Conciliação Itinerante realiza mais de 360 audiências no Sul Maranhense

População de Riachão aguarda atendimento e audiência do projeto Conciliação Itinerante

foto/divulgação: Ribamar Pinheiro / TJMA

Iniciativa do TJMA atendeu as comarcas de Estreito, Carolina e Riachão, de 7 a 9 de maio, e alcançou 33% de índice de concilia

O projeto Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), concluiu mais uma semana de atendimentos à população, encerrando as atividades na última sexta-feira (9/5) em Riachão, após percorrer 943 km e passar por Estreito (7/5) e Carolina (8/5). Ao longo dos três dias, foram realizadas 365 audiências, com 33% de índice de conciliação e R$ 316 mil em acordos firmados.

  • Além da mediação de conflitos em demandas cíveis, criminais e familiares, a ação também viabilizou a coleta de 20 amostras genéticas para exames de DNA gratuitos, promovidos pelo Laboratório Forense do TJMA. Durante o período, foram prestados 45 atendimentos de orientação jurídica, com encaminhamentos ao Ministério Público e à Defensoria Pública, ampliando ainda mais o alcance do projeto, que conta com o suporte de um ônibus equipado com seis cabines de audiências, realizadas por conciliadoras e conciliadores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A iniciativa desenvolvida por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho, e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina, reforça o compromisso do TJMA com o acesso à justiça e o fortalecimento da cidadania, proporcionando soluções rápidas e eficazes para a população.

Foto: Juiz Francisco Simões (terno preto) e advogado Erisvan Silva (azul), acompanham coleta de material genético

Para o juiz Francisco Bezerra Simões, titular da 2ª Vara de Porto Franco e coordenador desta edição da Conciliação Itinerante, os números refletem o êxito do projeto, evidenciando seu impacto positivo na resolução de demandas judiciais. Ele destacou a diversidade das audiências realizadas, abrangendo questões patrimoniais, de divórcio, reconhecimento de união estável e demandas de filiação. “Essa iniciativa é fundamental para reduzir a sobrecarga do Judiciário e fortalecer o acesso à justiça. O Tribunal de Justiça está de parabéns pela condução desse projeto”, destacou o magistrado.

A matemática está difícil? veja dicas para melhorar o estudo das ciências exatas

Se você já se pegou olhando para um problema de Matemática e pensou: “O que é que está acontecendo aqui?”, as dicas a seguir vão te ajudar a sair dessa angústia com os números. Os especialistas e professores da área explicam que muitos estudantes enfrentam dificuldades pela falta de compreensão de conceitos básicos. Aprender essa e outras disciplinas das ciências exatas pode sim ser desafiador e cansativo, mas existe sim um jeito de aplicar a matéria de uma forma leve e até divertida no seu dia a dia.

Sabe aqueles problemas de matemática que parecem não ter nada a ver com a vida real? é hora de mudar isso. O professor de Matemática do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, Pedro Serejo, conta que incluir a disciplina na rotina é uma das principais estratégias para não deixar os conceitos de lado. “Use recursos visuais e manipulativos para fixar conceitos básicos, isso pode tornar a matemática muito mais compreensível. Tente também resolver situações do seu dia a dia que usam números, como as medidas para uma receita na cozinha ou aquela economia na hora de fazer as compras no supermercado”, afirma.

E quem disse que estudar não pode ser divertido? O professor defende que usar jogos e aplicativos educativos contribui muito para absorver os conteúdos da matemática, além da estratégia de aprender ativamente. “Nada de ficar só assistindo a vídeos ou lendo os conteúdos. Matemática é mão na massa! Resolva problemas, explique as matérias para um amigo. O importante é praticar e se envolver com os temas da matemática”, complementa Pedro.

Outra dica de ouro é manter a prática do que foi aprendido nas aulas. “A prática regular é fundamental para consolidar o conhecimento. Dedicar um tempinho diário para resolver exercícios vai ajudar muito no desenvolvimento das suas habilidades. E resolver problemas de diferentes níveis de dificuldade e fazer simulados são ótimas formas de se preparar”, conclui o professor.

MAXX homenageia colaboradoras com café da manhã especial pelo Dia das Mães

FOTO – DIVULGAÇÃO: As colaboradoras da Maxx reunidas no café da manhã alusivo ao Dia das Mães, onde receberam homenagens e presentes.

Em uma iniciativa que uniu emoção e reconhecimento, a operadora de internet, telefonia e TVHD MAXX promoveu um café da manhã especial para colaboradoras em homenagem ao Dia das Mães.

O evento, realizadona sede da empresa no São Francisco, e reuniu colaboradoras que conciliam com dedicação a vida profissional e a maternidade, reafirmando o compromisso da companhia com o cuidado e a valorização do capital humano.

A programação foi marcada por homenagens tocantes, que ressaltaram o papel essencial das mães tanto no ambiente familiar quanto na construção de uma sociedade mais sensível e empática. Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi a entrega de lembranças personalizadas, acompanhadas por fotos dos filhos das colaboradoras homenageadas.

Mais do que uma celebração, o evento promoveu um espaço de acolhimento e troca de experiências, fortalecendo os laços entre as profissionais e criando um ambiente de afeto e gratidão. Entre abraços, palavras de carinho e olhares comovidos, foi reforçada a importância de reconhecer, com gestos concretos, o valor das mães dentro e fora do ambiente de trabalho.

Com ações como essa, a MAXX reafirma seu compromisso com o bem-estar de sua equipe e com a promoção de uma cultura organizacional humanizada, onde o afeto e o respeito são protagonistas.

FEIRINHA DAS MÃES APAEANAS VALORIZA EMPREENDEDORISMO MATERNO DURANTE A IV SEMANA DA FAMÍLIA DA APAE DE SÃO LUÍS

Diversas atividades estão sendo realizadas na sede da Apae de São Luís alusivas à IV Semana da Família que iniciou na segunda – feira (12.05).

De 12 a 16 de maio, a APAE de São Luís realiza a IV Semana da Família, com o tema “Mães Antoninha: Gerando Justiça e Inclusão”, destacando o papel essencial das famílias no processo de inclusão das pessoas com deficiência.

Um dos pontos altos da programação será a Feirinha das Mães Apaeanas, que acontece na quinta-feira (15), a partir das 8h30, na sede da instituição.

A Feirinha reunirá mães de assistidos da APAE, que irão expor e comercializar produtos artesanais, culinários e de bem-estar, produzidos por elas mesmas. A atividade visa incentivar o empreendedorismo materno, valorizar o talento dessas mulheres e contribuir para a geração de renda familiar. É também um espaço de visibilidade e fortalecimento das mães, que desempenham um papel fundamental no cuidado e na luta pelos direitos das pessoas com deficiência

Palestras e cursos integram a programação da IV Semana da Família na Apae de São Luís, que acontece de 12 a 16.05.

A IV Semana da Família é aberta ao público e integra o calendário anual da APAE de São Luís e, neste ano, homenageia Antônia Zeile Lima de Melo, uma das fundadoras da instituição, por meio do projeto “Mães Antoninha”.

A iniciativa, realizada em parceria com o Centro Universitário Santa Terezinha (CEST), oferece atendimento jurídico gratuito às mães, com orientações nas áreas de Direito de Família, do Consumidor e Previdenciário.

Durante toda a semana, estão sendo realizadas palestras, oficinas, atendimentos especializados e rodas de conversa, abordando temas como as recentes mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e a importância da alimentação saudável para pessoas com deficiência.

Alunos do CAEE Eney Santana participaram da abertura da IV Semana da Família nessa segunda – feira (12.05).

Com ações que unem capacitação, orientação e valorização, a IV Semana da Família reafirma o compromisso da APAE de São Luís com a inclusão e o fortalecimento dos vínculos familiar.

Programação na sede da APAE de São Luís

Terça-feira (13/05)

8h – Atendimento da Clínica Sorrir (manhã e tarde)

10h30 – Web Rádio Boletim Antoninha: Programa especial da Semana da Família

14h – Curso de Preparo de Pizzas (Senac)

Quarta-feira (14/05)

8h30 – Oficina de Panificação (Senac)

14h – Curso de Preparo de Pizzas (Senac)

Quinta-feira (15/05)

8h – Atendimento de Podologia (Espaço da Beleza)

8h30 – Feirinha das Mães Apaeanas

14h – Roda de Conversa: Alimentação saudável para pessoas com deficiência

14h – Curso de Preparo de Pizzas (Senac)

Sexta-feira (16/05)

8h – Atendimento de Podologia (Espaço da Beleza)

8h – Encerramento da Oficina de Panificação

14h – Encerramento do Curso de Preparo de Pizzas

18h – Exibição do Documentário Mães Antoninha nas redes sociais da APAE

Equatorial Maranhão leva mutirão de serviços gratuitos pelo estado

Ações serão realizadas em São Luís, Alcântara, Presidente Sarney e Davinópolis

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços e orientar seus clientes, a Equatorial Maranhão realiza mais um Mutirão Pelo Cliente Todo Dia em diversas cidades do estado. Nesta semana, os municípios de São Luís, Alcântara, Presidente Sarney e Davinópolis recebem os atendimentos gratuito promovidos pela Distribuidora.

Em Presidente Sarney, no dia 12 de maio, a população contará com troca de lâmpadas ineficientes por modelos de LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício concedido pelo Governo Federal, adesão à Promoção Energia em Dia e possibilidade de negociação de débitos. Já em Alcântara, no povoado Raimundo Sú, a ação acontece no dia 13 de maio, oferecendo os mesmos serviços.

No município de Davinópolis, a ação ocorre no dia 15 de maio (quinta-feira), com troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED, que consomem até 80% menos energia. Também estarão disponíveis o cadastro na Tarifa Social e na Promoção Energia em Dia.

Em São Luís, as atividades serão realizadas entre os dias 12 e 16 de maio. Os clientes poderão realizar o cadastro na Tarifa Social, negociar débitos, contar com atendimento ao cliente, além de trocar lâmpadas e participar de palestras sobre segurança com energia elétrica, dicas de economia e orientações sobre a Tarifa Social.

As ações integram o compromisso da Equatorial Maranhão em estar mais próxima da comunidade, promovendo soluções que impactam diretamente a qualidade de vida das famílias maranhenses.

Serviço

Presidente Sarney

Data: 12 de maio (segunda-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Rua Inácio Alves, s/n, Centro, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Alcântara – Povoado Raimundo Sú

Data: 13 de maio (terça-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: Escola Municipal do Povoado Raimundo Sú.

Davinópolis

Data: 15 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h às 13h

Local: Povoado Água Viva

São Luís

Data: 13 e 14 de maio (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: IFMA Maracanã

Data: 15 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Complexo de Pedrinhas

Data: 16 de maio (sexta-feira)

Horário: 8h às 13h

Local: Igreja Tabernáculo Batista, Cohab.

PRF cumpre dois mandados de prisão durante o final de semana

Os mandados foram cumpridos em Timon e Balsas (MA) por não pagamento de pensão alimentícia

4.png

Durante o final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu dois mandados de prisão relacionados ao inadimplemento de pensão alimentícia em diferentes pontos do Maranhão.

No sábado (09), por volta das 10h20, durante fiscalização na BR-316, em Timon (MA), a equipe da PRF abordou o condutor de uma motocicleta e, ao realizar consulta nos sistemas, identificou que havia um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Família de Timon, devido à inadimplência de pensão alimentícia. O homem foi detido, qualificado e conduzido à Central de Flagrantes de Timon para os procedimentos legais cabíveis, sem o uso de algemas.

Já no domingo (10), por volta das 12h30, durante ronda no perímetro urbano de Balsas (MA), a PRF abordou o condutor de uma motoneta, que trafegava sem registro e sem placa. Ao realizar consulta aos documentos, foi constatado que ele também possuía um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Cível de Balsas (MA), devido ao mesmo motivo: inadimplência de pensão alimentícia. O homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Balsas, com o uso de algemas, para os procedimentos cabíveis.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima