Celebração, tradição e valorização da cultura popular maranhense

O São João do Maranhão é mais do que uma festa: é a alma de um povo que canta, dança e celebra suas raízes com orgulho e emoção. Em 2025, esse espírito encontrou novamente um aliado de peso: a Equatorial Maranhão, que todos os anos reafirma seu pacto em prol da cultura popular maranhense ao apoiar essa tradiação.
Com um investimento de R$ 6.502.000,00 via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Distribuidora reafirma mais uma vez o seu compromisso com a valorização das manifestações culturais maranhenses e o fortalecimento da identidade local. Em 2025, com esse montante, a Equatorial Maranhão patrocinou festas juninas e brincadeiras importantes do estado, como: Arraiá da Mira (Imperatriz); São João do Maranhão (São Luís); Festança Junina no Ceprama; Festejo de São Pedro – Fé, Tradição e Cultura. E mais o patrocínio direto a 20 grupos de manifestações culturais que mantêm viva a chama da cultura popular.
Essas ações não apenas enaltecem a tradição, como também movimentam a economia criativa local, gerando trabalhos temporários e renda, promovendo o turismo e impactando diretamente na autoestima e na melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Histórico de investimento e transformação social
Ao longo de sua trajetória de 21 anos no estado, a Equatorial Maranhão já investiu cerca de R$ 57,7 milhões em projetos culturais e esportivos, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas em mais de 40 municípios maranhenses. Esse esforço consistente tem gerado resultados concretos: inclusão social, capacitação profissional, geração de renda, fortalecimento do sentimento de pertencimento e o renascimento de tradições, que resistem ao tempo graças a esse e outros incentivos.

Julho ainda é mês de festa no Arraial do Ipem
E o São João ainda não acabou! A programação no Arraial do Ipem vai continuar até o dia 13 de julho, sempre das 17h30 às 00h; mantendo acesa a alegria que toma conta de São Luís e reforçando o papel da Equatorial como forte parceira da cultura maranhense.
“Para a Equatorial Maranhão, investir na cultura é acreditar no potencial das pessoas, é promover encontros entre passado e futuro, entre tradição e inovação. É entender que o Maranhão pulsa no tambor de crioula, nas matracas do bumba meu boi e nas demais manifestações. Acima de tudo, reafirmamos que a energia que move o estado vai muito além da luz elétrica: ela vibra na força da cultura popular maranhense, que é única e merece ser valorizada”, declarou Kézia Marques, Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial.
Neste São João e em todos os outros, a Equatorial segue firme ao lado dos maranhenses, acendendo não só as luzes dos arraiais, mas também os sonhos de um povo que tem orgulho de suas raízes.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão