Treinamento para formação de Liderança Humanizada e Estratégica no Hospital do Servidor Estadual

Programa inédito de desenvolvimento comportamental prepara líderes de alta performance

O Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual Plínio Tuzzolo (centro) ladeado pelas líderanças do HSE – HSLZ: Chrystiane Vasconelos, Rafael Alves, Dra. Sílvia Mochel e Édem Lúcio.

Uma formação técnica e comportamental robusta para tempos desafiadores. Assim pode ser resumido um programa inédito de educação continuada que está sendo implementado no Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) em São Luís.

O Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) dá um passo além da rotina assistencial e aposta na formação de lideranças como pilar estratégico.

Sob a direção do experiente administrador hospitalar e diretor heral da instituição Plínio Tuzzolo, o HSE – HSLZ implantou o programa “Café com as Lideranças”, um projeto inédito de capacitação voltado aos times multidisciplinares de saúde do hospital.

A palestra do Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual Plínio Tuzzolo marcou o início do projeto de educação de líderes no HSE – HSLZ.

“Técnica é algo que se aprende, mas comportamento é o que faz a diferença no trabalho assistencial. Precisamos contar com líderes servidores, que driblam as dificuldades que são diárias, mas que é movido pelo propósito maior de servir –  a seus liderados elevando a potência profissional dos colegas e a seus pacientes, com a entrega de um atendimento humanizado, eficiente e empático” destacou o Diretor Geral.

Com abordagem motivacional e estratégica, esse programa visa formar líderes mais resilientes, preparados para atuar com excelência e segurança em ambientes de alta complexidade e pressão – características inerentes ao setor de saúde em geral. O programa faz parte de uma visão mais ampla de educação continuada adotada pelo HSE, visando a melhoria dos serviços prestados.

“Líderes fortes formam times ousados. E são esses times que constroem hospitais mais humanos” declarou Plínio Tuzzolo na abertura do projeto voltado para colaboradores de diversos setores do HSE – HSLZ.

“Aprender a enxergar os desafios como oportunidades”

Encarar desafios e dificuldades como grandes oportunidades é um dos principais ensinamentos transmitidos por Plínio Tuzzolo aos participantes. A fala resume a filosofia que embasa o programa e sua própriia jornada de mais de 30 anos dedicado ao setor de saúde: transformar adversidades em catalisadores de inovação, solidariedade e superação.

Durante os encontros, Tuzzolo compartilha sua vasta experiência na gestão hospitalar, sempre com foco em fortalecer as capacidades humanas e colaborativas dos profissionais. A formação estimula o autoconhecimento, a empatia e o alinhamento de metas entre diferentes áreas do hospital.

Módulos estruturados e conteúdos de impacto

No Módulo II, atual ciclo do programa, estão sendo realizados um total de cinco encontros entre os meses de maio e junho, onde são abordados temas relevantes: Que líder eu sou; Desafios que toda liderança enfrentaDicas/Orientações Estratégicas; Reuniões Essenciais e Gestão de Conflitos.

No primeiro encontro de apresentação do projeto aos times, o tema central foi “Líderes Fortes, Times Ousados”, reafirmando o compromisso da instituição com a formação de equipes de alta performance, empáticas e emocionalente fortalecidas e maduras.

Metodologia inovadora e recursos multimídia

Cada etapa da formação é acompanhada de dinâmicas de grupo, rodas de coversas e reflexões profundas sobre aspectos do comportamento humano e organizacional, abordando questões como: Inquietação x Conformismo; Coragem x Medo das Incertezas; Humildade x Soberba; Eficiência x Eficácia; Engajamento x Individualismo.

Além das palestras de Plínio Tuzzolo e profissionais convidados, o programa utiliza vídeos temáticos e motivacionais, para provocar reflexões profundas e associar comportamentos a práticas cotidianas da gestão em saúde.

Humanização como norte da liderança

Ao enaltecer o esforço coletivo e reconhecer a resiliência dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública, o programa também cumpre um papel simbólico importante: Valorizar as pessoas. “Precisamos de líderes que escutem, que inspirem e que liderem pelo exemplo”, reforçou Tuzzolo no roteiro do primeiro encontro.

O projeto também se propõe a sair da teoria e atuar como catalisador de mudanças concretas dentro da cultura organizacional do hospital. Em tempos em que a pressão sobre os serviços públicos é crescente, o HSE-HSLZ aposta em uma liderança que une competência técnica, inteligência emocional e senso de missão.

Um exemplo de gestão moderna no setor público

Ao apostar em um modelo de formação contínua e humanizada, o Hospital do Servidor Estadual se dedica a um trabalho inédito e de referência em gestão pública:

“Idealizamos e estruturamos o Café com as Lideranças não apenas como uma roda de conversa, mas um laboratório vivo de transformação institucional. Em um país onde a saúde pública enfrenta inúmeros gargalos, essa iniciativa visa mostrar que investir nas pessoas é também investir na qualidade do atendimento, na eficiência dos processos e, acima de tudo, na dignidade de quem cuida” completou o idealizador do programa e diretor geral do Hospital do Servidor Estaduial Plínio Túzzolo.

“Líderes fortes formam times ousados. E são esses times que constroem hospitais mais humanos que tanto os pacientes buscam e merecem” finalizou o Diretor Geral do HSE Plínio Tuzzolo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima