Férias: pequenas mudanças podem ajudar a economizar energia elétrica

Com alguns cuidados, a economia também pode ser sentida financeiramente

Não é novidade que o consumo de energia elétrica nos lares aumenta significativamente com a chegada das férias. Afinal, é tempo de videogame, computador, streaming nas smart tvs e demais entretenimentos para a criançada. Isso sem contar os eletrodomésticos e as luzes, que ficam acesas por mais tempo, já que há mais pessoas em casa. Tudo isso reflete no gasto de quilowatt (kWh) por hora. O susto chega no final do mês, com a conta de energia. 

O coordenador de engenharias do Centro Universitário Estácio São Luís, Renato Mortari, explica que algumas estratégias são indispensáveis para evitar surpresas na cobrança mensal da energia. “É preciso equilíbrio e planejamento para não exagerar no uso do computador e da TV.  O lazer entre os familiares pode ser uma das saídas para driblar o alto consumo de energia. Uma dica é substituir os eletrônicos por um passeio no parque ou uma ida à praia”, sugere. 

Renato também indica a interação social, principalmente entre as crianças. Algumas brincadeiras entre irmãos ou até mesmo entre as amizades vizinhas, podem substituir o uso dos eletrônicos, além de serem práticas mais saudáveis.

Luz natural

Utilizar os recursos naturais ao seu favor também pode ser uma ótima forma de economizar. Tem certeza que você precisa acender as lâmpadas mesmo naquele cômodo em que a luz solar entra com facilidade, ou ligar o ar-condicionado num ambiente bem arejado? “E, se for o caso de precisar mesmo acender a luz, opte por modelos em LED, que representam economia de até 80% em relação aos tradicionais”, orienta. 

O professor recomenda, ainda, dosar a utilização dos eletrodomésticos que consomem mais energia, tais como ferro de passar, máquina de lavar roupas e chuveiro elétrico. “Hábitos como passar e lavar várias roupas de uma só vez e optar por banhos mais rápidos ou que não necessitem de eletricidade, podem fazer toda a diferença na conta de energia”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima