Movimento Vc + Seguro: Campanha da Equatorial Maranhão pela segurança da população

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo a energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento “Vc + Seguro”, campanha que tem como objetivo levar mais informação para a população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica.

A campanha reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos, promovendo palestras educativas em escolas, ações em canteiros de obras e nas comunidades de todo estado, além de informar a população de forma massiva, por meio de canais de comunicação, como televisões, rádios, jornais, portais e redes sociais.

Parceiros Estratégicos – Para reforçar o movimento, a Equatorial Maranhão conta com parceiros estratégicos, atuando junto ao Poder Público, CREA, Sindicatos Rurais, Sindicatos da Construção Civil e lojas de material de construção, para promover ações de conscientização em eventos realizados por essas entidades com seus respectivos públicos-alvo.

Palestras para Profissionais da Construção – Pensando na segurança dos trabalhadores, a Distribuidora desenvolve ciclos de palestras para profissionais que atuam na construção civil, instalação de antenas, pintura de fachadas, instalação de placas, entre outros, distribuindo convites em estabelecimentos comerciais, com o objetivo de identificar e orientar esses profissionais.

Ações nas Escolas – A Equatorial Maranhão promove palestras e ações educativas nas escolas da rede pública e privada, como parte de suas iniciativas de segurança e conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica. Essas ações visam alertar crianças, adolescentes e educadores sobre os riscos e a importância do uso seguro da energia, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e fazendo deles multiplicadores de informações.

Empresas de uso mútuo – Para minimizar riscos e garantir a segurança de todos os trabalhadores, a Distribuidora, em conjunto com as operadoras de Telecom (compartilhamento de infraestrutura), desenvolve workshops para os profissionais que executam atividades em postes de redes de distribuição, alertando para os riscos e perigos envolvidos na atividade, assim como instruindo sobre a forma adequada de atuação.

O Movimento “Vc + Seguro” reforça dicas e orientações, que já são amplamente divulgadas durante todo o ano e compartilhadas na Jornada de Segurança da Distribuidora, como parte da missão de manter todos bem informados e seguros.

Confira algumas medidas de segurança para evitar acidentes com energia elétrica em reformas e construções:

• Procure profissionais habilitados: o manuseio das instalações elétricas deve ser realizado por profissionais qualificados e devidamente habilitados. Atividades desse tipo devem sempre ser supervisionadas por um especialista da área, para a segurança de todos os envolvidos.

• Jamais dê “um jeitinho”: a utilização de gambiarras ou improvisos é altamente perigosa, uma vez que essas soluções podem apresentar riscos significativos, como cabos descascados, fios mal isolados e vazamentos de corrente elétrica.

• Assegure a segurança de todos: é imprescindível o uso de tapumes ou andaimes com anteparo, permitindo isolar a área de trabalho e respeitando sempre as distâncias de segurança em relação aos cabos energizados. Cuidado ao manusear ferramentas perto da rede, para evitar a aproximação ou o contato desses equipamentos com a rede elétrica, prevenindo possíveis acidentes. Lembre-se também de ter cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não se aproximem da rede elétrica durante a operação.

• Não economize nos EPIs: o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigatório por lei e fundamental para a realização segura do trabalho. Esses equipamentos são as medidas de controle eficazes para proteger os profissionais dos riscos das atividades desenvolvidas, reduzindo os riscos de acidentes.

O que fazer em casos de acidentes:

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, não toque na vítima, desligue o disjuntor, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192). Se o acidente acontecer em via pública, envolvendo a rede elétrica, acione também a Equatorial Maranhão, pela Central de Atendimento 116.

Para mais dicas de segurança e informações sobre o Movimento Vc + Seguro, acesse o site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima