Programação acadêmica recebe trabalhos até 22 de junho; lista oficial da mostra dedicada a produções universitárias maranhenses também foi anunciada

SÃO LUÍS – Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para submissão de trabalhos ao V Seminário Ciência Cine Guarnicê, que será realizado entre os dias 4 e 6 de agosto de 2025, em formato híbrido. A iniciativa integra a programação da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFMA (PROEC), por meio da sua Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), com o objetivo de reunir pesquisadores de diferentes níveis, da graduação ao doutorado, que investigam temas ligados à linguagem audiovisual, crítica, história, memória e mercado do cinema.
Com o tema “Imagens em cena: história, crítica e mercado cinematográfico”, o evento propõe-se a ser um espaço de diálogo entre pesquisadores das áreas de cinema, vídeo, animação, séries e outras formas de expressão audiovisual, considerando suas relações com arte, técnica, educação e indústria cultural. O regulamento está disponível no site guarnice.ufma.br.
Os trabalhos devem ser submetidos em formato de resumo expandido, enviados para o e-mail [email protected], e podem estar redigidos em português, espanhol, inglês ou francês. As propostas devem seguir os critérios da ABNT e conter título, nome dos autores, minibiografia, resumo, resumo expandido e bibliografia.
As submissões devem se enquadrar em um dos três eixos temáticos:
Linguagem Audiovisual: história, técnica e arte – estudos sobre a trajetória do audiovisual e seus potenciais como linguagem artística e técnica;
Crítica – abordagens teóricas e metodológicas para análise de obras audiovisuais e reflexão crítica;
Memória, Patrimônio e Educação – trabalhos sobre preservação da memória audiovisual, acervos e experiências com cinema na educação.
O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 4 de julho. Artigos completos poderão compor o e-book do evento a ser publicado em 2026, desde que tenham sido previamente apresentados nesta edição. A apresentação pode ser individual ou em coautoria (máximo de três autores, sendo um com titulação mínima de mestrado).
A 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema acontece de 30 de julho a 6 de agosto de 2025, em formato híbrido. As sessões presenciais serão realizadas em São Luís, e parte da programação estará disponível online, acessível gratuitamente por meio do site guarnice.ufma.br e do aplicativo CineGuarnicê.
Consolidado como um dos mais tradicionais do país, o festival reúne mostras competitivas e paralelas, além de debates, oficinas, homenagens e atividades acadêmicas. A programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais do Guarnicê e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Lista oficial de selecionados para a Mostra Universitária é divulgada
O Festival Guarnicê de Cinema divulgou, nesta terça-feira (27), a lista oficial de curtas-metragens e videoclipes selecionados para a Mostra Universitária da edição de 2025. A mostra tem como objetivo valorizar a produção audiovisual de estudantes universitários maranhenses, oferecendo visibilidade e reconhecimento aos novos talentos do cinema local.
A Mostra Universitária integra a programação competitiva do festival e reúne obras inscritas por estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Maranhão. Os trabalhos inscritos, curtas-metragens e videoclipes finalizados a partir de julho de 2023, foram avaliados por uma comissão designada pela curadoria do Guarnicê.
As obras selecionadas concorrem ao tradicional Troféu Guarnicê, nas categorias Melhor Curta-Metragem Universitário e Melhor Videoclipe Universitário, com os vencedores sendo anunciados durante a cerimônia de encerramento do festival.
Confira a lista de selecionados:
- Pétalas e cédulas – Kamiski e Vitória Campos
- O peso da gota – Joelma Baldez e Victor Cravin
- O graffiti delas – Paula Lobato
- Peleja do amor em verso – Wenderson Abreu e Mateus Max
- O centro da dança: cultura em cada rua – Yasmin Viana, Amanda Quixa e Jah Produções
- Muros invisíveis – Dário Gilson, Lucas Matos e Edvaldo Goulart
- Salve meu São Gonçalo – Iarley Lisboa e Inácio Araújo
- Lolith – Stenio Maciel e Jackesiene Guedes
- Devoção – Jacksiene Guedes, Stenio Maciel e Wesley Santos
- Reflorescer amazônida – Ana Lakshmi Yasuke, Ricardo Yasuke e Sourrio Yasuke
- Pra onde vou? – Elisa Santos
- Benzedores e puxadores – Beatriz Fernandes