ESPETÁCULO “RAÍZES BRASILEIRAS” CELEBRA EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO TEATRO ARTHUR AZEVEDO, EM SÃO LUÍS

Apresentação gratuita reúne alunos da rede pública e participação especial de Danilo Caymmi

São Luís (MA) – No dia 6 de junho, às 15h30, o Teatro Arthur Azevedo será palco do espetáculo Raízes Brasileiras, evento que marca a culminância do projeto Sinta o Som, realizado com estudantes na capital maranhense. Com entrada gratuita, a apresentação une música, educação, sustentabilidade e cultura popular em uma experiência sensorial e afetiva para todas as idades.

O espetáculo é protagonizado por crianças e adolescentes de 5 a 13 anos da rede pública de ensino, que irão apresentar suas criações musicais feitas com materiais recicláveis e com o próprio corpo. A proposta valoriza a ludicidade, a consciência ambiental e a expressão artística como ferramentas de aprendizagem e transformação social.

Em seguida, o público será brindado com a participação do cantor e compositor Danilo Caymmi, referência da música brasileira, interpretando clássicos como MaracangalhaO que é que a baiana tem e Suíte dos Pescadores. Um momento especial que conecta gerações e valoriza a riqueza das raízes musicais do Brasil.

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) em parceria com Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o projeto Sinta o Som promove ao longo do ano de 2024 e 2025 oficinas e atividades formativas para mais de 700 crianças de escolas municipais da cidade, incentivando o desenvolvimento de habilidades como empatia, proatividade e senso de coletividade por meio da música, da arte e da educação ambiental.

Raízes Brasileiras é mais do que um espetáculo – é a celebração de um processo coletivo de aprendizado e conexão com a identidade cultural brasileira.

O show será dedicado à comunidade escolar e às famílias dos alunos do projeto, com 100 ingressos disponíveis para o público em geral. A retirada dos ingressos será a partir das 14h, na bilheteria do teatro.

Sobre o programa

O Sinta o Som, iniciado em 2019, oferece uma série de atividades culturais e artísticas que valorizam repertórios populares, fortalecendo a integração sociocomunitária e a conscientização ambiental a partir da música, com foco em estudantes da rede pública, famílias e comunidades. As atividades incluem: pólos com oficinas musicais gratuitas, a partir de material reciclável e de reuso, para alunos da Educação Infantil (pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano); concertos e culminâncias semestrais de integração sociocomunitária; grandes shows musicais, entre outras.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e com o patrocínio de Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto atendeu alunos da Educação Infantil (pré-escolar) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano), distribuídos em até 6 unidades escolares. Ao longo de 11 meses os alunos recebem oficinas musicais com o uso de brincadeiras e brinquedos da tradição popular (Cups Song, O Passo e Body Song), repertório de música popular brasileira, entre outros recursos como a construção de instrumentos musicais a partir de materiais de reuso.

As metodologias do “Sinta o Som” incentivam a participação ativa dos alunos na construção de seu próprio conhecimento, nutrindo a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos participantes na sua própria jornada de aprendizado.

Nesse sentido, resgata repertórios musicais brasileiros, tradições de jogos, brincadeiras e contação de histórias, além de promover atividades referentes à sustentabilidade, com a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, como papéis, garrafas, tampinhas, latas, plástico, entre outros materiais. Os resultados dessas oficinas são apresentados periodicamente em saraus abertos para a população em espaços culturais. Já participaram do Sinta o Som mais de 10 mil professores, distribuídos em 15 municípios fluminenses.

SOBRE O IBME

Desde 2011, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) tem como objetivo promover a transformação social, tendo a educação, a música e as artes como pilares de suas ações de integração comunitária e desenvolvimento sustentável. Estabelecemos redes que incluem crianças e jovens estudantes de escolas públicas, famílias, profissionais, comunidades, poder público e iniciativa privada.

Serviço

O quê: Espetáculo Raízes Brasileiras, evento que marca a culminância do projeto Sinta o Som em São Luís
Quando: Dia 6 de junho, às 15h

Onde: Teatro Arthur Azevedo, Rua do Sol, s/n, Centro

Ingressos: Serão disponibilizados 100 ingressos para o público, com retirada a partir das 14h.

Equatorial Maranhão promove Mutirão “Pelo Cliente Todo Dia” em municípios do estado

Atendimentos gratuitos ocorrem ao longo da semana



A Equatorial Maranhão realiza, nesta semana, mais uma edição do Mutirão de Serviços gratuitos voltado à população das cidades de São Luís, Imperatriz e Balsas. As ações fazem parte do compromisso da Distribuidora com o atendimento direto à comunidade, oferecendo benefícios que contribuem para o consumo consciente e a economia na conta de luz.


No município de Balsas, o mutirão ocorre na quinta-feira (29), das 7h às 12h, no Hemomar, localizado na Rua José Leão, Centro. Já em Imperatriz, a ação será realizada no sábado (31), das 8h30 às 11h30, na Escola Municipal Maria Francisca.

Durante as ações, os consumidores poderão trocar lâmpadas ineficientes por modelos de LED e realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.


Em São Luís, os atendimentos serão realizados também no sábado (31) na UEB São José de Itapera (Maracanã) e além dos serviços já citados, o mutirão contará com atendimentos até o meio-dia para negociação de débitos, oferecendo condições facilitadas para quem deseja regularizar a situação junto à Distribuidora.


Essas iniciativas reforçam o compromisso da Equatorial Maranhão com a eficiência energética e o apoio às famílias maranhenses, por meio de ações que aproximam a empresa da comunidade e promovem qualidade de vida.

Serviço:
Balsas
Data: 29 de maio (quinta-feira)
Horário: 7h às 12h
Local: Hemomar – Rua José Leão, s/n, Centro.

Imperatriz
Data: 31 de maio (sábado)
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Escola Municipal Maria Francisca – Av. Newton Mello, s/n, Bairro Santa Inês.

São Luís
Data: 31 de maio (sábado)
Horário: 8h às 12h
Local: UEB São José de Itapera – Rua Grande, nº 120, Maracanã.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
www.ma.equatorialenergia.com.br

OPERAÇÃO BOREAL: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO DE COMBATE FURTO DE ENERGIA NO SUL DO MARANHÃO


Inspeções em Imperatriz, Açailândia, Grajaú e São Pedro da Água Branca resultaram em seis prisões em flagrante

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), deflagrou entre os dias 19 e 22 de maio, a “Operação Boreal” com foco no combate ao furto de energia elétrica nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Grajaú e São Pedro da Água Branca. A ação resultou na realização de 10 inspeções técnicas em unidades consumidoras e culminou em 06 prisões em flagrante.

Sob a coordenação do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a operação contou com o apoio da Perícia Oficial do Estado e de equipes técnicas da Equatorial Maranhão. Assim como outras ações já promovidas pela Polícia Civil, a ação teve como objetivo identificar e coibir intervenções ilegais em equipamentos de medição e desvios de energia elétrica.

As inspeções foram pautadas por análises de campo realizadas rotineiramente pela Equatorial Maranhão, que atua em todo o estado para assegurar a qualidade do fornecimento elétrico e a segurança da população. Os responsáveis pelas irregularidades foram conduzidos à Justiça e responderão criminalmente por furto de energia, conforme previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Riscos à segurança e impactos para toda a sociedade

Além de crime, o furto de energia representa um risco real para toda a comunidade. As fraudes provocam sobrecarga na rede elétrica, podendo comprometer o fornecimento para serviços essenciais, como hospitais e escolas. Também elevam o risco de acidentes graves, incluindo incêndios e explosões, ameaçando vidas e a integridade das instalações.

Canais para denúncia

A população pode colaborar no combate a essa prática criminosa denunciando casos suspeitos, de forma anônima, diretamente à Polícia Civil ou pelos canais da Equatorial Maranhão:

Site: equatorialenergia.com.br;

Central de Atendimento: 116 (ligação gratuita).

Deputada diz nas redes sociais que o disfarce de Camarão vai cair

Em mais um capítulo indigesto da briga entre a deputada Mical Damasceno (PSD) e o vice-governador Felipe Camarão (PT), a parlamentar publicou nesta segunda-feira (26) uma mensagem cheia de indiretas a seu atual desafeto político, em alusão ao caso das supostas mensagens misóginas contra sua pessoa.

“Pode ter doutorado, pós, mil títulos. Mas se lhe falta caráter, todo esse currículo não passa de enfeite”, escreveu a deputada, afirmando que “mais cedo ou mais tarde, o disfarce cai. Sempre cai”.

Na semana passada, da tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada social-democrata pediu que o vice-governador petista entregue o celular para perícia técnica para saber se as mensagens misóginas partiram ou não de Camarão, já que ele alega não ter culpa no caso.

Fonte: Blog do Mário Carvalho

Veja quem são os vice-presidentes da CBF na gestão Samir Xaud

Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF neste domingo (25/5). Além dele, oito vice-presidentes também foram escolhidos no pleito

Samir Xaud foi eleito, neste domingo (25/5), o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele assume o cargo no lugar de Ednaldo Pereira, afastado após decisão do desembargador Gabriel Zefiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Para a chapa, Xaud escolheu os vice-presidentes. Entre os nomes estão Gustavo Dias Henrique, que ocupa o cargo desde março de 2025. Ele é o primeiro brasiliense a integrar o quadro de vice-presidentes da entidade nos últimos 10 anos.

A grande novidade se dá por conta de Michelle Ramalho Cardoso, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF). Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da CBF.

Quem são os oitos vice-presidentes eleitos da CBF

  • Fernando Sarney
  • Gustavo Dias Henrique
  • Michelle Ramalho
  • Flavio Zveiter
  • Ricardo Gluck Paul
  • José Vanildo
  • Ednailson Rozenha
  • Rubens Angelotti

Samir cumprirá mandato pelo quadriênio de 2025 a 2029. Ele assume com o apoio de 25 de federações e 10 clubes das Séries A e B. Esta foi a única chapa registrada no pleito. Dentre as federações, estão: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, TO.

Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda são os clubes que apoiaram a candidatura de Xaud.

Samir Xaud fala sobre dar autonomia a Ancelotti

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, o agora presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, 41 anos, declarou que planeja dar tranquilidade ao técnico italiano Carlo Ancelotti para comandar a seleção masculina.

“A gente já tem feito contatos prévios nos bastidores para dar segurança a ele, segurança jurídica. A gente precisa dar autonomia a ele, deixar trabalhar sem interferências externas”, declarou.

Fonte: Metrópoles

MPMA cobra medidas de enfrentamento contra síndromes gripais em São Luís

Glória Mafra coordenou a reunião

O Ministério Público do Maranhão emitiu ofício nesta quinta-feira, 22, notificando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para adotar providências de enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da Síndrome Gripal (SG), considerando a superlotação das unidades de saúde pública e o aumento dos casos.  

Após sistematizar as informações, a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, Glória Mafra, emitiu ofício ao secretário de Estado de Saúde, Tiago Fernandes. Foi concedido o prazo de 10 dias para a SES responder a solicitação do MPMA.

Na segunda-feira, 19, a Promotoria realizou reunião com representantes da SES, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Instituto Acqua e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) para solicitar informações sobre os protocolos de ações e planejamento dos fluxos de atendimento para combater os casos de síndromes gripais.

Autoridades e representantes de instituições prestaram esclarecimentos ao Ministério Público

“Os recém-nascidos e demais crianças, quando contaminados por síndromes gripais, têm mais riscos que as outras faixas etárias. Essa situação atesta a necessidade de elaboração de um plano de ação para o enfrentamento dessa emergência de saúde”, explicou Glória Mafra.

Na manifestação ministerial, a promotora de justiça solicitou ao gestor a elaboração e validação do Plano Estadual de Contingência para o enfrentamento do aumento de casos de SRAG.

Em relação aos recém-nascidos, o MPMA solicitou a elaboração e validação do fluxo de atendimento dos pacientes neonatais em Enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). O objetivo é uniformizar os critérios admissionais em todos os hospitais da rede estadual, providências e critérios de isolamento, reduzir o período de espera e dispor sobre medidas de precaução.

Também foi solicitado ao secretário Tiago Fernandes que providencie Nota Técnica com orientações sobre notificação dos casos de SG e SRAG, de acordo com o Guia de Vigilância do Ministério da Saúde.

Igualmente foi solicitada a elaboração de Notas Técnicas sobre a profilaxia com o medicamento Palivizumabe para crianças; profilaxia e tratamento com Fosfato de Oseltamivir; e fluxograma de coleta, encaminhamento de amostras e liberação de resultados de exames específicos para investigação de casos suspeitos de SG e SRAG realizados na rede privada conveniada pelo SUS e no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen).

Glória Mafra informou que, na próxima semana, será enviada notificação semelhante à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, de acordo com as atribuições municipais, assim como será realizada reunião para tratar sobre os fluxos de atendimento a adultos e idosos.

Judiciário de Caxias reconhece multiparentalidade em sentença inédita

Caso tramitou na 3ª Vara Cível

Pela primeira vez a Justiça maranhense reconhece um caso de multiparentalidade, no qual acolheu o pedido autoral e reconheceu o vínculo biológico de parentalidade-filiação entre pai, mãe e filho, sem, contudo, excluir do assento de nascimento os pais registrais/socioafetivos. No caso, os autores foram os pais biológicos e o filho. A sentença foi proferida na 3ª Vara Cível, pelo juiz Antônio Manoel Araújo Velôzo.

Segundo a narrativa constante no pedido, o senhor M. C. S. F. tinha como pais registrais M. C. S. e S. B. F. S., tendo sido efetivado o registro de nascimento com estas informações por motivos de vínculos socioafetivos. Ocorre que, apesar de ter sido registrado pelo casal  citado, o homem é filho biológico de S. L. S. e M. N. C., que realizaram ato público de manifestação livre e espontânea de vontade perante a Defensoria Pública no sentido de reconhecimento de paternidade e maternidade.

“Deixou-se de apresentar a demanda diretamente em serventia extrajudicial por ultrapassar matéria de natureza ordinária e corriqueira, exigindo a intervenção do Poder Judiciário para colher manifestação de vontade das partes requeridas, diante de tema de Repercussão Geral do Supremo Tribunal Federal”, pontuou o Judiciário na sentença. Os pais socioafetivos-registrais compareceram espontaneamente à Defensoria Pública e manifestaram a sua concordância com o reconhecimento da parentalidade biológica pretendida pelos autores. O Ministério Público, de igual forma, manifestou favorável ao pedido.

O juiz entendeu que a decisão tem a função de reconhecer a multiparentalidade existente no caso em questão. “Nessa perspectiva, a jurisdição tem o importante papel de proporcionar às pessoas a proteção jurídica adequada à sua realidade (…) O que se comprovou no processo é que os autores – pai, mãe e filho – buscavam, nada mais, do que o reconhecimento do vínculo biológico de parentalidade-filiação sem, contudo, pretender excluir do registro de nascimento e da vida do filho os seus pais registrais e socioafetivos”, observou, frisando que isso é a multiparentalidade.

TEMA DE REPERCUSSÃO DO STF

O pedido teve como fundamento o Tema de Repercussão Geral 622, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou não haver hierarquia entre as formas de parentalidade-biológica ou socioafetiva. Esse dispositivo trata multiparentalidade, ou seja, da possibilidade de reconhecimento simultâneo da filiação socioafetiva e biológica, sem que uma prevaleça sobre a outra. O STF, ao julgar o RE 898060/SC, estabeleceu que a paternidade socioafetiva não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com seus próprios efeitos jurídicos.

Em resumo, a decisão do STF no Tema 622 reconhece a possibilidade de um indivíduo ter múltiplos pais e mães, seja por vínculo biológico, seja por vínculo socioafetivo, e que ambos os vínculos são válidos e geram efeitos jurídicos distintos. No Judiciário maranhense é o primeiro caso, efetivamente, envolvendo dois pais e duas mães.

PRF prende foragido por estupro em Guaraí

Indivíduo afirmou desconhecer o mandado, mas confirmou processo por estupro

WhatsApp Image 2023-11-06 at 16.04.42 (2).jpeg

Na tarde do último domingo (25), por volta das 16 horas e 30 minutos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro, no município de Guaraí/TO.

Durante fiscalização no km 332 da BR-153, os policiais da PRF abordaram um ônibus Scania/Mpolo Paradiso, que fazia a rota entre o Rio de Janeiro (RJ) e Santa Helena (MA). Na verificação dos passageiros, os agentes identificaram um homem com mandado de prisão em seu desfavor, expedido pela 1ª Vara de Santa Helena, do Tribunal de Justiça do Maranhão, com validade até março de 2039.

Ao ser questionado, o passageiro – homem 50 anos – afirmou que desconhecia a existência do mandado, mas admitiu estar respondendo a um processo relacionado ao crime de estupro. Diante da confirmação, foi dada voz de prisão ao infrator.

Diante das informações obtidas, foi constatada, a princípio, a ocorrência de cumprimento de mandado de prisão. O autor foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Guaraí/TO para as providências legais.

PRF apreende 19 kg de droga e uma arma de fogo na BR-135, em São Luís (MA)

1.png

Na tarde da última sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 19 kg de skunk, que é uma variação da maconha, uma arma de fogo e munições durante abordagem a um veículo na BR-135, em São Luís (MA).

A ação aconteceu por volta das 13h28min, no km 14 da rodovia. O carro, com placas do Pará, era conduzido por um homem de 29 anos, natural de Imperatriz (MA), que estava acompanhado de uma mulher da mesma idade, também natural do município. O destino da dupla era a capital maranhense, São Luís.

Durante a fiscalização, os policiais perceberam um forte odor de maconha vindo do interior do veículo. Questionado, o motorista alegou ser empresário do ramo de placas solares e disse estar em passeio com a esposa.

Na busca veicular, os policiais localizaram 19 tabletes de skunk escondidos no painel do veículo, além de uma pistola da marca Taurus, modelo TS9, um carregador e dez munições intactas.

Após o flagrante, o condutor mudou sua versão e confessou que o veículo pertencia a um amigo. Disse ainda que saiu de Imperatriz (MA) com destino a São Luís (MA) a pedido deste conhecido e que receberia R$ 3 mil pelo transporte do automóvel.

A passageira declarou desconhecer o transporte ilícito e afirmou que apenas acompanhava o marido para um fim de semana de descanso. Segundo ela, o casal possui dois veículos próprios, mas o homem teria optado por usar o carro do amigo por ser “mais econômico para viajar”.

Diante dos fatos, o casal foi preso por tráfico de drogas e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Eles foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em São Luís para os procedimentos legais cabíveis.

Últimos dias para participar da promoção “Energia em Dia” e concorrer ao superprêmio de R$ 25 mil

Para participar, o cliente deve manter com a conta de energia em dia e seinscrever no site da promoção até o dia 28 de maio

A promoção “Energia em Dia”, do Grupo Equatorial, entra em sua reta final e vai sortear prêmios no valor de R$ 25 mil. Ao todo, a campanha vai distribuir R$ 250 mil em prêmios, no sorteio final marcado para o dia 31 de
maio, pela Loteria Federal, contemplando clientes da Equatorial Energia nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

A promoção é destinada a clientes residenciais ou residenciais rurais adimplentes que atendam aos critérios estabelecidos no regulamento. Quem não fez a inscrição, ainda tem tempo de participar, se inscrevendo até 28 de
maio, concorrendo a chance de ganhar prêmios de R$ 25 mil. Para fazer parte da promoção, o cliente titular da conta de energia deve se cadastrar no
hotsite oficial da campanha: energiaemdia.equatorialenergia.com.br, onde
também está disponível o regulamento completo. No site deve acessar o menu de cadastro, inserir o CPF, a data de nascimento, o estado e aceitar os ermos da promoção. As chances podem ser aumentadas com a atualização dos dados cadastrais e optando pela fatura digital. Ao pagar a fatura via PIX, os clientes têm a oportunidade de concorrer a sorteios exclusivos.

A campanha Energia em Dia da Equatorial, foi desenvolvida com o objetivo de
incentivar o pagamento em dia das contas de energia e oferecer aos participantes a chance de ganhar diversos prêmios. Para o Gerente de Faturamento, Reinaldo Bastos, a promoção “Energia em Dia” é uma forma de
reconhecer os clientes que priorizam o pagamento da conta de energia e um estímulo concreto àqueles que buscam regularizar sua situação. “Ao premiar
mensalmente nossos consumidores adimplentes por meio de sorteios, reforçamos não apenas a importância de manter as contas em dia, mas também o
compromisso do Grupo Equatorial em valorizar quem confia em nossos serviços”, afirma.

Com mais 2 milhões de inscritos, o Energia em Dia soma 10.908 ganhadores no sorteio e gamificação. Desde o lançamento da campanha de adimplência, já
foram distribuídos prêmios como:

  • R$ 500,00 – cartão de crédito sem função saque
  • R$ 150,00 – bônus na conta de energia
  • R$ 2000,00 – cartão de crédito sem função saque
  • R$ 25,00 – Gift Card (esse é o prêmio da lâmpada da sorte – gamificação)

E, no dia 31 de maio, será realizado o sorteio de prêmios especiais de R$ 25 mil (cartão de crédito sem função saque) em todas as distribuidoras do
Grupo. As listas com os nomes dos ganhadores e os números da sorte contemplados estarão disponíveis no site da promoção.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima