
No dia 23 de junho, a BRK, por meio do Programa Portas Abertas, proporcionou conhecimento sobre saneamento básico para os alunos da Escola Caminho Feliz, do município de Paço do Lumiar. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a educação ambiental, o diálogo e a formação de cidadãos mais conscientes.
A visita dos estudantes teve cerca de duas horas de duração. Na primeira parte, a turma participou de uma breve palestra sobre a atuação da concessionária de água e esgoto nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, além de receber as instruções necessárias sobre a segurança durante a atividade.

Em seguida, os alunos conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO) da BRK no Maranhão, onde puderam ver em tempo real o monitoramento de unidades operacionais, como poços e reservatórios, o que é possível graças a um moderno sistema de automação, que assegura mais eficiência no controle da produção e entrega de água.
Além das instalações internas, os visitantes foram conduzidos ao Centro de Reservação, Tratamento e Distribuição de Água, onde tiveram a oportunidade de observar como ocorrem na prática os procedimentos técnicos para levar água potável e de qualidade às torneiras da população.

No local, conheceram os grandes reservatórios, o sistema de produção de cloro e o processo de controle de qualidade da água fornecida.
Durante a visita, os estudantes puderam interagir com o time da BRK em um momento de troca de informações, perguntas e respostas. Essa dinâmica contribuiu para ampliar o entendimento dos alunos sobre o funcionamento dos sistemas de abastecimento e reforçou a importância do saneamento para a saúde e o bem-estar da população.
Sobre os sistemas de abastecimento da BRK
Atualmente, a BRK opera 06 grandes Centros de Reservação, Tratamento e Distribuição de Água, essenciais para garantir o abastecimento com qualidade e segurança.
Em breve, mais um novo centro entrará em funcionamento, demonstrando o comprometimento da empresa com a transformação do saneamento local.
Compostos por reservatórios, estruturas de bombeamento, tratamento e automação, esses sistemas possibilitam o armazenamento de um grande volume, garantindo autonomia e qualidade no fornecimento de água.
Embora 100% da água fornecida pela BRK já seja tratada, esse formato de sistema oferece maior eficiência no processo de desinfecção, usando a tecnologia de geração própria de cloro e dosagem automática, obedecendo todos os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Documento Interno