Como resolver a confusão do Viana 11 x 0 Chapadinha, com 9 gols em 9 minutos?

0comentário

Constatada a armação na goleada do Viana sobre o Chapadinha por 11 x 0, o que me preocupa é como será resolvido esse escândalo, que está sendo considerado o maior do futebol brasileiro nos últimos anos. Os dois clubes do interior já foram condenados pela opinião pública e execrados internacionalmente. Porém, ninguém parou para questionar as rações que levam o Galo da Chapada dar tamanha força para que o Leão do Mearim vencesse. Com toda certeza, a solução para este problema será pior do que o ocorrido.

A equipe do Chapadinha foram unânimes ao afirmar que facilitaram as coisas para o Viana em forma de protesto contra uma armação da Federação Maranhense de Futebol (FMF) em favor do Moto. O time do Galo se queixa do atraso no início da partida em 17 minutos, da facilidade como o clube marcou seus três primeiros gols e dos três pênaltis marcados a favor do Papão.

É nítido que havia uma armação para que o Moto não ficasse de fora da Primeira Divisão em 2010, pois incluíram o clube na Serie B no mesmo ano que ele foi rebaixado, reduziram ao máximo o número de participantes com o aumento da taxa de inscrição de times novos de R$ 12 mil para inexplicáveis R$ 32 mil e até a tabela do returno foi modificada para beneficiar o Papão. Mas para o desespero dos organizadores da armação, o rubro-negro não tem time e de forma legal nunca venceria essa Segundona.

Aliais, a FMF é o principal responsável pelo ocorrido ao ter permitido que o Moto disputasse a Segundona no mesmo ano em que caiu. É evidente que os times ficaram constrangidos e intimidados com a presença na disputa de um clube que entrou na disputa pela janela. A presença do Papão na Série B foi imposta e não solicitada.

Agora, o graças à armação explicita de Viana e Chapadinha, os dirigentes do Moto, com base em um artigo do Estatuto do Torcedor, pedem eliminação dos dois times da disputa e que seu clube seja confirmado como o campeão do returno. Só que eles esquecem que o mesmo código proíbe que um time dispute o acesso no mesmo ano que caiu.

Se o caso for julgado com imparcialidade e de forma correta, as partidas Viana 11 x 0 Chapadinha e Moto 5 x 1 Santa Quitéria serão anuladas e marcados outros jogos em um campos neutros e com arbitragem de fora. Embora com todos estes cuidados, nada impede novas armações, mas desta vez mais discreta.

Uma outra saída para esse imbróglio seria promover todos os quatro a primeira Divisão e tudo acabaria em pizza. Porém, o presidente da FMF, Alberto Ferreira, prometeu que a Série A de 2010 não terá 12 times. Como não se escreve o que esse senhor diz tenho quase certeza que podemos ter mais quatro times na Primeira Divisão em 2010.

A solução mais justa é a mais radical de todas é anular esta competição e promover outro campeonato desta vez sem a presença do Moto e permitindo o acesso dos clubes do interior como Codó, Pedreiras, Açailândia entre outros.

A solução para este problema não deve acontecer tão cedo, pois em todos opção para resolver o caso cabe recurso e o processo deve se arrastar por muito tempo na Justiça Desportiva.

Sem comentário para "Como resolver a confusão do Viana 11 x 0 Chapadinha, com 9 gols em 9 minutos?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS