Fernando Sarney assume presidência da CBF nesta sexta-feira após decisão da Justiça do Rio

Fernando Sarney é vice-presidente da CBF

Fernando Sarney é vice-presidente da CBF Lucas Figueiredo/CBF

Vice-presidente é o mais antigo na instituição e entrou com pedido de afastamento no começo da semana. Ednaldo foi afastado enquanto viajava ao Paraguai para congresso da Fifa

Após decisão do desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio, em afastar o presidente Ednaldo Rodrigues da CBF, o vice Fernando Sarney assumirá o cargo nesta sexta-feira. Ednaldo está no Paraguai em congresso da Fifa e não poderá retornar ao cargo no retorno ao Brasil.

Segundo a decisão, Sarney ocupará o cargo por ser o mais antigo da instituição. De acordo com fontes ouvidas pelo blog, a decisão considera os vices da época do presidente Rogério Caboclo, já que para a Justiça, a eleição de Ednaldo foi anulada.

“Depois de tento tempo, com idas e vindas, negociações, alinhamentos políticos e desalinhamentos políticos, admito que soa bastante lógico colocar a responsabilidade pela realização do pleito eleitoral da CBF nas mãos de um dos seus Vice-Presidentes, ainda mais sendo ele o mais antigo na instituição, consoante esclarece o site da entidade”, afirma o juiz.

Caso o critério fosse o de vice-presidente mais velho, Rubens Lopes, da Federação de Futebol do Rio, assumiria a presidência, aos 79 anos. A decisão do juiz prevê que Sarney “realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição”, como diz o estatuto da entidade.

Na segunda-feira, Fernando Sarney apresentou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) novo pedido para suspender os efeitos do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no comando da CBF, além do seu consequente afastamento do cargo.

Além de reforçar as alegações de vício de consentimento na assinatura do acordo pelo ex-presidente emérito da confederação, Antônio Carlos Nunes Lima, o Coronel Nunes, Sarney pediu tutela de urgência no caso em função do acerto da CBF com o técnico Carlo Ancelotti. E solicitou ao tribunal que o nomeasse para conduzir a CBF e convocar novas eleições, no que foi atendido.

“Que seja concedida tutela cautelar (urgência) em caráter incidental aos Embargos de Declaração opostos para determinar a imediata suspensão dos efeitos do acordo homologado, com a designação do embargante FERNANDO JOSÉ MACIEIRA SARNEY, vice-presidente mais idoso e longevo no exercício do mandato, dentre os litisconsortes da presente ação, como responsável pela convocação de eleição para os cargos diretivos da CBF, no prazo mais expedito previsto estatutariamente, ficando a seu cargo até a posse da Diretoria eleita, o exercício das funções e atribuições previstas no art. 7º do estatuto da referida entidade, servindo, por conta da urgência, a decisão como mandado e ofício para imediato cumprimento”, diz trecho da petição.

Nela, Sarney ainda sustenta o argumento de risco de “dano grave e de difícil reparação” aos cofres da CBF por parte de Ednaldo em função do possível afastamento com a contratação de Ancelotti.

“E agora, ao que parece, como uma tentativa de “emparedar” a atuação jurisdicional sobre a irregularidade de sua manutenção na direção da CBF, às pressas, por ordem de Edinaldo Rodrigues a CBF anunciou a contratação milionária do técnico Carlo Ancelotti. Tudo indica que isso ocorre por conta da audiência de inspeção marcada para às 14 horas de hoje. Aparentemente mais do mesmo modus operandi que sempre é utilizado quando está sendo discutido o afastamento de Ednaldo Rodrigues. Essa é mais uma razão pela qual se requer sirva, a própria decisão, de ofício e mandado para que se dê seu imediato cumprimento com o afastamento do presidente e designação excepcional do embargante para conduzir a entidade e convocar eleições no prazo mais expedito previsto estatutariamente”.

Filho do ex-presidente da república, José Sarney, Fernando tem 69 anos e atua na CBF desde 1998, após ingressar como diretor de relações governamentais. Em 2004, se tornou vice-presidente da entidade durante a gestão de Ricardo Teixeira.

Fernando Sarney é um dos dirigentes mais antigos da entidade. Ele foi responsável por pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão do acordo que manteve Ednaldo Rodrigues no comando da CBF.

Sarney é vice-presidente na atual gestão de Ednaldo, mas não fez parte da chapa que venceu as últimas eleições, em 24 de março, quando Rodrigues foi eleito com unanimidade.

Fontes: Diego Dantas do Globo e Cleberton Silva do Metrópoles

III JOMED UNDB debate “Inovações Tecnológicas e os Desafios da Prática Médica: Revolucionando o Cuidado Clínico”

FOTO – DIVULGAÇÃO: A III JOMED da UNDB traz a São Luís os palestrantes Kenneth Correa, Dr. Marcelo Borges e Dr. Fernando Tallo, para a programação que acontece nessa sexta e sábado (16 e 17.05) no auditório da FIEMA

Jornada Médica acontece no auditório da FIEMA nessa sexta e sábado (16 e 17)

Nessa sexta e sábado (16 e 17) acontece no auditório da FIEMA na Coahama a III Jornada de Medicina da UNDB, evento que reune alguns dos mais importantes profissionais de saúde locais e nacionais, para discutir a inovação na prática médica. O evento é sempre bastante esperado por acadêmicos e profissionais da área de saúde da UNDB e de outras instituições, por apresentar temas relevantes e as mais moedrnas práticas em diversas especialidades médicas.

Entre os destaques da programação que inicia nessa sexta, está a palestra de Keneth Corrêa (SP), especialista em Estratégia e Crescimento de Negócios, com o tema “Inteligência Artificial para agilizar o Consultório”. Com uma carreira marcada pela atuação em grandes projetos de marketing, dados e inovação, Kenneth é Administrador, Diretor de Estratégia na 80 20 Marketing, CTO da MedGuias, professor de MBA na FGV e autor do livro Organizações Cognitivas. Também é TED Speaker (2x) e reconhecido por sua habilidade em traduzir conceitos complexos de tecnologia em decisões práticas para líderes e organizações. Especialista em Inteligência Artificial, Metaverso e Tecnologias Emergentes, Kenneth tem mais de 15 anos de experiência impulsionando empresas em todo o Brasil e América Latina. Sua fala traz provocações essenciais para quem deseja se adaptar, liderar e inovar – inclusive na área da saúde, onde pensar estrategicamente se tornou indispensável.

Outro destaque é o Dr. Fernando Tallo, que fará a conferência magna de abertura, nessa sexta – feira (16) às 18h10, com o tema “Panorama da residência médica no Brasil” com mediação do Dr. Artur Serra, professor do curso de Medicina da UNDB.

O Dr. Fernando Tallo (SP) é referência nacional em Clínica Médica, Urgência e Emergência. Com sólida formação acadêmica, é Mestre, Doutor e Pós-Doutor pela UNIFESP, onde também atua como chefe de enfermaria e supervisor do programa de residência médica em Clínica Médica. Especialista em Clínica Médica, Anestesiologia, Terapia Intensiva, Medicina de Emergência e Oftalmologia, o Dr. Tallo alia sua experiência assistencial à gestão e à formação médica no Brasil. Foi Presidente da ABRAMURGEM (2020-2023) atualmente é Secretário-Geral da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, além de integrar a Câmara Técnica de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira.

Já no sábado (17), a programação vai das 8h20 às 18h e tem entre os destaques a palestra magna de encerramento Dr. Marcelo Borges (PE). Ele vai palestrar às 16h20 sobre o tema  “Uso da pele da tilápia em queimaduras” com mediação da Dra. Monique Santos do Carmo e Dr. Artur Serra.

Dr. Marcelo é cirurgião plástico, pioneiro em cirurgias de reconstrução com pele de tilápia em queimados; é referência nacional e internacional no tratamento de queimaduras. Médico cirurgião plástico reparador, é reconhecido por sua atuação pioneira na área. Idealizador do uso da pele de tilápia como curativo biológico, introduziu uma tecnologia inovadora que se tornou um marco na medicina regenerativa brasileira. Co-titular de patentes registradas junto à ANVISA, sua pesquisa ganhou destaque internacional por unir ciência, acessibilidade e impacto social. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras e membro ativo da International Society for Burn Injuries. Mais informações sobre a Jornada estão disponpiveis no perfil @jomed.undb

PROGRAMAÇÃO III JOMED

Dia 16 de maio de 2025 (sexta-feira)

Credenciamento inicia às 7:30

16/05 Turno manhã    

8:20 – 8:50 Dr. Eric Costa – Educação médica no século 21: transtornos mentais durante a formação do profissional médico (Responsável: Lívian Damasceno Costa – Logística)

9:00 – 9:30 Dr.Sebastião Barreto – Inovações em procedimentos vasculares e endovasculares (Responsável: Ronny Barros – Científico)

9:40 – 10:10 Dr. Hiago Bastos –  Gestão e Liderança para médicos (Responsável: Priscila Oliveira – Científico)

10:20 – 11:00 Keneth Corrêa – Inteligência Artificial para agilizar o Consultório (Responsável: Dr. Rodrigo Sevinhago)

16/05 Turno tarde  

14:00 – 14:30 Dr. Humberto (Telemed) – Inovações Tecnológicas na Saúde: Desafios e Oportunidades na Prática Médica.” (Responsável: Isabella Carvalho – Logística)

14:40 – 15:10 Dra. Wilka (Telemed) – Avanços e desafios da Teleconsulta (Responsável: Maria Isabela – Patrocínio)

15:20 – 15:50 Dr. Roclides Lima – Robótica, videocirurgia e inteligência artificial- presente ou futuro? (Responsável: Victor Botelho – Secretaria)

16:00 – 16:30 Dr. Marcio Ferreira: Hemorragia subaracnoide: diagnóstico e intervenção neurocirúrgica.(Responsável:João Guilherme Soares Pereira – Científico)

16:40 – 17:00 Coffee Break

17:10 – 18:00 SIMULAÇÃO SAMU

18:10 – 19:00 Dr. Fernando Tallo – Panorama da residência médica no Brasil (Responsável: Dr. Artur Serra)

Dia 17 de maio de 2025 (sábado)

Credenciamento inicia às 7:30

17/05 Turno Manhã

8:20 – 9:10 Roda de conversa oftalmologia – Dra Natália Barbosa e Dra Adriana Xavier – As principais tecnologias na oftalmologia. (Responsável: Isabella Carvalho – Logística e Maria Isabela – Patrocínio)

9:20 – 10:10 Roda de conversa geriatria – Dra Jacira Serra, Dra Fabíola Fonseca (psicóloga gerontóloga) e Dra. Edna Lúcia (TO) – Envelhecimento e tecnologia: tecnofilia x tecnofobia (Responsável: Carlos Eduardo Moura – Científico e Priscila Oliveira – Científico)

10:20 – 10:50 Dr. Tiago Cavalcante – Cirurgia Vascular 5.0: Tecnologia, Inovação e Futuro no tratamento das doenças vasculares. (Responsável: João Marcelo – Logística)

11:00 – 11:40 Dra. Bárbara Tranm (Responsável: Maria Eduarda Couto – Secretaria)

17/05 Turno Tarde 

14:00 – 14:50 Sessão: Imunologistas – Dr. Ronney Mendes : Inovações em Imunologia que impactaram os últimos anos da Humanidade / Dra. Nyla Lobão: Inovação e Precisão no Tratamento de Doenças Alérgicas e Imunológicas. (Responsável: Ronny Barros – Científico e Lívian Damasceno – Logística)

15:00 – 15:30 Dra. Bruna Frazão – Abordagem da insuficiência respiratória através da ultrassonografia: quais as consequências? (Responsável: João Guilherme Soares – Científico)

15:40 – 16:10 Dr. Antônio Moreira (Responsável: Victor Botelho – Secretaria)

16:20 – 16:40 Coffee Break 

16:50 – 17:40 Dr. Marcelo Borges –  Uso da pele da tilápia em queimaduras (Responsável: Dra. Monique Santos do Carmo e Dr. Artur Serra)

17:50 – Premiações e encerramentos 

MPF obtém condenação de ex-prefeito de Buriti (MA) e mais dois por desvios de verbas federais destinadas à saúde

O esquema desviou R$ 895 mil, entre 2005 e 2006, por meio de gratificações nas folhas de pagamentos da Secretaria Municipal de Saúde

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação de um ex-prefeito de Buriti (MA) um ex-secretário de saúde e um ex-tesoureiro do município a devolverem R$ 895.129,49 à União. O valor foi desviado de recursos do Ministério da Saúde, repassados ao município por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e deve ser corrigido pela inflação e acrescido de juros. Além disso, os ex-gestores terão de pagar uma multa civil no mesmo valor, equivalente ao dano causado aos cofres públicos.

A sentença da Justiça Federal também condenou os réus à perda de funções ou cargos públicos que exerçam e à suspensão dos seus direitos políticos por cinco anos. Também estarão proibidos de firmar contratos com a administração pública federal e receber benefícios ou incentivos fiscais, pelo mesmo prazo. Ainda cabe recurso da decisão.

De acordo com a ação, proposta pelo MPF em 2013, foram encontradas irregularidades na Secretaria de Saúde do município, especificamente, nas folhas de gratificações do Programa de Atenção Básica (PAB) no Centro de Saúde, no período de junho de 2005 até junho de 2006.

Os desvios aconteceram por meio da inclusão de gratificações incorretas nas folhas de pagamento da Secretaria Municipal de Saúde. Muitos servidores relataram que não recebiam as gratificações ou recebiam quantias menores do que as registradas. As folhas de pagamentos eram elaboradas pelo ex-secretário de saúde e mais um servidor envolvido no esquema, tendo sido aprovadas pelo ex-prefeito e pelo ex-tesoureiro, que eram responsáveis pela liberação dos recursos.

Além disso, a análise da perícia do MPF sobre as movimentações bancárias municipais revelou que os recursos foram transferidos das contas específicas para a conta única do município ou retirados em dinheiro. Os valores em espécie eram sacados na “boca do caixa”, por meio da apresentação de cheques assinados pelos três acusados, o então prefeito, o secretário de saúde e o tesoureiro.

Na sentença, a Justiça considerou que houve a prática de ato de improbidade administrativa, que causou lesão ao erário, cometidos pelos ex-gestores do município de Buriti (MA).

Ação de Improbidade Administrativa n° 0058101-66.2013.4.01.3700

Braide diz que o foco agora é cuidar de São Luís e não pensar em eleição para 2026

Chamou atenção dos bastidores políticos a declaração do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), que nesta quarta-feira (14) desembarcou na cidade de Balsas, distante cerca de 800 km da capital maranhense, para participar da exposição da 21ª edição do AgroBalsas, segmento do agronegócio do Maranhão.

Virtual candidato à sucessão governamental no estado, Braide foi questionado por profissionais da imprensa sobre o atual momento político e se deve mesmo concorrer à sucessão ao comando do Palácio dos Leões, no pleito vindouro.

“Tudo tem o momento certo. Volto aqui para a Agrobalsas, vim conversar com alguns investidores, trazer as boas notícias também. O foco agora é cuidar da cidade, cuidar de São Luís, buscar investimentos para a cidade de São Luís, e hoje rever amigos em Balsas, aproveitar também para trazer boas notícias. Tudo tem o momento certo”, afirmou o prefeito Braide, tentando fugir de eventuais pegadinhas.

Senador republicano Cleitinho diz que assina pedido de impeachment contra o ministro Dino

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) já se colocou à disposição do Senado para assinar um eventual pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), por crime de responsabilidade, após se manifestar publicamente e tentar interferir na disputa à sucessão governamental no Maranhão para as eleições de 2026. 

Vale lembrar que ministros do STF não podem se envolver ou fazer comentários públicos em atividades político-partidárias, sob penas previstas na Lei dos Crimes de Responsabilidades.

A discussão sobre a abertura ou não de processo de impeachment contra Dino surgiu depois que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que iria acionar o Senado para afastar o magistrado de suas funções por tecer comentários políticos e até indicar uma candidata a vice, professora Teresa Helena Barros, numa eventual chapa a ser liderada pelo vice-governador Felipe Camarão (PT), para as eleições do ano que vem.

O fato ocorreu durante uma palestra de Dino, numa aula magna do Curso de Direito, de uma universidade privada, em São Luís, que ganhou repercussão nacional,

Ao se manifestar sobre a abertura de um processo de impeachment no Senado da República, o senador Cleitinho mandou logo um recado a Dino.

“Ministro que quiser disputar eleição, abra mão do cargo e vai pra rua pedir voto”, declarou o parlamentar republicano.

Café Digital: Encontro de aprendizado e conexão para pessoas idosas será realizado em São Luís

A Associação de Moradores da Vila 7 de Setembro, em São Luís, será palco do Café Digital, um evento especial que busca proporcionar suporte psicológico e abordar as demandas psicossociais dos beneficiários do projeto “Reaprendendo o Mundo: Educação Digital para Pessoas Idosas”, desenvolvido pelo Instituto IADVH em parceria com o Movimento Amigos da Pessoa Idosa. Este encontro, que acontecerá no dia 17 de maio, das 8h30 às 11h30 é uma oportunidade única para os participantes aprofundarem seus conhecimentos e experiências adquiridas nas oficinas de letramento digital.

Com enfoque no conhecimento por meio da socialização, o Café Digital se transforma em um espaço de troca, inspiração e expressão de tudo que vem sendo aprendido. Durante a manhã, atividades dinâmicas e interações descontraídas irão estimular a criatividade e fortalecer os laços entre os participantes. A proposta é criar um ambiente colaborativo onde todos possam vivenciar a tecnologia de forma prática e aplicada ao seu cotidiano com a participação de projetos parceiros como o Acolhendo Mentes e estagiários da área de psicologia e assistência social conveniados ao Instituto JK.

“Este evento foi pensado com muito carinho e dedicação, pois acreditamos que ele será um momento transformador para todos os participantes. Queremos que as pessoas idosas sintam que têm um espaço seguro para explorar o mundo digital, não apenas como aprendizes, mas como protagonistas da sua própria história. Acreditamos que, ao proporcionar suporte psicológico e vivências interativas, estaremos ajudando a fortalecer a confiança e a autonomia de cada um”, ressalta a Executiva de Responsabilidade Social do IADVH, Katy Anne Silva.

Com o apoio da Equatorial, que acredita no poder transformador da educação digital, o Café Digital busca não apenas capacitar as pessoas idosas, mas também promover ações inovadoras e inclusivas que fortaleçam as comunidades. Este evento representa um passo importante na construção de uma rede de apoio e aprendizado mútuo, em que cada participante pode se sentir valorizado e parte de uma jornada coletiva rumo à sua independência no mundo online.

Sobre o instituto Equatorial

Criado em julho de 2024, o Instituto Equatorial é um importante legado do Grupo Equatorial. Com a missão de contribuir para a redução das desigualdades sociais nas regiões em que atua, o Instituto desenvolve soluções adaptadas às realidades locais, fortalecendo parcerias entre as comunidades e diversos setores da sociedade.
Alinhado a estratégias sustentáveis, o Instituto Equatorial trabalha para ampliar o impacto positivo nas comunidades, promovendo a integração entre o desenvolvimento social e econômico. Para mais informações, siga o perfil no Instagram: @institutoequatorial

Sobre o IADVH

O Instituto atua com projetos sociais voltados para a educação, inclusão e desenvolvimento humano, promovendo iniciativas que impactam positivamente a comunidade e reduzem desigualdades e tornou-se parceiro executor das ações voltadas ao público 60+, através do Movimento Amigos da Pessoa Idosa, levando diversas atividades multidisciplinares, através do Programa Amor em Ação).

Ação do Ministério Público requer regularização de atendimento cardiológico em Imperatriz (MA)

A 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz ingressou, na última terça-feira, 13, com uma Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão, na qual requer a ampliação e regularização dos atendimentos em cardiologia na região, incluindo consultas, exames e procedimentos cirúrgicos e hemodinâmicos.

De acordo com a Ação, “graves e reiteradas omissões administrativas do Estado do Maranhão vêm comprometendo de forma sistêmica, contínua e estrutural o acesso da população aos serviços públicos de saúde na especialidade cardiologia, notadamente os de média e alta complexidade”. A Macrorregião de Saúde de Imperatriz engloba 42 municípios.

Entre os pedidos estão a expansão dos leitos cardiológicos e vasculares no município de Imperatriz, descentralizando o atendimento da capital, São Luís; e a criação de um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular no município.

Também foi requerida a efetivação da prestação de serviços de alta complexidade cardiovascular à população de Imperatriz e dos municípios pactuados em Programação Pactuada e Integrada (PPI), por meio da fiscalização e exigência de cumprimento dos serviços contratados, bem como a expansão dos contratos para atender às necessidades dos territórios.

Por fim, foi solicitada a ampliação dos serviços e da realização de cirurgias cardiológicas e vasculares eletivas, não apenas de emergência, diminuindo a demanda reprimida.

INSUFICIÊNCIA

O Ministério Público do Maranhão instaurou um procedimento para acompanhar a oferta de serviços cardiovasculares e hemodinâmicos na Macrorregião de Imperatriz por conta do volume crescente de demandas, individuais e coletivas, que demonstram a existência de uma grande demanda reprimida para esse tipo de atendimento.

Foi identificada lentidão no agendamento de procedimentos como cateterismo, angioplastia e arteriografia, o que compromete o diagnóstico precoce e o tratamento imediato das doenças. Consultas e cirurgias de maior complexidade também sofrem com a demora e insuficiência, especialmente por haver a necessidade de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

No caso de pacientes internados, a espera supera os cinco dias. Já para procedimentos eletivos, a espera pode chegar a aproximadamente dois anos. Profissionais de saúde ouvidos pelo MPMA relataram que a fila da cardiologia não diminui pela realização de procedimentos, mas pela morte de pacientes.

ATENDIMENTO

A cobertura assistencial cardiológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz é prestada pela Central Hemodinâmica de Imperatriz, por meio de contrato. A demanda, no entanto, é muito maior do que a prevista, sendo o teto financeiro do contrato atingido apenas com serviços de urgência e emergência. Documento encaminhado pela empresa aponta que procedimentos eletivos não são realizados há mais de três anos.

Os procedimentos não previstos neste contrato ou cirurgias cardíacas em geral somente são realizados em São Luís. Novamente, a demanda não é atendida satisfatoriamente. De acordo com documento encaminhado, em 2024, pela Coordenadoria do Programa Tratamento Fora do Domicílio, havia 104 pacientes aguardando consultas, cirurgias e procedimentos, sendo que 46 deles esperam desde 2022. Outros 40 pacientes estão na fila desde 2023 e 18 desde o início de 2024.

“Verifica-se que a ineficácia dos moldes atuais de atendimento centrado em São Luís, fato este reconhecido e declarado pela própria Coordenação do TFD em Imperatriz e Central de Marcação de Consulta e Exames (Cemarc) de São Luís”, observa, na Ação, o promotor de justiça Thiago de Oliveira Costa Pires.

Segundo o titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz, a Coordenação do TFD confirmou que várias solicitações foram devolvidas sem agendamento pela Cemarc, demonstrando a inviabilidade do modelo atual.

“Longe de apresentar uma resposta efetiva e digna à carência local, o TFD tem se revelado uma verdadeira via crucis para os pacientes cardiológicos que, já debilitados pela enfermidade, são compelidos a enfrentar um percurso penoso, demorado e indigno, na tentativa de acessar tratamentos que deveriam ser prontamente ofertados de forma regionalizada”, aponta.

Equatorial Maranhão realiza ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem

Programa E+ Reciclagem impulsiona cultura da reciclagem e amplia impacto social

Neste sábado (17), celebra-se o Dia Mundial da Reciclagem, data instituída pela Unesco para promover o descarte consciente de resíduos. A Equatorial Maranhão destaca os avanços do programa E+ Reciclagem no estado, uma das mais relevantes iniciativas de sustentabilidade e reciclagem; que é voltada à educação ambiental, inclusão social, reciclagem e eficiência energética.

Criado em 2011, o programa já consolidou sua presença entre os maranhenses ao possibilitar que clientes troquem resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica. O diferencial está na forma como a ação une responsabilidade ambiental, benefício direto à população e apoio a instituições filantrópicas locais, estimulando uma cadeia virtuosa de solidariedade e sustentabilidade.

“O E+ Reciclagem não é apenas uma ação de preservação ambiental, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social”, destaca Rosângela Martins, analista do programa na Equatorial Maranhão. “A cada troca realizada, o cliente pode optar por doar o bônus gerado a instituições sociais cadastradas. Isso fortalece a cidadania e multiplica o impacto do programa”, explicou Rosângela.

A participação é simples: basta levar um documento oficial com foto, CPF e o número da conta contrato a um dos postos de coleta parceiros. O desconto aplicado é proporcional à quantidade e peso de material entregue – o que estimula o engajamento contínuo da população.

Educação ambiental e ações em comunidade ampliam a conscientização

Para reforçar a conscientização das pessoas sobre a necessidade da reciclagem e celebrar a data, a Equatorial Maranhão antecipa as comemorações do Dia Mundial da Reciclagem, com atividades educativas e mobilização comunitária, nessa sexta-feira (16).

Em São Luís, às 9h, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do bairro Itaqui-Bacanga visitam o posto do E+ Reciclagem localizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e incentivar que se tornem multiplicadores dessa prática em suas casas e comunidades.

Já no sábado (17/05), das 8h30 às 12h, será realizada uma blitz educativa no posto E+ Reciclagem localizado no Supermercado Mateus da Cohab, também em São Luís. Durante a ação, os clientes poderão entregar seus recicláveis e receber brindes como incentivo à adesão à coleta seletiva.

Além disso, todos os postos ativos do projeto E+ Reciclagem estarão em operação no sábado, incentivando o descarte adequado de resíduos e promovendo troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, ação diretamente vinculada às diretrizes do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL. Vale ressaltar que o recolhimento das lâmpadas substituídas segue critérios de logística reversa, garantindo sua destinação ambientalmente correta e evitando riscos à saúde e ao meio ambiente.

Ações como essas não apenas geram economia na conta de energia, mas também consolidam o papel da Equatorial como agente de transformação energética e ambiental.

Em Alcântara, a Equatorial se une à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis (SEMMARS) para promover uma Campanha de Coleta Seletiva, na Praça do Galo. Durante toda a sexta-feira (16), das 9h às 16h, moradores são convidados a levar resíduos como papel, plástico, metal e lixo eletrônico para doação e descarte. Além de contribuir para o meio ambiente, os participantes poderão receber descontos em suas contas de energia com base no peso dos materiais doados.

Resultados mais que positivos em 2025

O E+ Reciclagem combate de forma eficaz os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva entre os maranhenses.

Nesses cinco primeiros meses de 2025, entre janeiro até maio, o programa já atingiu 517 novos cadastros nos postos fixos e grandes geradores; com um total de 2.300 clientes bonificados e cerca de 2.087 toneladas de resíduos coletados, resultando em um total de R$ 52.190,33 em bônus concedidos nas contas de energia.

Já nas máquinas Retorna Machine, em 2025, foram 1.610 toneladas de resíduos coletados. Das mais de 40.774 unidades de itens reciclados, 31.130 unidades foram de itens plásticos; 5.917 latinhas de alumínio; 1.936 unidades de vidro; 279 unidades de aço e 1.512 unidades de embalagem longa vida. A reciclagem desses itens promoveu uma redução de CO² da ordem de 1.649 toneladas; e a economia de água de 145.305m³, além de 35.245 tricoins arrecadados em bonificações.

Compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável

Em um cenário em que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais produzem lixo no mundo, programas como o E+ Reciclagem ganham ainda mais relevância. Ao promover educação ambiental de forma prática e acessível, a Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa no estado.

Com mais de uma década de atuação, o programa E+ Reciclagem se consolida como uma política pública não governamental muito eficaz, capaz de transformar hábitos e gerar impacto positivo duradouro – ambiental, econômico e social – na vida dos maranhenses.

Resíduos aceitos nos postos do E+ Reciclagem:

• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);

• Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos e forros;

• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;

• Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;

• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.

Onde levar seus resíduos: Postos E+ Reciclagem

São Luís:

Equatorial Maranhão Sede (Posto Fixo)

Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).

Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Mateus da Cohab

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil

Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h.

Lagoa (Posto Fixo)

Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.

Horário: segunda a sexta das 08h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

UEMA – Coleta Solidária (não gera bônus)

Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)

Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Caxias:

Endereço: Rua Aarão Reis, s/nº, Caxias – MA (2º Batalhão de Polícia Militar)

Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Imperatriz:

Sede Imperatriz (Posto Fixo)

Endereço: BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento

Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.

Bacuri:

Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado Nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar)

Horário: Segunda a sábado das 7h30 às 12h.

Nova Imperatriz (Posto Fixo):

Endereço: Praça da Prefeitura (Rua Rui Barbosa, 201 – Centro, Imperatriz, MA, 65903-270)

Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.

Timon:

Centro (Posto Fixo)

Endereço: Rua Viana Vaz, S/N (Empresa B&Q) – Centro (Praça São José)

Horário: Segunda a Sexta de 9h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

Tem adubo de graça no shopping!Empreendimento reaproveita resíduos orgânicos em projeto de sustentabilidade urbana

Quem passa pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Rio Anil Shopping já pode levar para casa, gratuitamente, um saquinho de adubo orgânico produzido dentro do próprio centro de compras para cuidar das plantinhas em casa. A iniciativa faz parte do Rio Anil Verde+, projeto de compostagem implantado pelo shopping para transformar parte dos resíduos orgânicos gerados nas operações do empreendimento em fertilizante natural. O objetivo é reduzir o envio de resíduos a aterros sanitários e devolver à comunidade um benefício direto, alinhado às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

A composteira instalada no shopping tem capacidade atual para processar, em média, 12 toneladas de resíduos orgânicos por mês — com meta de atingir 20 toneladas mensais. O material utilizado inclui cascas de frutas, restos de legumes, borra de café, folhas secas, aparas de grama e outros itens, que podem vir da Praça de Alimentação, da jardinagem, da administração e de lojas que já fazem a coleta seletiva dos seus resíduos. O adubo gerado é usado tanto na manutenção das áreas verdes do próprio shopping quanto doado ao público, em porções com instruções de uso.

“O projeto nasceu de uma reflexão feita em 2023, quando identificamos que uma quantidade significativa de resíduos orgânicos era descartada, quando poderia ser reaproveitada de maneira sustentável. A partir daí, começamos a buscar soluções e surgiu a ideia do projeto de compostagem”, explica Saulo Bezerra, diretor de operações do Rio Anil Shopping. “Hoje, além de diminuir a carga de resíduos, conseguimos envolver lojistas, colaboradores e a comunidade em uma ação concreta de preservação ambiental”, comemora.

A iniciativa também reforça o compromisso do shopping com políticas ESG, cada vez mais valorizadas no setor empresarial e exigidas por consumidores conscientes. “O projeto de compostagem é mais um passo dentro da nossa estratégia de responsabilidade ambiental. Ele se conecta diretamente com a nossa missão de gerar impacto positivo na região em que estamos inseridos. Além disso, nos ajuda a executar uma verdadeira política de sustentabilidade, com benefícios práticos, que vai além do discurso”, afirma Paulo Magalhães, gerente de marketing do Rio Anil Shopping.

O produto está disponível no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 17h. Cada embalagem contém 200g de adubo, juntamente com as instruções de uso.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima