Descarbonização urgente e inovação energética: São Luís vai sediar I Fórum de Energias Renováveis do MA

Congresso e Exposição integram evento, dias 22 e 23 de julho, com inscrições já abertas

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Presidente e o Vice- Presidente da AMESOLAR / Associação Maranhense de Energia Solar e Renováveis; respectivamente Glauber Ayres Abreu e Francisco Vidigal anunciam que estão abertas as inscrições e espaços para parcerias e patrocínios no I Fórum de Energias Renováveis do MA.  

O mundo atravessa um momento de inflexão climática. Segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), para que a elevação da temperatura média global não ultrapasse 1,5ºC até o fim do século, as emissões líquidas de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas em pelo menos 43% até 2030, em comparação com os níveis de 2019. Ainda assim, os números atuais estão longe da meta.

A Agência Internacional de Energia (IEA) aponta que, em 2023, as emissões globais de CO₂ atingiram um novo recorde de 37,4 bilhões de toneladas — aumento impulsionado principalmente pela geração de energia baseada em combustíveis fósseis.

A descarbonização, portanto, deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade de sobrevivência para as próximas décadas. No Brasil, embora a matriz elétrica seja majoritariamente renovável (com cerca de 85% da eletricidade oriunda de fontes como hidrelétricas, solar, eólica e biomassa), os desafios se ampliam quando se observa o consumo energético total, que ainda é fortemente dependente de petróleo e derivados.

É nesse contexto que eventos como o I Fórum de Energias Renováveis do Maranhão, promovido pela AMESOLAR e ANER, ganham relevância estratégica.

Maranhão na vanguarda do debate energético

Nos dias 22 e 23 de julho de 2025, São Luís será palco de um dos mais importantes encontros do setor energético brasileiro. O I Fórum de Energias Renováveis do Maranhão ocorrerá no Multicenter Sebrae, com a presença de mais de 350 congressistas, 1.000 visitantes qualificados e 25 expositores, consolidando-se como um marco para o debate sobre a transição energética no Nordeste e no país.

Organizado pela AMESOLAR – Associação Maranhense de Energia Solar e Renováveis, com promoção conjunta da ANER – Associação Nacional de Entidades Representativas de Energias Renováveis, o evento reunirá lideranças do setor público e privado, especialistas técnicos, investidores e empreendedores para discutir as alternativas tecnológicas e regulatórias que moldarão o futuro da energia no Brasil.

Temas críticos em debate

Com uma programação técnica de alto nível, o congresso abordará, entre outros temas: Futuro da energia solar e eólica no Nordeste;

Hidrogênio verde como vetor estratégico de exportação e reindustrialização; Fluxo reverso e desafios da geração distribuída solar; Uso sustentável da biomassa e expansão do biogás no agronegócio; Agenda ESG  e Projetos de energia limpa. Entre os nomes já confirmados está Rudinei Miranda, Presidente da ANER.

O Fórum não será apenas um espaço de discussão, mas também um terreno fértil para negócios, networking e demonstração tecnológica.

A exposição com 25 estandes permitirá que empresas apresentem soluções inovadoras, com foco em eficiência energética, armazenamento, mobilidade elétrica e tecnologias digitais aplicadas à gestão energética.

Além disso, haverá rodadas de negócios agendadas, palco para micro-palestras, salas de reuniões estratégicas e painéis voltados à construção de parcerias entre empresas, governos e centros de pesquisa. A estrutura foi concebida para potencializar trocas e cooperação em escala regional e nacional.

À frente da organização do evento estão o presidente da AMESOLAR, Glauber Ayres Abreu, e o vice-presidente Francisco Vidigal, que destacam o papel do Maranhão como “epicentro da transformação energética no Nordeste”.

A associação AMESOLAR fundada em 2016 e formalizada em 2022, já é cofundadora da ANER e tem protagonizado articulações para políticas públicas mais robustas e integradas em prol do setor.

Segundo os organizadores, o Fórum marca o início de um novo calendário de atuação política, técnica e empresarial no setor de renováveis no estado. A ideia é consolidar São Luís como uma referência em debates e formulação de estratégias energéticas sustentáveis para o Brasil e América Latina. As inscrições com preços promocionais em primeiro lote, assim como espaços para parcerias de expositores e patrocinadores estão abertas, através do site www. www.forumenergiama.com.br

Serviço / I Fórum de Energias Renováveis do Maranhão:

  • Datas: 22 e 23 de julho de 2025
  • Local: Multicenter Sebrae, São Luís (MA)
  • Inscriçõeswww.forumenergiama.com.br
  • Informações: (98) 98564-4052

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima