
Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nessa quinta-feira (24), apontam que São Luís é a cidade com maior número de registros de roubos e furtos de celular do país. De acordo com o levantamento, a capital maranhense contabilizou 1.599,7 ocorrências dessa natureza por 100 mil habitantes em 2024.
Belém, capital do Pará, aparece na segunda posição do ranking, com 1.452,2 roubos e furtos de celular por 100 mil habitantes ano passado, seguido pela cidade de São Paulo-SP, onde foram registrados 1.425,4 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.
Segundo especialistas, o roubo de celular tem se tornado lucrativo diante da popularização do Pix e dos aplicativos de transferências. Mais do que o ganho do aparelho, o smartphone é usado para aplicar golpes e aumentar o valor desviado pelos ladrões.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas por governos estaduais, Tesouro Nacional, polícias civil, militar e federal, entre outras fontes oficiais. A publicação é uma das principais referências de estatísticas no setor.
Quando se leva em conta todo o país, foram 917 mil registros de furtos ou roubos de celular em 2024, o que reflete uma queda de 13,4% em relação ao ano anterior. Ainda assim, a modalidade segue em patamar elevado, com média nacional de 431 casos por 100 mil habitantes.
Abaixo, o ranking das 20 cidades brasileiras com maior número de ocorrências de roubo e furto de celular:

Fonte: Blog do Daniel Matos