Sampaio e Campinas começam a decidir título da LBF neste domingo

 

Hoje (25) é dia de final da Liga de Basquete Feminino – temporada 2018 (LBF CAIXA). Em quadra, as equipes do Sampaio Basquete e do Vera Cruz Campinas começam a decidir quem será o campeão do principal torneio de basquete feminino do país. Do lado do time paulista está o favoritismo por ter tido a melhor campanha sem ter perdido um jogo sequer. Em compensação, o Sampaio Basquete, que tem a segunda melhor campanha no geral, chega a esta final bastante motivado após conseguir eliminar o Uninassau Basquete nas semifinais. O Jogo 1 da série melhor de cinco ocorre às 15h, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

Se por um lado o Vera Cruz Campinas chega a esta decisão de forma invicta, o que dá ao time paulista um ligeiro favoritismo, é justamente este mesmo aspecto que motiva ainda mais o Sampaio Basquete. A equipe maranhense está disposta a quebrar a invencibilidade do rival justamente na hora mais importante de um campeonato: em sua final.

Na fase classificatória, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se enfrentaram em duas oportunidades. No primeiro turno, em São Luís, o time maranhense fez um jogo bastante equilibrado, mas acabou sendo derrotado nos detalhes por 53 a 41.

Naquela ocasião, a armadora Meli Gretter, com 13 anotados, desequilibrou a favor do time paulista. Nem mesmo os 10 pontos da armadora Brihanna Jackson foram suficientes para mudar a história da partida.

Quando se enfrentaram no segundo turno, o Sampaio Basquete mostrou força para jogar de igual para igual com o Vera Cruz Campinas. Com muita disposição tática, a equipe tricolor perdeu os dois primeiros quartos, mas se encontrou nos períodos finais e, por muito pouco não conseguiu vencer fora de casa.

Se a final da LBF CAIXA promete ser equilibrada, é preciso planejar alternativas para surpreender o adversário. O técnico do Sampaio Basquete, Virgil Lopez, garante que sua equipe deverá mudar algumas coisas para o duelo deste domingo, em Campinas.

“Estou montando algo bem diferente para surpreender, tirar a confiança do time do Campinas, porque elas estão jogando bem. Se a gente conseguir colocar um pulguinha atrás da cabeça delas já no primeiro jogo, vamos aumentar as nossas chances de vencer”, explicou.

Em apenas três anos de existência, o Sampaio Basquete está em sua segunda final. Na decisão anterior, o time maranhense sagrou-se campeão ao derrotar o Corinthians. Agora, o objetivo é repetir aquele resultado para ficar com o troféu.

“A gente não pode esquecer que em três anos de vida, é a segunda final. O Sampaio Basquete voltou e a gente quer fazer bons jogos na final e ser campeão. Temos que nos preparar para o Vera Cruz Campinas. Cada jogo que a gente fez contra eles foi muito acirrado. A gente está numa crescente nessa temporada e, se a gente quer ganhar, nós temos que crescer mais ainda”, disse Virgil Lopez.

Pelo lado do time paulista, o discurso é um só: evitar o favoritismo. “A mentalidade segue do mesmo jeito que a gente começou. Pé no chão, humildade e trabalho forte. A gente sabe que, para ser campeão, precisa de no mínimo três jogos, então seria no mínimo arrogante dizer que já está ganho. Muito pelo contrário, a gente é humilde o suficiente e sabe que será muito difícil, e se realmente a gente não continuar com toda força, a gente não chega”, analisou Karla, jogadora do Vera Cruz Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima