Grupo Equatorial unifica perfis das distribuidoras de energia nas redes sociais e busca aproximação maior com seus 34 milhões de clientes nas Redes Sociais

Integração faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da reputação institucional e modernização da presença digital

Os perfis públicos das sete distribuidoras de energia do Grupo Equatorial nas Redes Sociais (Facebook, Instagram, X, Youtube e LinkedIn) agora estão integrados em um só perfil: @grupoequatorial. A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da reputação institucional e modernização da presença digital da empresa, que visa unificar a comunicação com seus mais de 34 milhões de clientes, nos estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.

“Estamos conectando nossas histórias em um só lugar. O perfil unificado entrega uma experiência digital mais fluida e relevante, com curadoria de conteúdo nacional e regional, com retorno de interações mais rápidas e segmentadas por geolocalização, além de uma presença mais robusta da marca. O objetivo é oferecer valor, grandezas de entregas, utilidade e conexão com as realidades locais”, explica Giselle Colins Dias, Gerente Corporativa de Comunicação e Marketing do Grupo Equatorial.
De acordo com a executiva, a integração se baseia em um diagnóstico realizado com apoio de consultoria especializada, que avaliou a estrutura mais eficaz para fortalecer a presença digital do Grupo nas mídias sociais. “A unificação foi apontada como o modelo mais eficiente para ampliar o alcance, garantir consistência na comunicação institucional e otimizar recursos, mantendo a representação regional por meio de segmentações e editorias específicas”, conta.
Mauricio Velloso, Diretor Corporativo de Clientes, Inovação e Serviços aponta que a estratégia tem foco em branding, Customer Experience (CX) e conexão com os valores do Grupo. “O projeto responde ao movimento de digitalização das relações com os clientes e da busca por uma jornada integrada e fluida nos canais sociais. Com a unificação, é possível ter um atendimento inteligente e direcionado, independentemente do canal ou estado de origem do cliente da Equatorial”, afirma.

Conteúdo – A estratégia de integração prevê uma comunicação nacional ao mesmo tempo que reforça também as entregas regionais. As publicações terão editorias representativas e conteúdos com segmentação de entrega, via anúncios por geolocalização nas plataformas digitais. Isso vai garantir que cada estado continue representado nas redes, dentro de uma lógica institucional integrada.

“A integração das redes sociais é um passo estratégico para consolidar uma jornada digital mais fluida, conectada aos nossos valores e à energia das histórias que nos unem todos os dias. Esta mudança marca um novo momento de evolução na presença digital do Grupo Equatorial, ganhamos mais escala, impacto e fortalecimento da nossa imagem institucional, sem abrir mão da proximidade com cada cliente e região. Nosso compromisso em levar informação de forma relevante, acessível e alinhada às realidades locais segue ainda mais forte”, conclui Velloso.
A Analista Corporativa de Comunicação do Grupo Equatorial e responsável pela Coordenação Técnica da Integração, Olga Coelho, destacou os pilares operacionais que garantem a escalabilidade da entrega. “A unificação dos perfis exigiu a reconstrução completa do modelo de gestão de redes do Grupo, com a centralização de 7 operações distintas em uma só jornada digital.

Implementamos uma governança editorial orientada por editorias nacionais e estaduais, estruturada para garantir coerência institucional e visibilidade regional. Reconfiguramos os Business Managers (plataformas de controle e veiculação de mídia nas redes sociais) com base em clusters de audiência geolocalizados, viabilizando a segmentação de entregas por estado dentro da conta unificada”, disse.
Olga Coelho, destacou ainda que na gestão das interações foi criado uma régua única de SAC digital, operando em triagem automatizada com apoio de inteligência artificial. “As menções recebidas são classificadas por localização e, a partir disso, distribuídas automaticamente para os times regionais responsáveis. Essa lógica garante que o cliente continue sendo atendido de forma local, mesmo dentro de uma operação nacional”, explicou.

Novo site – Buscando oferecer uma experiência mais tecnológica, fluida e intuitiva para seus clientes, e também fortalecer a segurança da informação com inovações tecnológicas, o Grupo Equatorial também realizou mudanças em seu site das distribuidoras do MA, PA, PI e AL. A nova página traz facilidades na jornada do cliente, impactando diretamente na redução de tempo de atendimento aos clientes.

O endereço permanece o mesmo: www.equatorialenergia.com.br. A nova plataforma traz recursos avançados que tornam os processos ainda mais ágeis e seguros, como o reconhecimento facial (Face ID), além do uso de Inteligência Artificial, que otimiza a interação e permite um atendimento mais ágil e personalizado.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

PAINEL SOBRE ESG COM CASES MARANHENSES NO I FÓRUM DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DO MARANHÃO

Evento acontece dias 22 e 23 de julho e está com lote promocional de ingressos

FOTO: O Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection Renato Lemos e a especialista em Gestão da Reputação & ESG Adriana Vieira vão estar juntos no Painel sobre “ESG & Sustentabilidade”, no I Fórum de Energia Renováveis do MA; dia 22.07 às 18h30 no MultiCenter Sebrae

São Luís vai se tornar a capital do debate sobre transição energética nos dias 22 e 23 de julho, com a realização do I Fórum de Energias Renováveis Maranhão 2025, no Multicenter Sebrae.

Trata-se de um evento inédito e que vai reunir na capital maranhense empresas integradoras, profissionais, investidores, gestores públicos e representantes de instituições reguladoras em dois dias de intensas trocas de conhecimento e oportunidades de negócios. Será também uma vitrine para o que há de mais inovador no mercado de energia solar, eólica, PCHs e tecnologias limpas.

As inscrições estão nos últimos lotes promocionais, com descontos, e ainda podem ser feitas através do site oficial: www.forumenergiama.com.br.

E dentro de uma programação diversificada, sobre as questões mais relevantes referente à transição energética, não poderia faltar um debate sobre a agenda ESG (sigla em inglês para questões de Meio Ambiente, Social e Governança).

Cases maranhenses de ESG nas esferas pública e privada em destaque

Esse tema será abordado no Painel 4 do Fórum, no dia 22 de julho às 19h30. Adriana Vieira, sócia da InterMídia Comunicação Integrada, especialista em Gestão da Reputação e em ESG pelo IBMEC, será a mediadora desse painel. Ela começará abordando a relação direta entre ESG, Reputação e Sustentabilidade.

Em seguida o Coordenador de ESG da agência marítima Shipping Protection, Paulo Renato Lemos, vai apresentar um case maranhense que demonstra na prática o que Adriana Vieira fala na teoria: ESG é um ativo reputacional forte e diferenciado, que vai garantir a competitividade no ambiente global e local de negócios que visam ser sustentáveis.

Renato Lemos falará sobre a iniciativa de criação de uma área de reserva ambiental privada que a empresa Shipping Protection está implantando em Alcântara (MA). Denominada de RPPN / Reservas Particulares do Patrimônio Natural, esse tipo de área é uma unidade de conservação criada por iniciativa voluntária de proprietários legais de terras, com o objetivo de preservar a biodiversidade, combater crimes ambientais e promover a sustentabilidade em territórios de extrema vulnerabilidade social e ambiental, como no caso da área conhecida como terras de Timbotuba em Alcântara, onde está sendo implantada a RPPN Shipping Protection.

Diferentemente de outras categorias de conservação pública, as RPPNs são áreas privadas onde o proprietário se compromete legalmente com a conservação ambiental em caráter perpétuo, conforme regulamentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No Maranhão existem atualmente muito poucas áreas como essa – apenas 13 RPPN´s já implantadas.

Já em processo de legalização em curso, a RPPN Shipping Protection, nas terras de Timbotuba em Alcântara (MA), visa ser uma unidade de conservação para proteger a biodiversidade da área – que inclui ecossistemas importantes, como manguezais, córregos, brejos, lagos e nascentes que são classificados como Áreas de Preservação Permanentes (APPs); além de uma extensa área de florestas com rica fauna e flora.

A proposta, segundo o Diretor da Shipping Protection e autor da iniciativa, o empresário maranhense Kledilton Cutrim Pinto, é ir além da preservação do meio ambiente, mas também oferecer oportunidade de desenvolvimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social da região. Isso se dará com a integração da conservação ambiental às estratégias de responsabilidade socioambientais da companhia; reforçando o compromisso da empresa com o futuro sustentável, através de projetos de educação (criação de uma escola privada aberta à comunidade) para beneficiar as pessoas das comunidades do local, na sua maioria de descendência quilombola. Como unir preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de pessoas em territórios vulneráveis através da educação é o que será apresentado nesse case que, pode e deve, servir de modelo para outras empresas privadas.

Também integra esse painel sobre ESG Antônio Dino Tavares (Fundação Antonio Dino). Ele vai falar sobre os benefícios de um projeto de energia solar implantado no Hospital do Câncer Aldenora Belo em São Luís.

No atual cenário global, onde a pressão por compromissos climáticos e sociais se intensifica em resposta às graves crises enfrentadas nos âmbitos ambiental e social, esse debate é fundamental para estimular o maior engajamento dos setores público e privado, na criação de iniciativas viáveis e eficientes de desenvolvimento sustentável.

Equatorial Maranhão realiza Plano Lençóis no período de férias

Investimentos e ações preventivas levam mais qualidade e segurança ao fornecimento de energia elétrica na região dos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas, Atins, Santo Amaro, Tutóia e Lagoa do Cassó são destinos maranhenses muito procurados pelos turistas o ano todo, mas principalmente no período de férias escolares, quando as famílias aproveitam para viajar. Com o grande desenvolvimento econômico da região dos Lençóis Maranhenses, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, cresce também o consumo de energia, inclusive com a abertura de novos hotéis, restaurantes e demais empreendimentos turísticos. Para que as férias sejam tranquilas e não ocorram imprevistos nos momentos de lazer e descanso, a Equatorial Maranhão realiza o Plano Lençóis, com investimentos e ações que proporcionam mais robustez e segurança ao fornecimento de energia da região.

De forma preventiva e planejada, foi feito um mapeamento histórico das principais ocorrências na localidade, a verificação das linhas de energia que atendem tais regiões, manutenção de equipamentos, além da substituição de 140 transformadores e 188 postes. Também foram realizadas inspeções na rede elétrica com a utilização de câmeras termográficas e acústicas, aparelhos que medem a temperatura dos equipamentos e identificam pontos propícios a falhas. Por causa da grande incidência de salitre nessas cidades, foi feita uma operação de lavagem das linhas e da rede, trabalho de manutenção preventiva, que proporciona mais confiabilidade ao sistema elétrico das áreas litorâneas.

São 15 equipes de prontidão 24 horas para atuar em casos de contingência e ainda 5 equipes comerciais para dar suporte na localidade. Para agilizar o trabalho das equipes de campo, em casos de ocorrências, foram colocados em pontos estratégicos depósitos com equipamentos, para que a substituição das estruturas danificadas seja feita com a maior brevidade possível.

De acordo com Sergio Carvalho, Superintendente Regional da Equatorial Maranhão, só este ano, especificamente no Plano Lençóis, foram investidos aproximadamente R$ 3,5 milhões na região, que contribuem para fornecer energia elétrica de qualidade e, consequentemente, proporcionam o crescimento econômico deste importante polo turístico do estado. “Estamos injetando recursos, que levam progresso, geram emprego e renda para os maranhenses. Em 2024, foram investidos mais de R$ 13 milhões na localidade, que proporcionaram segurança para o sistema elétrico, tornando o fornecimento de energia ainda mais robusto e confiável”, informou o Superintendente.

Energia Pra Desenvolver

O Plano Lençóis faz parte do Programa Energia para Desenvolver, iniciativa da Equatorial Maranhão que visa modernizar a infraestrutura elétrica, garantir mais confiabilidade no fornecimento e impulsionar o crescimento econômico e social do estado.

“Acreditamos que uma rede elétrica robusta e segura é a base para o futuro. Por isso, seguimos avançando, conectando pessoas, potencializando sonhos e movimentando o estado para um novo tempo. Investir em energia é investir no futuro. E a Equatorial Maranhão segue firme nesse propósito: levar desenvolvimento com a força da energia”, declarou Sergio Carvalho.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima