Bruno Lobo supera lesão e conquista o 7° lugar no Europeu de Fórmula Kite
Kitesurfista maranhense brilhou entre os principais nomes da modalidade no mundo; entre as mulheres, Socorro Reis ficou em 17° lugar

Depois de viver uma temporada inesquecível em 2024, o kitesurfista maranhense Bruno Lobo retornou ao cenário das grandes competições da modalidade ao participar do Campeonato Europeu de Fórmula Kite, que reuniu os principais atletas do mundo e foi realizado entre os dias 11 e 19 de maio, em Urla, na Turquia. Mesmo sofrendo uma lesão durante o evento, Bruno se superou, chegou até as quartas de final e foi o melhor atleta das Américas na disputa, garantindo o 7° lugar na classificação geral.
Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o patrocínio do Bolsa Atleta, teve um desempenho consistente desde as primeiras regatas do Europeu de Fórmula Kite, se mantendo na briga pelas primeiras posições e se consolidando na zona de classificação para as regatas decisivas do evento, que reuniu 37 atletas na disputa masculina. Mesmo sofrendo uma queda e uma lesão no decorrer da fase classificatória, o maranhense mostrou garra e avançou de fase em 6° lugar.
Classificado para as quartas de final do Europeu de Fórmula Kite, Bruno Lobo travou uma disputa acirrada contra Gian Andrea Stragiotti (Suíça), Vojtech Koska (República Tcheca) e Jan Marciniak (Polônia) por duas vagas nas semifinais. O atleta maranhense lutou muito, mas se despediu do evento em 7° lugar após as classificações de Stragiotti e Marciniak. O campeão do evento em Urla foi o italiano Riccardo Pianosi.
“Estou muito feliz em voltar às competições e representar o Maranhão e o Brasil nesse grande evento que marca o meu retorno após as Olimpíadas. Lutei do início ao fim, mesmo com uma lesão na cartilagem que liga a costela ao esterno, após uma queda no quarto dia de competição. Obrigado a todos que estavam na torcida e a todos os meus patrocinadores, que fazem isso acontecer! Vamos voltar mais fortes!”, afirmou Bruno Lobo após a competição na Turquia.
Bruno Lobo volta a competir após excelentes resultados em 2024. Além de garantir o sexto lugar da Fórmula Kite nos Jogos Olímpicos de Paris, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França, Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, que é considerado o Oscar do Esporte Brasileiro e homenageia os principais esportistas do país por suas performances na temporada.
Também na temporada de 2024, Bruno Lobo foi vice-campeão do Sertões Kitesurf, faturou o nono lugar no Campeonato Mundial de Fórmula Kite, garantiu o quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite e conquistou a 11ª colocação no Troféu Princesa Sofia, que foi válido como etapa da Copa do Mundo da modalidade. Bicampeão pan-americano e multicampeão brasileiro, o kitesurfista maranhense se manteve como principal nome das Américas e destaque mundial da modalidade com esses resultados.
Socorro Reis
Além de Bruno Lobo, o Maranhão foi representado no Europeu de Fórmula Kite por Socorro Reis na disputa da categoria feminina. Socorro, que é patrocinada pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Brasilcap e do programa Bolsa Atleta, garantiu o 17° lugar na competição, que serve de preparação em busca da tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Maior campeã da história do Brasileiro de Fórmula Kite, Socorro Reis garantiu o vice-campeonato do Sertões Kitesurf e participou do Mundial de Fórmula Kite durante a temporada de 2024. Com larga experiência em competições nacionais e internacionais, a kitesurfista maranhense também já foi campeã do Pan-Americano de Fórmula Kite, terceira colocada no Mundial Master e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.