Mais sustentabilidade e economia no consumo de energia em prédios públicos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Foto: O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, e o Presidente do TRE-MA, Des. Paulo Velten.
A Equatorial Maranhão assinou, na última sexta-feira (11), um Termo de Cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), formalizando o início das ações do Projeto de Eficiência Energética no âmbito do órgão. A solenidade ocorreu na sede do tribunal, no bairro Areinha, em São Luís, e o Termo de Cooperação entre as partes foi assinado pelo Presidente do TRE-MA, Desembargador Paulo Velten; pela corregedora, Desembargadora Francisca Galiza e pelo Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio. Também estiveram presentes as juízas Manuella Faria, Joseane Bezerra e Rosângela Prazeres, além das executivas da Equatorial Maranhão, Francila Soares, Gerente de Experiência do Cliente, e Dayane Pereira, Líder de Operações do Programa de Eficiência Energética.
“Esse projeto integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo desenvolver e implementar soluções em equipamentos e tecnologia para reduzir o consumo de energia elétrica em prédios públicos, com soluções tecnológicas que priorizam a sustentabilidade e a redução de custos operacionais. Estamos muito felizes em ter agora o TRE-MA como parceiro desse projeto em prol da sustentabilidade. Com certeza é uma ação que também vai contribuir para o serviço eleitoral do Estado”, declarou o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos.

Foto: A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre o TRE-MA e a Equatorial Maranhão reuniu os parceiros na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
Entre as ações previstas, está a instalação de um sistema fotovoltaico com capacidade de 64,35 kWp, distribuído em quatro unidades do TRE-MA — os fóruns de Grajaú, Mirador, Zé Doca e São Bento.
“Serão instalados 112 módulos solares, com estimativa de economia média de 78,79% no consumo de energia nessas unidades. Também será realizada a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de LED, mais modernas e eficientes”, explicou Dayane Pereira, Líder de Operações do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão.
O investimento total no projeto é de R$ 420.079,40, com início da execução previsto para agosto de 2025 e conclusão em dezembro do mesmo ano. “O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) já é parceiro da Equatorial Maranhão e, agora, estamos muito felizes em ampliar essa parceria na implantação das usinas fotovoltaicas em quatro unidades da justiça eleitoral. Vamos contar com uma fonte de energia limpa, e bem mais barata, sem custo para o TRE-MA na implantação desse projeto. O Poder Judiciário é uma instituição da República que é fundamental e também precisa liderar esse movimento em prol da sustentabilidade; atuando em parceria com empresas de excelência, como a Equatorial Maranhão, para fazermos também aqui a transição energética que muitos países já fizeram”, destacou o Presidente do TRE-MA, Des. Paulo Velten.

Foto: O Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio dos Santos; o Presidente do TRE-MA Des. Paulo Velten; a Corregedora Des. Francisca Galiza e as executivas da Equatorial Francila Soares e Dayane Pereira.
A iniciativa foi contemplada pela Chamada Pública de Projetos 01/2024, reforçando o compromisso da Distribuidora com práticas sustentáveis e responsabilidade socioambiental, como destaca a Gerente de Experiência do Cliente, Francila Soares. “Essa parceria firmada entre Equatorial e o TRE-MA reforça o nosso compromisso com o processo de eficientização energética do Maranhão. E vai gerar uma grande economia na conta de energia do TRE-MA, além de ganhos significativos para o meio ambiente”.

Foto: A assinatura do Termo de Cooperação entre o TRE-MA e a Equatorial Maranhão aconteceu nessa sexta-feira (11), marcando o início do projeto de eficientização energética da Justiça Eleitoral maranhense.
A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para o ODS 13, que trata do combate às mudanças climáticas. A Distribuidora já soma, apenas na Chamada Pública de Projetos de 2024, mais de R$ 2,6 milhões investidos em iniciativas de eficiência energética em todo o estado. A parceria com o TRE-MA é mais um passo na construção de um futuro energético mais consciente, econômico e sustentável para as instituições públicas do Maranhão.