
Se você já se pegou olhando para um problema de Matemática e pensou: “O que é que está acontecendo aqui?”, as dicas a seguir vão te ajudar a sair dessa angústia com os números. Os especialistas e professores da área explicam que muitos estudantes enfrentam dificuldades pela falta de compreensão de conceitos básicos. Aprender essa e outras disciplinas das ciências exatas pode sim ser desafiador e cansativo, mas existe sim um jeito de aplicar a matéria de uma forma leve e até divertida no seu dia a dia.
Sabe aqueles problemas de matemática que parecem não ter nada a ver com a vida real? é hora de mudar isso. O professor de Matemática do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, Pedro Serejo, conta que incluir a disciplina na rotina é uma das principais estratégias para não deixar os conceitos de lado. “Use recursos visuais e manipulativos para fixar conceitos básicos, isso pode tornar a matemática muito mais compreensível. Tente também resolver situações do seu dia a dia que usam números, como as medidas para uma receita na cozinha ou aquela economia na hora de fazer as compras no supermercado”, afirma.
E quem disse que estudar não pode ser divertido? O professor defende que usar jogos e aplicativos educativos contribui muito para absorver os conteúdos da matemática, além da estratégia de aprender ativamente. “Nada de ficar só assistindo a vídeos ou lendo os conteúdos. Matemática é mão na massa! Resolva problemas, explique as matérias para um amigo. O importante é praticar e se envolver com os temas da matemática”, complementa Pedro.
Outra dica de ouro é manter a prática do que foi aprendido nas aulas. “A prática regular é fundamental para consolidar o conhecimento. Dedicar um tempinho diário para resolver exercícios vai ajudar muito no desenvolvimento das suas habilidades. E resolver problemas de diferentes níveis de dificuldade e fazer simulados são ótimas formas de se preparar”, conclui o professor.