Os festejos juninos são uma mistura de ritmos, cores e crenças no palco dos arraiais e também uma combinação de ingredientes que agrada o paladar do público. O Arraial da Praça Maria Aragão, um dos circuitos oficiais do ‘São João de Todos’, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, dispõe de 12 barracas para venda de iguarias da culinária maranhense, cada uma com 18m². As barracas são uma das opções oferecidas a quem vai ao local, que também conta com uma programação cultural diversificada. Neste domingo (25) e segunda-feira (26), a partir das 18h, o arraial terá apresentações de tambor de crioula, bumba meu boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais.
“A gastronomia maranhense é rica no uso de temperos e sabores com ingredientes daqui mesmo. O ‘São João de Todos’ busca valorizar a comida típica local, por isso temos 12 barracas que vendem prioritariamente pratos maranhenses no Arraial da Praça Maria Aragão. No período junino, agradamos o maranhense com seus pratos preferidos e ainda apresentamos nossa culinária para os turistas que aqui chegam”, destaca o secretário municipal de cultura Marlon Botão.
Neste domingo (25), o Arraial da Praça Maria Aragão vai dançar ao som do tambor de crioula Unidos de São Benedito do Taim e do Tamborito Entre Rios, de Cururupu; dos bois Novilho Branco, de Pindaré, da Malhada e Encantos do São Cristovão, e show de Celso Reis. No Barracão do Forró, o público vai curtir os grupos Forró Bom Demais e Forró Cabo Zé. Na segunda-feira (26), a animação é por conta dos tambores de crioula da Alemanha e da Ponta dʼAreia, dos bois Brilho de Areia Branca, boi de Apolonio e Boi Da Maioba, além de show de Gargamel na Zabumbada.
COMIDAS TÍPICAS
Arroz de cuxá, peixe frito, torta de camarão, arroz Maria Isabel, creme de macaxeira… A lista continua de pratos da culinária maranhense que estão no topo dos mais pedidos pelo público. São receitas que fazem parte das festas juninas e estão relacionadas à cultura do campo.
Os povos indígenas contribuíram com a farinha de mandioca, a aguardente tiquira, a tapioca e macaxeira com que se fazem bolos. Outro ponto alto são os pratos com peixes e frutos do mar, como camarão e caranguejo. O arroz é utilizado como acompanhamento, como o tradicional de cuxá e arroz de toucinho.
O cozinheiro Renan Soares, de 23 anos, diz que está boa a venda de comida em sua barraca na Praça Maria Aragão. Ele conta que as iguarias mais procuradas pelos turistas são o arroz de cuxá e a torta de camarão. “Primeiro eles [os turistas] não sabem o que é o cuxá, porque não tem onde eles moram. Aí a gente explica. Para mim não tem preço cozinhar e ouvir elogios dos clientes. Quero agradecer ao Governo do Estado e Prefeitura de São Luís por fazer sorteio das barracas sem que precisemos pagar aluguel”, frisa Renan.
Em outra barraca, a auxiliar administrativo Jaqueline Ferreira Cruz, 28, tirou estes dias de festas juninas para fazer uma renda extra. Ela explica que os turistas ficam encantados com a comida, principalmente com o cuxá.
A pedagoga Ivonete Lima, 54, veio com o esposo José Ribamar Lima, 56, tecnólogo, curtir a programação e as comidas típicas das barracas. Ela é paulista, mora há 27 anos em São Luís e diz que a mistura da vinagreira com o camarão do arroz de cuxá é bem saborosa.
Para a empresária Valéria Nascimento, 58, natural de Recife PE, o ponto forte das comidas típicas maranhenses são as tortas. Ela já morou em vários estados brasileiros e reside em São Luís há um ano. “Amo o Nordeste e gosto da culinária maranhense porque tem coisas que se assemelham à minha terra, aqui tem comida apimentada e bem temperada”.
O arroz de cuxá tem como ingrediente principal a vinagreira. Leva também camarão, pimenta de cheiro, entre outros elementos que juntos fazem a iguaria. Além disso, não poderiam deixar de ser citados os doces e salgados feitos com coco, milho, arroz e amendoim, como canjica, cocada, mingau de milho e pé de moleque.
SÃO JOÃO DE TODOS
O ‘São João de Todos’, realizado em parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, prossegue até o dia 2 de julho, nos circuitos oficiais da Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã), Ipem (Donato Alves) e Praça Nauro Machado (Mestre Marcelino). A programação começa às 18h com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de tambor de crioula, bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows.
Além do circuito oficial, a programação também se estende para os arraiais em 12 bairros: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação oficial vai até 29 de junho.
A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no hotsite ‘São João de Todos’ (//www.ma.gov.br/saojoaodetodos/)
A comida é um delicia a parte no Maranhao. So coisa boa!
Nós temos uma grande variedade de comidas típicas