Distribuidora orienta população com dicas essenciais para evitar acidentes

O início do ano é marcado pelo aumento das chuvas e ventanias em todo o Estado, por isso, é comum o aumento das ocorrências de acidentes com descargas atmosféricas. Redobrar os cuidados durante este período é fundamental, principalmente para evitar acidentes envolvendo a energia elétrica.

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, alerta para os riscos de estar fora de casa durante fortes chuvas e orienta a população com os cuidados necessários para evitar acidentes. “As fortes chuvas costumam vir acompanhadas raios e de rajadas de vento, que podem deslocar objetos, derrubar árvores e atingir a fiação elétrica. Em casos como esses, a recomendação é buscar abrigo seguro e afastado de locais como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias e pontos elevados. É fundamental também evitar contato com cercas elétricas, de arame ou estruturas metálicas. Além disso, jamais se abrigue perto de árvores, postes ou embaixo da fiação elétrica e nunca se aproxime de cabos partidos”, informou o executivo.

Com o aumento do volume das chuvas, é de extrema importância que a população esteja atenta e adote as medidas necessárias. Por isso, a Equatorial Maranhão compartilha mais dicas de segurança com energia elétrica durante este período:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próxima à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la;

O que fazer em casos de acidentes?

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros, (193) e o SAMU (192). Não toque na vítima em hipótese alguma. Para casos de equipamentos energizados, desligue imediatamente o disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima