
Na manhã de ontem, o coordenador geral do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS- AD) Maranhão, Marcelo Soares Costa, esteve na Universidade Ceuma, ministrando a palestra “Estratégias de reabilitação e cuidado: crack, álcool e outras drogas” durante o VII Congresso de Saúde e Bem Estar, realizado pela Instituição de Ensino Superior (IES).
O convite foi feito pela pela professora do curso de Enfermagem, Isabella Jácome, da Universidade Ceuma. A palestra proferida teve como intuito segundo Marcelo Costa, ajudar no entendimento da problemática do crack em nosso Estado assim como ajudar os alunos a entenderem melhor como funciona a rede de saúde mental estadual.
Com objetivo geral reunir profissionais e acadêmicos de áreas da saúde, a Universidade Ceuma VII Congresso da Saúde e Bem-Estar. Durante o evento serão realizadas as jornadas acadêmicas de todos os cursos da área da saúde da instituição.
O VII Congresso oferecerá a seus participantes cursos conferências, hands-ons, dentre outros, que serão ministrados por renomados nomes da área de saúde e bem-estar nacionais. Teremos ainda em destaque a apresentação de trabalhos científicos pré-selecionados dentro da comunidade acadêmica.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.