Quando não se aprende com erros…

1comentário


Foto – Douglas Jr
Sampaio cai diante do Guarany em casa.

Esses dias fiquei tentando entender o que passava na cabeça dos dirigentes do Sampaio. A eliminação do Sampaio mostra o quanto vale se planejar. Não foi por acaso que o time foi eliminado pelo Guarany (CE) dentro de casa numa fase em que 8 dos 10 times seguiriam na competição. Há clubes que conseguem brilhar, mas não sabem o que fazer para ficarem no topo. O divórcio entre a popularidade e o planejamento impede que as conquistas se repitam ou que as boas campanhas sejam rotineiras. No caso do Sampaio é justamente o que acontece. Graças a falta de um trabalho pensado, o clube, vejam que não me refiro apenas ao time, acumula fracassos em praticamente todas as competições que disputa.

Primeiro contrataram errado no começo do ano. Veio o técnico Edson Porto que trouxe Selmir, Castor, Mimica, Mauro, Rigo, Fernandinho, Kléo e Thiago Miracema , entre outros. Ninguém se firmou. Depois trouxeram um treinador Valter Ferreira trouxe os volantes Mário César e Índio e Jessé, entre outros, e ninguém foi aproveitado. E para completar o primeiro semestre ainda foi contratado o Flávio Campos, que com um grupo rachado, sequer foi para a final da Copa União.Só aí o tão valorizado planejamento Tricolor foi para as cucuias. Mas nisso tudo bem, afinal é melhor pecar pela ação do que pela omissão. O que não me conformo é depois Sérgio Frota, Nilson Garcia, Evandro Marques, Edvaldo Coelho e companhia cometerem uma série de bobagens. Primeiro mandam embora o técnico Arnaldo Lira, que montou o time para a disputa da Série D e trouxe novamente Flávio Campos, que em sete jogos que dirigiu o Sampaio (4 pela Série D e 3 pela Estadual) venceu dois jogos, empatou três e perdeu duas. Depois liberaram o Thiago Miracema para o Vila Nova. Em pouco tempo o cara foi devolvido por insuficiência técnica. A diretoria não só reintegra ele como o promove a titular. Até o Wesclei, que pouco jogou,tem mais gols que ele. Olha só. Vai entender?

Mas não foi apenas a eliminação em casa e falta de um olhar para o futuro que fez da noite de sábado uma tragédia. Teve também o Flávio Campos. É um sujeito com o qual simpatizo e em quem colaram uma etiqueta depreciativa. Típica de parte do nosso elenco. Concentraram todas as críticas a figura de um treinador sem “estrela”. Como se ele fosse o pior dos profissionais. Não é. E escrevo isso não pela simpatia que nutro por ele, mas pelo trabalho que tem realizado e pelo elenco que entregaram em suas mãos. Um grupo rachado, tecnicamente limitado e repleto de jogadores ruins apadrinhados de dirigentes.

O Arnaldo Lira foi embora. Imagino que decepcionado, mas dentro de algum tempo descobrirá que aliviado. Explico: deve ser horrível trabalhar em um ambiente no qual não te querem. Tem um ou outro que ainda simpatiza com a tua cara, aposta na tua capacidade, mas a maioria está sempre a desconfiar. No Sampaio, independentemente do cartel do técnico, sempre aparece alguém para olhar de esguelha em relação ao trabalho. Fizeram isso com o Celso Teixeira, Vinícius Saldanha e Arlindo Azevedo, três nomes acima de suspeita não apenas no Tricolor mas na vida, e não deixaram de fazer com o Lira.

Agora, o Flávio Campos se demitiu para não ser mandado embora e ficam com a conta de um equívoco que cairá na planilha do Sérgio Frota. Hoje, foi apresentado Sandow Feques, o quinto técnico na temporada, e ainda dizem que tem planejamento. Fico cada vez mais convencido de que o título Taça Cidade de São Luís do ano passado foi um acidente. O Sampaio não se planejou para a conquista deste passado recente e o presente mostra isso.
Concordam?

1 comentário para "Quando não se aprende com erros…"


  1. PcBoliviano

    O sucesso de todo empreendimento, depende de planejamento e trabalho e ainda a imparcialidade. Alguns jogadores do atual elenco do Sampaio são muito paparicados pelos atuais dirigentes, no qual tem que aprender muito sobre gestão de futebol, gestão como empresa, lá no Sampaio tem muita gente mandando e os resultados estão aí. Jogadores como Miracema, Edson, Silvio, não deveriam mais vestir a camisa do Sampaio, para finalizar concordo com tudo que tú dizes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS