São Luís (MA) é recordista em roubos e furtos de celular do Brasil

Roubo de celular é um dos crimes mais comuns em São Luís, que lidera o ranking nacional desse tipo de ocorrência

Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nessa quinta-feira (24), apontam que São Luís é a cidade com maior número de registros de roubos e furtos de celular do país. De acordo com o levantamento, a capital maranhense contabilizou 1.599,7 ocorrências dessa natureza por 100 mil habitantes em 2024.

Belém, capital do Pará, aparece na segunda posição do ranking, com 1.452,2 roubos e furtos de celular por 100 mil habitantes ano passado, seguido pela cidade de São Paulo-SP, onde foram registrados 1.425,4 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Segundo especialistas, o roubo de celular tem se tornado lucrativo diante da popularização do Pix e dos aplicativos de transferências. Mais do que o ganho do aparelho, o smartphone é usado para aplicar golpes e aumentar o valor desviado pelos ladrões.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas por governos estaduais, Tesouro Nacional, polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais. A publicação é uma das principais referências de estatísticas no setor.

Quando se leva em conta todo o país, foram 917 mil registros de furtos ou roubos de celular em 2024, o que reflete uma queda de 13,4% em relação ao ano anterior. Ainda assim, a modalidade segue em patamar elevado, com média nacional de 431 casos por 100 mil habitantes.

Abaixo, o ranking das 20 cidades brasileiras com maior número de ocorrências de roubo e furto de celular:

Fonte: Blog do Daniel Matos

POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO PRENDE LÍDER DE FACÇÃO DO CEARÁ FORAGIDO EM SÃO LUÍS

Criminoso era foragido do sistema prisional cearense e foi localizado em condomínio no bairro Turú; ele atuava no tráfico interestadual e portava arma de uso restrito

Um dos principais líderes de uma facção criminosa do Ceará foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em São Luís, durante uma ação da Polícia Civil do Maranhão. O homem, que estava foragido do sistema penitenciário cearense, foi localizado em um condomínio na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turú.

A prisão foi realizada por equipes do Grupo de Resposta Tática (GRT) da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), após troca de informações com os setores de inteligência das secretarias de Segurança do Maranhão e do Ceará, além da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco-CE).

Segundo as investigações, o suspeito vinha atuando no tráfico interestadual e negociava armas e drogas no Maranhão. No momento da prisão, ele portava uma pistola .40 de uso restrito, com numeração raspada, dois carregadores e 19 munições intactas.

Com passagens por crimes de roubo, tráfico de drogas e corrupção de menores, o foragido foi encaminhado para a sede da Seic e, depois, será transferido para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima