Quem são os piores do ano?
Como existe muita premiação para os melhores do ano, resolvi criar em meu blog o Troféu Pisando na Bola para os piores do Futebol Maranhense. Trata-se de uma premiação simbólica para destacar os piores desportistas da temporada. A homenagem deve provocar risos nos mais bem humorados e reações extremas nos que se ofendem facilmente.
A idéia acontece em outros seguimentos do entretenimento como o cinema. Nos Estados Unidos existe o Troféu Framboesa de Ouro, uma espécie de Oscar para coroar os piores filmes, atores, diretores e produtores da temporada passada. Na TV há o Troféu Abacaxi, que exalta os piores do ano.
Eleger os piores do ano do futebol maranhense não será uma tarefa fácil, pois teve muita gente que pisou na bola durante a temporada. No entanto, para algumas posições já dá para eleger quem são os piores. Como, por exemplo, será quase impossível tirar do presidente Cleber Verde o título de pior dirigente do ano.
No caso do representante de entidade esportiva, o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, é “oconcur”. Para os leigos, a palavra vem de “hors-concours”, que é um adjetivo e substantivo masculino de dois números relativo a ou pessoa que não pode participar de um concurso por já ter sido laureada, por ser membro do júri ou por ser tida como muito superior aos demais competidores. A palavra francesa tem a seguinte origem: ‘id.’, de hors ‘fora’ e concours ‘concurso, competição’.
Voltando a falar em coisa ruim. Em uma conversa com amigos jornalista esportivos rapidamente elaboramos uma seleção de piores do ano. Os mais votados são:
Goleiro – Júnior (Maranhão)
Lateral-direito – Domício (ex-Moto)
Lateral-esquerdo – Anderson (ex-Maranhão e ex-Sampaio)
Zagueiros – Diego Lindember (ex-Moto) e Lucas Pinheirense (Maranhão)
Volante – Sandro Alagoano (Moto)
Meias – Ricardinho (Moto) e Jean Carlo (Sampaio)
Atacantes – Rodrigão (ex-Moto) e Leo Guerra (ex-Sampaio)
Técnico – Carlos Brasília
Árbitro – Jorge Luís
Assistente – Aelson Campelo Gomes
Presidente de clube – Cleber Verde (Moto)
Pior time – Maranhão
Espero que os leitores do blog me ajudem e mandem mais indicações para a eleição dos piores do ano.