) 98802-7484 (Criminal). O plantão funciona para recebimento somente de demandas urgentes.

Já o plantão para registro de óbito, sob a competência dos cartórios, deve ser acionado pelos contatos: (98) 98154-0540 (Noturno – de segunda a domingo) e (98) 2055 2767 (Diurno – aos sábados, domingos e feriados).

PRF prende caminhoneiro por embriaguez ao volante na BR-010, em Imperatriz (MA)

Homem foi flagrado após denúncias de condução perigosa; ele admitiu ter ingerido álcool e apresentou teor quase quatro vezes acima do limite criminal

1.png

Na tarde dessa terça-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um caminhoneiro por embriaguez ao volante na BR-010, em Imperatriz (MA). A abordagem ocorreu por volta das 16h50, na altura do km 273 da rodovia.

Durante fiscalização com radar portátil, policiais foram informados por motoristas sobre um caminhoneiro que trafegava com uma carreta em zigue-zague, colocando em risco os demais usuários da via. A equipe iniciou os procedimentos de verificação e localizou o veículo, um caminhão-trator acoplado a dois semirreboques.PRF (Imperatriz-MA)

No momento da abordagem, foi observado que o motorista demonstrava sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, como olhos avermelhados e fala desconexa, além do odor etílico. Questionado sobre a possível ingestão de álcool, ele admitiu ter consumido bebida alcoólica e indicou onde havia guardado uma garrafa no compartimento lateral do veículo.PRF (Imperatriz-MA)

O teste do etilômetro (bafômetro) confirmou a embriaguez, com resultado de 1,18 miligramas de álcool por litro de ar soprado — quase quatro vezes acima do limite previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica o crime de trânsito.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Imperatriz para os procedimentos legais necessários.

PF deflagra Operação Carga Segura contra roubo de encomendas dos Correios no MA e PI

Mandados foram cumpridos em Caxias/MA e Teresina/PI e grupo é investigado por roubo armado de carga e venda de celulares a lojistas da região

WhatsApp Image 2025-04-30 at 09.13.09.jpeg

São Luís/MA. A Polícia Federal deflagrou nessa manhã (30/4) a Operação Carga Segura com a finalidade de investigar crimes de roubo a caminhão que transportava encomendas dos Correiose posterior venda de celulares que foram roubados da carga. O assalto a mão armada aconteceu na BR-316, entre as cidades de Caxias/MA e Codó/MA Timon/MA, e teve participação de pelo menos 5 suspeitos.

Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI e Caxias/MA e 1 mandado de prisão preventiva na cidade de Caxias/MA. 

A investigação levou à identificação de membros do grupo criminoso que praticou o roubo e posteriormente venderam os celulares roubados para terceiros, dentre eles, lojistas que expuseram os aparelhos à venda nas cidades de Caxias/MA e Teresina/PI.  

A operação contou com a participação policiais federais dos estados do Piauí e Maranhão e apura a prática dos crimes de associação criminosa armada, roubo mediante concurso de pessoas e com emprego de arma fogo peculato, e receptação qualificada.

ABRH-MA DEBATE ESG E REPUTAÇÃO COM ESPECIALISTA ADRIANA VIEIRA

A Associação Brasileira de Recursos Humanos secção Maranhão (ABRH-MA) promove nessa quarta – feira a palestra “ESG: Competitividade e Reputação para o RH”, para destacar as grandes oportunidades para empresas e profissionais de recursos humanos na área da Sustentabilidade.

A palestrante convidada da ABRH-MA é a especialista em ESG e Gestão da Reputação Adriana Vieira, CEO da InterMídia Comunicação Integrada; que conta com mais de vinte anos de experiência na comunicação corporativa e na gestão da reputação de diversas empresas; com forte expertise em gerenciamento de crises.

Jornalista, Pós Graduada em Marketing, Relações Públicas e Comunicação Corporativa; Adriana Vieira tem MBAs em ESG e Gerenciamento de Crises. Ela vai trazer dados atualizados e cases reais de como adotar a agenda ESG (sigla em inglês de Meio Ambiente, Social e Governança) nas pequenas, médias e grandes empresas; e como esse setor desponta atualmente, sendo um nicho de oportunidades para os profissionais de recursos humanos, entre outros.

“É quase impossível pensar em um futuro competitivo para empresas de todos os portes e segmentos sem incluir a adoção da agenda ESG (questões relacionadas ao Meio Ambiente, Social e Governança). E o que muitas empresas ignoram é que, já a partir do exercício do ano 2026 (com publicação no ano de 2027) a CVM / Comissão de Valores Mobiliários vai tornar obrigatório para empresas com ações na bolsa de valores, a publicação de seus relatos de sustentabilidade. Isso muda o jogo na cadeia de fornecedores, pois essas empresas vão precisar auditar e contratar somente fornecedores que estejam alinhados com as boas práticas de ESG, independente do tamanho da empresa fornecedora. Vivemos portanto, um momento de transição, no qual as pequenas e médias empresas também precisam se informar sobre esse tema e se engajar, para não perderem mercado. Para os profissionais de RH esse é um momento especial com um nicho de muitas oportunidades. E as empresas que adotarem a agenda ESG terão um ganho de Reputação que será sinônimo de mais competitividade. É um movimento virtuoso, onde todos saem ganhando, e também o planeta. É sobre tudo isso que vamos falar nesse evento tão especial” resumiu Adriana Vieira.

Adriana elogiou a iniciativa da ABRH-MA em priorizar esse tema e destacou que os profissionais de RH têm tudo para serem ainda mais estratégicos, nesse momento de transição e adoção do ESG:

“Todas as empresas precisam do apoio dos profissionais de RH para virar com sucesso essa chave da sustentabilidade. Não adianta as empresas terem metas arrojadas e uma gestão que adote as pautas Ambientais, Sociais e de Governança se os valores, a cultura e os comportamentos das pessoas da empresa não estiverem em sinergia e engajados em um genuíno processo de transformação. Costumo apontar o RH como o coração do ESG nas empresas. Todas as empresas precisam desse suporte do RH, seja de forma própria, seja de forma terceirizada. E as empresas de RH que trabalham externamente na seleção de pessoas, também precisam ter equipes atualizadas e bem capacitadas na agenda ESG, com cursos e letramentos específicos” completou a especialista em ESG.

Adriana Vieira é co-autora do livro best seller “ESG: Estratégia de Sucesso. Transformando pequenos e médios negócios” lançado pela Editora Lisboa. A obra, que funciona como um guia de letramento geral, é voltada especialmente para as PME´s (pequenas e médias empresas) e traz a agenda ESG abordada em diferentes setores, por um total de 22 autores. Em seu capítulo, que abre o livro, Adriana Vieira demonstra a intrínseca relação de ESG e Reputação Corporativa, e como ambos são essenciais para as empresas nesse momento de transição. Como destaca a autora, ESG e Reputação “não são mais uma questão de opção, mas de condição para existir no mercado global atual”.


FOTO – DIVULGAÇÃO: A especialista em Gestão da Reputação e ESG Adriana Vieira é a palestrante convidada da ABRH-MA; no evento que vai debater “ESG: Competitividade e Reputação para o RH” nessa quarta – feira (30.04), na Pós- Graduação da UNDB , no Golden Shopping Calhau.

Desde o ano de 2024, a empresa InterMídia Comunicação Integrada, oferece consultoria especializada para as pequenas e médias empresas que desejem ingressar nas práticas de ESG; além de oferecer cursos de letramento e formação de equipes em ESG, de forma customizada de acordo com a realidade e perfil de cada empresa.

“Integrar Sustentabilidade nas empresas vai muito além das exigências regulatórias, pressões de públicos (stakeholders) ou marketing; é algo que deve ser cosiderado como sobrevivência do negócio. E segundo a pesquisa Panorama ESG no Brasil, feita pela AMCHAM / Câmara Ameriana de Comércio em 2024; a agenda ESG cresceu cerca de 24% de 2023 para 2024 nas empresas brasileiras. Mas ainda há muito o que fazer, pois a pesquisa mostrou que 71% das empresas que adotam ESG no país, ainda estão em estágios iniciais dessa agenda” destacou Adriana Vieira.

O evento para associados da ABRH-MA acontece nessa quarta – feira (30.04), das 19h às 20h na sede da UNDB no Golden Shopping Calhau (segundo piso).

Equatorial Maranhão investe em canais digitais para aprimorar o atendimento ao cliente

Novo site da Equatorial oferece mais tecnologia, segurança e praticidade

Em um mundo cada vez mais digital, a Equatorial Maranhão tem reforçado seu compromisso em colocar o cliente no centro da experiência, investindo continuamente em canais digitais que tornam o atendimento mais simples, eficiente e acessível. Buscando simplificar a jornada do consumidor, a distribuidora de energia elétrica tem apostado em tecnologias de ponta para disponibilizar múltiplos pontos de contato, operando a qualquer hora e de qualquer lugar.

WhatsApp: atendimento ágil e acessível com a Clara

Entre os principais canais digitais, destaca-se o atendimento via WhatsApp — ferramenta cada vez mais popular entre os brasileiros. Pelo número (98) 2055-0116, a assistente virtual Clara oferece atendimento instantâneo e automatizado, disponibilizando diversos serviços de forma rápida e prática, como: solicitação de código de barras para pagamento ou segunda via da fatura; pedido de religação; comunicação de falta de energia; consulta de débitos; cadastro na Tarifa Social de Baixa Renda; definição de data para vencimento da conta de luz; envio de fatura via WhatsApp e comunicação de situações emergenciais envolvendo riscos na rede elétrica.

Aplicativo Equatorial Energia

Outro destaque é o aplicativo Equatorial Energia, disponível para Android e iOS, que reúne praticamente todos os serviços oferecidos presencialmente, com a vantagem da comodidade. Entre as funcionalidades estão o histórico de consumo, pagamentos, emissão de segunda via, registro de falta de energia, entre outros. O aplicativo funciona inclusive em fins de semana e feriados e permite acompanhar o andamento de solicitações, proporcionando ainda mais autonomia e controle para o cliente.

Central 116

Para quem prefere o atendimento telefônico, a Central 116 permanece operando 24 horas por dia, servindo como importante canal de orientação e esclarecimento.

Novo site com Agência Virtual e Ambiente Institucional

O novo site da Equatorial Maranhão marca um importante passo na transformação digital da empresa, oferecendo mais modernidade, segurança e praticidade. Totalmente reformulado com base em estudos de experiência do usuário, o portal exige agora um cadastro na Agência Virtual para acesso aos serviços, garantindo maior proteção e eficiência. A página segue padrões modernos de usabilidade e proporciona uma navegação mais intuitiva, reduzindo o tempo de atendimento.

O endereço permanece o mesmo: www.equatorialenergia.com.br, mas agora apresenta uma separação clara entre o ambiente institucional — dedicado a informações corporativas, de sustentabilidade e normas técnicas — e a Agência Virtual, focada nos serviços destinados aos clientes, como consulta de faturas, emissão de segunda via e alteração cadastral.

O novo site também incorpora recursos de inteligência artificial, reconhecimento facial e sistemas de segurança de última geração, oferecendo mais proteção de dados e respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O login pode ser feito por usuário e senha personalizados ou por redes sociais como Facebook, Google e Apple.

Agência Virtual: serviços rápidos e acessíveis

A Agência Virtual, acessada diretamente pelo site, funciona como um balcão digital, permitindo que o cliente realize cadastros, consultas, negociações e solicitação de serviços sem sair de casa. Sua interface foi pensada para ser acessível a todos os perfis de usuários.

Novidades no novo site da Equatorial

• Reconhecimento facial (Face ID) para alteração cadastral

A nova plataforma traz recursos avançados que tornam processos ainda mais seguros e ágeis. A função de Alteração Cadastral Inteligente, com reconhecimento facial (Face ID), permite a atualização de dados de forma prática, reforçando o compromisso da Equatorial com a inovação e a segurança dos clientes.

• IA Generativa e OCR

Entre as soluções inovadoras, estão o uso de Inteligência Artificial, incluindo IA generativa, que torna a interação mais personalizada e eficiente, e a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que realiza a leitura inteligente de documentos para preenchimento automático de informações. A gestão de dados em tempo real também foi incorporada, permitindo monitorar e acompanhar de maneira mais eficaz todas as solicitações feitas pelos clientes.

O investimento da Equatorial Maranhão em novos canais digitais reflete o compromisso da empresa em caminhar lado a lado com as necessidades do consumidor moderno, apostando na inovação e na excelência no atendimento.

Oportunidade de trabalho

VemKiTem Atacarejo abre vagas de emprego em São Luís e prepara grande reinauguração

Unidade maranhense da rede será reinaugurada no segundo semestre e oferece oportunidades profissionais em diversos setores, incluindo vagas para lideranças e para pessoas com deficiência

Em plena execução das obras de reforma da unidade maranhense, a rede VemKiTem Atacarejo, que faz parte do Grupo Bartolomeu, está com diversas vagas abertas para compor a equipe da loja de São Luís (MA), cuja reinauguração está prevista para o início do segundo semestre deste ano. A loja, situada no bairro da Forquilha, foi inaugurada em junho de 2023, mas teve o funcionamento suspenso em setembro de 2024 em decorrência de um incidente com incêndio que afetou toda a loja, causando apenas danos materiais. Já presente em cinco cidades brasileiras, a marca também se prepara para inaugurar a sexta unidade da rede em Goiânia (GO) nos próximos meses.

Com atuação em diversos setores, a megaloja, que será reaberta ao público em breve, oferece uma ampla variedade de produtos, como materiais de construção, artigos para o lar, ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), agro, pet/vet, artigos para montagem de negócios e utilidades em geral.

As oportunidades profissionais abrangem áreas administrativas, atendimento ao cliente, cargos de liderança e também são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs). As pessoas interessadas devem ter perfil proativo, espírito de equipe e vontade de crescer junto com a empresa.

“São Luís abraçou com muito afeto a nossa empresa. Chegar aqui e receber o carinho dos clientes é um incentivo enorme para a continuidade da nossa operação. Por isso, decidimos permanecer na capital maranhense, apesar dos prejuízos advindos do incidente de setembro. E, agora, esta reinauguração marca um novo capítulo da nossa trajetória. Queremos gerar ainda mais empregos, mais desenvolvimento regional e mais acesso à economia de verdade para milhares de famílias”, afirma Marcos Lima, diretor executivo da rede VemKiTem Atacarejo.

O diretor Marcos Lima reforça que não houve nenhum desligamento motivado pelo incidente de 2024. “Em um movimento natural de mercado, ao longo desse tempo, alguns colaboradores saíram da organização, mas por razões até mesmo anteriores ao incidente. Nós não fechamos nenhum posto de trabalho e a empresa cuidou efetivamente dos colaboradores. Procuramos manter um canal direto de diálogo, permitindo que as pessoas que quisessem buscar outras oportunidades enquanto caminhamos com a reforma o fizessem livremente. Alguns colaboradores de São Luís manifestaram o interesse de atuar em outras unidades do VemKiTem no Brasil e tiveram essa oportunidade, com transporte, hospedagem e outros custos arcados pela empresa”, enfatiza.

Seleção e benefícios

Para quem deseja integrar a equipe da chamada “Força Laranja”, a psicóloga e assistente de Recursos Humanos da unidade maranhense, Lana Nascimento, anuncia: “Buscamos pessoas que tenham energia, disposição para o novo, motivação e que entendam o valor do trabalho em equipe. Valorizamos quem tem brilho nos olhos e está disposto a fazer parte de uma cultura de respeito, crescimento conjunto e foco em resultados”.

As pessoas interessadas em participar do processo seletivo podem se cadastrar na plataforma Sólides (vagas.solides.com.br), onde as oportunidades da unidade maranhense são cadastradas. Depois, é só buscar o nome da cidade (São Luís) ou da empresa, observar as oportunidades disponíveis e clicar no botão “Quero me candidatar”. Aí é aguardar o desenrolar do processo seletivo. A empresa reforça o compromisso com a inclusão e a diversidade e, por isso, incentiva que pessoas com deficiência se inscrevam nas vagas disponíveis.

Além de salário compatível com o mercado, a empresa oferece benefícios como: adiantamento de salário, assistência médica, vale-alimentação, vale-transporte, prêmio de assiduidade e acesso ao programa Total Pass para o incentivo à atividade física e esportiva. “Importante destacar que todas as pessoas selecionadas para integrar o nosso time passarão por uma formação de 15 dias contínuos antes da reinauguração. Queremos reabrir as portas da nossa loja de São Luís ainda mais fortes e com uma entrega de cada vez mais excelência à população maranhense”, ressalta o diretor Marcos Lima.

Rede VemKiTem | Grupo Bartolomeu

O Grupo Bartolomeu tem origem familiar no estado de Minas Gerais. A Companhia atua nos setores de atacado e atacarejo; além da distribuição de produtos. A principal marca é a Tambasa Atacadistas, cuja matriz fica em Contagem, Minas Gerais.

A história do grupo Bartolomeu começa em 1915, com a atuação do jovem sapateiro de 20 anos, Miguel Bartolomeu. Anos seguintes de criatividade, inovação, extensão da variedade de produtos à venda e adaptação às demandas e aos formatos do mercado, em 1969, a então Casas Miguel Bartolomeu passou a ser chamada de Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A (Tambasa), por meio da abertura de uma filial em Belo Horizonte (MG).

A marca VemKiTem é uma empresa do Grupo Bartolomeu, presente no cenário atacadista brasileiro há mais de 75 anos. A unidade de São Luís (MA), aberta em junho de 2023, foi a primeira loja VemKiTem do Brasil, e também o primeiro negócio do grupo Bartolomeu fora do estado de Minas Gerais. Além da capital maranhense, o VemKiTem já possui unidades em Valparaíso (GO), Maringá (PR), Recife (PE) e Fortaleza (CE). A sexta unidade, em Goiânia (GO), será inaugurada nos próximos meses. O plano de expansão da rede prevê a instalação de 50 unidades VemKiTem em todo o país, nos próximos anos.

Unidade São Luís VemKiTem Atacarejo
Endereço: Avenida Guajajaras, 41, Forquilha, São Luís – MA

Informações para a imprensa
Assessoria de Imprensa
Dalva Rêgo – (98) 98887-8616
E-mail: [email protected] / [email protected]

Festa do Trabalhador em São Luís com Simone Morena no Cais da Alegria

O tradicional evento será realizado nesta quinta-feira (1), às 15h, com entrada gratuita

No dia 1º de maio, o Cais da Alegria, no centro da cidade, em São Luís, será palco de uma grande celebração com entrada gratuita, promovida pelo grupo Itamaraty e a promoção de Pinto Itamaraty. A partir das 15h, a Festa do Trabalhador promete animar o público com uma programação diversificada de shows, sorteios e muita diversão.

Entre as atrações confirmadas estão Simone Morena, com o melhor do arrocha, Bicho Terra, Mega Itamaraty, paredão Pitbull, tenda Roots e DJs, garantindo uma tarde repleta de música e alegria para todos os presentes. Além disso, os participantes poderão concorrer a 50 sorteios de R$ 300,00 em premiações, tornando o evento ainda mais especial.

A organização reforça o compromisso com a segurança de todos, adotando medidas para garantir um ambiente seguro e tranquilo para os trabalhadores e suas famílias. A festa é uma oportunidade de celebrar o dia do trabalhador com muita cultura, entretenimento e união.

Segundo Pintinho Itamaraty, um dos organizadores do evento, reforça a alegria em realizar mais uma vez o evento. “É uma satisfação imensa realizar mais uma edição da Festa do Trabalhador aqui em São Luís. Nosso objetivo é proporcionar um momento de celebração, valorizando o esforço de cada trabalhador e promovendo uma tarde de muita alegria e segurança para todos. Venham celebrar o Dia do Trabalhador conosco no Cais da Alegria! Uma festa gratuita, segura e cheia de energia para homenagear quem faz a nossa cidade acontecer”, reforçou o empresário.

Sobre Simone Morena

Pela primeira vez em São Luís, a cantora que é de Sergipe, mas tem o coração baiano é conhecida como a rainha do arrocha, com mais de 500 mil seguidores no Instagram. A cantora lançou recentemente o CD intitulado “Simone Morena Pra Tomar Uma”, que traz um álbum com uma mistura de nostalgia e atualidade, com versões de clássicos atemporais e hits atuais.

O primeiro grande sucesso de Simone foi uma regravação da xará da artista, Simone Mendes. Foi com ‘Dois Fugitivos’ que a sergipana furou a bolha e conquistou admiradores na internet e nos paredões.

A artista também faz questão de compor músicas. Segundo Simone, é importante mostrar que o arrocha não sobrevive apenas de regravações: “Eu sempre bato nessa tecla de que a gente tem que gravar nossas próprias canções e não apenas regravar. Somos inteligentes e capazes. Eu mesma monto a minha setlist, eu que escrevi ‘Na Maldade’ com um amigo meu, e inspirada em história real. Gosto de incentivar esse lado de quem está comigo”, segundo ela em uma entrevista recente ao Portal Bahia Notícias.

Serviços

Festa do Trabalhador

Quando: Quinta-feira, dia 01 de maio, partir das 15h

Local: Cais da Alegria (Centro)

Entrada gratuita

Atrações: Simone Morena, Bicho Terra, Mega Itamaraty, paredão Pitbull, tenda Roots e DJs

Sugestão de vídeo: https://youtu.be/DOXEUITtu4Q?si=7WHtQPyv77EggJ7k

Realização: Grupo Itamaraty

Promoção: Pinto Itamaraty

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima